Dei Verbum


O que é o Dei Verbum?

Dei Verbum é uma expressão em Latim que em Português significa O Verbo de Deus. Trata-se de uma constituição dogmática da Igreja Católica em forma de Bula pontifícia e é um dos principais documentos do  Concílio Vaticano II.

É designada “constituição dogmática” por conter e tratar de “matéria de fé.” De fato, o seu conteúdo aborda o delicado e complexo problema da relação entre as Sagradas Escrituras e a Tradição.

Esta constituição estabeleceu a seguinte relação complexa entre a Revelação divina, as Sagradas Escrituras (Bíblia) e a Tradição:

A sagrada Tradição, portanto, e a Sagrada Escritura estão intimamente unidas e compenetradas entre si. Com efeito, derivando ambas da mesma fonte divina, fazem como que uma coisa só e tendem ao mesmo fim. A Sagrada Escritura é a palavra de Deus enquanto foi escrita por inspiração do Espírito Santo; a sagrada Tradição, por sua vez, transmite integralmente aos sucessores dos Apóstolos a palavra de Deus confiada por Cristo Senhor e pelo Espírito Santo aos Apóstolos, para que eles, com a luz do Espírito de verdade, a conservem, a exponham e a difundam fielmente na sua pregação; donde resulta assim que a Igreja não tira só da Sagrada Escritura a sua certeza a respeito de todas as coisas reveladas. Por isso, ambas devem ser recebidas e veneradas com igual espírito de piedade e reverência [1]

Leia também porque a Doutrina da Sola Scriptura não é Bíblica

Os padres conciliares pretenderam também, com este documento, que:

a leitura e estudo dos livros sagrados, «a palavra de Deus» se difunda e resplandeça (2Tess 3,1), e o tesouro da revelação confiado à Igreja encha cada vez mais os corações dos homens [2].

Eis o que ensina a Santa Igreja sobre o Verbo de Deus:

A REVELAÇÃO EM SI MESMA

Natureza e objecto da revelação

2. Aprouve a Deus, na sua bondade e sabedoria, revelar-se a Si mesmo e dar a conhecer o mistério da sua vontade (cfr. Ef. 1,9), segundo o qual os homens, por meio de Cristo, Verbo encarnado, têm acesso ao Pai no Espírito Santo e se tornam participantes da natureza divina (cfr. Ef. 2,18; 2 Ped. 1,4). Em virtude desta revelação, Deus invisível (cfr. Col. 1,15; 1 Tim. 1,17), na riqueza do seu amor fala aos homens como amigos (cfr. Ex. 33, 11; Jo. 15,1415) e convive com eles (cfr. Bar. 3,38), para os convidar e admitir à comunhão com Ele. Esta «economia» da revelação realiza-se por meio de acções e palavras intimamente relacionadas entre si, de tal maneira que as obras, realizadas por Deus na história da salvação, manifestam e confirmam a doutrina e as realidades significadas pelas palavras; e as palavras, por sua vez, declaram as obras e esclarecem o mistério nelas contido. Porém, a verdade profunda tanto a respeito de Deus como a respeito da salvação dos homens, manifesta-se-nos, por esta revelação, em Cristo, que é, simultâneamente, o mediador e a plenitude de toda a revelação (2).

Leia mais – Site do Vaticano

A TRANSMISSÃO DA REVELAÇÃO DIVINA

Os apóstolos e seus sucessores, transmissores do Evangelho

7. Deus dispôs amorosamente que permanecesse integro e fosse transmitido a todas as gerações tudo quanto tinha revelado para salvação de todos os povos. Por isso, Cristo Senhor, em quem toda a revelação do Deus altíssimo se consuma (cfr. 2 Cor. 1,20; 3,16-4,6), mandou aos Apóstolos que pregassem a todos, como fonte de toda a verdade salutar e de toda a disciplina de costumes, o Evangelho prometido antes pelos profetas e por Ele cumprido e promulgado pessoalmente (1), comunicando-lhes assim os dons divinos. Isto foi realizado com fidelidade, tanto pelos Apóstolos que, na sua pregação oral, exemplos e instituições, transmitiram aquilo que tinham recebido dos lábios, trato e obras de Cristo, e o que tinham aprendido por inspiração do Espírito Santo, como por aqueles Apóstolos e varões apostólicos que, sob a inspiração do mesmo Espírito Santo, escreveram a mensagem da salvação (2).

Leia Mais – Site do Vaticano

Uma resposta para Dei Verbum

  1. Sabe-se que Deus não pode se contradizer. É fato que além das Escrituras, todo cristão conta com a ajuda preciosa do Espírito Santo para guiá-lo em toda a Verdade, pois Jesus o designou como outro Consolador que estaria conosco, a sua Igreja amada, todos os dias até a consumação dos séculos. Inclusive também é fato, que sem a ajuda do Espírito Santo, a Bíblia se torna um livro comum, repleto de alegorias. Na primeira parte do texto acima, se encontra a seguinte afirmação: “Tradição e Escrituras Sagradas constituem o Depósito da Fé em perfeita harmonia, uma não pode contradizer a outra”. Tal afirmação não procede no catolicismo, pois em diversos pontos, o que é chamado de Tradição, constitui uma tremenda contradição das Escrituras. Um exemplo clássico, é que em parte alguma da Bíblia Sagrada, Deus manda que se cultue os santos e Maria, mãe de Jesus, nem tão pouco as Escrituras ensinam que eles intercedem no Céu junto a Jesus. Outra coisa, durante séculos a igreja romana afirmou a existência do limbo, porém, em documento recente, o papa Bento XVI, negou a existência de tal lugar, isto não é uma contradição? A santa inquisição instituída pelos papas, também não foi contradição? Muitos dogmas, foram afirmados recentemente, principalmente os marianos, que colocam Maria indevidamente na condição de co-redentora com Cristo, contrariando completamente as Escrituras Sagradas e a doutrina do Senhor Jesus e dos apóstolos, e assim, por aí vai. Alguém pode alegar que o cânon bíblico foi estabelecido pelo catolicismo, o que não é verdade, pelo menos não o Antigo Testamento, pois pelo que se sabe, a versão católica romana das Escrituras Sagradas foi adotada da Septuaginta, que por sua vez é uma versão escrita por setenta sábios de Alexandria no Egito, séculos antes de Cristo, numa época em que ninguém nunca nem se quer imaginava o que viria ser catolicismo romano. Portanto, o cânon estabelecido pela Igreja Católica se restringe aos vinte e sete livros do Novo Testamento, que coerentemente o mundo protestante também adota. Mas, veja que contradição, a igreja romana estabelece um cânon para os livros aceitos pelos cristãos, para serem seguidos a princípio como via de regra e prática, e logo em seguida, ao invés de procurar segui-los fielmente, se apostata completamente da doutrina ensinada em tais livros, para estabelecer e seguir fábulas, sob o falso pretexto de que é a tradição oral. Bem alertou o Espírito Santo em 2ª Timóteo 4:3,4 e também Jesus e os apóstolos falou a respeita da apostasia que surgiria na igreja. Portanto, devemos crer que a Bíblia Sagrada é a Palavra Deus e que somente nela se encontra toda a Tradição cristã apostólica necessária para a nossa salvação. A Tradição extra bíblica, precisa estar em pleno acordo com as Escrituras Sagradas para ser válida, caso contrário, não passa de fábula e de apostasia. É a Tradição que tem que se adequar à Bíblia e não Bíblia à Tradição.

    Curtir

Seja respeitoso. Não ataque o autor, debata sua idéia. Não use linguagem obscena, profana ou vulgar. Fique no tema do post. Comentários fora do tema original poderão ser excluídos.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s