Saiba porque o cânon protestante é deficiente


Em debates, os protestantes sempre insistem no argumento de que alguns dos livros do AT foram  acrescentamos pela Igreja e que o “verdadeiro” cânon seria, na verdade, o protestante com apenas 39 livros. Por que afirmam isso?

Simples, os protestantes alegam seguir o cânon judaico, que supostamente consiste apenas de 39 livros, contudo, eis aqui a mentira – consciente ou não – haja visto que não seria nos supreenderia que a grande maioria dos prostestantes ignore os fatos do debate. O leitor Edmilson explica:

1. Não existe um só grupo Judaico e igualmente a isso “não” existe só um cânon bíblico de 39 livros.

2. Existem vários grupos judaicos, e até grupos com um cânon de apenas 5 livros, por exemplo.

3. E mesmo o cânon judeu de 39 livros bíblicos, tal e qual ao dos protestantes, possui livros diferentes. Ou seja:

a. Os judeus tem o que seria Tanakh (AT), divididos em Torah (pentateuco), Neviim (profetas) e Ketuvim (escritos).

b. Mas tem outro livro sagrado, o Talmude, que é dividido em Mishná e o Guemará

Assim começa a ser desvendo o engano do rebanho separado, ou seja, o rebanho protestante:

A Torah (Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio) e o Talmude (Mishná e o Guemará ), são palavras de Deus e inspiradas.

E os demais livros que os protestantes alegam ser dos Judeus, na verdade o são, mas não são inspirados segundo os judeus, são livros inferiores ao Torah e o Talmude.

Trocando em miúdos.

Os protestantes teriam que aceitar apenas Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio, a torah; e Mishná e o Guemará, o Talmude. E renegar todos os  demais profetas a uma classe de livros “não” inspirados. Sem saber dos fatos, seguem a crer no conto da carochinha, afirmando que seguem o canon de Lutero, o ‘reformador’ e desvendador da verdade….  Uma pena.

Pax Domini!

Anúncios

Sobre Hellen

Católica militante, expatriada, mãe e arquiteta e estudante de Direito. Quando há tempo, engajada na "missão" de defender a fé católica e evangelizar aos irmãos católicos, especialmente aqueles afastados da Santa Fé . I am an expat architect, law student and Catholic mommy who's taken on blogging. I've doing this for a few years now and I'm totally hooked up. All for the Glory of God!
Esse post foi publicado em Apologética Católica, Reforma Protestante - Doutrinas, Verbum Dei e marcado , , . Guardar link permanente.

11 respostas para Saiba porque o cânon protestante é deficiente

  1. EDMILSON disse:

    CONHEÇA MOYSÉS MAGNO
    /
    Os três manuscritos mais célebres da Septuaginta conhecidos são o Vaticano, “Codex Vaticanus” (século IV), o alexandrino, “Codex Alexandrinus” (século V), agora no Museu Britânico, em Londres, e que do Sinai, “Codex Sinaiticus “(século IV), encontrado por Tischendorf no convento de Santa Catarina, no Monte Sinai, em 1844 e 1849, agora parte em Leipzig e em parte de São Petersburgo, que são todos escritos em unciais.

    O “Codex Vaticanus” é o mais puro dos três, que geralmente dá o texto mais antigo, enquanto o “Codex Alexandrinus” empresta muito do texto hexaplar e é alterado de acordo com o texto massorético (o “Codex Vaticanus” é referido por a letra B, o “Codex Alexandrinua” pela letra A, e do “Codex Sinaiticus” pela primeira letra do alfabeto hebraico Aleph ou S). A Biblioteca Nacional de Paris possui também um importante manuscrito palimpsesto da Septuaginta, o “Codex Ephraemirescriptus” (designado pela letra C) e dois manuscritos de menor valor (64 e 114), em cursivas, um pertencente ao décimo ou décimo primeiro século e o outro para o décimo terceiro (Bacuez e Vigouroux, 12th ed., n. 109).
    /
    AÍ:http://www.v-a.com/bible/index.html

    Curtir

  2. EDMILSON disse:

    Olha Moysés eu falei a pouco tempo com um Judeu, e ele me confirmou mais coisas que demonstram que a dita autoridade judaica para escolher os livros do AT não existe, ou seja, os judeus tem livros a mais.

    Eles tem a Zohar, que são livros inspirados também, por que você e os demais protestante não usam também?

    “O Zohar (em hebraico זהר, “esplendor”) é considerado como um dos trabalhos mais importantes da Cabalá, no misticismo judaico. E faz parte dos livros que seriam canônicos para os judeus”.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Zohar

    Zohar – Wikipédia, a enciclopédia livre
    pt.wikipedia.org

    Curtir

  3. EDMILSON disse:

    MOYSÉS MAGNO VOCÊ CONHECE O? O Codex Sinaiticus ( grego : Σιναϊτικός Κώδικας , hebraico : קודקס סינאיטיקוס ; Shelfmarks e referências: London, .. Brit Libr , Manuscritos adicionais 43725; Gregory-Aland n º א[Aleph] ou 01 [ Soden δ 2]) ou “Bíblia Sinai “é um dos quatro grandes códices unciais , uma antiga cópia manuscrita do grego bíblico. [ 1 ] O códice é um tesouro histórico célebre. [ 2 ]

    O códice é um tipo de texto alexandrino manuscrito escrito no século 4 em unciais letras no pergaminho. Bolsa de estudo atual considera o Codex Sinaiticus para ser um dos melhores textos gregos do Novo Testamento , [ 3 ] , juntamente com a do Codex Vaticanus . Até a descoberta por Constantin von Tischendorf do texto Sinaiticus, o Codex Vaticanus era incomparável. [ 4 ]

    O Codex Sinaiticus chamou a atenção de estudiosos, no século 19, no Mosteiro de Santa Catarina , com mais material descoberto nos séculos 20 e 21. Embora partes daCodex estão espalhados em quatro bibliotecas ao redor do mundo, a maior parte do manuscrito hoje reside dentro da Biblioteca Britânica . [ 3 ] [ 5 ] Desde a sua descoberta, o estudo do Codex Sinaiticus provou ser extremamente útil para estudiosos de crítica estudos do texto bíblico.

    Originalmente, o Codex contida toda a ambos os Testamentos. Cerca de metade doAntigo Testamento grego (ou Septuaginta ) sobreviveram, junto com um completo Novo Testamento , mais a epístola de Barnabé , e porções de O Pastor de Hermas .

    /

    http://en.wikipedia.org/wiki/Codex_Sinaiticus

    Curtir

  4. EDMILSON disse:

    MOYSÉS MAGNO NÃO VIAJA MEU AMIGO OLHA ESTAMOS NO SÉCULO 21 SAIBA VOCÊ QUE A BÍBLIA DO NOVO TESTAMENTO PERTENCE A IGREJA CATÓLICA POIS FOI ELA QUE SELECIONOU A BÍBLIA DE ACORDO COM SUA DOUTRINA.
    //
    OLHA MOYSÉS MAGNO A BÍBLIA NÃO VEIO PRONTINHA
    NOTAS EXISTEM MAIS DE MIL MANUSCRITOS E CÂNON BÍBLICO
    QUE PROVA QUE A IGREJA SELECIONOU A BÍBLIA

    /

    ANTIGA LATINA CODEX VERCELLENSIS

    NOTAS:

    Antiga Latina Codex Vercellensis , preservados na biblioteca da catedral, é um roxo vellum codex que normalmente é datada do século IV, e acredita-se ser o mais antigo manuscrito dos Evangelhos latino-velhos.

    /

    Sua designação padrão é “Codex um “(ou 3 no sistema de numeração Beuron).

    /

    A ordem dos evangelhos neste Codex é Mateus, João, Lucas e Marcos, que também é encontrado em alguns outros muito antigos manuscritos “ocidentais”, como o Codex Bezae .

    /

    Em seu texto de Mt 3, antes de V. 16, que inclui uma declaração de que a luz de repente brilhou quando Jesus foi batizado.(Et cum baptizaretur, lúmen ingens circumfulsit de aqua, ita ut omnes qui timerent advenerant) Ele contém os últimos doze versículos do Evangelho de Marcos , mas em uma página de substituição.

    /

    As páginas finais originais após Mc 15:15 foram perdidos, e a páginas substituição recomeça no meio da frase em 16:07 e inclui o texto até o final do versículo 20, mas na versão Vulgata. Considerações de espaço sugerem que é improvável que as páginas originais, não-existentes incluídos versos 9-20, mas esse cálculo (feito por CH Turner em 1928) depende de suposições inverificáveis ​​que apenas quatro páginas foram perdidas, que o escriba não fez acidentalmente ignorar qualquer texto, e que a pessoa que fez a página substituição teve acesso à página perdida que ele substituiu.

    /

    No entanto Turner não explicou por que um escriba iria substituir apenas uma das quatro páginas. É mais provável que a página de substituição foi removido de outro manuscrito de que ela foi feita para inserir no Codex Vercellensis.

    /

    O texto do Codex Vercellensis está relacionada com o texto do Codex Corbeiensis (ff2), uma outra cópia Latin velho (em que Mc 16:9-20 está incluído).

    De acordo com uma tradição respeitável, este códice foi escrito sob a direção do bispo Eusébio de Vercelli.

    /

    Ele contém o Aparelho Euthalian . Foi restaurada e estabilizada no início do século XX. Depois de ter sido utilizado para a tomada de juramento no início da Idade Média, muito do que seja difícil de ler ou mesmo destruído, de modo que estamos frequentemente dependentes dos editores anteriores para conhecimento de seu texto.

    ////

    Características textuais

    Em Mateus 27:9 na sentença cumpriu o que fora dito pelo profeta Jeremias, no Codex omite a palavra Jeremias (Ieremiam), assim como nos manuscritos: Codex Beratinus , Minuscule 33 , Fora de Latin Codex Veronensis (b), sir s , sir p , e policial bo .

    //

    Em Lucas 23:34 ele omite as palavras: “E Jesus disse: Pai, perdoa-lhes, eles não sabem o que fazem.” Esta omissão é apoiada pelos manuscritos do papiro 75 , Sinaiticus um , B , D * , W , Θ , 0124 , 1241, Codex Bezae lat , sir s , cop sa , cop bo .

    .

    Curtir

  5. Moysés Magno disse:

    É falso que todos os dias aparece uma nova denominação.E quem disse que o catolicismo não tem inúmeras divisões se contradizendo? A pseudounidade romanista é um mito para enganar os incautos!

    Curtir

    • Sidnei. disse:

      E quais as inúmeras divisões da Igreja Católica que se contradizem?. Os modernistas, os tradicionalistas, os sede vacantistas, estes são católicos que estão a beira da heresia, e portanto, a beira de caírem fora da Igreja, (salvo os tradicionalistas, que só querem celebrar suas missas do rito tridentino em paz, sem romper com a Igreja e sem querer alterar a doutrina dela) porém o restante, que se emendam com suas ideias malucas, porque se não estão ainda fora da Igreja, estão com um pé dentro e outro fora, mas isto não tem nada haver que haja inúmeras divisões a lá protestante, então senhor Moysés Magno, vai se catar, que aqui se fosse a Helen não deixara mais o senhor entrar para despejar seu roll de besteirol como se fosse a coisa mais verdadeira do mundo.

      Curtir

  6. Moysés Magno disse:

    Vocês denigrem e enganam mas querem respeito?!O Cânon protestante é o correto,baseado no Cânon judaico.O Cânon católico é o alexandrino que o concilio de Trento ordenou a inclusão dos espúrios livros apócrifos daí os 66 livros,tudo sob pena de excomunhão! Deixa de enganar!

    Curtir

  7. Romão Casals disse:

    Os protestantes não sabem o que significa Igreja, rejeitam o magistério e toda a tradição de dois mil anos, cada um diz o que lhe convém, é uma coboiada que ninguém se entende.

    Todos os dias aparece uma nova denominação alegando a legítima interpretação das escrituras, as apreciações por eles conseguidas é do mais bizarro que se pode imaginar.

    Não se compreende que o cânon protestante não inclua os livros da Sabedoria e Eclesiástico, por sinal os mais mencionados em todo o Novo Testamento.

    Curtir

    • Moysés Magno disse:

      Bem se vê que vc não conhece a Bíblia.Os livros mais citados é o de Isaías,inclusive,pelo próprio SENHOR JESUS! Baruque é um apócrifo que desmantela com a idolatria (ver capítulo 6) que corroi a sua seita papalina!É o feitiço contra o feiticeiro.Por falar nisso,o livro de Tobias ensina feitiçaria!

      Curtir

      • Sidnei. disse:

        Moyses Magano, vai lavar sua boca com sabão e um pouco mais de respeito quando entras na casa dos outros para falar mau da família do pessoal desta casa. O livro de Tobias ensina feitiçaria ?,porque?. porque o Anjo Rafael ensina a Tobias a expulsar demônios através da queima do fel de um peixe?, e daí?. JESUS também reconstituiu os olhos de um cego com saliva e lodo em Tg 5,14 há instruções para usar óleo na cura de enfermos; será que por isso estes livros também podemos afirmar que JESUS e São Tiago menor se utilizaram de feitiçaria?. Vê-se bem que o veneno destes protestantes amargos os corroem até a alma e s[o abrem a boca para falar besteira.

        “Baruque é um apócrifo que desmantela com a idolatria (ver capítulo 6) que corroi a sua seita papalina”

        Seita papalina é da senhora sua mãe. Interessante, se a Igreja Católica quisesse esconder a idolatria condenada pela Bíblia de todo mundo ela não teria aceito um cânon que vem com mais livros justamente condenando a idolatria, quanta incoerência isto não?. Um cara que vem vomitar mil impropérios contra a nós católicos e nossa amada Igreja o qual não sabe nem distinguir entre o que é idolatria e o respeito, amor, honra e reverência que temos para com Maria, os Anjos e os Santos e a adoração somente devida a DEUS, não vai entender nunca o porque o livro de Baruq esta no cânion católico, vai rachar uma lenha, seu estupido, e não me venha dizer que estou faltando com respeito que quem aqui entrou chutando o pau da barraca e agredindo todo mundo foi o senhor, então se apruma que aqui o senhor não vai encontrar nenhum católico bocó, mas católicos bem aguerridos que não vão deixar nenhum protestante chupeta querer dar um de bonzão e vomitar tudo o que quer e ir embora para que os outros limpem a sujeira, volta para teu chiqueiro de onde nunca deveria ter saído.

        Curtir

Seja respeitoso. Não ataque o autor, debata sua idéia. Não use linguagem obscena, profana ou vulgar. Fique no tema do post. Comentários fora do tema original poderão ser excluídos.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s