A Igreja Católica jamais ensinou que devemos ‘adorar’ à Maria Santíssima


O texto abaixo foi expandido e adaptado do comentário do leitor Alves Da Cunha, enviado ao blog Ecclesia Militans em 14 de Setembro de 2014. O blog agradece à todos nossos leitores por sua valiosa participação neste espaço.
Virgem Maria Assunta aos Céus

Virgem Maria Assunta aos Céus

O católico de fato tem em seu intimo: 1. Maria não salva . 2 Maria não é deusa. 3 O maior nome nos céus e na Terra é o nome de Jesus, o Senhor. 4 Maria não pode salvar e nunca poderia. 5 A devoção mariana não tem o propósito de promover adoração à Maria . 6 Pedir a intercessão de Maria não é diferente de pedir oração à um irmão ou pastor.

Contudo, não podemos nos esquecer que a mais significativa mulher na bíblia, a que foi realmente grande, foi Maria. Não porque mereceu sê-lo, mas porque pela vontade de Deus foi escolhida, antes mesmo de nascer, para ser a mãe de Jesus. O sangue de Jesus que os evangélicos tanto clamam, vem de Maria, lembrem-se disso … Entretanto, só cristo salva. Só Ele é digno de louvor, honra e gloria, poder e adoração. Todo o poder foi dado a Ele para todo sempre.  Que fique claro  aos irmãos protestantes, que Cristo é o nosso Deus; o filho de Jeová, o Deus de israel, de quem vem a salvação, Portanto, essa igreja de ‘idólatras’, viva há 2000 anos ou mais, ainda está de pé pela Graça de Deus. Todas as ramificações cristãs protestantes, que vieram depois do período de Lutero, ou que são filhos de uma igreja igualmente nascida depois da invenção da impressa escrita, deveriam agradecer à Santa Igreja Católica por ter guardado e preservado, por séculos e séculos, a bíblia da qual hoje desfrutam, a qual até mesmo modificaram. Deveriam agradecer aos ‘idólatras’ católicos, à ‘igreja prostituta’, à ‘torre de babel’, àquela mesma de onde vem o ante cristo. Agradeçam, porque se não fosse por ela nem bíblia existia. Isso é fato, basta estudar a história . Os adversos à Igreja exaltam a Lutero, mas não são capazes de justificar ou explicar, quando questionados, por que não são Luteranos. Curioso isso, não é ? O que mais nos espanta, à nós católicos, é que alegam ter um poder que o próprio Senhor nosso Deus não nos concedeu: de serem juízes. Pois afirmam que todos os católicos são idólatras, que irão para o inferno, etc. Sendo assim, resta-nos perguntar. Se o julgamento de cada católico já foi passado por vós, então pra que o julgamento do trono branco ? Não tem sentido, pois o próprio senhor quando estava na terra não julgou ninguém, nem prostituta, nem cobradores de impostos, nem saldados romanos, nem traidores, nem tampouco o judeus que O perseguiram. Simplesmente pregou o amor e a conversão, anunciou o Reino de Deus e o a revelação do Pai para humanidade. No entanto, foi crucificado, e nem assim julgou seus crucificadores! Parabéns, vocês são extraordinários mesmo! Não se sabia do poder que o nosso Deus lhes concedeu. Que incrível ……

Portanto, sejamos cientes de uma coisa, que o verdadeiro ensinamento do nosso Senhor foi e sempre será o amor. Porque através do amor nossos corações são tocados, e ai sim podemos mudar para melhor, à nos e aos outros,  pela influência do bom exemplo e pela graça que nossa conduta cristã nos ganhará diante de Deus. Porém, só se ama quando realmente se conhece. Assim, irmãos católicos, conheçam a santa Igreja!

Contudo, é fácil refutar o argumento de que Maria fora uma mulher como outra qualquer, e assim, os inúmeros títulos a ela atribuídos sejam indevidos. Como é possível afirmar que a mulher que carregou Jesus no ventre, que cuidou dele, participou de sua vida, o próprio Deus encarnado, tenha sido ‘apenas uma «mulher qualquer»? Daí a sugerir que honrar a mãe do Salvador seja o mesmo que adorá-la, não compete ao católico. Como afirmado acimo, nenhum Católico de fato, instruído na fé, jamais adora à Maria, porque só existe um único Deus: Jesus. Para o Católico, Maria tem um papel de importância, sem dúvida nenhuma e mereça ser lembrada sempre. Agora, por alguma ignorância ou falta de informação aconselham e incitam que se quebre as imagem dentro de uma catedral católica ou no meio der uma procissão! Com efeito, feliz a religião que lembra da mãe do Senhor. Que fique claro, o católico fiel ao ensinamento da Igreja não adora à Maria, mas a respeita. Se ao assumirem uma postura de oração, ajoelha-se diante de uma image, não se prostram para adorar, mas num gesto de humilhação e súplica diante de Deus. Não sou juiz com a biblia de baixo do braço devo ama-los como cristo amou e se desdenham a veneração prestada à Maria pelos católicos, muito melhor proveito fariam se ao invés criticassem a teologia da prosperidade onde o deus mamon, o deus dinheiro é também cultuado e adorado. Onde o dizimo é uma forma de barganha com Deus, pois quanto maior ele é, maior é a graça recebida. Onde o dinheiro é capaz de mover o poder de Deus, onde o evangelho reverbera os anseios capitalista , como se Cristo pregasse uma vida de conforto, carros novos e muito dinheiro, essas sim, formas de idolatria condenadas pela bíblia (cf Col 3,5). O blog Ecclessia Militans, de acordo com a doutrina católica, afirma que idolatria trata-se de tudo aquilo que se nega ou aspira ocupar o lugar devido à Deus na vida do Cristão. Isso também constitui idolatria. O Cristão é chamado a viver o evangelho, a revestir-se de Cristo, imitando-o em todos os aspectos de sua vida. Devemos tentar seguir a cristo e ser um sinal de Deus na vida  daqueles que nos cercam, ao invés de sermos juízes do apocalipse.

Anúncios

Sobre Hellen

Católica militante, expatriada, mãe e arquiteta e estudante de Direito. Quando há tempo, engajada na "missão" de defender a fé católica e evangelizar aos irmãos católicos, especialmente aqueles afastados da Santa Fé . I am an expat architect, law student and Catholic mommy who's taken on blogging. I've doing this for a few years now and I'm totally hooked up. All for the Glory of God!
Esse post foi publicado em Apologética Católica, Maria Santíssima e marcado , , . Guardar link permanente.

16 respostas para A Igreja Católica jamais ensinou que devemos ‘adorar’ à Maria Santíssima

  1. Alexandre disse:

    Olá Helen, tudo bem?

    Já faz um bom tempo que eu acompanho e participo do seu site, mas ainda não vi nada específico que diz respeito aos santos padroeiros, de como surgiram e por que existem. Às vezes até se faz alguns comentários, mas nada aprofundado ou detalhado. Pois bem, eu estive pesquisando sobre divindades pagãs e percebi que há um grande paralelo entre os santos padroeiros venerados no catolicismo e as divindades que os pagãos consideravam como sendo protetoras de nações, chamadas de “divindades patronas”. Por exemplo, no catolicismo existe santo protetor para os mais variados tipos de causas; nas religiões pagãs também existem. No catolicismo cada cidade, vilarejo, país ou nação tem um santo padroeiro; no paganismo antigo também era assim. No catolicismo cada fiel possui um santo protetor; no paganismo cada adepto possui uma divindade protetora. No catolicismo se usa velas, incensos, escapulários e imagens esculpidas; no paganismo também. No catolicismo se venera a Rainha do Céu ou a Mãe de Deus; no paganismo havia uma entidade feminina chamada Rainha do Céu ou Mãe dos deuses, a Bíblia faz menção dessa entidade pagã no livro de Jeremias 7:18; 44:17-19. Até mesmo as contas do terço e o oratório, que é uma espécie de nicho ou um pequeno altar onde se coloca as imagens dos santos para veneração, no paganismo também há coisas semelhantes. Portanto, a impressão que se tem é que o catolicismo incorporou muitas coisas do paganismo.

    Tais semelhanças ocorrem nos mínimos detalhes e podem ser constatadas através de simples pesquisas. Inclusive, a Bíblia faz clara menção a um principado, que pela descrição podemos chamar de entidade territorial, que na realidade pagã certamente era cultuada recebendo adoração como uma divindade patrona. O texto se encontra em Daniel 10:12,13, onde o anjo Gabriel afirma ter sido resistido pelo “príncipe do reino da Pérsia” por vinte e um dias. Neste texto fica claro tratar-se de uma entidade espiritual, pois não há cabimento em acreditar que um homem mortal possa resistir um anjo nem mesmo por um segundo, ainda mais por vinte e um dias. Como se sabe, no Brasil há muito sincretismo religioso e se por um lado parece que o catolicismo incorporou elementos do paganismo em sua liturgia de culto, mas por outro lado, muita coisa do catolicismo acabou sendo incorporada em religiões como a umbanda e o candomblé. Não é a toa que cada santo católico representa uma entidade espiritual dessas religiões. Inclusive, em suas crenças os fiéis dessas religiões acreditam que quando uma imagem dos seus altares é quebrada, deve ser jogada em águas correntes. Portanto, a imagem de Nossa Senhora Aparecida, que foi encontrada por pescadores no Rio Paraíba, provavelmente deve ter pertencido a um altar da umbanda ou do candomblé, onde sempre foi adorada como Oxum, a deusa das águas. São Jorge é adorado como Ogum o senhor do ferro e da guerra e Nossa Senhora das graças é adorada como Iemanjá nessas religiões.

    Portanto, gostaria de fazer algumas perguntas polêmicas. A primeira é a seguinte: de que maneira o catolicismo explica a tamanha semelhança que há entre o culto aos santos padroeiros e as divindades patronas da antiguidade? Quem copiou quem? Existe algum texto bíblico em que o catolicismo fundamenta a crença em santos padroeiros? Se existe qual é? Como é que o catolicismo lida com o fato de que cada santo padroeiro de sua liturgia representa uma entidade do candomblé e da umbanda? Os católicos reconhecem alguma herança do paganismo no catolicismo e que a universalidade da igreja romana engloba o sincretismo religioso? Por qual razão na Praça de São Pedro no Vaticano, existe um obelisco gigantesco, que é um monumento pagão e que representa o pênis de Baal? E por último, por qual razão muitos símbolos do catolicismo são idênticos aos do paganismo, principalmente os natalinos?

    Outra pergunta é em relação ao Credo formulado por Atanásio. Tal credo é considerado o principal aceito pela maioria dos cristãos trinitários. No entanto, por mais que Atanásio tenha se esforçado para fundamentar o seu credo na Bíblia afirmando que “o Pai não foi feito, nem criado, nem gerado, e o Filho gerado do Pai, e o Espírito Santo procedente do Pai e do Filho”, mas de repente ele colocou Pai, Filho e Espírito Santo em pé de igualdade ao afirmar que “as três pessoas são iguais entre si”. Porém, não é exatamente assim que Bíblia ensina e fica a seguinte pergunta: Se o Pai não foi feito, nem criado, nem gerado; e o Filho gerado do Pai; e o Espírito Santo procedente do Pai e do Filho, como podem ser iguais entre si? Isto não é uma contradição? Alguém poderia comentar ou esclarecer tais questões?

    Curtir

  2. Luís disse:

    Obrigado! É que eu tbm participo de um grupo de debate entre católicos e protestantes no facebook. Antes de publicar qualquer coisa eu gosto sempre de procurar as fontes antes. Existe um rapaz que se chama Cris Macabeus que de vez em quando comenta lá. Eu acho que o Edmilson conhece.

    Pax Domini

    Curtir

    • Helen disse:

      Olá Luís,

      Eu conheço o grupo, às vezes também participo dos debates. Conheço também o Edimilson – leitor antigo do Blog – e C. Maccabeus apenas de nome.

      Boa sorte nos debates!

      Helen

      Curtir

  3. Luís disse:

    Não que eu duvide, mas existem fontes patrísticas que comprovam que o Bispo de Roma tinha autoridade sobre os demais?

    Curtir

    • Helen disse:

      Olá Luís,

      Existe sim inúmeros relatos sobre o tema na patrística.
      Um deles pode ser lido no blog – na barra lateral direita:

      « Onde estiver o bispo, que lá deixe o povo estar, assim como onde Jesus houver de estar, aí está a Igreja Católica.” Santo Inácio, Bispo de Antioquia e Discípulo do Apóstolo João (c. 110 dC) “À Igreja de Deus que peregrina em Esmirna à Igreja de Deus que peregrina em Filomélio e a todas as paróquias da IGREJA SANTA E CATÓLICA em todo o mundo” … São Policarpo ( 69 – 156 dC) “fez menção de todos quantos em sua vida tiveram trato com ele, pequenos e grandes, ilustres e humildes, e especialmente de toda a IGREJA CATÓLICA, espalhada por toda a terra” São Policarpo ( 69 – 156 dC) “Não só pela essência, mas também pela opinião, pelo princípio pela excelência, só há uma Igreja antiga e é a IGREJA CATÓLICA. Das heresias, umas se chamam pelo nome de um homem, como as que são chamadas por Valentino, Marcião e Basílides; outras, pelo lugar donde vieram, como os Peráticos; outras do povo, como a heresia dos Frígios; outras, de alguma operação, como os Encratistas; outras, de seus próprios ensino, como os Docetas e Hematistas“. São Clemente (Stromata 1.7. c. 15).»

      Pax Domini,

      Helen

      Ps. Depois postarei mais links com outras fontes.

      Curtir

  4. EDMILSON disse:

    O TÍTULO MULHER EM PROFECIAS SE CUMPRE COM MARIA:

    ___________________________________________________________________-

    REFUTAÇÃO:

    O NOME ISRAEL É dado a Yaacov, que é o terceiro dos três patriarcas.

    __

    E do hebraico, ele significa “príncipe de D’us” ou “lutou com D’us”, tendo a conotação de lutador ou governante.

    __

    REFUTAÇÃO ESSE NOME É MASCULINO E O TÍTULO MULHER FEMININO:

    O TÍTULO EM PROFECIA DA MULHER EM NADA SE CUMPRE EM ISRAEL:

    A PROVA:

    Eis que eu ainda outro sonho, e eis que o sol, a lua, e onze estrelas se inclinavam perante mim. ”

    _

    NOTAS:

    EM NADA ISSO SE REFERE A PROFECIA DA MULHER PARA REFUTAR É SÓ COMPAR COM O LIVRO DO APOCALIPSE 12:

    Que assim está escrito em Apocalipse 12: 1, Onde se lê,

    “E um grande sinal apareceu no céu: uma MULHER vestida do sol, tendo a lua debaixo dos pés e na cabeça uma coroa de doze estrelas.” ]

    AGORA VEJA QUE:

    O paralelo óbvio é que o SOL, a lua, e onze estrelas no sonho de José representam seus 11 irmãos e todo Israel,

    __

    NOTAS: E REFUTAÇÃO: EU TI PERGUNTO quem é a “MULHER “?

    __

    RESPOSTA A BÍBLIA FALA:

    Um grande sinal” em Isaías 07:14,

    __

    ASSIM RESPONDE: ISAÍAS QUE DIZ:

    “Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal. Eis que a VIRGEM conceberá, e dará à luz um filho e seu nome será chamado Emmanuel. ” RESPOSTA ESSA VIRGEM É ISRAEL? OU UMA MULHER DE NOME MARIA? QUE DA A LUZ UM FILHO? RESPOSTA: O grande sinal do Apocalipse e o sinal de Isaías são uma e a mesma coisa – Pois é a Virgem, que vai dar à luz o líder Israel, Jesus Cristo ISSO É INCONTESTÁVEL

    OS PROTESTANTES FALAM QUE A MULHER DO APOCALIPSE 12 É ISRAEL

    MAIS A BÍBLIA MOSTRA QUE Ó TÍTULO MULHER COMO A PROFECIA DA MULHER SE CUMPRE EM MARIA E NUNCA EM ISRAEL

    VEJA:
    COMO O ARGUMENTO PROTESTANTE CAI POR TERRA:

    NOTAS:

    O TÍTULO DA PROFECIA MULHER SE CUMPRE EM MARIA

    E MAIS… O TÍTULO DE MULHER NA BÍBLIA SEMPRE SE REFERE A MARIA E NUNCA A ISRAEL
    /
    Um grande (SINAL) apareceu no céu: UMA (MULHER) vestida de (SOL), a (LUA) debaixo dos pés, e uma coroa de doze estrelas na cabeça” (APOCALIPSE 12,1).

    VEJA:
    (O Dragão) se irritou contra a MULHER e foi fazer guerra ao resto de sua descendência, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus” (Ap 12, 17).

    ISSO:

    É UMA PROFECIA DA MULHER QUE ESTÁ ESCRITO NO LIVRO DO GÊNESES

    VEJA:

    Gênesis 315. Porei ódio entre ti e a MULHER, entre a tua descendência e a dela. Esta te ferirá a cabeça, e tu ferirás o calcanhar.”

    //////////////////////////////////////////////////////////////////
    AGORA EM JEREMIAS 31:22-34 LEMOS: OUTRA PROFECIA DA MULHER QUE DIZ:
    Até quando andarás errante, ó filha rebelde? Pois o senhor criou uma coisa nova na terra: uma (MULHER) protege a um (VARÃO).
    VEJA QUE ESSA PROFECIA DA MULHER SE CUMPRE QUANDO MARIA FUGIU PARA O DESERTO QUANDO O REI HERODES MANDOU MATAR TODAS AS CRIANÇAS
    /
    AGORA VESSA OS VERSÍCULOS 31:22-34 DE JEREMIAS COM OS VERSÍCULOS DO APOCALIPSE 5-6
    APOCALIPSE 5-6 “A (MULHER) deu à (LUZ) um menino, o (FILHO) que há de reger todas as nações com cetro de ferro, e a criança foi levada diretamente para Deus e para o seu trono.
    /
    Enquanto a (MULHER) fugiu para o deserto, onde Deus tinha preparado um lugar para ela para ser cuidada por mil duzentos e sessenta dias.

    ESSES DOIS VERSÍCULOS FALAM DE UMA MULHER QUE PROTEGE A UM VARÃO.

    E MAIS AQUI NÃO FALA NADA DE ISRAEL QUE CUIDOU DE UM VARÃO.

    /////////////

    ;
    E MAIS JESUS CRISTO SEMPRE USOU DE PROFECIAS QUANDO FALAVA EM PUBLICO

    E MAIS JESUS CRISTO USOU O TÍTULO MULHER A MARIA QUANDO FEZ SEU PRIMEIRO MILAGRE
    /
    A bíblia mostra esse fato em João 2,4, no casamento em Caná, disse Jesus à Sua mãe: “Que queres de mim. MULHER?
    A minha hora ainda não chegou!”.
    /
    E MARIA RESPONDE FAZEI TUDO O QUE ELE VOS DIZER
    E JESUS CUMPRIU A ORDEM DE SUA MÃE
    E MAIS JESUS TAMBÉM USA O TÍTULO MULHER A MARIA EM ( João 19:25-27)

    A bíblia diz que Jesus viu sua mãe e o discípulo a quem amado , que estava lá, disse à sua mãe: (MULHER), eis aí o teu (FILHO) então, disse ao discípulo Eis a tua mãe E desde aquela hora o discípulo a recebeu em sua casa “…

    NOTAS NOVAMENTE QUANDO JESUS USA O TÍTULO MULHER VEM UMA ORDEM QUE DIZ QUE DESDE SEMPRE JOÃO CUIDOU DE MARIA

    NOTAS: ONDE ESTÁ ISRAEL? REFERENTE A MULHER? ONDE SE ENCONTRA ISSO NA BÍBLIA?

    E MAIS…
    SÃO PAULO TAMBÉM SE REFERE A UM FILHO NASCIDO DE (MULHER)
    E NÃO A UM FILHO NASCIDO DE ISRAEL OU DE A MULHER ISRAEL DEU UM FILHO.
    /
    VEJA:

    Gal 4, 4. “Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu (FILHO), nascido de (MULHER), nascido debaixo de lei, para resgatar os que estavam debaixo de lei, a fim de recebermos a adoção de (FILHOS).”
    /
    NOTAS: ESSE FILHO NASCIDO DE MULHER É MARIA
    VEJA A PROVA:
    /
    Em Isaías 7:14, diz que uma VIRGEM dará à luz um filho.
    Isso é claramente, uma profecia sobre a virgindade da MULHER.
    QUE SE CHAMA MARIA E NÃO ISRAEL.
    /
    PARA TI REFUTAR QUAL QUER ARGUMENTO PROTESTANTE
    A BÍBLIA RESPONDE PELA PRÓPRIA BÍBLIA
    //////
    VEJA:
    A HARMONIA BÍBLICA QUE RESPONDE A PROFECIA DE ISAÍAS 7:14:

    Mateus 1:22 Ora, tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que o Senhor falou pelo profeta, que diz: Mateus 1:23 Eis que a (VIRGEM) ficará grávida e dará à (LUZ) um (FILHO), e ele será chamado pelo nome de Emanuel, que traduzido é: Deus conosco.
    E em LUCAS 2:5,

    Onde vemos que ela é MARIA que dá à luz um FILHO E NÃO ISRAEL.

    MARIA É A MULHER DO APOCALIPSE 12

    NOTAS: DA (MULHER)
    /
    Uma, porém, é a minha pomba, uma só a minha perfeita; ela é a única de sua mãe, a predileta daquela que a deu à (LUZ).
    /
    Ao vê-la, as donzelas (PROCLAMAM-NA BEM –AVENTURADA) rainhas e concubinas a louvam. Quem é esta que (SURGE) como a aurora, (BELA) como a (LUA), brilhante como o (SOL), temível como um exército em ordem de batalha? (Cânticos 6:90)
    //
    NOTAS:
    (BELA) como a (LUA)” e “brilhante como o (SOL).” Que se Identifica com a (MULHER) DO APOCALIPSE 12: 1-5: Um grande e maravilhoso (SINAL) apareceu no céu: uma (MULHER) vestida do (SOL), tendo a (LUA) debaixo dos pés e uma coroa de doze estrelas sobre a sua cabeça.
    /
    AGORA: COMPARE COM A PROFECIA DE ISAÍAS 7,14:

    Isaías 7, 14 – Portanto o mesmo Senhor vos dará um (SINAL). Eis que a (VIRGEM) conceberá e dará à (LUZ) um (FILHO), e lhe chamará pelo nome de Emanuel.
    //
    ALGUMAS NOTAS: EM (Cânticos 6:90) FALA DE QUEM É ESSA QUE É PROCLAMADA BEM AVENTURADA.
    //
    AGORA VEJA QUE ESSA PROFECIA SE CUMPRE COM MARIA EM LUCAS 1-48 QUE DIZ: Por isto, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações.
    //

    E MAIS.. (Cânticos 6:90) FALA DA MULHER FORTE COMO (LUA)” e “brilhante como o (SOL)
    /
    E AINDA USA O TERMO FEMININO QUEM É ESSA QUE (SURGE) REFERENTE AO LIVRO DO APOCALIPSE 12 QUE DIZ APARECEU NO (CÉU)UMA MULHER .
    //
    E AINDA USAM TERMOS DE PROFECIAS DE QUE ENCAIXAM COM A PROFECIA DA (MULHER) COM UM GRANDE (SINAL).
    /
    (LUA)- (SOL) (VIRGEM) (BELA) (VARÃO) (FILHO)(SINAL)(MULHER)

    <<<<<<<<<<<>>>>>>>>>>>>

    Porque Deus é um (SOL) e escudo; favor e glória é o que ele dá

    Salmo 84:11.
    //
    AGORA VEJA COMO É TÃO NÍTIDA A PROFECIA DA MULHER QUE BIBLICAMENTE SE REFERE A MARIA.
    //
    ELA ESTÁ EM JEREMIAS 31:22-34 ONDE LEMOS: Até quando andarás errante, ó filha rebelde? Pois o senhor criou uma coisa nova na terra: uma (MULHER) protege a um (VARÃO).
    /
    MARIA É A MULHER DO APOCALIPSE 12

    POR QUE O FILHO DA (MULHER) DO LIVRO DO (APOCALIPSE 12,5), refere-se A JESUS, que é o (FILHO) de (MARIA).
    <>

    JESUS (É O FILHO MENINO) DO APOCALIPSE 12,5: -“ONDE DIZ QUE A MULHER DEU À LUZ UM FILHO, UM MENINO[…]

    É NÍTIDO QUE:

    O menino, é o próprio JESUS: Is 9,5: – “PORQUE UM MENINO NOS NASCEU.
    //
    Miquéias 5:2-3 E tu, Belém Efrata, posto pequena para ser contado entre os milhares de Judá, de ti virá para mim aquele que governará em Israel, e cujas origens vêm desde o início dos dias da eternidade.

    Entregá-los para o momento em que você tem que dar a (LUZ) dar à (LUZ).
    //
    AGORA NO: Salmo 2, lemos: Pede-me, e eu te darei as nações por herança,
    e os confins da terra por possessão.
    Você deve quebrá-las com uma (VARA) de (FERRO) [Ps. 2:8-9].
    /
    ELE SE CHAMA: Conselheiro admirável, DEUS FORTE, Pai eterno, PRÍNCIPE DA PAZ.” – JESUS (AQUELE QUE REINARÁ COM CETRO DE FERRO) Apocalipse 12,5b: – “…aquele que deve REGER todas as nações pagãs com CETRO DE FERRO.
    //
    (JESUS) reinará com o cetro de (FERRO) Sl 2,7: Vou publicar o decreto do (SENHOR). DISSE-ME O SENHOR: TU ÉS MEU FILHO” 9. “TU AS GOVERNARÁS COM CETRO DE FERRO,” –
    /
    JESUS (ARREBATADO PARA JUNTO DE DEUS) Apocalipse 12,5c: MAIS SEU FILHO FOI ARREBATADO PARA JUNTO DE DEUS E DO SEU TRONO.
    /
    NOTAS: O (FILHO) “ARREBATADO ESTÁ TAMBÉM NO VERSÍCULO AT,11 QUE É:
    Referencia da Ascensão de JESUS aos CÉUS Em At 1,11: que diz: ESSE JESUS QUE ACABA DE VOS SER ARREBATADO PARA O CÉU.
    //
    JÁ EM… APOCALIPSE 5-6 “A (MULHER) deu à (LUZ) um menino, o (FILHO) que há de reger todas as nações com cetro de ferro, e a criança foi levada diretamente para Deus e para o seu trono.
    /
    Enquanto a (MULHER) fugiu para o deserto, onde Deus tinha preparado um lugar para ela para ser cuidada por mil duzentos e sessenta dias.
    /
    ASSIM CUMPRE A PROFECIA DE MIQUÉIAS: QUE DIZ:
    /
    Miquéias 5:2-3: tu, Belém Efrata, posto que pequena entre os milhares de Judá, de ti me sairá o que governará em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.
    Portanto os entregará até ao tempo em que a que está de parto tiver dado à (LUZ); então o restante de seus irmãos voltará aos filhos de Israel.
    //
    REFERENCIAS DA MULHER DO GÊNISES AO APOCALIPSE
    GÊNESIS 3 [15] porei inimizade entre ti e a (MULHER) , entre a tua descendência e a dela. Ele te ferirá a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar. ”
    /
    //
    ESSA PROFECIA SE CUMPRE EM APOCALIPSE.
    VEJA: Apocalipse 12 [17] O Dragão, enfurecido com a (MULHER) e foi lutar Com resto de sua descendência , contra os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus.
    /
    E MAIS…EM APOCALIPSE 12:01 A (DIZ QUE A MULHER) deu à luz uma criança do sexo masculino , que há de reger todas as nações com vara de ferro, mas seu filho foi arrebatado e levado diante de Deus e do seu trono.
    /
    É FATO QUE O APOCALIPSE 12,5 FAZ REFERÊNCIAS A JESUS (ARREBATADO PARA JUNTO DE DEUS) COM OS… VERSÍCULOS DA ASCENSÃO DE JESUS AOS CÉUS EM At 1,11: QUE DIZ: ESSE JESUS QUE ACABA DE VOS SER ARREBATADO PARA O CÉU.

    //
    E MAIS…
    /
    Que queres de mim, (MULHER)? A minha hora ainda não chegou Jo 2, 3-5,! Note que quando Jesus a chama de “(MULHER)”, Jesus está sabendo disso, é como se Ele estivesse dizendo:
    (MULHER) a minha hora ainda não chegou. Mas tu és ‘a (MULHER).
    /
    NOTAS: O MESMO SÃO JOÃO QUE CUIDA DE MARIA É O MESMO QUE ESCREVEU O APOCALIPSE ONDE SE ENCONTRA A PROFECIA DA MULHER.
    /
    E MAIS…
    Jesus viu sua mãe e o discípulo a quem amado , que estava lá, disse à sua mãe: (MULHER), eis aí o teu (FILHO) Eu, então, disse ao discípulo Eis a tua mãe E desde aquela hora o discípulo a recebeu em sua casa “… ( João 19:25-27).

    /
    Um grande (SINAL) apareceu no céu: UMA (MULHER) vestida de (SOL), a (LUA) debaixo dos pés, e uma coroa de doze estrelas na cabeça” (APOCALIPSE 12,1).
    /
    NOTAS:
    NOTAS: A palavra “(MULHER)” é um titulo a mãe do Messias. (Jo 2,4; Jo 19,26; Gl 4,4; Ap 12,1)
    /
    Assim como Jesus é chamado “O FILHO DO HOMEM” pelo profeta Daniel. (Dn 8,17)
    /
    E MAIS… A BÍBLIA TAMBÉM MOSTRA A PALAVRA CHAVE COMPREENDER O SIGNIFICADO DO NOME DE DEUS QUE SE CHAMA (EU SOU O QUE SOU)
    /
    VEJA:
    João 18:4-6
    Jesus, sabendo tudo o que ia acontecer com ele, saiu e disse-lhes:” A quem vocês estão procurando? ” Responderam-lhe: “Jesus, o Nazareno.” Ele lhes disse: “EU SOU”. … Quando ele lhes disse: “EU SOU”, virou-se e caiu no chão. ”
    /
    NOTE QUE: A palavra “(EU SOU) É encontrado em muitas passagens da Bíblia.
    //
    Mas, aqui ela têm um significado especial, porque este é o próprio nome de Deus. Cf. Êxodo 03:14
    /
    JÁ EM GALATAS SÃO PAULO TAMBÉM SE REFERE A UM FILHO DE (MULHER)
    VEJA:

    Gal 4, 4. “Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu (FILHO), nascido de (MULHER), nascido debaixo de lei, para resgatar os que estavam debaixo de lei, a fim de recebermos a adoção de (FILHOS).”
    /
    NOTAS: O CONTEXTO CHAVE DO VERSÍCULO 4,4 DO GALATAS É A (MULHER) E (FILHO).
    /
    É NITÍDO QUE A (MULHER) VESTIDA DE SOL SE CHAMA (MARIA)
    POIS EM APOCALIPSE 12,4 DIZ: UMA (MULHER) VESTIDA DO SOL,COM A (LUA) debaixo dos seus pés.
    /
    ElA É A(MULHER) revestida do (SOL) QUE É O PRÓPRIO JESUS (Sl 88,11)
    /
    DESDE AGORA NA GLÓRIA prometida aos justos pelo seu Filho. Mt 13,43: “Os justos RESPLANDECERÃO COMO O SOL” Cânticos dos cânticos 6, 10: “Quem É ESTA que surge como a aurora, BELA COMO A (LUA), BRILHANTE COMO O (SOL),”
    //
    COMO ME ORGULHO DE SER CATÓLICO
    ///////////////////////////////

    Miquéias 4:10 Sofre dores e trabalho, ó filha de Sião, como uma (MULHER) que dá à (LUZ), porque agora tu ir para fora da cidade, e habita serás no campo, e virás até Babilônia, não serás entregue: lá o (SENHOR) vai te resgatar das mãos dos teus inimigos.
    //
    Eva, O Tipo do A.T……………………..Maria, o Antítipo do N.T.
    /
    Criada sem pecado original, Gn 2,22-25………Criada sem pecado original, Lucas 1,28.42 *1
    /
    Houve uma virgem, Gn 2,22-25…………………..Houve uma virgem, Lucas 1,27-34
    /
    Houve uma árvore, Gn 2,16-17……………………..Houve uma cruz feita de uma árvore, Mt
    /27,31-35
    /
    Houve um anjo decaído, Gn 3,1-13…………….Houve um anjo fiel, Lucas 1,26-38
    /
    Uma serpente satânica a tentou, Gn 3,4-6………..Um dragão satânico a ameaçou, Ap 12,4-6,13-17
    Houve orgulho, Gn 3,4-7………………………….Houve humildade, Lucas 1,38
    /
    Houve desobediência, Gn 3,4-7………………..Houve obediência, Lucas 1,38
    /
    Houve uma queda, Gn 3,16-20………………………Houve redenção, João 19,34
    /
    Morte veio através de Eva, Gn 3,17-19…………..A Própria Vida veio através de Maria, João 10,28
    /
    Ela foi mencionada em Gênese 3,2-22…………….Ela foi mencionada em Gênese 3,15
    /
    Não podia se aproximar da árvore da vida, Gn 3,24……Aproximou-se da “Árvore da Vida”, João 19,25
    /
    Um anjo a manteve fora do Éden, Gn 3,24…………Um anjo a protegeu, Ap 12,7-9
    /
    Profecia da vinda de Cristo, Gn 3,15…….A Encarnação de Cristo, Lucas 2,7
    /
    O primogênito foi um menino, Gn 4,1……………….O primogênito foi um menino, Lucas 2,7, Ap 12,5
    /
    O primogênito tornou-se um pecador, Gn 4,1-8…………….O primogênito era o Salvador, Lucas 2,34
    /
    A mãe de todos os viventes, Gn 3,20…………….A mãe espiritual de todos os viventes, João 19,27
    /
    Retornou ao pó, Gn 3,19…………………………..Elevada ao Céu, Ap 11,19,12:1

    /

    Isaías 7:14 Portanto o mesmo Senhor vos dará um (SINAL). Eis que a (VIRGEM) conceberá, e dará à (LUZ) um (FILHO) e seu nome será chamado Emmanuel.

    /

    PROFECIA REALIZADA EM MATEUS:

    Mateus 1:21 E dará à (LUZ) um (FILHO), e lhe porás o nome de Jesus. Porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.

    /

    Mateus 1:22 Ora, tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que o Senhor falou pelo profeta, que diz: Mateus 1:23 Eis que a (VIRGEM) ficará grávida e dará à (LUZ) um (FILHO), e ele será chamado pelo nome de Emanuel, que traduzido é: Deus conosco.

    /

    COMO ME ORGULHO DE SER CATÓLICO

    Curtir

    • Amigo bom dia, me desculpe não pude deixar essa oportunidade de fazer um comentário em relação ao que você escreveu aqui, Sou protestante, porém, conhecedor da palavra de Deus. Gostaria de falar que a mulher de Apocalipse 12 é Israel, também fala confirmando ser Israel no versículo 13, isso nós constamos lendo todo o capitulo, e não somente, um versículo isolado. Existe alguns princípios da interpretação bíblica que se chama hermenêutica e exegese do texto. E outra, Maria depois que teve o seu primeiro filho, já não era mais virgem, por quê se fosse, por onde Jesus saiu quando nasceu ?
      A é, verdade, quase me esqueci que Jesus teve irmãos por parte de mãe (Mt 13.55,56; Lc 2.7; Mt 1.25). Primogênito significado: o mais velho. Não existe intercessão entre Deus e o homem, a não ser, por Jesus (1 Tm 2.5; Jo 14.6; Hb 7.25). Maria foi assunta ao Céus ? Onde tá escrita na Bíblia ? Por quê Jesus nunca disse pra pegar um atalho com a Mãe dEle ? No caso ela era assessora de Jesus ? Quando ela vai falar pra Jesus ali em Caná da galiléia sobre o vinho, Jesus como Deus (porque era 100% homem e 100% Deus também) fala pra ela: “Mulher, que tenho eu contigo ? Ainda não é chegada a minha hora.” Assim sabemos que Ele diz, pelo fato de que o milagre não era feito por intermédio de homens, e sim, do Filho em contato com o Pai. Infelizmente a doutrina da igreja fora da palavra, acabou infiltrando heresias e doutrinas de demônios dentro da igreja, assim houve a necessidade de reforma da igreja do Senhor. Obrigado a todos e tenha uma boa tarde!!!

      Curtir

      • Natasha Silva disse:

        Sobre os irmãos de Jesus, peço que leia: https://padrepauloricardo.org/episodios/quem-sao-os-irmaos-de-jesus.

        Sobre a MULHER de Apocalipse 12, primeiramente é notável que você não leu/não compreendeu o comentário do Edmilson, segundo, te faço algumas perguntas:
        Israel sente dor de parto?
        Israel estava para dar a luz?
        Israel fugiu para o deserto?
        Israel deu a luz um menino homem?
        Israel recebeu as duas asas da grande águia?
        O dragão estava cheio de raiva por causa de Israel?
        Israel tem filhos?
        A serpente vomitou um rio de água atrás de Israel, para que “ELA” se afogasse?

        Sobre virgindade, você está querendo dizer que o fato de Maria ter dado a luz a Jesus, isso tirou a virgindade dela? É isso mesmo?

        Mostre-nos onde está escrito na Bíblia que TUDO está escrito nela, e que devemos considerar SOMENTE/APENAS o que nela está escrito.

        O significa coluna e sustentáculo da VERDADE?

        Sobre intercessão, quem disse sobre interceder diretamente a Deus? Maria intercede por nós perante Jesus, assim como nas bodas.

        Por qual motivo Maria teria falado a Jesus que acabou o vinho?

        Será que Deus teria escrito algo em vão, para ser ignorado?

        Maria pediu aos serventes para que fizessem tudo o que Jesus falasse, e eles fizeram. Por acaso os serventes não fizeram porque foi Maria quem pediu? Por que Jesus não pediu diretamente dizendo, por exemplo, “façam tudo o que eu disser”?

        Maria é cheia de graça, e o Senhor está com ela (Lucas 1, 28). Maria é bendita entre todas as mulheres (Lucas 1, 42). Maria é pura! Jó 14, 4 “Quem fará sair o puro do impuro? Ninguém.”

        Por favor, gostaria que você nos falasse quais são as doutrinas de demônios, e prove que essas estão na Igreja Católica. Caso contrário, não passa de levantar um falso testemunho.

        Nos mostre na BÍBLIA onde diz que dentro da Igreja do Deus vivo possui, ou viria a possuir demônios na mesma.

        Nos mostre também na BÍBLIA onde está falando que a Igreja do Deus vivo iria necessitar de uma reforma.

        Curtir

      • Hellen disse:

        Prezado,

        Obrigada pelo comentário.
        Por favor; esclarece seus argumentos segundo os questionamentos da Natasha. Eles parecem bem pertinentes. Nós adoraríamos ouvir suas explicações.

        Pax
        H.

        Curtir

  5. Luís disse:

    As primeiras manifestações da arte cristã funcionavam como um meio pedagógico. O papa Gregório Magno dizia que a “imagem é tão útil para um iletrado, quanto a letra para os que sabiam ler”. Uma das coisas fascinantes da arte paleocristã é a representação de Jesus como Bom Pastor, tanto como pintura, como escultura. Eu não sei se o interior das catacumbas de Roma podem ser denominados como um exemplo de arquitetura cristã, devido a presença de arcos e tudo mais. Eu acredito que não. Na verdade eu ainda não sou profissional em artes. por enquanto eu só estudo e pratico. Depois de ler alguns livros de história da arte como o Gombrich, Lassus e outros, eu entendi o porquê das imagens sacras serem tão preciosas para o cristianismo católico. Desde já obrigado pela recepção!

    Curtido por 1 pessoa

    • Helen disse:

      Luis,

      Muito bem! Muitos crticos das imagens sagradas se esquecem que no mundo antigo e na idade média pouquíssimas pessoas ela letradas, a maior parte da populacao do mundo era analfabeta. Esquecem também que até a invensão da imprensa escrita, nos idos de 1500 não havia bíblia e assim, a Santa Igreja encarregou-se belamente da evangelização dos simples.

      Pax Domini,

      Curtir

  6. Luís disse:

    Olá, meu nome é Luís. Sou católico e tenho 18 anos. Eu já tinha comentado aqui, mas esqueci de me apresentar. Sou um artista plástico iniciante e universitário há 1 ano. Sei um pouco sobre arte cristã, até já fiz algumas releituras de algumas imagens. Vou tentar preparar um estudo sobre ” as imagens de Jesus e da Virgem Maria” retratada pelos primeiros cristãos. não é muito, mas deve ajudar de alguma forma.

    Curtido por 1 pessoa

    • Helen disse:

      Caro Luís,

      Muito obrigada pela visita e bem-vindo de volta!
      Seria um prazer se nos enviásse algum link com imagens do seu trabalho, o blog gostaria de divulgá-lo com prazer.

      Deus abençoe o seu dom e siga firme na fé, uma das tradições mais bonitas da fé Católica é justamente o uso da arte sacra para o ensinamento da fé. Ao longo da história do Cristianismo nem todos tinham acesso à leitura, por isso as imagens sacras se popularizaram tanto, porque contavam-nos Cristos, Seu santo evangelho e fiéis àqueles que não sabiam ler!

      Pax Domini!

      Curtir

  7. Luís disse:

    Um pouco sobre arte paleocristã

    Os primeiros artistas cristãos agiram segundo um espírito análogo. A maioria das obras paleocristãs são datadas por volta do século III. Os primeiros artistas chamados a pintar imagens para lugares cristãos de sepultamento (as catacumbas de Roma) ainda usavam o estilo clássico, para pintar e esculpir o seu Cristo, a Virgem Maria e os apóstolos, o mesmo estilo usado pelos romanos para pintar seus ídolos. Após o Édito de Milão do imperador Constantino, todo o relacionamento com a arte teve necessariamente, que ser reexaminado. A questão mais difícil foi como decorar as basílicas. Com o objetivo de educar os romanos a nova fé, a fé cristã. Talvez fazer estátuas na casa do senhor estaria fora de cogitação. As estátuas dos ícones, das quais os primeiros cristãos estavam acostumados a fazer pareciam demais com as imagens dos ídolos pagãos que a Bíblia condenava. Por uma figura de Deus ou de algum santo dentro das igrejas poderia confundir a mente dos romanos e seria até difícil pra eles compreenderem a mensagem de um Deus uno, onipotente e invisível. porém as imagens eram úteis para educar, tendo em vista que a maior parte da população era analfabeta. O papa Gregório Magno dizia que as imagens eram tão úteis para os iletrados quanto a letra para os que sabiam ler. Dai um novo estilo artístico deveria se dar início. Podemos chegar a conclusão de que a Igreja foi a responsável pelo fim da arte pagã, da produção de ídolos. Mas as formas que os artistas usaram nessa nova tentativa não eram as formas simples da arte primitiva, mas aquelas desenvolvidas da pintura grega. Assim, a arte cristã da Idade Média tornou-se uma curiosa mistura de processos primitivos e métodos refinados.

    Fontes:
    E.H Gombrich, História da arte – Conquistadores do mundo
    Roger Ling, Roman Paiting ( Cambridge U.P., 1991*)

    Curtir

  8. Luís disse:

    Posso mandar conteúdos sobre arte paleocristã?

    Curtir

Seja respeitoso. Não ataque o autor, debata sua idéia. Não use linguagem obscena, profana ou vulgar. Fique no tema do post. Comentários fora do tema original poderão ser excluídos.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s