Apologética Católica

Por que os Evangélicos não fazem penitência e por que o Católico jamais deve deixar de fazê-la?


“Por lealdade e fidelidade a iniqüidade é expiada, e pelo temor do Senhor o homem evita o mal”. (Provérbios 16:6)

Quando se trata de expiação dos pecados,  o versículo acima, como outras passagens do Antigo Testamento,  refere-se à expiação temporal dos pecados e não à eterna. Entretanto, enquanto cristãos, voltaremos nosso olhar para o conceito de expiação temporal em mais profundidade, pois a prática biblicamente mandada de fazer expiação temporal é a mesma que a prática de fazer penitência pelos  pecados até hoje praticada na Santa Igreja.

Sacramento da Penitência

As penitências podem ser formais (como observar um dia jejum) ou informais (como deliberadamente fazer um esforço para ser bom para alguém), contudo ambas têm o mesmo propósito. A este respeito, é útil observar que os protestantes, especialmente aqueles que afirmam que é impossível perder a salvação, muitas vezes salientam a diferença entre perdão e comunhão. Eles apontam, com razão, que mesmo quando as conseqüências eternas de seus pecados foram perdoadas, o relacionamento com Deus pode ainda ser prejudicado. Assim, mesmo que a pessoa tenha recebido o perdão eterno, o que os católicos chamam o estado de graça,  ela ainda precisa  arrepender-se, a fim de restaurar  comunhão plena com Deus.

É neste sentido, por exemplo, que o amor e a fidelidade expiam a iniqüidade, e é  justamente este o conceito por trás da prática histórica  cristã da penitência. Os anti-católicos, muitas vezes baseiam seus ataques contra a prática de fazer penitências para expiar ou fazer reparações dos pecados. No entanto, eles não conseguem perceber que a expiação que as penitências envolvem  é temporal e não eterna. Os católicos não estão tentando pagar a dívida eterna de seus pecados fazendo penitência. Cristo pagou tudo o que havia em uma só penada, quase dois mil anos atrás. Não é necessário mais o pagamento da dívida eterna de nossos pecados. Na verdade, não há mais um possível pagamento da dívida eterna de nossos pecados. Embora saber disto surpreenderia muitos protestantes, essa exata questão foi vigorosa e veementemente salientada pelos católicos medievais, os quais os protestantes (erradamente) culpam por ter “inventado”  todo um sistema de penitências.

Os católicos medievais reconheciam o fato de que os méritos de Cristo na Cruz foram superabundantes, isto é, MAIS do que suficiente para cobrir a dívida de nossos pecados.  Fato este muitas vezes ignorado e, às vezes, até negado na pregação protestante, especialmente os calvinistas,  que alegam que os sofrimentos de Cristo foram suficientes, e não MAIS do que suficiente para cobrir os pecados dos eleitos. Contudo, os cristãos medievais compreenderam isso muito bem.

O grande santo medieval e doutor da Igreja, São Tomás de Aquino, por exemplo, escreve:

“Em sofrendo por amor e obediência, Cristo deu mais a Deus do que foi necessário para compensar o crime de toda a raça humana. Primeiro de tudo, por causa da caridade superior a partir do qual Ele sofreu, em segundo lugar, por causa da dignidade da sua vida, que Ele colocou em expiação, pois era a vida de quem era Deus e homem, em terceiro lugar, por conta da extensão da Paixão, e da grandeza do sofrimento suportado, como dito acima e, portanto, a Paixão de Cristo não foi apenas suficiente, mas uma superabundante expiação pelos pecados da raça humana, de acordo com 1 João 2:2: “Ele é o propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo” (Summa Theologiae 3, 48:2).

Este ensinamento não era exclusividade de Aquino, mas tem sido o ensino comum de católicos, tanto antes como depois dele, e até hoje, como o Catecismo da Igreja Católica afirma:

“A tradição cristã vê nesta passagem um anúncio do” novo Adão “, que, porque ele tornou-se obediente  até à morte, mesmo a morte na cruz”, faz reparação superabundantemente para a desobediência, de Adão “(CIC 411).

No entanto, esse ensinamento é, então, uma confusão para os protestantes, que negam a necessidade de penitências. “Se os sofrimentos de Cristo foram mais do que suficiente”, eles perguntam:

“Por que então devemos fazer penitências?”

Há três respostas para isso:

Em primeiro lugar, lembremo-nos  que, como dito anteriormente, mesmo se uma pessoa estiver perdoada, ela pode ter prejudicado a comunhão com Deus por causa do pecado e precisa corrigir isso. Atos de tristeza pelo pecados  (penitências) são uma forma essencial de como isso é feito. Assim, como veremos a seguir, as pessoas em ambos os testamentos da Bíblia faziam penitências, a fim de restaurar a comunhão com Deus, pelo luto por seus pecados.

Em segundo lugar, quando Deus perdoa a pena eterna por um pecado, ele pode (e muitas vezes não) optar por deixar uma pena temporal a ser tratada. Assim, quando ele perdoou Davi por seu pecado sobre Urias, ele ainda deu a Davi uma pena temporal, a de ter o seu filho recém-nascido morto e sua casa afligida pela espada  (2 Sam. 12:13 ). Da mesma forma, quando Moisés bateu a rocha uma segunda vez, Deus o perdoou (Moisés era, obviamente, um dos salvos, como sua aparição no Monte da Transfiguração ilustra), embora ele ainda tivesse sofrido o castigo temporal de  não entrar na terra prometida (Nm 20:12). E, finalmente, até mesmo a própria morte física é uma pena temporal, que é o nosso devido por causa do pecado original, e é uma pena que permanece mesmo quando nossos pecados são perdoados por Cristo. Cristãos perdoados ainda morrem.

Por que Deus estipula algumas penas temporais, quando ele remove as penas eternas pelos nossos pecados?

Parte disso é um mistério, já que os sofrimentos de Cristo são certamente suficientes para cobrir até mesmo as penas temporais dos nossos pecados. No entanto, uma das razões é para nos ensinar. Às vezes (na verdade, muitas vezes) se aprende uma lição muito melhor quando se tem não apenas um conhecimento intelectual  do que se fez  errado, mas se a pessoa tem um conhecimento experimental de sua incorreção através sentindo conseqüências negativas. Assim, muitas vezes os pais permitem que seus filhos “queimem os dedos” algumas vezes para aprenderem ou dizem-lhes: “Olha, eu o perdoei, mas você ainda vai ter que ficar de castigo, etc.” Assim, a Bíblia nos diz:

“Estais esquecidos da palavra de animação que vos é dirigida como a filhos: Filho meu, não desprezes a correção do Senhor. Não desanimes, quando repreendido por ele; 6. pois o Senhor corrige a quem ama e castiga todo aquele que reconhece por seu filho (Pr 3,11s). 7. Estais sendo provados para a vossa correção: é Deus que vos trata como filhos. Ora, qual é o filho a quem seu pai não corrige? 8. Mas se permanecêsseis sem a correção que é comum a todos, seríeis bastardos e não filhos legítimos. 9. Aliás, temos na terra nossos pais que nos corrigem e, no entanto, os olhamos com respeito. Com quanto mais razão nos havemos de submeter ao Pai de nossas almas, o qual nos dará a vida? 10. Os primeiros nos educaram para pouco tempo, segundo a sua própria conveniência, ao passo que este o faz para nosso bem, para nos comunicar sua santidade. 11. E verdade que toda correção parece, de momento, antes motivo de pesar que de alegria. Mais tarde, porém, granjeia aos que por ela se exercitaram o melhor fruto de justiça e de paz. 12. Levantai, pois, vossas mãos fatigadas e vossos joelhos trêmulos (Is 35,3).13. Dirigi os vossos passos pelo caminho certo. Os que claudicam tornem ao bom caminho e não se desviem. “(Hb 12:5-13).

Deus, portanto, muitas vezes dá- nos uma parte da retribuição temporal que nós merecemos, para que esse castigo, nos moldes da punição que se dá a uma criança, possa ter um efeito de reabilitação em nós. A penitência é uma maneira pela qual nós voluntariamente abraçamos esta disciplina, a fim de aprender com ela, assim como uma criança piedosa pode conscientemente abraçar a disciplina do seu pai. Em terceiro lugar, os seres humanos têm uma necessidade interior de lamentar tragédias, como indicado pelo fato de o próprio Cristo chorou e lamentou sobre tragédias, como quando ele chorou no túmulo de Lázaro ou lamentou sobre a fé de Jerusalém. Essa necessidade interior não deve ser curto-circuito, os seres humanos devem ter a possibilidade de sentir dor durante tragédias. E porque os nossos pecados são tragédias, temos uma necessidade inata de chorar sobre elas. Temos também uma necessidade interior de fazer um gesto de reparação pelos nossos pecados, mesmo quando a reparação real é impossível. Isto é o que  a penitência faz – permiti-nos sentir a dor que naturalmente temos e precisamos expressar quando fazemos algo errado e nos arrependemos.

Infelizmente, em círculos Evangélicos este processo muitas vezes  entra completamente em curto-circuito.  As pessoas imediatamente dizem: “Ei, Jesus perdoou todos os seus pecados! Agora, pare de lamentar-los!” Isso é exatamente como dizer a uma pessoa cujo cônjuge tenha morrido, “Ei, Jesus levou a sua esposa para o céu! Agora, pára de fazer luto por ela!” Claro que, se uma pessoa chora muito por seus pecados e se fixa sobre eles, ela deve ser desencorajada a fazê-lo, assim como se um homem chora demais por sua esposa e foca na sua morte, então ele deve ser desencorajado de lamentar e continuar com sua vida. Mas a questão é que isso não deve ser feito logo após a sua morte, e da mesma forma que uma pessoa não deve ser aconselhada a parar de lamentar-se por seus pecados logo depois que se arrepender deles. Agir assim  encerra um processo psicológico pelo qual  nós naturalmente precisamos passar -o luto de uma tragédia – um processo para o qual até mesmo Jesus sem pecados, naturalmente, sofreu.

Por todas estas razões, podemos ver como, apesar de expiação de Cristo ser superabundante para cobrir tanto o temporal e as conseqüências eternas de nossos pecados, nós ainda temos uma necessidade de chorar os nossos pecados. Assim, Deus ainda muitas vezes deixa um castigo temporal, mesmo que  ele tenha remetido o eterno (como, por exemplo, para nos ensinar a lição), e ainda precisamos ter comunhão restaurada com Deus, mesmo quando estamos perdoados. São essas coisas que a disciplina da penitência que nos permite alcançar.

E isso tem sido reconhecido pelo povo de Deus ao longo dos tempos. O sistema de penitência remonta além da Idade Média, através da idade patrística, através do Novo Testamento, e no Velho Testamento. Tem sido parte da religião do Senhor desde antes da época de Cristo, que era parte da religião de Cristo e seus primeiros seguidores, e tem sido parte do cristianismo desde então. Senão até o surgimento do protestantismo, ninguém na cristandade havia pensado em negá-lo.

Como sempre, algumas citações pertinentes ajudarão a documentar este fato. Praticamente ninguém que tenha lido o Velho Testamento pode negar que os antigos judeus faziam atos de penitência, obras externas de tristeza e de reparação pelos pecados, como parte de sua disciplina espiritual.

Assim, antes da época de Cristo, lemos:

“Então os filhos de Israel, todo o povo, subiram a Betel, e ali se sentou chorando diante do Senhor. Eles jejuaram aquele dia até à noite e apresentou holocaustos e ofertas de comunhão ao Senhor.” (Juízes 20:26)

“Quando Acabe ouviu essas palavras, rasgou as suas vestes, pôs-se de saco e jejuou Ele jazia em saco e andava humildemente Então a palavra do Senhor veio a Elias, o tisbita:. ‘. Você já percebeu como Acabe se humilha perante mim? Porque ele se humilhou, não trarei este desastre em sua época, mas vou trazê-lo em sua casa nos dias de seu filho “(1 Reis 21:27-29)

“Alarmado, Josafá decidiu consultar o Senhor, e apregoou jejum em todo o Judá. O povo de Judá se uniram para procurar a ajuda de Javé;. Na verdade, eles vieram de todas as cidades de Judá, para procurá-lo” (2 Crônicas 20:03 -4)

“Não, pelo Canal Aava, proclamei um jejum, a fim de que nos humilhar diante de nosso Deus e pedir-lhe uma viagem segura para nós e nossos filhos, com todas as nossas posses. Tive vergonha de pedir ao rei soldados e cavaleiros para nos proteger dos inimigos na estrada, pois tínhamos dito ao rei: “A mão da graça de nosso Deus é sobre todos os que se parece com ele, mas a sua grande ira é contra todos os que o deixam.” Então nós jejuado e pediu nosso Deus sobre isso, e ele respondeu a nossa oração “(Esdras 8:21-23).

“As palavras de Neemias, filho de Hacalias: No mês de Kislev, no vigésimo ano, enquanto eu estava na cidadela de Susã, Hanani, um dos meus irmãos, veio de Judá com alguns outros homens, e eu perguntei-lhes sobre os judeus remanescente que sobreviveu ao exílio, e também sobre Jerusalém. Disseram-me: “Aqueles que sobreviveram ao exílio e estão de volta na província estão em grande miséria e desprezo. O muro de Jerusalém fendido e as suas portas foram queimadas com fogo. Quando ouvi essas coisas, sentei-me e chorei. Durante alguns dias, eu choraram e jejuou e orou perante o Deus dos céus “(Neemias 1:1-4).

“O Senhor, o SENHOR dos Exércitos, chamou naquele dia para chorar e prantear, arrancar seu cabelo e colocar em saco. Mas veja, há alegria e folia, abate de gado e matança de ovelhas, comer da carne e beber de vinho! “Vamos comer e beber”, você diz, “pois amanhã morreremos” (Isaías 22:12-13).

“Então eu me virei para o Senhor Deus, e pediu a ele em oração e súplicas, em jejum, e saco e cinza” (Daniel 9:03).

“Revesti-vos de saco, ó sacerdotes, e choram; chorar, vos que ministrais diante do altar Vem, passar a noite em sacos,  vos que ministrais diante do meu Deus;. Pelas ofertas de cereais e as libações são retidos a partir da casa do vosso Deus . Declare um jejum santo, convoquem uma assembléia sagrada Reúnam as autoridades e todos os que vivem na terra para a casa do Senhor vosso Deus, e clamar ao Senhor “(Joel 1:13-14).

“Mesmo agora, diz o Senhor, ‘volte para mim de todo o coração, com jejuns, lágrimas e luto. … Tocai a trombeta em Sião, declarar um santo jejum, proclamai uma assembléia solene “(Joel 2:12, 15).

Especialmente informativo são as passagens em que o próprio Deus, ou quando seus comandos profeta jejum ou outra penitência. Estas passagens mostram que a prática da penitência tem o apoio de Deus. Também é instrutivo quando Deus explica a finalidade do jejum como um meio de humilhar-se perante a ele. Porque rejeitaram a antiga prática cristã da penitência, os evangélicos muitas vezes têm dificuldade de entender a razão para o jejum, alguns acreditam que a idéia por trás do jejum é para dar mais tempo para orar, ignorando almoço / jantar.  Quando se lê o que a Bíblia tem a dizer sobre o jejum, percebe-se como risível esta resposta. O objetivo de pular uma  refeição (s) não é para gerar mais tempo, mas a humilde (ou, para ser mais franco)  humilhar a si mesmo diante do Senhor e, assim, buscar seu favor de um estado de humildade (mais sem rodeios, um estado de humilhação).

E, claro, a idéia de jejum, como outras penitências, é claramente apoiada no Novo Testamento: “Quando jejuardes, não mostrardes sombrio, como os hipócritas, porque desfiguram o rosto para mostrar aos homens que estão jejuando. Digo-lhes em verdade, eles já receberam sua plena recompensa.  Mas quando jejuardes, unge a tua cabeça e lava o rosto, para que ele não vai ser óbvio para os homens que você está jejuando, mas somente a teu Pai que está em secreto;. e seu Pai, que vê o que é feito em segredo, te recompensará “(Mateus 6:16-18).

“Agora, os discípulos de João e os fariseus estavam jejuando. Algumas pessoas vieram e perguntaram a Jesus:” Como é que os discípulos de João e os discípulos dos fariseus são o jejum, mas o seu não é? ‘ Jesus respondeu: “Como podem os convidados do noivo jejuar enquanto está com eles? Eles não podem, desde que têm-no com eles. Mas virá o tempo em que o noivo será tirado deles, e nesse dia eles vão rápido “(Marcos 2:18-20).

“Enquanto eles estavam adorando o Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo:” Separem-me Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado. ” Assim, depois de jejuar e orar, impuseram-lhes as mãos e os despediram “(Atos 13:2-3).

“Paulo e Barnabé nomeado anciãos para eles em cada igreja e, com orações e jejuns, os encomendaram ao Senhor, em quem tinham posto a sua confiança” (Atos 14:23).

“Chegai-vos a Deus, e ele se aproximará de vós. Lave as mãos, pecadores, e purificai os corações, vós de espírito vacilante. Afligi-vos, chorais, e lamentai. Converta-se o vosso riso em pranto, e a vossa alegria em tristeza. Humilhai-vos diante do Senhor, e ele vos exaltará “(Tiago 4:8-10).

“E darei poder às minhas duas testemunhas, e profetizarão por 1260 dias, vestidas de saco” (Apocalipse 11:03).

Os protestantes muitas vezes roçam sobre esses versos sem pensar sobre eles ou levá-los a sério. Isso é mostrado especialmente nos sermões sobre a passagem de Tiago. Os pastores protestantes, muitas vezes, dizem às suas congregações para se humilharem diante do Senhor a fim de que sejam levantados, mas completamente roubam a auto-humilhação  de todo o seu conteúdo, porque eles falham em explicar às suas congregações o sentido de “humilhar-se” na forma como São Tiago indicou, ou seja, “chorar, chorar e chorar, mudar o vosso riso em pranto, e a vossa alegria em tristeza”,  Em vez disso, eles aprendem que (se são crentes) não precisam fazer nada disso para se humilhar, porque  já foram perdoados por Cristo ou (se eles são incrédulos), também não precisam fazer nada disso para se humilhar diante do Senhor, pois a única coisa que têm de fazer é  uma pequena oração dizendo que acreditam em Jesus e Ele tirará todos os seus pecados. Assim, não precisam  fazer de luto e chorar por seus pecados. A forma como esta passagem é normalmente pregada em círculos protestantes, as únicas pessoas que precisam de chorar e lamentar são as que não se arrependem e assim, que não se humilham  diante de Deus. No minuto em que uma pessoa se arrepende e se humilha, em uma igreja protestante, ele será lembrado  que não precisa fazer o que São Tiago instrui como parte de sua auto-humilhação.

E, claro, se encontrarmos a disciplina penitencial no Antigo Testamento e do Novo Testamento, escusado será dizer que se encontra à direita ao longo da era patrística.

Assim, por volta do ano 70 da Didaqué nos diz: “Antes do batismo, deixe o batismo e aquele a ser batizado rápido, como também todos os outros que são capazes de comando aquele que é para ser batizado em jejum antes de um ou. dois dias …. [Depois de se tornar um cristão] Não deixe que seus jejuns estar com os hipócritas. Eles rápido na segunda-feira e quinta-feira, mas você deve jejuar na quarta-feira e sexta-feira “(Didaqué 7:1, 8:1) .

Cerca de 80 dC o Papa Clemente I diz que os rebeldes coríntios: “Vós, pois, que lançastes as bases da rebelião [em sua igreja], apresentar os presbíteros e ser castigado ao arrependimento, dobrando os joelhos em um espírito de humildade” (< Carta aos Coríntios> 57).

Por volta do ano 110, Inácio de Antioquia escreveu:. “Pois todos os que são de Deus e de Jesus Cristo, também estão com o bispo e a todos quantos, no exercício de penitência, retornar para a unidade da Igreja, estes, também , passa a pertencer a Deus, para que possam viver de acordo com Jesus Cristo “(Carta ao Filadelfos 3).

Por volta do ano 203, Tertuliano registra a prática dos cristãos e diz: “Da mesma forma, em relação a dias de jejum, muitos não acho que eles devem estar presentes nas orações sacrificiais [a Eucaristia], porque o jejum seria quebrado recebessem o Corpo do Senhor. Será que a Eucaristia, em seguida, evita um trabalho dedicado a Deus, ou será que o liga  a Deus?  Ou  será que não vai o seu jejum ser mais solene se, além disso, vós estiveis no altar de Deus? Corpo do Senhor, tendo sido recebido e reservada, cada ponto é garantido: tanto a participação no sacrifício e no cumprimento do dever [relativo jejum] “(Oração 19:1-4).

Por volta do ano 253, Cipriano de Cartago escreve: “[P] ecadores podem fazer penitência por um tempo definido, e de acordo com as regras de disciplina vêm à confissão pública, e por imposição das mãos do bispo e clero recebe o direito de comunhão “(Cartas 9:2).

Por volta do ano 388 Jerônimo escreve: “Se a serpente, o diabo, morde alguém secretamente, ele infecta essa pessoa com o veneno do pecado E se aquele que foi mordido mantém silêncio e não faz penitência, e não quer confessar sua ferida … então seu irmão e seu mestre, que tem a palavra [de absolvição] que vai curá-lo, não pode muito bem ajudá-lo “(Comentário sobre Eclesiastes 10:11).

Por volta do ano 395, Agostinho instrui seus catecúmenos: “Quando vós deveis ter sido batizado, mantei  uma vida boa nos mandamentos de Deus para que possais manter o vosso batismo até o fim. Eu não digo que vais viver aqui sem pecado, mas eles são pecados veniais os quais esta vida nunca está sem. O Batismo foi instituído para todos os pecados, pelos pecados leves, sem a qual não podemos viver, a oração foi instituída …. Mas não cometer esses pecados por conta de que você faria tem que ser separado do corpo de Cristo. Pereça, ô pensamento! Pois aqueles que veis [na igreja] fazendo penitência cometeram crimes, seja adultério ou algumas outras atrocidades. É por isso que eles estão fazendo penitência. Se seus pecados eram leves , a oração diária bastaria para apagá-los …. Na Igreja, portanto, existem três maneiras pelas quais os pecados são perdoados: nos batismos, na oração e na humildade maior de penitência “(Sermão aos Catecúmenos sobre o Credo 7:15, 8:16).

Então, como podemos ver, a prática da penitência tem sido parte da verdadeira religião desde antes da época de Cristo, no tempo de Cristo, e depois da época de Cristo, ninguém pensaria em negá-los, até os reformadores protestantes virem e destruírem o histórico fé cristã.

17 replies »

  1. Sr mercurio. Será tão dificil assim entender que, a penitência, principalmente a autoflagelação, é a prova do homem perante a si mesmo de que seu arrependimento é realmente verdadeiro? Todo pecado tem uma preço para ser perdoado, e a penitência (a pior possível) voluntária é a demonstração fisica do arrependimento perante Deus. Quem se propõe a isso, são os que ao ser ameaçados pelos muçulmanos a serem decapitados se não se converterem, ainda assim permanecem firmes em sua fé e morrem por isso, coisa que nunca vi evangélico fazer!

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  2. Então… O católico é obrigado a lamentar o pecado não porque ele se arrependeu verdadeiramente, mas porque a Igreja manda? Legal.

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    • Não, sr Mercúrio, não é nada disso. Parece que o sr, assim como não entendeu o que leu na bíblia, também entendeu mal o texto acima…. T

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    • “E porque os nossos pecados são tragédias, temos uma necessidade inata de chorar sobre elas”

      Ou seja, você se lamenta porque é necessário fazer isso, porque é natural, porque é “inato”. Não porque você se arrependeu de verdade, pelo que parece.

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      • Lamentar pelo pecado não é inato, no sentido absoluto do termo, contudo, é intrinsecamente ligado ao arrependimento. Se lamentar fosse inato, todo pecador arrepender-se-ia do seu pecado, como sabemos, isso não é verdade. Muitos morrem sem nunca terem verdadeiramente se arrependido…

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        • A lamentação pelo pecado de que trata o texto é, de certa forma, o que a Igreja católica chama de perfeita contrição… algo tratado no salmo 51,17…

          Meu sacrifício, ó Senhor, é um espírito contrito, um coração arrependido e humilhado, ó Deus, que não haveis de desprezar.
          Salmos 51:17

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    • Ok, esse é meu ponto. A lógica aqui defendida parece ser:

      Arrependeu + lamentou = arrependeu de verdade, porque o lamento é intrínseco ao arrependimento

      Arrependeu + não lamentou = não arrependeu de verdade, seguindo a lógica acima

      A questão do lamento, da penitencia, é que o homem que faz isso normalmente acha que, por ele estar ali, se autoflagelando mental ou fisicamente (porque rezar a penitencia ajoelhado machuca), ele tá aumentando o “crédito” que ele tem com Deus, como se ele achasse que porque se puniu, merece o perdão.

      O que os reformadores fizeram foi destruir essa crença falsa. O que vai te salvar, te perdoar, é a aceitação de Jesus como seu Salvador, não a penitencia que você rezou ali.

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      • Sr Mercúrio,

        Não, o sr entendeu mal o conceito de perfeita contrição. Quem se arrepende, lamenta pelo erro (pecado) e não porque crê que se não lamentar não será perdoado ou merecedor do perdão. O lamento é por ter ofendido a Deus por amor a Ele. Chora-se porque a ofensa proferida contra Deus causa dor porque não quer ferir a quem se ama. Isso é perfeita contrição. A contrição imperfeita – que pode incluir o lamento ou não – é aquela que se tem por conta do temor da punição divina.
        Isso é arrendimento também, mas não é o que em teologia chama-se de Perfeita Contrição.

        Penitência

        A Penitência é uma forma de fazer satisfação pelo pecado e também de purificar-se dele.

        Se eu quebrar sua vidraça quando jogo bola no meu jardim, posso ir até sua casa, confessar que fui em quem a quebrei e que o fiz porque apesar de saber da eminência do risco de quebrá-la, não tomei as medidas necessárias para evitar o incidente. ( Isso é um princípio básico para a existência do pecado, ou seja, que o fiel saiba que suas ações são erradas. Sem essa consciência, um erro, não é pecado. Seria como dizer que uma criança de 2 anos não cometeu um erro ao deliberadamente deixar cair um caríssimo objeto de vidro, porque não possui o entendimento de que vidro pode quebrar-se.)

        Efinm, voltando à nossa analogia: Você poderia escolher me perdoar e esquecer o assunto. Contudo, mesmo mediante o seu perdão eu poderia achar que pedir desculpas apenas ainda não produz uma reparação perfeita ao problema, ou seja, a vidraça continua quebrada…Assim, eu, para mostra que realmente me arrependi da minha negligência, posso oferecer para restituir-lhe o dano. Seja comprando outra vidraça, seja oferecendo alguma forma de compensação.

        Você pode ainda recusar-se a receber compensação e me perdoar. OU, como forma de ajudar-me a realmente aprender minha lição e não mais agir de modo negligente, pode aceitar minha oferta, não para seu benefício próprio, mas por uma questão de caridade com a parte arrependida.

        Deus não aceita nossa penitência porque ele precisa delas para nos perdoar. Mas porque nos ama imensamente e sabe que aprendemos melhor quando vivenciamos a dor em nossa carne.

        Penitência é um conceito do Antigo Testamento. Não foi inventado pela Igreja Católica.

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    • Não é essa a questão. É evidente que há certos casos em que o cristão se arrepende tão profundamente de um pecado que ele lamenta, chora, se humilha diante de Deus e tals. Isso é consenso.

      A questão é que o seu texto fala que quando pastores protestantes falam para o cristão não lamentar o pecado, é porque eles acham que tanto faz tanto fez se você pecou ou não, você já tem todos os seus pecados perdoados. Excluindo da afirmação as igrejas estereotipadas que existem por aí, a não lamentação é dita para que o fiel não pense que o pecado dele o vai condenar para a vida inteira, ou para que não pense que aquele pecado nunca será perdoado. Além disso, é para guiar melhor o processo de conversão do pranto em alegria, evitando uma depressão muito forte de pessoas que geralmente são frágeis nesse aspecto. Como eu disse, para isto existe o arrependimento verdadeiro, que veja bem, não é algo banal em igrejas protestantes (novamente, não as estereotipadas) como o texto deixa a entender. A auto-humilhação verdadeira, a que extravasa com o conhecimento do pecado, é louvável, e servem sim para a edificação do cristão. Só não é um requisito obrigatório, como você disse.

      No mais, dependendo da forma como isso é passado, também fica parecendo que a penitência é o único modo pelo qual o cristão pode evitar uma punição, de certa forma indicando que o relacionamento diário com Deus, e a vivência na Palavra ou são menos importantes ou não tem o mesmo efeito. E bater demais nessa tecla acaba muitas vezes, inevitalvemente, ou constrangido quem escuta isso a sempre se lamentar por um pecado, não de forma real, mas de forma forçada, porque na visão dele se isso não for feito ele vai estar ofendendo a Deus, ou fazendo com que ele entenda que é só ele se lamentar que vai receber o perdão. A parte “A penitência é uma maneira pela qual nós voluntariamente abraçamos esta disciplina” deveria ser substituída por “naturalmente”, portanto.

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      • Caro Sr,

        Esclareça para nós, por favor. Está aqui a refutar a necessidade e o valor da Penitência? É correto o meu entendimento?
        O sr crê que o cristão, porque foi redimido de seus pecados pelo Sangue de Cristo não precisa mostrar remorso? É isso?

        Se for isso, como o sr explica o que disse o Santo Apostolo Paulo:

        13. De fato, se viverdes segundo a carne, haveis de morrer; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras da carne, vivereis, (Rom 8, 13)

        Definição de Mortificar:

        1 Castigar o corpo com penitencia para dominar as paixões
        2 Produzir dor, remorso

        Agora eu alegro-me de sofrer por vós, pois vou completando na minha carne o que falta aos sofrimentos de Cristo, a favor do seu corpo, que é a Igreja. (Col 1, 24)

        S. Paulo afirma alegra-se por sofrer pela Igreja porque sabia que completava na própria carne aquilo que faltava nos sofrimentos de Cristo. Isso, não quer dizer de forma alguma que o sofrimento de Cristo fora insuficiente, jamais! Mas sim, que cada membro, justamente porque está ligado à Cabeça, e é, portanto, parte do Corpo, sofre com ele e Cristo nele.

        Eis o que disse o protestante João Calvino sobre o tema:

        Como, portanto, Cristo padeceu uma vez em sua própria pessoa, então ele sofre diariamente em seus membros, e desta forma são preenchidos os sofrimentos que o Pai designou para seu corpo por seu decreto.

        A penitência e a mortificação, não são portanto, noções restritas à Velha Aliança e portanto, abandonada no Cristianismo. Isso é, na verdade, mais uma das muitas confusões do neo-evangelicalismo não denominacional, não-hierárquico do mundo protestante moderno.

        Pax Domini

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        • Olá Helen.
          Com todo respeito, vejo sua definição de Rom 8, 13 um tanto confusa …”se pelo Espirito mortificardes as obras da carne,… Veja bem, em meu entendimento diz da morte das OBRAS da carne, ou seja, acredito que pela fé que é enviada do próprio Cristo para aqueles que o buscam, nós recebemos força para mortificar nossa vontade da carne, deixamos assim de praticar as obras da carne, não entendo no sentido de flagelarmos nosso corpo e sim no sentido de flagelar nossa vontade de praticar o que é errado.
          Quanto ao arrependimento acredito que ocorre no momento em que conhecemos a verdade que é Cristo, pois é neste momento que percebemos o quanto ingratos somos, essa percepção deve causar uma mudança em nossa mente e partir de então o pecado só deverá ocorrer por acidente em nossa vida, e quando este acidente acontece pedimos perdão a Deus e a quem fora ofendido. Também como consequência desta mudança de mente, praticamos jejum, oração e boas obras, com espirito de gratidão (amor) e sinceridade (verdade), fruto de uma mudança genuína de vida. O mais importante é que Deus que vê nosso coração sabe quando estamos realmente arrependidos e o que Ele quer de nós é que o adoremos em espirito e em verdade.

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    • senhor mercurio. infelizmente voce esta com ignorancia absurda . o ato de se lamentar dos pecados,e uma maneira de nos refletirmos sobre o ato pecaminoso nos temos que ter um entendimento ,que o que nos fizemos foi errado para com o nosso senhor Deus ,e com nos mesmo, por que nos todos sabemos que o mal que o pecado faz em nossas vidas . eu espero que voce senhor mercurio continue a visitar este site para que voce possa entender melhor as coisas . e que possa mudar tambem o seu ponto de vista .nos Catolicos estaremos com a maior paciencia para ouvir e falar . Paz a todos

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  3. Ah, Helen! ótimo texto! este texto me fez pensar em como o sentido bíblico da alegria é deturpado nos movimentos pentecostais (a RCC se inclui nesse meio). seria interessante ler um texto sobre o significado bíblico de alegria relacionada ao louvor na sagrada escritura em conformidade ao magistério. Oque vc acha? abraço!

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    • Olá Brener, muito obrigada pela sugestão… Vamos tentar produzir sobre o tema em breve.

      Esta semana terminei um texto sobre a Igreja Visível. Fique atento, gostaria de ler seus comentarios!

      Pax Christi,

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      • Helen,

        Comento aqui sempre com muita satisfação. Embora eu não possa contribuir com muito em meus comentários tento ao menos falar do ponto de vista que me cabe, isto é, do ponto de vista do filósofo.

        abraço.

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