Curso Bíblico – Lição 3


noahs_ark

Vimos até agora as nuances do princípio da História da Criação. Como Deus criou a humanidade para que fôssemos a Sua família e como, por medo, Adão falhou em sua obediência a Deus. O Dr S. Hahn prossegue aprofundando-nos um pouco mais no conhecimento das principais figuras ou personagens da História de nossa Salvação, mas antes disso uma pergunta se nos apresenta: e a Eva?

Eva e a Fruta

Temos falado de Adão, e talvez alguns já tenham se perguntado: mas isso não se trata de Eva? Na verdade, a serpente se dirige  primeiramente à “mulher”. A palavra “mulher” aparece 4 vezes em 6 versículos, enquanto o homem não é mencionado, senão por último. E então nada mais diz, “deu também ao marido que estava com ela “(Gn 2: 6).

Gênesis parece querer-nos a pensar que a culpa tenha sido das mulheres. Afinal ela fez este negócio a cobra e tomou o fruto proibido. O homem não comeu nada, mas apenas o que a mulher lhe deu. Mas é assim mesmo? Por que então São Paulo e da tradição da Igreja se referem a esse relato como o pecado de Adão? (Cf. Romanos 5: 12-14, 1 Cor. 15: 22,45)?

Primeiro vamos enfatizar o que  é dito no final da história: Adão estava com ela o tempo todo (Cf. Gn 3: 6). Na verdade, em hebraico, a serpente diz “vós” e não “tu”. Portanto, se Adão estava em meio a tudo isso, por que ele não falou antes? Por que não respondeu nada. Este é o ponto. Por medo, Adão não diria nada, deixando sua esposa entregue à própria sorte. Ele era “seu marido”, como o texto insiste. Os maridos têm que defender suas esposas, até morrerem por elas. Assim diz a Bíblia a respeito do amor conjugal (cfr. Ef. 5:25). Pois bem, esclarecido isso, continuamos com o entendimento de tudo o que se segue a partir do pecado de Adão. 

 A Leste do Éden, Antes do Dilúvio

Caim, o  Mal

Na última lição, deixamos nossa primeira família, Adão e Eva, fora do Paraíso, exilados por seu pecado e desobediência, por não viverem de acordo com as exigências da aliança com Deus. Os capítulos que se seguem (cf. Gen 4-5) mostram os “frutos” do pecado original de Adão e Eva: vemos que a descendência humana agora tem misturada a si o bem e o mal. A tensão entre os dois progênies, prevista por Deus no Jardim (cfr. Gn 3:15) determina muito do que se segue em Genesis, especialmente nos primeiros 11 capítulos.

Os “primeiros frutos” de Adão e Eva, Caim, seu filho, nascido da semente ruim; seu irmão mais novo, Abel, da semente boa. Caim mata Abel e se faz o primeiro homicida do mundo. Como Adão e Eva, primeiros filhos de Deus, rejeitam a paternidade de Deus, sua descendência ruim também rejeita a família do homem que Deus quis criar. Isto é simbolizado nas palavras cruéis e rancorosas de Caim a Deus: “Acaso eu sou o guardião do meu irmão?” (Gn 4: 9). O mal de Caim cresce, e um de seus descendentes (Lameque) torna-se o primeiro homem a tomar para si duas esposas, uma perversão da ordem do matrimônio estabelecido por Deus no Jardim (cf. Gn 2: 21-24.), E se orgulha de suas ações criminosas e vingativas (cf. Gn 4: 23-24.).

Set, o Justo

Depois de Caim, Adão e Eva procriam uma boa descendência, Set. Os filhos de Enos, um descendente de Set, são os primeiros a desenvolver um relacionamento com Deus que é pessoal e de oração. Genesis diz que  invocam a Deus “pelo nome” (cfr. Gn 4:26). A palavra “nome” em hebraico é Shem. Este é um fato que se tornará importante mais tarde nesta lição.  Os capítulos 4 e 5 de Gênesis nos dá a história de maus e bons descendência de Adão. Lemos sobre os filhos de Caim (Gn. 4: 17-24) e sobre os filhos de Set (cf. Gen 5. 1-32). Do primeiro , o Mal, procedem os “filhos e filhas do homem” do segundo, o Justo, os “filhos do Céu” (Gn 6: 2). Mas o pecado contamina até mesmo os justos. Os filhos de Set, atraídos pela beleza das filhas de Caim, casam-se com elas. Pior ainda, eles seguem o mau exemplo de Lameque e tomam para si mais de uma esposa. “Quantas quisessem” (Gn 6: 1-4). Dos filhos de Set que se uniram com as filhas de Caim, nasceram homens violentos e maus “do famosos heróis dos tempos antigos “(cf. Gn 6: 4), de que nos diz outra parte das Escrituras, “orgulhosos gigantes … hábeis na arte da guerra” (cf. Sb. 14: 6; Bar 3: 26-27).

Finalmente, Deus, Se enche de “tristeza” e “arrependimento” por ver “como se corrompeu a terra … pois todos os homens seguiram os caminhos do mal “(Gn 6: 5, 7, 12). Lembre-se: Deus não pode arrepender-se ou mudar de idéia, como os seres humanos, portanto, isso é apenas uma expressão literária para indicar a extensão da depravação que as coisas haviam alcançado (Nm 23:19; Malaquias 3: 6).

Salvos pela água

No dilúvio, Deus devasta os descendentes de Caim completamente, afogando-os. Os descendentes de Set continuam por meio de Noé, que “caminhou com Deus” e “o Senhor o olhou com bons olhos” (Gn 5: 27-29; 6: 9-10). A história do dilúvio (cap. 7-9) é narrada como uma nova criação, com muitas referências óbvias e subtis a Gêneses 1. No contexto de todo o livro, a história do dilúvio nos mostra Deus dando ao mundo um novo começo, iniciando sua Família novamente com a ascendência de Set.

Noé é como um novo Adão. E como Adão, ele recebe a autoridade sobre os animais (cfr. Gn
1:26 e 9: 2-3). Deus diz-lhe o que Ele tinha ordenado a Adão, “tende muitos filhos e enchei a terra” (Cf. Gn 1:28; 9 :. 1). No final, como fez com Adão, Deus faz uma aliança com Noé, e por meio, dele com todos os seres vivos (cf. Gn 2: 1-2; 9:13.). Com esta aliança com Noé, Deus renova sua aliança com a criação. O arco iris (sete cores) é como o Shabath (sábado), como um símbolo de comunhão de Deus com o seu trabalho. Eis aqui a segunda das grandes alianças que formam o “princípio estrutural” da Bíblia.

Lembre-se do que foi dito na primeira lição: a Bíblia é organizada de acordo com uma série de alianças que fazem famílias. Com cada aliança, Deus revela um pouco mais do mistério do Seu amor. Na aliança com Noé, a família de Deus é como uma família nuclear (de núcleo): Noé, sua esposa e filhos. Ao se adicionar as crianças, temos ido além do modelo do casal que Ele revelou na criação de alianças. Há outra coisa importante a lembrar sobre as alianças da Bíblia, cada uma delas nos aproxima da Nova e Eterna aliança com Jesus. A aliança simbolizada por Adão e Eva mostra-nos o mistério da ligação de amor entre Cristo e sua Igreja, que será uma união como o casamento (cf. Ef. 5: 21-33). A aliança com Noé nos conduz ao mistério do sacramento do batismo pelo qual nos tornamos, como Jesus e Noé, amados filhos e filhas de Deus, nos quais Ele deleita-Se (Gn 6: 4-8; Mt 3:17). O batismo que Jesus traz destrói o pecado, como o dilúvio no tempo de Noé, e inclui o dom do Espírito Santo  que aparece na forma de uma pomba (Gen 8: 8-12; Mt 3:16). Como São Pedro nos diz, o dilúvio foi uma pré-figura do batismo. Tanto no dilúvio quanto no Batismo, a raça humana é “salva através da água” (1 Pedro 3: 20-21; CIC 701, 1219).

Na próxima semana veremos, com a ajuda de Deus, a continuação do que se passa depois do dilúvio.

In Christus.

Anúncios

Sobre Hellen

Católica militante, expatriada, mãe e arquiteta e estudante de Direito. Quando há tempo, engajada na "missão" de defender a fé católica e evangelizar aos irmãos católicos, especialmente aqueles afastados da Santa Fé . I am an expat architect, law student and Catholic mommy who's taken on blogging. I've doing this for a few years now and I'm totally hooked up. All for the Glory of God!
Esse post foi publicado em Apologética Católica, Curso Estudo Bíblico e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Curso Bíblico – Lição 3

  1. Valter Jaime disse:

    Ellen, mais uma vez parabéns…excelente.
    Mais uma “aula” para o estudo bíblico.
    Deus te abençoe, conte com minha orações.

    Curtir

  2. José Ramos disse:

    Este site é maravilhoso , eu nasci e fui batizado na doutrina católica, porém não era um católico praticante, então não poderia me denominar católico, eu não conhecia a história da Igreja , não lia a Bíblia,,, Hoje estou me aprofundando e conhecendo a história da da verdadeira Igreja de Cristo, este site está contribuindo muito,,, parabéns.

    Curtir

Seja respeitoso. Não ataque o autor, debata sua idéia. Não use linguagem obscena, profana ou vulgar. Fique no tema do post. Comentários fora do tema original poderão ser excluídos.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s