9 passos concretos para rezar o terço diariamente


Iraqi Worshippers Pray For Pope John Paul II

Cristãs Iraquianas Rezando o Terço

Decidir rezar o terço diariamente como uma prioridade em sua vida pode parecer intimidante. Se acha que não dispõe de 20 minutos para sentar-se e fazer orações à Maria, meditando sobre os mistérios da vida do seu Filho, nosso Senhor Jesus Cristo, eis como encontrar 20 minutos em sua ocupada agenda. Leve em consideração que não precisa rezar os 5 mistérios de forma contínua, pode dividi-los durante o dia; e não é preciso carregar um terço consigo o tempo todo: para isso temos 10 dedos que poderão ajudar-nos.

A seguir, apresento 9 ocasiões perfeitamente apropriadas para que reze o terço hoje, por mais ocupado que esteja o seu dia:

1. Ao exercitar-se

Se costuma correr, fazer exercício físico, então pode acompanhar sua atividade física rezando o terço, ao invés de só ouvir música. Na internet, é possível encontrar muitos podcasts e aplicativos que lhe permitem escutar e rezar enquanto se exercita.

2. No carro

É impressionante como aprendi a rezar o terço enquanto me desloco de um lugar à outro, enquanto vou ao supermercado, ao posto de gasolina, levar meus filhos à escola ou rumo ao trabalho. Os trajetos de carro costumam durar mais que 20 minutos, então os aproveito ativamente. Uso um CD com o terço e o rezo enquanto o ouço. Isso faz-me sentir como se estivesse rezando em grupo.

3. Enquanto limpa sua casa

Reze enquanto organiza sua mesa de trabalho, enquanto passa o aspirador na sua casa, lava louça ou realiza outros afazeres domésticos. Enquanto reza, pode interceder e abençoar, com sua oração, todos aqueles que se verão beneficiados pelos seus esforços por um lar mais limpo e organizado.

4. Enquanto leva seu cão para caminhar

Você caminha com seu cão diariamente? Aproveitar o tempo de passeio para rezar o terço é muito melhor que deixar sua mente vagando sem sentido. Mantenha-a centrada em Jesus por meio de Maria!

5. Depois do almoço

Tenha um momento de descanso diariamente após seu almoço e aproveite-o para silenciar seu interior e rezar o terço. Nos dias de sol, você pode fazer isso contemplando as maravilhas da natureza que Deus nos deu.

6. Caminhando em um passeio sozinho

Uma vez por semana, lembre-se de rezar o terço caminhando. Nesses momentos, vale a pena levar o terço e caminhar no ritmo da oração. Outras pessoas poderão vê-lo rezar, fazendo disso uma oportunidade para dar testemunho.

7. Antes de deitar para dormir

Este é um momento belíssimo para ter Jesus e Maria como últimos pensamentos em sua mente antes de dormir. O único risco é pegar no sono antes de terminar o terço inteiro. Concentre-se no amor que nutre por Nosso Senhor e Sua mãe para manter-se acordado.

8. Na igreja

É muito poderoso rezar o terço na presença de Jesus sacramentado e junto a outras pessoas da sua paróquia. Tenha um encontro semanal com Jesus para visitá-lo no Santíssimo Sacramento e rezar o terço em adoração. Ou, se sua paróquia tem a prática do terço em grupo, una-se!

9. Enquanto espera

Quantas vezes  esperamos por algo ou alguém ao longo do dia? Na fila do banco, do supermercado, no consultório médico, no ponto de ônibus… Você pode rezar pelo menos uma dezena do terço cada vez que espera, e no final do dia terá rezado o terço inteiro.

Fonte: Grupo de Oração São José

Anúncios

Sobre Hellen

Católica militante, expatriada, mãe e arquiteta e estudante de Direito. Quando há tempo, engajada na "missão" de defender a fé católica e evangelizar aos irmãos católicos, especialmente aqueles afastados da Santa Fé . I am an expat architect, law student and Catholic mommy who's taken on blogging. I've doing this for a few years now and I'm totally hooked up. All for the Glory of God!
Esse post foi publicado em Adoremus, Maria Santíssima, Tradição Católica e marcado , . Guardar link permanente.

3 respostas para 9 passos concretos para rezar o terço diariamente

  1. Denilson Guedes disse:

    Hellen,

    já havia lido anteriormente este artigo e alguns outros publicados pelo O Fiel Católico, mas como tenho a prática diária do terço estou necessitando ler um artigo que descreva em detalhes como fazer corretamente o sinal da cruz ao iniciar e finalizar o terço, se podemos ou não pedir a intercessão de Nossa Senhora por intenções pessoais e familiares, se devemos ou não fazer reverência ao recitar o Glória, se devemos rezar as ave-maria e o pai nosso sem pressa e sempre imaginando cada um dos 5 mistérios do dia, etc.

    Curtir

    • Hellen disse:

      Ola Denilson,

      Suas dúvidas são comuns. Eu mesma as tive por algum tempo.
      Conversando com alguns padres e nas minhas leituras descobri que o mais importante sob o ponto de vista espiritual é a sinceridade da oração. A reverência antes do Gloria ao Pai, por exemplo, não deve ser meramente um sinal externo, uma demonstração de piedade aos olhos dos homens, mas uma consequência da piedade interna que vem do coração do fiel; que mesmerizado pelo mistério da santa trindade expressa essa reverência a Deus; oriunda de um sentimento profundo de amor que surge no coração daquele que reza. O mesmo pode-se dizer o mesmo. Trata-se de uma invocação da Santa Trindade; e sendo assim deve ser feita no início e no fim de cada oração católica de forma reverente e respeitosa. Não como um mero sinal externo de piedade, mas com a mente voltada ao que ele representa; Deus em 3 pessoas. O sinal da Cruz é em si uma oração de reverência à Sta Trindade…

      Pax
      Hellen

      Curtir

  2. Daniel Henrique disse:

    Hoje em dia eu sempre rezo meu terço ou até mesmo o Santo Rosário durante meus trajetos de ônibus, sempre gasto no mínimo 20 minutos entre, sair de casa, chegar ao ponto, entrar no ônibus e chegar ao local que preciso ir. Meu terço sempre comigo! Jesus sempre comigo! Maria sempre comigo!

    Curtir

Seja respeitoso. Não ataque o autor, debata sua idéia. Não use linguagem obscena, profana ou vulgar. Fique no tema do post. Comentários fora do tema original poderão ser excluídos.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s