Sobre o pecado contra o Espírito Santo


1 . O que a Igreja Católica ensina sobre os pecados contra o Espírito Santo?
2 . Mais especificamente, que pecados ofendem ao Espírito Santo?
3 . Onde posso encontrar na Bíblia Sagrada a referência para blasfemar contra o Espírito Santo ?

P. 1. Onde posso encontrar na Bíblia Sagrada a referência à blasfémia contra o Espírito Santo ?

R. Através de seu Catecismo, a Igreja Católica ensina que :

” Quem blasfemar contra o Espírito Santo jamais terá perdão, mas será réu de pecado eterno . ” [ Mc 3:29 ; . . Mt 12:32; . Lc 12:10 ] Não há limites para a misericórdia de Deus, mas qualquer pessoa que deliberadamente se recusa a aceitar sua misericórdia pelo arrependimento rejeita o perdão de seus pecados e a salvação oferecida pelo Espírito Santo. [João Paulo II, DeV 46] Tal dureza do coração pode levar à impenitência final e perda eterna. ”

Retornar ao índice

P. 2. Mais especificamente, que pecados ofendem ao Espírito Santo?
R. Há seis pecados que ofendem ao Espírito Santo. Estes são os seguintes:

(1) Desespero,

” Por desespero , o homem deixa de esperar a sua salvação pessoal de Deus, para ajudar a alcançá-la ou para o perdão de seus pecados. O desespero é contrário à bondade de Deus, à sua justiça –  Porque o Senhor é fiel às suas promessas – e sua misericórdia. ” ( C.C.C. # 2091 )

(2) A presunção da misericórdia de Deus,
“Há dois tipos de presunção: Ou o homem presume em suas próprias capacidades ( na esperança de ser capaz de salvar a si mesmo sem a ajuda do alto ), ou então presume da omnipotência de Deus ou a Sua misericórdia ( esperando obter seu perdão sem conversão e glória sem mérito). ” ( C.C.C. # 2092 )

(3) impugnar a verdade conhecida ,
(Esclarecimento: Por ” impugnar ” a verdade conhecida significa atacá-la por palavras ou argumento, resistir à ela, contradizê-la , ou mesmo se opor à verdade conhecida ou desafiá-la como falsa).

(4) Invejar o bem espiritual de outro,

(Esclarecimento: Em relação aos dons do Espírito Santo, a Primeira Carta de Paulo aos estados do Corintians, ” Todos estes são activados por um único e mesmo Espírito, que distribui a cada um conforme o Espírito Santo escolhe. “Invejar o bem espiritual de outro é questionar o julgamento divino do Espírito Santo em Sua distribuição dos dons espirituais, é estar com ciúmes de uma outra pessoa que tem um dom diferente do que o próprio dom. Através de inveja, se rejeita o dom que ele recebeu do Espírito Santo, determinando em sua própria mente que o dom que recebeu não é bom o suficiente para ele e ele quer o dom de outra pessoa)

(5) A obstinação no pecado,
(Esclarecimento: Ser “obstinado ” significa resistir ao poder santificador do Espírito Santo, ser teimoso, a persistir no pecado, ser inflexível).

(6) Impenitência final,
(Esclarecimento: ” impenitência ” significa não ser contrito, impenitente, endurecido, não convertido, não sentir remorso, vergonha ou arrependimento).

P. 3. Onde posso encontrar na Bíblia Sagrada a referência sobre blasfemar contra o Espírito Santo ?
R. Todos as seguintes passagens fazem referência a esse pecado:

“Se alguém disser alguma palavra contra o Filho do Homem será perdoado, mas se alguém falar contra o Espírito Santo não será perdoado , nem neste mundo nem no mundo vindouro . ” [ Mt . 00:32 ]

“Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo nunca pode ter o perdão , mas será réu de pecado eterno.” [ Mk. 03:29 ]

” E todo aquele que disser uma palavra contra o Filho do Homem será perdoado , mas quem blasfemar contra o Espírito Santo não será perdoado. ” [ Lc . 12:10 ]

Anúncios

Sobre Hellen

Católica militante, expatriada, mãe e arquiteta e estudante de Direito. Quando há tempo, engajada na "missão" de defender a fé católica e evangelizar aos irmãos católicos, especialmente aqueles afastados da Santa Fé . I am an expat architect, law student and Catholic mommy who's taken on blogging. I've doing this for a few years now and I'm totally hooked up. All for the Glory of God!
Esse post foi publicado em Apologética Católica e marcado , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Sobre o pecado contra o Espírito Santo

  1. Ronaldo Sena disse:

    perfeito o texto!

    Curtir

Seja respeitoso. Não ataque o autor, debata sua idéia. Não use linguagem obscena, profana ou vulgar. Fique no tema do post. Comentários fora do tema original poderão ser excluídos.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s