Orações católicas: Um tesouro espiritual quase esquecido


imagesConversando com Jesus

1. Obrigado, Jesus, pela Santa Missa
e pela Comunhão.
Que bom que és e quanto me amas!
Eu Te adoro e Te amo.
Quero amar-Te mais, muito mais.
Ajuda-me, porque, às vezes, me esqueço de Ti,
e outras, sou vencido pela tentação e pela maldade.

2. Na Santa Missa renovaste o Teu Sacrifício do Calvário.
Outra vez, do mesmo modo que quando morrias
cravado na Cruz,
ofereceste-Te ao Pai do Céu
pela minha salvação e pela de toda a gente.
És o meu Redentor e continuas a querer salvar-me.
Obrigado, Jesus. Quero que Tu me salves.
Não permitas que me afaste de Ti pelo pecado.
Jesus, sê o meu Salvador.

3. O pão e o vinho,
pelas palavras da Consagração,
converteram-se] – a transubstanciação -,
no Teu próprio Corpo, Sangue, Alma e Divindade.
Isto quer dizer que,
na Sagrada Hóstia e no Cálice,
estás vivo e és Deus e Homem de verdade,
ainda que os meus olhos Te não vejam.
Creio Senhor, neste Mistério de Fé.
Adoro-Te; amo-Te.
Quando comungo, posso dizer com alegria:
Deus está comigo; e eu estou com Deus.

4. Quero estar sempre conTigo, Jesus;
porque Tu me amas e eu quero amar-Te.
Quero trazer-Te sempre no meu coração
para ter a Tua força
e conseguir ser-Te fiel em tudo.
Necessito especialmente da Tua força
para viver com delicadeza e fortaleza
a virtude da santa pureza
que tanto Te agrada.
Dá-me a fortaleza dos mártires,
para ser valente perante a tentação impura,
para vencer as minhas más inclinações.
Antes morrer do que pecar.
Se Tu estás comigo, ser-Te-ei fiel.

5. Falar-Te-ei agora de pessoas que muito estimo,
para que Tu as abençoes
e lhes dês aquilo de que necessitam.
Jesus, Tu sabes melhor do que eu
aquilo que hoje e agora, mais convém a cada um.
Dir-Te-ei os seus nomes: os meus parentes…;
amigos…; benfeitores…;de modo especial…;
Lembro-Te também os doentes…

6. Tenho, além disso de Te falar de mim mesmo
e do que vai enchendo a minha jornada diária:
do meu trabalho, do meu estudo, um projecto,
a minha atenção e dedicação ao próximo:
talvez um sofrimento, uma preocupação,
um desgosto; ou uma alegria,
uma boa notícia, uma vitória;
ainda de um propósito que devo cumprir hoje;
de uma inspiração sobre o que Deus me pede.
Diz-me, Senhor, que queres de mim?
Dir-Te-ei com a Santíssima Virgem:
“Que se faça” [que se vá fazendo] – em mim a Tua Vontade.

Louvores

Meus Deus, como és Santo, e admirável e bom!
És o Senhor de todo o Universo.
Os Teus pensamentos estão acima dos pensamentos dos homens.
O Teu poder é maior do que todos os poderes da terra.
O Teu amor é mais forte e mais profundo do que o que pode compreender o meu coração.
Admiro-Te, submeto-me a Ti. Adoro-Te com profunda reverência.
Dou-Te graças por tudo.
Quero amar-Te mais e mais, a Ti, meu soberano Deus e Senhor.
Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal. Livra-nos, Senhor, de todo o mal.

Invocações

Alma de Cristo, santificai-me.
Corpo de Cristo, salvai-me.
Sangue de Cristo, inebriai-me.
Água do lado de Cristo, lavai-me.
Paixão de Cristo, confortai-me.
Ó bom Jesus, ouvi-me.
Dentro das Vossas Chagas, escondei-me.
Não permitais que de Vós me separe.
Do espírito maligno, defendei-me.
Na hora da minha morte, chamai-me.
E mandai-me ir para Vós,
para que Vos louve com os Vossos Santos,
por todos os séculos. Amen.

Adoro Te Devote

Adoro-Te com amor, Deus escondido,
Que sob estas espécies és presente,
Dou-Te o meu coração inteiramente
Em Tua contemplação desfalecido.

A vista, o tacto, o gosto nada sabem.
Só no que o ouvido sabe se há-de crer.
Creio em tudo o que o Filho de Deus veio dizer.
Nada mais verdadeiro pode ser
Do que a própria Palavra da Verdade.

Na Cruz estava oculta a divindade,
Aqui também o está a humanidade.
E contudo, eu creio e o confesso,
Que ambas aqui estão na realidade,
E o que pedia o bom ladrão, eu peço.

Não vejo as chagas, como Tomé.
Mas confesso-Te, meu Deus e meu Senhor,
Faz-me ter cada vez em Ti mais fé,
Uma esperança maior e mais amor.

Ó memorial da morte do Senhor!
Ó vivo pão que ao homem dás a vida!
Que a minha alma sempre de Ti viva!
Que sempre lhe seja doce o Teu sabor!

Ó doce pelicano! Ó bom Jesus!
Lava-me com o Teu sangue, a mim, imundo,
Com esse sangue do qual uma só gota
Pode salvar do pecado todo o mundo.

Jesus, a Quem contemplo oculto agora,
Dá-me o que eu desejo ansiosamente:
Ver-Te, face a face, na Tua glória
E na glória contemplar-Te eternamente. Amen.

Oração a Jesus Crucificado

Eis-me aqui, ó bom e dulcíssimo Jesus;
prostrado de joelhos diante da Vossa divina presença,
Vos peço e suplico com o mais ardente fervor,
que imprimais no meu coração vivos sentimentos de fé,
esperança e caridade,
e um verdadeiro arrependimento dos meus pecados,
com vontade firmíssima de os emendar;
enquanto eu, com grande afecto e dor de alma,
considero e medito nas Vossas cinco chagas,
tendo diante dos olhos
o que já o Santo Profeta David dizia por Vós,
ó bom Jesus: “Trespassaram as minhas mãos
e os meus pés, e contaram todos os meus ossos”.

(Rezar um Pai-Nosso pelas intenções do Santo Padre).

[Concede-se indulgência plenária a quem, depois de ter devidamente confessado e comungado, reze esta oração diante de alguma imagem de Jesus Crucificado, nas Sextas-feiras do tempo da Quaresma; nos outros dias do ano concede-se indulgência parcial.]

Consagração à Nossa Senhora

Ó Senhora minha, ó minha Mãe,
eu me ofereço todo a Vós
e em prova da minha devoção para convosco
Vos consagro neste dia, os meus olhos,
os meus ouvidos, a minha boca,
o meu coração e inteiramente todo o meu ser;
e porque assim sou todo Vosso,
ó incomparável Mãe,
guardai-me e defendei-me
como coisa e propriedade Vossa.
Lembrai-Vos que vos pertenço,
terna Mãe, Senhora nossa,
guardai-me e defendei-me
como coisa própria Vossa. Amen.

Oração a S. José

Ó glorioso S. José, Pai e protector das Virgens,
guarda fiel a quem Deus confiou Jesus, a própria inocência,
e Maria Virgem das Virgens;
em nome de Jesus e de Maria,
este duplo tesouro que vos foi tão caro,
vos suplico que me conserveis livre de toda a impureza,
para que com alma pura e com corpo casto,
sirva sempre, fielmente, a Jesus e a Maria. Amen.

Oração pelas vocações sacerdotais e religiosas

Senhor Nosso, Jesus Cristo,
que disseste aos Teus Apóstolos
“a messe é grande mas os trabalhadores são poucos.
Pedi, pois, ao dono da messe
que mande trabalhadores para a sua messe”,
humildemente Te suplicamos
que envies à Tua Igreja
numerosas e santas vocações sacerdotais e religiosas.
Pedimo-lo por intercessão
da Santíssima Virgem Maria, Mãe nossa,
e por intermédio dos nossos
Santos Padroeiros e Protectores,
que com a sua vida e méritos
santificaram a nossa terra. Amen.

Preces para pedir sacerdotes santos

– Para conseguir o perdão dos pecados,
dai-nos, Senhor, sacerdotes santos.
– Para que não nos falte a Eucaristia,
– Para que as crianças conservem a graça,
– Para que a juventude conheça e siga a Cristo,
– Para que os mais velhos conformem as suas vidas de acordo com a Lei de Deus,
– Para que tenhamos lares cristãos,
– Para que na nossa terra se viva a união e a caridade cristã,
– Para que os doentes recebam os auxílios espirituais,
– Para que nos acompanhem na hora da morte e ofereçam a Missa por nós,
– Santa Maria, Mãe da Igreja, alcançai-nos do Senhor sacerdotes santos.

Sobre Hellen

Católica militante, expatriada, mãe e arquiteta e estudante de Direito. Quando há tempo, engajada na "missão" de defender a fé católica e evangelizar aos irmãos católicos, especialmente aqueles afastados da Santa Fé . I am an expat architect, law student and Catholic mommy who's taken on blogging. I've doing this for a few years now and I'm totally hooked up. All for the Glory of God!
Esse post foi publicado em Tradição Católica e marcado , , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Orações católicas: Um tesouro espiritual quase esquecido

  1. DragonBall Z disse:

    O único problema que encontro na ICAR e a limitação em ler a bíblia,como posso a ler à luz da Igreja se nem sempre vou ter um padre,catecismo ou documento do vaticano por perto?

    Curtir

    • Hellen disse:

      Caro “Dragon Ball” , se esse é seu único problema, então não há problema!Não o há porque a igreja nos orienta de outras formas.

      Mas primeiro, permita-me esclarecer algo. O católico, tal e qual os não católicos, são encorajados a lerem a Bíblia e meditarem sobre a palavra de Deus. Porque ela nos fala ao coração e nos instruiu de acordo com as nossas próprias necessidades e capacidades naquele momento.

      Contudo, ler a Bíblia à luz da Igreja não significa ter um padre ou o catecismo – o que, admita-se, não seria tão difícil- ao lado qdo a lemos.

      Significa sim; aceitar que o Cristão católico não inventa suas próprias doutrinas. Não contraria ou contradiz aquilo que a Igreja através dos séculos, já ensina como dogma ou doutrina estabelecidos.

      Por exemplo, poderia um católico ler a Bíblia onde ela diz que devemos amar ao próximo como a si mesmos; e concluir: a Igreja está errada, por exemplo, em não aceitar a união Gay. Pois a Bíblia diz que devemos amar-nos uns aos outros. Portanto, os gays também devem ter o direito de se amarem no ‘matrimonio’ homossexual.

      Este é apenas um exemplo hipotético e bastante simples. Mas há situações em que problemas assim acontecem.

      A Igreja é guiada pelo Espírito de Deus para nos ensinar a Verdade. Se um católico se sente em dúvida sobre um ensinamento da Igreja, ele deve buscar ajuda. Estudar a fé e buscar entender por quê a Igreja ensina o que ensina. Eu lhe asseguro sem medo de ser confrontada; TODO ensinamento católico está fundamentado na interpretação honesta da Revelação escrita e naquilo que nos foi passado pelos Padres da Igreja desde o início da Fé.

      Deus o abençoe.

      Hellen

      Curtir

Seja respeitoso. Não ataque o autor, debata sua idéia. Não use linguagem obscena, profana ou vulgar. Fique no tema do post. Comentários fora do tema original poderão ser excluídos.

