Carta milenar exalta o testemunho dos Cristãos primitivos no mundo


Durante muitos e longos séculos, um elegante manuscrito composto em grego permaneceu ignorado no mais abissal dos silêncios. O texto, de origens até hoje misteriosas, só foi encontrado, e por acaso, no longínquo ano de 1436, em Constantinopla, junto com vários outros manuscritos endereçados a um certo “Diogneto”.

Se não há certeza sobre o seu autor, sabe-se que o destinatário do escrito era um pagão culto, interessado em saber mais sobre o cristianismo, aquela nova religião que se espalhava com força e vigor pelo Império Romano e que chamava a atenção do mundo pela coragem com que os seus seguidores enfrentavam os suplícios de uma vida de perseguições e pelo amor intenso com que amavam a Deus e uns aos outros.

O documento que passou para a posteridade como “a Carta a Diogneto” descreve quem eram e como viviam os cristãos dos primeiros séculos. Trata-se, para grande parte dos estudiosos, da “joia mais preciosa da literatura cristã primitiva”.

Leia a seguir os seus parágrafos V e VI, que compõem o trecho mais célebre deste tesouro da história cristã:

“Os cristãos não se distinguem dos outros homens nem por sua terra, nem por sua língua, nem por seus costumes. Eles não moram em cidades separadas, nem falam línguas estranhas, nem têm qualquer modo especial de viver. Sua doutrina não foi inventada por eles, nem se deve ao talento e à especulação de homens curiosos; eles não professam, como outros, nenhum ensinamento humano. Pelo contrário: mesmo vivendo em cidades gregas e bárbaras, conforme a sorte de cada um, e adaptando-se aos costumes de cada lugar quanto à roupa, ao alimento e a todo o resto, eles testemunham um modo de vida admirável e, sem dúvida, paradoxal.

Vivem na sua pátria, mas como se fossem forasteiros; participam de tudo como cristãos, e suportam tudo como estrangeiros. Toda pátria estrangeira é sua pátria, e cada pátria é para eles estrangeira. Casam-se como todos e geram filhos, mas não abandonam os recém-nascidos. Compartilham a mesa, mas não o leito; vivem na carne, mas não vivem segundo a carne; moram na terra, mas têm a sua cidadania no céu; obedecem às leis estabelecidas, mas, com a sua vida, superam todas as leis; amam a todos e são perseguidos por todos; são desconhecidos e, ainda assim, condenados; são assassinados, e, deste modo, recebem a vida; são pobres, mas enriquecem a muitos; carecem de tudo, mas têm abundância de tudo; são desprezados e, no desprezo, recebem a glória; são amaldiçoados, mas, depois, proclamados justos; são injuriados e, no entanto, bendizem; são maltratados e, apesar disso, prestam tributo; fazem o bem e são punidos como malfeitores; são condenados, mas se alegram como se recebessem a vida. Os judeus os combatem como estrangeiros; os gregos os perseguem; e quem os odeia não sabe dizer o motivo desse ódio.

Assim como a alma está no corpo, assim os cristãos estão no mundo. A alma está espalhada por todas as partes do corpo; os cristãos, por todas as partes do mundo. A alma habita no corpo, mas não procede do corpo; os cristãos habitam no mundo, mas não pertencem ao mundo. A alma invisível está contida num corpo visível; os cristãos são visíveis no mundo, mas a sua religião é invisível. A carne odeia e combate a alma, mesmo não tendo recebido dela nenhuma ofensa, porque a alma a impede de gozar dos prazeres mundanos; embora não tenha recebido injustiça por parte dos cristãos, o mundo os odeia, porque eles se opõem aos seus prazeres desordenados. A alma ama a carne e os membros que a odeiam; os cristãos também amam aqueles que os odeiam. A alma está contida no corpo, mas é ela que sustenta o corpo; os cristãos estão no mundo, como numa prisão, mas são eles que sustentam o mundo. A alma imortal habita em uma tenda mortal; os cristãos também habitam, como estrangeiros, em moradas que se corrompem, esperando a incorruptibilidade nos céus. Maltratada no comer e no beber, a alma se aprimora; também os cristãos, maltratados, se multiplicam mais a cada dia. Esta é a posição que Deus lhes determinou; e a eles não é lícito rejeitá-la”.

Anúncios

Sobre Hellen

Católica militante, expatriada, mãe e arquiteta e estudante de Direito. Quando há tempo, engajada na "missão" de defender a fé católica e evangelizar aos irmãos católicos, especialmente aqueles afastados da Santa Fé . I am an expat architect, law student and Catholic mommy who's taken on blogging. I've doing this for a few years now and I'm totally hooked up. All for the Glory of God!
Esse post foi publicado em Apologética Católica e marcado , , , . Guardar link permanente.

10 respostas para Carta milenar exalta o testemunho dos Cristãos primitivos no mundo

  1. Aldobrandina Rodrigues disse:

    Acerca da Carta milenar, ou A Carta de Diogneto, que fala sobre os Cristãos Primitivos, há algumas controvérsias nos sites que versam sobre este manuscrito no tocante a sua veracidade. Mas apesar de tais argumentos, achei interessante a transcrição de textos e comentário feitos por Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, scj, Arcebispo de São Salvador-Ba., Primaz do Brasil, datado de 22/08/2013, CNBB.

    Curtir

  2. EDMILSON disse:

    MARIA É O NOVO TABERNÁCULO
    “Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco” (Mt 1, 23).
    __________
    A BÍBLIA DIZ QUE:
    Quando a arca foi concluída, a nuvem da glória do Senhor (a Shekinah Glória) cobriu a tenda da congregação, e a glória do Senhor encheu o tabernáculo (Ex 40: 34-35; Nm 09:18, 22).
    ___________
    JÁ EM HEBREUS 9 , 12 ESTÁ ESCRITO ASSIM: Porém, já veio Cristo, Sumo Sacerdote dos bens vindouros.
    _
    E através de um tabernáculo mais excelente e mais perfeito, não construído por mãos humanas (isto é, não deste mundo).
    __
    RESPOSTA:
    _______________________________________________
    EM HEBREUS 9 ,12 DIZ QUE CRISTO VEIO E DIZ AINDA ATRAVÉS DE UM NOVO TABERNÁCULO POIS ELE VEIO DE UMA VIRGEM.
    ________________
    ASSIM CUMPRE-SE A PROFECIA DE MARIA QUE ESTÁ EM ISAÍAS
    QUE DIZ:
    _
    Isaías 62: 3
    Você será uma COROA de glória na mão do SENHOR, e um diadema real na mão do teu Deus.
    __
    NOTAS:
    Pedro e Paulo se refere aos nossos corpos físicos como tabernáculos, ou habitações temporárias (II Coríntios 5: 1-4, II Pedro 2: 13-14).
    POR ISSO ESTÁ ESCRITO:
    _
    O ventre de Maria tornou-se a morada da presença de Deus [Lucas 1:35 ]
    POR ISSO CUMPRE-SE A PROFECIA QUE DIZ:
    _______________
    O Verbo se fez carne e habitou entre nós . João 1:14
    NOTAS:
    _______________
    O ventre da Virgem CARREGAVA JESUS: A Palavra viva de Deus encarnada,
    o pão vivo do céu, “o Poder” (título messiânico), que iria morrer, mas voltar à vida [ Lucas 1:35 ].
    ____________________________________________________________
    POR ISSO A BÍBLIA DIZ:
    Que Deus iria ressuscitar Seu Filho, que se tornou encarnado no seio de MARIA e nasceu para trazer a salvação para toda a humanidade, para provar que ele é o eterno Sumo Sacerdote [ Hebreus 4:14 ].
    ___________
    REFUTAÇÃO CONTRA ARGUMENTOS:
    __
    Que tabernáculo é esse, “não construído por mãos humanas“, por onde “entrou” Nosso Senhor Jesus Cristo?
    __
    A Virgem Maria é o santuário vivo da Palavra de Deus, a Arca da Nova e Eterna Aliança.
    _____________________________________________________
    Como prova veja o relato de São Lucas da Anunciação do anjo a Maria bem incorpora as imagens da tenda do encontro com Deus no Sinai e do templo de Sião.
    __
    Assim como a nuvem cobriu o povo de Deus em marcha no deserto (cf. Nm 10:34; Dt 33:12; Sl 91: 4)
    __
    E, assim como a mesma nuvem, como um sinal do mistério divino presente no meio de Israel, pairava sobre a Arca da Aliança (cf. Ex 40:35).
    ______________________________________________________
    Então agora a sombra do Altíssimo envolve e penetra no tabernáculo da Nova Aliança que é o útero de Maria (cf. Lc 1:35).
    __
    AGORA:
    Compare DAVI e a ARCA para o relato de Lucas da Visitação:
    _
    VEJA:
    Naqueles dias, MARIA se levantou e foi às pressas às montanhas, a uma cidade de Judá, e ela entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel.
    _
    E quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança estremeceu no seu seio; e Isabel ficou cheia do Espírito Santo e exclamou em alta voz:
    __
    Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! E donde me é concedido, que a mãe do meu Senhor venha me visitar?
    ___________________________________________________________
    Pois eis que, quando a voz da tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança em meu ventre saltou de alegria. Bem-aventurada aquela que acreditou que teriam cumprimento do que lhe foram ditas da parte do Senhor “. (Lc 1, 39-45)
    __
    NOTAS:
    A Virgem Maria é a única mulher em toda a Bíblia que faz a afirmação, “Todas as gerações vindouras me chamarão bem-aventurada” (Lucas 1,48) .
    __________
    Nos Salmos 45:9,12,17 LEMOS:
    _
    Filhas de reis estão entre suas damas de honra: à tua direita está a RAINHA em ouro de Ofir…mesmo os povos mais ricos IMPLORARÃO TEUS FAVORES. Farei TEU NOME SER LEMBRADO EM TODAS AS GERAÇÕES: portanto os povos TE LOUVARÃO para todo o sempre.
    _________________________________________________________
    O LIVRO DE SABEDORIA CAPÍTULO PROFETIZA MARIA VEJA:
    _
    Mais vale uma vida sem filhos, mas rica de virtudes: sua MEMÓRIA será imortal, porque será conhecida de Deus e dos homens. 2. Quando está presente, imitam-na; quando passada, desejam-na; ela leva na GLÓRIA uma (COROA) eterna, por ter triunfado sem mancha nos combates.” (Sabedoria capítulo 4)
    __________________________________________________________
    NOTAS:
    A idéia de tipologia não é nova. Paulo diz que Adão era um tipo daquele que havia de vir-Cristo (Rm 5:14).
    ___________________________
    Os primeiros cristãos entendiam que o Antigo Testamento estava cheio de tipos ou imagens que foram cumpridas ou realizadas no Novo Testamento.
    Aqui estão mais alguns exemplos de tipologia bíblica:
    ___________________________
    Pedro usa arca de Noé como um tipo de batismo cristão (1 Pd 3, 18-22).
    ____________________________
    Paulo explica que a circuncisão prenunciado batismo cristão (Col 2: 11-12).
    ____________________________
    Jesus usa a serpente de bronze como um tipo de sua crucificação (Jo 3:14; cf. Nm 21: 8-9).
    __________________________________________________________________
    O cordeiro pascal prefigura o sacrifício de Cristo (1 Cor 5, 7).
    ____________________________
    Paulo diz que Abraão “considerou que Deus era capaz de elevar os homens, mesmo dos mortos, daí, figurativamente falando, ele recebeu-o de volta” (Hb 11:19).
    ___________________________________________________________________
    A VIRGEM MARIA JÁ ERA DOUTRINA NO COMEÇO DA IGREJA E QUE SÉCULOS MAS TARDES OS CONCÍLIOS SÓ CONFIRMARAM ESSAS VERDADES:
    _____
    VEJA ALGUNS DOCUMENTOS E DOUTRINAS SOBRE A VIRGEM MARIA:
    E tomou os comprimidos [da] aliança e colocá-lo na arca, e colocar os postes na arca, e definir o propiciatório em cima da arca;
    _
    Perfeição dos comprimidos do Pacto ou mais comumente chamado de tábuas dos Dez Mandamentos de Cristo é multifacetada. A perfeição mais completa é a compreensão global da “Palavra de Deus” primária não é a Escritura, mas Cristo. Cristo é a Palavra Viva, o Logos
    _
    No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.[…] E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade.
    __

    “A arca é, na verdade, a Virgem santa, dourado dentro e por fora, que recebeu o tesouro da santificação universal. Levanta-te, Senhor, do seio do Pai, para levantar novamente a corrida em ruínas de nosso primeiro pai “(Orat. Em DEIP. Annunci. Int. Adv. S. Greg. Thaumaturg) (Bem-aventurada Virgem, p. 89). St . Gregory Thaumaturgus (c. 213-c. 270)
    ____________________________________________________________
    SÃO DIONÍSIO MORTO NO ANO 264 ASSIM ESCREVEU:
    “Como Cristo, nosso padre não foi escolhido pela mão do homem, então, nem era seu tabernáculo emoldurado por homens, mas foi criada pelo Espírito Santo; e pelo poder de Deus é que tabernáculo protegida, para ser tido em memória eterna, Maria, Virgem Mãe de Deus “(S. Dionísio de Alexandria, Respons. ad Quoest. v. Pauli Samos) (Blessed Virgin, p. 81). São .Dionísio (morto em 264)
    ASSIM ESCREVEU SANTO AMBRÓSIO NASCIDO NO ANO 339
    A Arca da Aliança foi o ponto de contato para a presença de Deus dentro do Santo dos Santos.
    E disse o SENHOR a Moisés: “Diga a Arão, teu irmão não entre em todo tempo no lugar santo, para dentro do véu, diante do propiciatório que está sobre a arca, para que não morra; porque aparecerei na nuvem sobre o propiciatório.
    ______________
    Na Anunciação, o arcanjo Gabriel disse a Mãe Maria que ela seria a Mater Dei , a Mãe de Deus. Em seu ventre a presença física de Deus habitaria de uma forma nunca antes vista: a segunda pessoa da Santíssima Trindade era a tomar sobre a natureza humana, e tornar-se encarnado.
    ______________
    E [o Arcanjo Gabriel] veio a [Maria] e disse: “Ave, cheia de graça, o Senhor está com você!” Mas ela ficou intrigada com o ditado, e considerou em sua mente que tipo de saudação seria essa. E o anjo disse-lhe: “Não temas, Maria, pois achaste graça diante de Deus. E eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus.
    ____________________________________________________
    “O profeta Davi dançou diante da Arca. Agora, o que mais devemos dizer a Arca era santo, ? A arca trazia dentro de si as tabelas do Testamento, mas MARIA deu à luz o herdeiro de si o mesmo Testamento.
    _______________
    O ex-nele contida na Lei, o último do Evangelho. A um tinha a voz de Deus, o outro a Sua Palavra.
    _
    A Arca, de fato, estava radiante dentro e fora com o brilho do ouro, mas santa Maria brilhou dentro e por fora com o esplendor da virgindade. Aquele foi adornada com ouro terrena, o outro com celestial “( Serm. xlii 6., Int. Adv., S. Ambrosii) ( Bem-aventurada Virgem , p. 77). Santo Ambrósio (c. 339-397)

    Curtir

  3. EDMILSON disse:

    SE NÃO HAVIA NADA DE ESPECIAL SOBRE MARIA, ENTÃO
    _____________________________________________________
    1) Por que o Espírito Santo inspirou Elisabeth (Lc 1, 41),
    __
    A esposa de um sacerdote judeu a viver uma vida justa diante do Senhor” (Lc 1, 5, 6)
    __
    Chamar MARIA como “mãe do SENHOR” (Lc 01:43), mesmo que ela é um parente próximo (Lc 1: 6), e que também, mesmo diante do Senhor nasce a MARIA?
    ______________________________________________________
    2) Por que Elisabeth ver a visita de MARIA como uma ‘grande coisa’? (Lc 1:43).
    ______________________________________________________
    3) Por que o anjo Gabriel, bem como o Espírito inspirou Elisabeth chamar MARIA como “bendita entre as mulheres”? (Lc 1:28; 01:42).
    ______________________________________________________
    4) Por que MARIA disse que “a partir desse momento em diante, todas as gerações chamarão abençoada ‘? (Lc 1,48).
    ______________________________________________________
    5) Por que Jesus apresenta a sua mãe para “o discípulo amado” (JOÃO, filho de Zebedeu)
    __
    (Jo 19,27), embora João tinha uma mãe de sua própria e essa mãe também estava presente ao pé da cruz (Mateus 27 : 56)?
    ______________________________________________________
    6) Por que em Jo 19,27 de fato, vemos Jesus solicitando o discípulo de receber MARIA como sua mãe, como uma ordem.
    __
    Este ser doação é mostrado como parte do que era “a ser realizado (Jo 19:28).
    _______________________________________________________
    7) Quando o Espírito inspirou Elisabeth pronuncia Jesus como o “fruto do ventre de MARIA ” (Lc 1, 41-44)
    __
    E Gálatas 4: 4 diz que Jesus VIRIA DE UMA MULHER E ESSA MULHER É MARIA,
    __
    E como Hebreus 2:14 – 18 Sublinha que, através participando da carne e do sangue de MARIA, Jesus tornou-se o filho de Abraão
    __
    E, por sua vez Davi tornou-se o pai de JESUS
    __
    Mt 1: 1; Lc 1:32; 20:41; Atos 02:29, 30; Rm 1: 3; Ap 5: 5; Apocalipse 22:16;) “como todas as crianças participam de suas mães, por que é MARIA apenas uma casca de ovo e não a mãe de Deus Jesus mesmo que seja através de maternidade
    __
    JESUS de MARIA que DAVI e ABRAÃO se torna JESUS ‘pai e ancestral?
    __________________________________________________________
    POR ISSO É DITO:
    O Espírito Santo virá sobre ti, e o poder do Altíssimo vai ofuscar a ti (epikiasei grego); é por isso que aquele que há de nascer será chamado Filho de Deus … “(Lucas 1:35).
    __________
    COMPARE:
    Ex: 40: 34: Então a nuvem cobriu a tenda da congregação, e a glória do Senhor enchia o tabernáculo.
    __________________________________________________________
    NOTAS:
    Este versículo estabelece explicitamente uma ligação entre MARIA como portador da Nova Aliança e da Arca da Antiga Aliança.
    ___________________________________________________________
    Veja que a palavra para “ofuscar” (“episkiasei”) foi usado da nuvem brilhante na Transfiguração de Jesus Cristo (Mt 17: 5; Lc 9:34) e é uma reminiscência do Shekinah da OT, que representava a presença de Deus (Ex 24 : 15-16; 40: 34-8; 1 Ki 8: 4-11).
    ____________________________________________________________
    NOTAS:
    A palavra tradução grega Septuaginta para sombreamento é episkiasei, que descreve um brilhante, gloriosa nuvem.
    __
    Ele é usado com referência para a nuvem da transfiguração de Jesus (Mt 17: 5; Mc 9: 7; Lc 9:34) e também tem uma conexão com a glória Shekinah de Deus no Antigo Testamento (Ex 24: 15-16 ; 40: 34-38; 1 Ki 8:10).
    _____________________________________________________________
    RESUMINDO:
    A palavra “OFUSCAR” é um verbo RARO.
    __
    Ele é usado para descrever o que o Espírito Santo faz por cima da Arca da Aliança.
    ___________
    E por isso, não é preciso muito bolsa de estudos para ver a conexão que provavelmente é destinado por Lucas como ele conta isso.
    ____________________________________________________________
    MARIA é, portanto, com efeito, o novo templo e Santo dos Santos, onde Deus estava presente em uma forma especial.
    ___
    MARIA tornou-se como o Santo dos Santos no templo, onde Deus habitava.
    ___
    Deus deu instruções muito detalhadas sobre a construção da arca, já que era para conter a Sua Lei (Ex 25-30 e 35-40).
    ______________________________________________________________
    ENFIM:
    MARIA tinha que ser muito mais santo, desde que ela era para levar a Palavra de Deus na carne (Jó 14: 4).
    __
    Além disso paralelismo entre MARIA e a Arca é indicada na comparação Lc 01:43 com 2 Sam 6: 9, Lc 01:44 com 2 Sam 6: 14-16 e Lc 1: 39-45,56 com 2 Sam 06:10 -12. Está prefigurada a encarnação do Filho de Deus no ventre de MARIA.

    Curtir

  4. Olá, Helen! Que preciosidade é este documento! já havia ouvido falar dele, mas nunca o havia lido.

    Curioso é que o autor parece ter alguma influência gnóstica, pelo menos quando aplica a metafóra do corpo alma para falar da relação dos cristãos com o mundo. Não sou um expert no assunto é claro isso pode ser dependendo de quando o documento foi escrito até mesmo fruto da influência do Evangelho de João que apresenta bem esse tipo de contraste no seu texto. Já leu algo a respeito? sabe quando este documento pode ter sido escrito?

    abraço,

    Pax Domini Sit Semper Vobiscum!

    Curtir

  5. Pablo disse:

    Meu coração estremeceu ao ler esta carta…pois ela só exalta o sentimento que nós cristãos temos…vivemos no mundo mais não pertencemos a ele…

    Curtir

Seja respeitoso. Não ataque o autor, debata sua idéia. Não use linguagem obscena, profana ou vulgar. Fique no tema do post. Comentários fora do tema original poderão ser excluídos.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s