Apologética relâmpago: Como refutar os argumentos protestantes sobre os supostos irmãos de Jesus Cristo


Para defender a idéia de que Maria tenha tido outros filhos os protestantes costumam citar Lucas 2, 7:

 “E deu a luz a seu filho primogênito”.

Contudo, é importante que se considere que a Sagrada Escritura não denota à palavra “primogênito” o mesmo sentido adotado na língua portuguesa em seu contexto moderno. Na verdade, o termo primogênito – derivado do grego “prototokos” – não designa apenas o primeiro filho, ou o primeiro gerado – que literalmente significa protiktos, também do grego – mas sim o primogênito no que se refere à herança real ou ao código de realeza.

Podemos comprovar isto em passagens como o Salmo 89, no versículo 27,  onde Davi, apesar de ser o filho mais jovem, e tampouco ser o primeiro Rei de Israel,  declara que seria nomeado “primogênito” de Israel.

Do mesmo modo, Efraim é também chamado “primogênito” em Jeremias 31, 9, quando sabemos que, na verdade, seu irmão Manassés era o primeiro filho da família – ou primogênito, no sentido vigente da palavra no nosso idioma.

Assim, fica claro que a interpretação equivocada do termo primogênito, não apenas não “des-prova” o  argumento protestante, como demonstra um erro básico de exegeses bíblica por parte daqueles que defendem essa visão.

A arqueologia confirma a conotação bíblica do termo primogênito como a mesma adotado no mundo judeu durante a era do Antigo Testamento para a palavra primogênito. Em 1922 foi descoberta no Egito uma inscrição sepulcral datada de 28-1 do ano 5 a.C, onde lê-se sobre uma mulher falecida ao dar a luz ao seu primeiro filho:

“Durante as dores do parto do meu filho primogênito, o destino levou-me ao fim da minha vida ( Michaelis in TWbNT VI, 827)

Aqui, notamos que a palavra primogênito indica apenas o primeiro a romper o ventre e não denota  de forma alguma a expectativa do  nascimento de outro filho para dar ao já nascido o título de primogênito. Assim, o correto entendimento Bíblico afirma que todo unigênito é também o primogênito, como já afirmado por São Jeronimo.

Leitura relacionada: Jesus tinha irmãos? O que diz a Bíblia?

Anúncios

Sobre Hellen

Católica militante, expatriada, mãe e arquiteta e estudante de Direito. Quando há tempo, engajada na "missão" de defender a fé católica e evangelizar aos irmãos católicos, especialmente aqueles afastados da Santa Fé . I am an expat architect, law student and Catholic mommy who's taken on blogging. I've doing this for a few years now and I'm totally hooked up. All for the Glory of God!
Esse post foi publicado em Apologética Católica, Doutrinas & Dogmas e marcado , , , , . Guardar link permanente.

24 respostas para Apologética relâmpago: Como refutar os argumentos protestantes sobre os supostos irmãos de Jesus Cristo

  1. Renato disse:

    Ainda continuo a acreditar que Maria teve apenas Jesus Cristo.
    E os irmaos Dele,na verdade eram meios irmaos,ou seja eram filhos de Jose gerados com a sua primeira mulher que faleceu.
    Mas posso estar errado…mas sinceramente nao acredito que Maria tivesse tido mais filhos alem de Jesus.

    Curtir

  2. EDMILSON disse:

    ANDERSON SONTEAM SE ESSE BLOG FOSSE MEU VOCÊS PASSARIA UMA VERGONHA TREMENDA POIS NÃO DOU MOLE PARA PROTESTANTE NENHUM REFUTO MOSTRO O ERRO E PEÇO PROVAS.
    //
    A SUA SORTE É QUE A HELEN É DONA DO BLOG AÍ SOBRE MARIA E QUAL QUER OUTRA DOUTRINA DA IGREJA CATÓLICA ENTRA NO MEU FACE E VEM COM ESSAS PAPAGAIADAS
    //
    VOU TI DA AQUI UM SITE DE UM BLOG
    http://macabeuscomunidades.blogspot.com.br/2012/03/protestante-pede-para-cris-macabeus-ser.html

    //
    ENTRA NESSE SITE E VENHA COM ESSAS LOROTAS OK TRAGA TAMBÉM SEUS PASTORES HISTORIADORES PROTESTANTES OK
    //
    SE VOCÊ É METIDO A SER ENTENDEDOR ENTRA NELA
    ///
    AO MAIS VOCÊ É UMA POBRE ALMA FRUSTADA SEM ARGUMENTO COMO TODO PROTESTANTE AGUARDO VOCÊ.

    Curtir

    • sonteam disse:

      Prezado Edmilson!

      Obrigado por responder, contudo, espero que você não tenha ficado zangado comigo, não tive intenção alguma de lhe provocar ou minimizar a honra de sua crença, muito pelo contrário admiro também a fé católica, mas com a liberdade que o Senhor nos concedeu não concordo com tudo no catolicismo, mas amo todos os fraternos irmãos católicos e aprendo muito com eles. Quanto a me chamar de protestante fique à vontade, contudo, você está cometendo um grande equívoco, pois deixei bem claro aqui no Blog, tanto a Helen, quanto a você – respondendo um comentário seu – que não sou protestante e não me associo a nenhuma obra, igreja, ministério ou denominação protestante, contudo, tenho também que afirmar que amo os irmãos protestantes e claro que aprendo com eles também e, muito mais claro, que não concordo em boa parte do que eles pregam.

      Permita-me frisar mais uma vez que minha intenção não era deixá-lo irritado ou nervoso, apenas achei que a Helen oferecia um espaço no Blog para “um expressar livre” de opiniões, e quis deixar a minha. Não tenho ligação nenhuma com pastor, missionário, bispo, e tampouco sou adepto de alguma “teologia”. O que fiz e faço é ter um momento com o Senhor, sentí-lo, tocá-lo, amá-lo, comungar com Ele, pois acredito que esta é a principal essência da vida incriada de Deus em nosso espírito, ou seja, adorá-lo. Vi a Helen comentando alguns posts e achei formidável, até por que aprendi várias coisas neste blog. Mas penso que também que tenho o Espírito Santo e no meu convívio com Deus e sua Escritura, aprendi de uma forma “limpa” sem vícios religiosos os conceitos de Igreja, Salvação, Reino, Recompensa, Disciplina de Deus [Purgatório], Obra, Ministério, Autoridade Espiritual e outras gamas de fontes que o Senhor em sua rica misericórdia nos concede em alguma momento saber. Já compartilhei certas coisas com alguns evangélicos, por exemplo, que acharam o máximo, mas que em contato com o pastor foi obrigado a mudar de opinião.

      É isso Edmilson, aproveito para lhe pedir perdão, e quero muito que Deus te dê Graça.

      Não vou querer discutir o assunto com você, muito mais por respeito a você.

      Que Senhor esteja com você!

      Curtir

  3. EDMILSON disse:

    anderson sonteam disse:

    Olá Edmilson, com todo respeito, não sou protestante; mas se evocarmos as justificativas desta forma, podemos dizer que qualquer irmão que deveria ser irmão de sangue na Bíblia, não é irmão, por que não é possível provar isso.
    //
    É CADA PIADA HELEN ME EMPRESTA SEU BLOG QUE TI PROMETO QUE CALARIA ESSES PIADISTAS COLECIONADORES DE FABULAS.
    //
    O VIBRADOR É TÃO SEM ARGUMENTO QUE POSTA UMA COISA QUE NÃO DISSE ANDERSON PRA SEU GOVERNO PIADISTA ATÉ MESMO LUTERO O PAI DAS SEITAS PROTESTANTES VENERAVA MARIA
    DEIXA DE SER MANÉ VAI NA IGREJA LUTERANA.

    Curtir

  4. EDMILSON disse:

    MARIA MULHER REVESTIDA DE SOL.

    Apocalipse 12

    Apareceu em seguida um grande sinal no céu: uma Mulher revestida do sol, a lua debaixo dos seus pés e na cabeça uma coroa de doze estrelas.
    2. Estava grávida e gritava de dores, sentindo as angústias de dar à luz

    ////////////////////

    Depois apareceu outro sinal no céu: um grande Dragão vermelho, com sete cabeças e dez chifres, e nas cabeças sete coroas.
    Varria com sua cauda uma terça parte das estrelas do céu, e as atirou à terra. Esse Dragão deteve-se diante da Mulher que estava para dar à luz, a fim de que, quando ela desse à luz, lhe devorasse o filho.

    ///

    Ela deu à luz um Filho, um menino, aquele que deve reger todas as nações pagãs com cetro de ferro. Mas seu Filho foi arrebatado para junto de Deus e do seu trono.

    ////////////////////

    Gênesis 3

    15. Porei ódio entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta te ferirá a cabeça, e tu ferirás o calcanhar.

    //

    Nesse texto de gênesis podemos observar exatamente o que eu estou falando, existem duas descendências, uma da Mulher e outra da serpente, sendo que a descendência da Mulher seria perseguida pela descendência da serpente, pois é exatamente isso que acontece em nossos dias, nós Católicos descendentes da (Mulher)

    //

    A primeira característica dessa Mulher é que ela estava revestida do sol e tinha a lua debaixo dos seus pés,

    //

    Neste versículo devemos entender que Deus estava enviando um sinal, podemos observar isso logo no inicio do versículo “Apareceu em seguida um grande sinal”; então Deus estava enviando um sinal com uma Mulher revestida se sol.

    //

    Entenda que biblicamente só existe um texto na Bíblia fora Apocalipse 12 onde Deus também envia um sinal com uma Mulher.

    //

    VEJA:

    Isaias 7

    14. Por isso, o próprio Senhor vos dará um sinal: uma virgem(Maria) conceberá e dará à luz um filho, e o chamará Deus Conosco.(Jesus Cristo)

    //

    NOTE:

    Que no texto de Apocalipse Deus envia um sinal com uma Mulher que daria a luz ao menino e no texto de Isaias 7 Deus também envia o mesmo sinal, uma Mulher virgem que daria a luz ao menino, todos nós Cristãos sabemos exatamente quem é a Mulher que deu a luz ao menino Deus! Essa Mulher se chama a bem aventurada Virgem Maria.

    //

    E mais no texto do Apocalipse diz ainda que essa Mulher estava revestida de sol e tinha a lua debaixo dos seus pés.

    //

    Agora vou mostrar que existe no antigo Testamento um texto que explique isso incontestavelmente.

    //

    VEJA:

    Cântico dos cânticos 6

    9. uma, porém, é a minha pomba, uma só a minha perfeita; ela é a única de sua mãe, a predileta daquela que a deu à luz.

    //

    Ao vê-la, as donzelas proclamam-na bem-aventurada, rainhas e concubinas a louvam.

    //

    E MAIS…
    10. Quem é esta que surge como a aurora, bela como a lua, brilhante como o sol, temível como um exército em ordem de batalha?

    //

    ESSES VERSÍCULOS SÃO IDENTICOS AO APOCALIPSE 12 ISSO É FATO.

    E OUTRA:

    Ainda existe duas observações nesse texto, primeiro que a Mulher bela como a lua e brilhante como o sol era a perfeita escolhida.

    //

    todos nós sabemos quem foi a escolhida “Virgem Maria”;

    //

    Agora a segunda particularidade nesse texto se trata da forma com que Deus proclama essa Mulher“Ao vê-la, as donzelas proclamam-na bem-aventurada”; nessa frase Deus está afirmando que a Mulher bela como a lua e brilhante como o sol segundo o livro dos cânticos e revestida do sol com a lua debaixo dos pés segundo o livro do Apocalipse seria proclamada bem aventurada.

    //

    Saiba que biblicamente só existe uma Mulher que seria proclamada bem aventurada por todas as gerações:

    //

    Lucas 1

    46. E Maria disse: Minha alma glorifica ao Senhor,
    47. meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador,
    48. porque olhou para sua pobre serva. Por isto, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações,

    //

    MEUS IRMÃOS:

    A bem aventurada virgem Maria, bela como a lua e brilhante como o sol, no qual serviu como sinal para vinda do salvador é a mesma Mulher do Apocalipse 12 que também serviu como sinal para vinda do salvador, ela estava revestida do sol e tinha a lua debaixo dos pés.

    //

    E mais saiba que a Mulher revestida do sol tem um significado muito extraordinário,pois Maria carregou em seu ventre a luz do mundo e o sol nascente.

    //

    Lucas 1

    78. Graças à ternura e misericórdia de nosso Deus, que nos vai trazer do alto a visita do Sol nascente,

    //

    João 8

    12. Falou-lhes outra vez Jesus: Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.

    //

    COMO EU ME ORGULHO DE SER CATÓLICO MARIA INTERCEDA POR TODOS NÓS AQUI NA TERRA.
    https://www.facebook.com/edmilsoncatolico

    Curtir

  5. EDMILSON disse:

    MARIA É A MULHER DO LIVRO DO APOCALIPSE .

    //

    Lucas 1:42-43: e exclamou em alta voz: “Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto do teu ventre! 43 E donde me é concedido, que a mãe do meu Senhor venha me visitar?.

    //

    Agora note que em Lucas 1, o termo ‘Senhor’ é usado e cada vez que o termo é usado, ele fala de Deus.)

    E mais não só Jesus é Deus e, portanto, Maria é a mãe de Deus, mas a Bíblia ensina explicitamente que Maria é a Mãe de Deus, como afirma em Lucas 1:43.

    //

    Vou mostrar que Maria é a mãe dos cristãos e isso não é especulação, mas um fato bíblico direto.

    //

    Há muitos católicos que usam João 19:25-27, como prova de que Maria é a Mãe dos cristãos, e ver em João como aquele que leva Maria para a sua casa, como representando todos os cristãos que tomam Maria como sua mãe.

    //

    Mais eu vou mostra que Maria é a mãe de todos os cristãos.

    Maria é a mulher de Apocalipse 12, ela é a mãe de todos os cristãos.

    Primeiro, dê um olhar para a própria passagem, Rev. 12:1-17.

    VEJA:

    1 E um grande sinal apareceu no céu, uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos seus pés e na cabeça uma coroa de doze estrelas; 2 ela estava grávida e gritava em dores de parto após o nascimento, na angústia para a entrega. 3 Apareceu então outro sinal no céu: eis um grande dragão vermelho, com sete cabeças e dez chifres e sete diademas sobre as suas cabeças. 4 Sua cauda arrastou um terço das estrelas do céu, e lançou-as sobre a terra.

    //

    E o dragão parou diante da mulher que estava prestes a ter um filho, para que pudesse devorar o filho que estava para nascer, 5, ela deu à luz um filho homem, aquele que há de reger todas as nações com vara de ferro, mas seu filho foi arrebatado para Deus e para o seu trono, 6 e a mulher fugiu para o deserto, onde já tinha lugar preparado por Deus, em que para ser alimentada por 1.260 dias.

    //

    7 Agora guerra surgiu no céu: Miguel e seus anjos lutando contra o dragão, e o dragão e os seus anjos batalhavam, 8 mas foram derrotados e não houve mais lugar para eles no céu. 9 E o grande dragão foi precipitado, a antiga serpente, que se chama o Diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo – ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele.

    //

    10 E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: “Agora, a salvação, o poder, e o reino do nosso Deus e a autoridade do seu Cristo, porque já o acusador de nossos irmãos foi jogado para baixo, que os acusa de dia e noite diante do nosso Deus.

    //

    11 E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho, pois eles não amaram as suas vidas até a morte. 12 Alegrai-vos, pois, ó céus, e você que nele habitam! Mas ai tu, ó terra e do mar, porque o diabo desceu a vós com grande ira, porque ele sabe que seu tempo é curto! ” 13 E, quando o dragão viu que tinha sido atirado para a terra, perseguiu a mulher que dera à luz o filho varão. 14 Mas a mulher recebeu as duas asas da grande águia, para que voasse de a serpente no deserto, para o lugar onde ela deve ser sustentada por um tempo, e tempos, e metade de um tempo.

    //

    15 A serpente derramou água como um rio da sua boca, atrás da mulher, para arrastá-la com o dilúvio. 16 Mas a terra veio a ajuda de uma mulher, e a terra abriu a boca e engoliu o rio que o dragão tinha derramado de sua boca. 17 Então o dragão estava zangado com a mulher, e foi fazer guerra ao resto de sua descendência, aos que guardam os mandamentos de Deus e prestar testemunho de Jesus. Ele estava na areia do mar.

    //

    Note que, no final da passagem, vemos que o diabo faz guerra com aqueles que guardam os mandamentos de Deus e presta testemunho de Jesus. Estes são todos os cristãos, como cristãos, são os que dão testemunho de Jesus e guardar os mandamentos de Deus (1 João 2:3-4, Jo. 14:15, 15:10, 1 Coríntios.

    7:19).

    //

    O apóstolo, o autor do Livro do Apocalipse está falando dos cristãos, pois eles são os que dão testemunho de Jesus.

    //

    No entanto, a descendência desses cristãos são: filhos da mulher de Apocalipse 12. Pois é mais do que certo que Maria é a única “mulher” do Apocalipse,

    //

    Vemos que essa mulher, ela tem grande autoridade. Ela é coroado com símbolos de autoridade com ‘uma coroa de doze estrelas “.

    //

    No entanto, a parte principal de que é a “mulher” é, a parte que dá à luz o filho (v. 2). Quem é o Filho? O Filho, que ela dar à luz no é aquele que governa a terra, com uma vara de ferro. Esta é uma clara referência ao Salmo 2.

    //

    No Salmo 2, Deus diz, v.7, “Tu és meu filho, hoje te gerei.” No Novo Testamento, esta é aplicada a Jesus (Hb 1:5, por exemplo).

    //

    No Salmo 02:09 diz que este filho vai “governá-los (ou break) com uma vara de ferro.” Em Apocalipse 19:13-15, esta frase de governar com uma vara de ferro é aplicada especificamente para ‘o Verbo de Deus “.

    //

    Agora na teologia joanina, esta frase é uma referência direta a Jesus. Assim, este filho é Jesus. Agora, a mulher de Apocalipse 12 é aquele que dá a luz a Jesus isso é mais do que claro pois nem mesmo Lutero o pai do Protestantismo negou.

    //

    Agora, quem deu a luz a Jesus? A bíblia mostra claramente que a única pessoa que dá a luz a Jesus é Maria.

    //

    Uma vez que a ênfase é duas vezes sobre a mulher que dá à luz (vv. 2 e 5), e do Filho é Jesus, o candidato mais óbvio para a “mulher” de Apocalipse 12 é Maria.

    //

    E outra Maria é a mulher é a única pessoa a dar à luz a Jesus. No entanto, vamos olhar para uma objeção que alguns protestantes usará para dizer que Maria não é a mulher ou pelo menos não uma “mulher” de Apocalipse 12.

    //

    Em Apocalipse 12:2, a “mulher” é aquele que dá à luz a criança. No verso 5, a “mulher” novamente é conhecido como aquele que traz uma criança do sexo masculino que vai governar.

    //

    Agora, quem tem a palavra da Bíblia é a mulher que dá à luz uma criança do sexo masculino? Em Isaías 07:14, há uma profecia de uma virgem (ou como diz o RSV, um jovem ‘mulher’), que vai dar à luz a uma criança.

    //

    Isso, é claro, é uma profecia sobre a virgindade da mulher. A mulher passa a ser Maria, e não Israel. Em Mateus 01:25 – 02:01 e Lucas 02:05, vemos que ela é Maria, que dá à luz o Filho.

    //

    E mais um olhar sobre as Escrituras, ambos no Novo e Velho Testamento nenhum protestante vai encontrar uma única referência a Israel, quer ser uma ‘mulher’, ou dar à luz o Messias.

    //

    13 Agora, quando eles se retirado, eis que um anjo do Senhor apareceu a José em um sonho e disse: “Levanta-te, toma o menino e sua mãe, e foge para o Egito e fica lá até que eu te dizer, porque Herodes está prestes a procurar o menino para o matar “. 14 E levantou-se e tomou o menino e sua mãe, de noite, e partiu para o Egito

    //

    De fato, há algo na vida de Maria, que teve sua fuga. Herodes queria destruir todas as crianças, com a finalidade de destruir aquele que seria o Messias (Mt. 2:16-17). Ela fugiu com José para escapar da ira do rei Herodes, com base no que o anjo diz a José através de um sonho.

    //

    Assim, na verdade, havia algo na vida de Maria, que coincide com Apocalipse 12. Em Apocalipse 12, o dragão, ou Satanás, tentou destruir o menino Jesus quando ele se tornou nascido (Ap 12:2-5). Eles fugiram e permaneceu no Egito (ou deserto) até que o rei Herodes morreu e tornou-se seguro para voltar para Israel. Isto coincide com os acontecimentos como os encontrados em Mateus.

    //

    Vemos tanto em Apocalipse 12:02 e 5 o comentário sobre a mulher que dá à luz o Filho. João está falando de Jesus. Jesus nasceu anos antes de João quando escreveu Apocalipse 12.

    //

    Jesus ascensão ao céu (como mencionado no versículo 5) não é um evento futuro escatológico. Ele já aconteceu. Ambos afirmam que v. 5 está falando sobre a ascensão de Jesus. Assim, pelo menos essas seções importantes do Apocalipse 12 (onde especificamente a mulher é mencionado) implicam eventos que já aconteceram. e encaixa perfeitamente aos acontecimentos da vida de Maria, como os eventos falado nos versículos 2-5 que falam de eventos passados.

    //

    Note que o apóstolo João nos dá a identificação daqueles de que fala em Apocalipse 12. O “Filho” é ele quem vai reger todas as nações (Ap 12:2-5), E que nasceu de uma mulher. João fala também de um dragão que está a procura para destruir uma criança e vai para a guerra contra os anjos de Deus (vv. 3-4, 7-9).

    //

    O apóstolo João identifica diretamente o que está em guerra com a criança do sexo masculino que passa a ser Jesus, e a mulher, e Miguel e os anjos, como o Diabo, e Satanás, que é o enganador de todo o mundo. Assim, o dragão é um indivíduo, e não uma entidade coletiva.

    //

    Além disso, vemos que aqueles que estão lutando contra o dragão são Miguel e os anjos. O Arcanjo Miguel é um indivíduo, e não uma entidade coletiva. E mais note que o apóstolo João identifica Miguel como um indivíduo, e não uma entidade coletiva.

    //

    É mais do que certo que a única mulher que se encaixa na descrição de uma mulher que foi a mãe da criança que iria governar as nações? É Maria. A passagem do livro do Apocalipse 12 é uma grande referência a Maria,

    //

    O Senhor Deus disse à serpente: “Porque fizeste isto, maldita serás tu dentre todos os animais domésticos, e acima de todos os animais selvagens, em cima de sua barriga você deve ir, e pó comerás todos os dias da sua vida 15. I Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a sua descendência; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. ” 16 E à mulher disse: “Multiplicarei grandemente a tua dor no parto, na dor darás à luz filhos, mas o seu desejo será para o teu marido, e ele te dominará.”

    //

    Antes de abordar a tarefa de identificar quem é esta mulher de Gênesis 3:15 é, vamos olhar para as semelhanças entre Gênesis 3, que fala de uma “mulher”, e Apocalipse 12, que também fala de uma “mulher”. Quando se fala em Apocalipse 12

    //

    Vamos ao início da passagem que ecoa a profecia de Is. 07:14 tomado por Miquéias 5:1-2. Como o almah de Isaías, a mulher do Apocalipse é um sinal (semeion ).

    //

    Mas aqui ela aparece em seu triunfo, a lua “debaixo de seus pés” parece indicar que ela é levantada acima da vicissitude de que este planeta em constante mutação é o símbolo.

    //

    Tal como acontece com Maria Jo 19:25-27 esse personagem celestial é repetidamente designado pela palavra “mulher” (Ap 12:1, 4, 12, 13-17). Tal como acontece com Maria, que é levado para ser a Mãe de Cristo e mãe dos discípulos de Cristo, que são chamados de “o resto de seus filhos” (Ap 12-17).

    //

    Este último termo é um eco de Gn. 3:14-15, onde também a serpente (Apoc. 00:09 e 14) está em guerra contra a “mulher” e “seus descendentes”. Gênesis 3:14-15

    //

    1) Deus disse para a serpente …

    2) /

    Apocalipse. 12:09

    /

    O grande dragão, a serpente primordial conhecido como o Diabo e Satanás …

    /

    Gênesis 3:15

    2) Eu vou fazer você inimigos um do outro: você e a mulher

    Rev. 12:13-14

    /

    Surgiu em busca da mulher … mas ela foi dado um enorme par de asas de águia para voar para longe da serpente no deserto.

    Gênesis 3:15

    //

    3) a tua descendência e a sua descendência.

    Apocalipse 12:17

    //

    O dragão irou-se contra a mulher e foi fazer guerra ao resto de seus filhos (ou descendentes), isto é, todos os que obedecem aos mandamentos e dá testemunho de Deus por Jesus.

    //

    Agora um outro paralelo entre Gênesis 3 e Apocalipse 12

    Gênesis 3:15

    4) Esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.

    Rev. 12:05, 11

    //

    A semente da mulher, que passa a ser Jesus, sobe ao céu, e o diabo é derrotado, e é pelo seu sangue (chamado de sangue do Cordeiro), através do qual ele esmaga o dragão.

    //

    Note aqui que os paralelos são óbvios. Primeiro, o diabo é falado tanto em Apocalipse e Genesis. O diabo está intrinsecamente envolvidos em ambas as passagens em guerra tanto com o filho e a mulher.

    //

    O Diabo está em guerra tanto com a mulher de Gênesis 3:15, e a mulher em Apocalipse 12, que deu à luz um Filho, que será vitorioso em ambas as passagens.

    //

    O diabo será derrotado tanto como profetizado em Gênesis 3, e cumpriu em Apocalipse 12. Nesta vitória, a ‘mulher’ é o centro de ambas as passagens.

    //

    NOTE:

    Que desde Gênesis 3 e Apocalipse 12 é, sem dúvida, ligado, a pessoa da mulher, que é uma figura central em ambas as passagens.

    //

    É óbvio que, se isso (Gênesis 3:15) é uma profecia sobre Jesus, e isso é chamado de “Proto-evangelho”, aquele cuja semente Jesus veio foi a sua Mãe Maria.

    //

    A mulher falada de quem vai estar em guerra com o diabo, seria Maria. Isso se encaixa novamente em Apocalipse 12, onde a mulher está em guerra com o diabo.

    //

    Os seguidores de Lutero não fazem nada mais do que aprofundar e esclarecer a exegese do reformador alemão. A semente da mulher é Cristo, e somente Cristo. Na frase é indicada “a semente da mulher ao nascimento virginal de Cristo de Maria, uma promessa confirmada por Isaías 7:14 “(S. Virgulin” Ricerche su Genesi 3, 15 dal 1970 al 1977 “, Marianum 40 [ 1978]:. 28-29

    //

    Conclusão: Maria é nossa Mãe
    via Apocalipse 12

    Quem é a mulher de Apocalipse 12? Quem é chamado de Mulher na Bíblia?

    //

    Sempre que Jesus se refere à sua mãe, o que ele chama? Mulher. Ele chama sua mulher na época de seu primeiro milagre em Caná João 2:4.

    //

    Ele a chama de Mulher , eis o teu filho, quando se refere a João (João 19:27).

    //

    Paulo chama-lhe a mulher em Gal. 04:04 o significado primário da Mulher do Rev. 12 é Maria!

    a mulher de Gênesis 3:15, e a mulher de Apocalipse 12. Há uma mulher que está em inimizade com o Diabo em ambas as passagens. Satanás está em guerra com Jesus em ambas as passagens, e a mulher é uma parte central em ambas as passagens.

    //

    Na passagem de Gênesis há uma promessa da vitória que mostra que ele cumpriu em Apocalipse 12. É evidente que a “mulher” de Gênesis 3:15 e Apocalipse 12 são a mesma mulher.

    //

    O único que se encaixa no projeto em ambas as passagens é Maria. Em Gênesis 3, vimos a possibilidade de Eva, que está sendo destruído pela evidência interna. Genesis 3 pontos não só a Jesus, mas também a Maria, como até mesmo reconhecido pelos “reformadores”. Martin Luther escreve em referência ao Gênesis 3:15 passagem:

    Cristo é só para ser adorado? Ou é a Santa Mãe de Deus, em vez de não ser honrado? Esta é a mulher que esmagou a cabeça da serpente. Ouve-nos. Para o seu Filho nega nada.

    //

    A Escritura é bastante claro que quem dá à luz o Messias é Maria. A interpretação mais natural de Apocalipse 12, é que a “mulher” que dá à luz o Messias, é na verdade a “mulher” que dá à luz o Messias: Isso é Maria.

    //

    Nós olhamos Apocalipse 12 e olhou para quem tem mais chances de ser identificada como a “mulher” de Apocalipse 12.

    //

    A “mulher” é aquela que dá à luz o Filho, que governa sobre a terra. A mulher está vestida com o sol e a lua é colocado sob seus pés e ela é coroada com doze estrelas. Todos os outros personagens na cena de Apocalipse 12 são os indivíduos.

    //

    Jesus é o Filho que governa. Migueel é identificado. Satanás é identificado. Assim, de modo a ser coerente com a interpretação da única forma que pode ser assim é por ter essa pessoa identificada como um indivíduo.

    //

    A única pessoa que é um indivíduo, que é também a Mãe do Messias, é Maria, a Mãe de Jesus. Maria é a “mulher” de Apocalipse 12,

    //

    No testemunho apostólico, há apenas duas referências a ela. Paulo falou da semente nascido de mulher (Gl 4:04),

    //

    E João contou a mulher vestida com o sol que dera à luz o varão (Ap 12:1). Ambos retratam o nascimento de Cristo.

    //

    Primeiro, o termo “mulher” é expressamente vinculada no texto para passagens do Antigo e do Novo Testamento, onde Maria está presente e atua como protagonista. Esse é o texto profético de Gênesis 3:15, onde o ‘Woman’ , com seu filho, é o inimigo triunfante da serpente, sedutor de nossos primeiros pais.

    //

    Em Gal. 04:04, a “Mulher” – Maria é a origem humana do Verbo feito carne. Em Caná da Galiléia, Maria é a “mulher” de quem prepara o caminho para a manifestação pública do Messias-Salvador, persuadir Jesus a trabalhar o primeiro dos seus “sinais” (Jo 2:1-11):

    //

    Ao pé da Cruz , na consumação da missão salvífica universal, Maria está presente como a ‘Mulher’ associado com Cristo, proclamada por Jesus como a mãe de João, que representa a humanidade redimida. Finalmente, no texto do Rev. 12, o mesmo ‘Woman’ , recapitula e conclui o plano salvífico de Deus já previu no alvorecer da humanidade, em Gênesis 3:15.

    //

    Agora vamos voltar para o final de Apocalipse 12:

    O dragão estava zangado com a mulher, e foi fazer guerra ao resto de sua descendência, aos que guardam os mandamentos de Deus e prestar testemunho de Jesus.

    //

    Ele estava na areia do mar.

    Agora vimos que a mulher de Apocalipse 12 é Maria. Na passagem acima, onde a mulher está lutando com o dragão, ou Satanás, ela tem alguns filhos que estão em guerra com o diabo. Quem são seus filhos? Todos aqueles que guardam os mandamentos de Deus e prestar testemunho de Jesus.

    //

    Assim, vemos que os cristãos que dão testemunho de Jesus tem esta mulher, ou Maria como sua mãe. Este estudo mostrou que o Apocalipse 12 tem Maria como a mãe, e esta passagem de Apocalipse 12 indica que os cristãos que dão testemunho de Jesus, também são filhos de Maria.

    //

    Deus não nos deu uma família mono parental. Ele nos dá sua mãe como Maria. Obviamente, estes são os seguidores de Cristo, e não filhos físicos de Maria. Assim como Jesus, chamada Maria, mãe de João (Jo 19:27), todos os que o seguem, são seus filhos, através de Apocalipse 12:17.

    //

    Além disso, quando vemos que é Maria, que é a mulher que tem as 12 coroas, temos uma base perfeitamente bíblica para chamá-la de mãe, a rainha. O fato de que existem mães Rainha falsos que podem ser referenciados no Antigo Testamento não acaba com seu título e Apocalipse mais do que o fato de que existem falsos messias acabar com o fato de que há um Messias real! ! Assim, aqueles que dão testemunho de Jesus, também Maria, sua mãe. Essa é a verdade bíblica clara.

    //

    ISSO É INCONTESTÁVEL.
    //
    DEIXO AQUI EM BAIXO MEU FACE PARTICULAR PARA AQUELES QUE DESEJAM APRENDER A PATRÍSTICA E COMO REFUTAR PROTESTANTES
    https://www.facebook.com/edmilsoncatolico

    Curtir

  6. EDMILSON disse:

    RESPOSTA AOS HEREGES

    .

    Resposta à uma Paginazinha Heréticamente-Infecta que só diferencia do Câncer pq o Câncer evolui e ela não.

    O infame protestante cita a frase de São Paulo em Rm 3,23 (“todos pecaram”) insinuando esta, ser também aplicável à Santíssima Virgem, que teria assim pecado.

    PRIMEIRO QUE os Hereges não sabem que o mesmo Apóstolo, na mesma Epístola, refere-se aos que NÃO pecaram. ( Rm 5,14)

    SEGUNDO: Se assim fosse, Nosso Senhor Jesus Cristo também teria pecado?, afinal TODOS, significa TODOS.

    Muitos exemplos podemos encontrar nas Sagradas Escrituras ( solenemente desconhecida dos Hereges) do uso desta expressão generalizante (“todos pecaram”) sem que seja realmente todos, sem exceção:

    Em Mt 4,24, diz-se que “trouxeram-Lhe todos os que tinham algum mal”, mas dificilmente todos os doentes da Síria teriam ido à Galiléia, passando por montanhas e desertos;

    Em Jo 12,19, diz-se que “todo o mundo vai após” Jesus;

    Será que realmente todas as pessoas, sem exceção, O seguem? Quem dera!

    Do mesmo modo, em Mt 3,5-6, vemos que a gente de “toda a Judéia e toda a terra dos arredores do Jordão” ia ser batizada por São João Batista;

    Será que todos, inclusive Herodes, Rei da Judéia, que depois o mandou matar, todos os fariseus e saduceus, todos, sem exceção, foram ser batizados por São João?

    Será que “todo o povo” (Mt 27,25), sem exceção, assumiu a responsabilidade da morte de Cristo?

    Será que “todo o povo” que morava perto do mar (Mc 2,13) ou que vivia na Cesaréia de Filipe (Mc 9,14) foi ouvir a Cristo, sem ficar nem unzinho em casa?

    Dificilmente.

    Assim, além da exceção já evidente de Cristo na expressão generalizante usada por São Paulo em Rm 3,23 (“todos pecaram”), vemos que o uso desta palavra para significar “a maioria”, ou “quase todos”, não é restrito de modo algum a esta frase.

    Viram como um língua de víbora pode confundir os seguidores de Cristo?

    O que podemos dizer então, senão o que disse o Anjo a Nossa Senhora?

    “Ave Maria, CHEIA DE GRAÇA, o Senhor é convosco; bendita sois vós entre as mulheres…”

    Curtir

  7. Pingback: Como refutar o argumento protestantes sobre os supostos irmãos de Jesus Cristo | Grupo de Oração São José 1

  8. giovannipinto disse:

    Muito bom o conteúdo deste Blog! Dê também uma conferida em nosso conteúdo sobre a vida e obra de Jesus Cristo; http://blogdogigio.com/o-escandalo-da-cruz-de-cristo/

    Curtir

  9. EDMILSON disse:

    A palavra: “irmãos” … aparece mais de 530 vezes na Bíblia.
    //
    A palavra Irmão” …. aparece mais de 350 vezes.
    //
    A palavra irmãos … aparece apenas uma vez, em Números 36:11.
    //
    A palavra Irmã….. aparece mais de 100 vezes.
    //
    ‘E a palavra Irmãs…. aparece mais de 15 vezes na bíblia.
    //
    Eu gostaria que algum protestante viesse para explicar ou mesmo para quem acredita que Maria teve “outros filhos”, simplesmente porque a Bíblia usa a palavra “irmãos” em vários versos.
    //
    1 Crônicas 23:22:
    ” E morreu Eleazar, e não teve filhos, mas filhas : e seus irmãos, os filhos de Kish levaram . ”
    Por favor, explique como as filhas de Eleazar foram levados por seus irmãos de sangue quando Eleazar não teve filhos?
    //
    UM OUTRO PEQUENO EXEMPLO

    Se você ler Gênesis 29:15: “E Labão disse a Jacó: Porque tu és meu irmão no começo você acha que Jacó e Labão eram irmãos de sangue.
    //
    Agora compare Gn 29:5, “.. sabe a Labão, filho de Naor …” Compare Gen 25:21-26, e você vai ver Jacob era o filho de Isaac e Rebeca.
    //
    Labão era o filho de Naor. Eles não eram irmãos de sangue, mas concidadãos. Cristo diz à multidão e os seus discípulos em Mt 23,1-8: “E todos vós sois irmãos.”Ele quis dizer que eles eram todos irmãos de sangue? Claro que não.
    //
    Em 1Cor 15:06, Jesus apareceu a quinhentos “irmãos” de uma só vez. Poderia tudo isso ser irmãos de sangue? Dificilmente.
    //
    Então lá Pedro está falando antes de cento e vinte irmãos em Atos 1:15-16. 1Cr 26:30 nos diz que Hasabias tinha setecentos “irmãos”. Como é que a sua mãe nunca realizar essa façanha?
    //
    AGORA AQUI NOTE QUE…
    Paulo fala de um ‘chamado de irmão “em 1Cor 5:11 e 1 Coríntios 8:11-13. IRMÃOS Paulo pede “, rogai por nós. Saudai a todos os irmãos com ósculo santo “, em 1Ts 5,25-26.
    //
    SIMON é o cananeu Mc 3,18, também chamado de o “zelote” (Zelo’tes), Mt 10:04, Lc 06:15,
    /
    Atos 01:13. Note aqui que Judas, que foi o autor da Epístola de Judas, e diz que é irmão de Tiago em Judas 1:01.
    //
    E mais.. Judas também foi chamado de “Tadeu” em Mt 10:03 e em Mc 3,18. Esta foi para o distingui-lo de Judas Iscariotes.
    /
    Lc 6:16 distingue mais os dois, dizendo: “E Judas (Judas), o irmão de Tiago, e Judas Iscariotes, que foi o traidor.”
    //
    Veja mas refutações:
    Jo 19,26-27: “Quando Jesus viu sua mãe, e que o discípulo a quem ele amava …” O discípulo era João, o autor do Evangelho de João. “Então disse ao discípulo: Eis aí tua mãe.”
    foi John um filho de Maria e irmão de sangue de Jesus?
    Claro que não
    //
    Agora leia os seguintes versículos para ver …
    Mc 1:19, “… Ele viu Tiago, filho de Zebedeu, e JOÃO, seu irmão.”
    //
    Mc 3,17: “E Tiago, filho de Zebedeu, e JOÃO, irmão de Tiago.”
    //
    Agora note e veja: Que em nenhuma dessas passagens é dito que Jesus viu um irmão de sangue ou até mesmo os reconheceu como os homens que ele conhecia.
    //

    E MAIS VEJA ESSE VERSÍCULO

    Mt 27:56, “Entre as quais estavam Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago (o menor) e Jose (Jose), e a mãe dos filhos de Zebedeu.”
    //
    SÓ AQUI PROVA QUE É DOENÇA MENTAL E UM ANALFABETISMO BÍBLICO MUITO GRANDE AFIRMAR QUE TIAGO E JOSÉ SEREM FILHO DE MARIA.

    MAIS VOU ADIANTE VAMOS LÁ:

    Mt 20:20: “Então, a mãe dos filhos de Zebedeu, aproximaram-se dele, com seus filhos …”
    //
    Mc 15,40: “… entre elas Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago o Menor e de José, e Salomé (a mãe dos filhos de Zebedeu)”.
    //
    E MAIS…
    Lc 24:10: “Foi Maria Madalena … e Maria (” a outra Maria “) a mãe de Tiago (o menor) …”
    //
    Agora veja:
    Uma comparação entre Mt 27,56 e Mc 15,40, que claramente mostra que Zebedeu tinha uma esposa cujo nome era Salomé.
    //
    Ela é chamada de “mãe dos filhos de Zebedeu” em Mt 27,56 e Salomé em Mc 15,40. Eles tiveram dois filhos, João e Tiago, Mc 03:17. João ao pé da cruz, a quem Jesus deu a Sua mãe, não era filho de Maria, a mãe de Jesus, mas de Zebedeu e Salomé.
    ISSO É CLARO E NÍTIDO.
    //
    E mais a própria bíblia diz sobre honrar pai e mãe veja:
    //
    E outra Jesus entregaria a sua mãe aos filhos e assim estaria de acordo com a própria bíblia.

    /
    Agora note que se realmente Jesus tevesse irmãos de sangue, por que então Ele não dar a sua mãe para eles? Pois para quem não sabe? A lei judaica teria exigido isso …
    //
    VEJA:
    GENEALOGIA:
    ________________________________________
    — Zebedeu —— Mt 04:21, Mc 01:19, Mc 03:17 —————-
    +> —— Gerou ——– James e John ————————-
    — Salomé ———— Mt 27:56, Mc 15:40 ——————–
    ________________________________________
    //
    — Cleophas-(Alfeu) – Mt 10:2-3, Jo 19:25, Atos 01:13 ——
    +> —— Gerou —— Tiago (o menor), Joseph (José), e Jude ———
    — Maria —- outra Maria, Mt 27:56,61, 28:1, Jo 19:25 ——
    ________________________________________
    //
    — O ESPÍRITO SANTO —— Lc 01:35-38 ———————-
    +> —— Gerou —— JESUS CRISTO ——————–
    — Mary ——————— Lc 01:30-38 ——————- —-
    ________________________________________
    //
    Esta “Genealogia” mostra quem são os verdadeiros pais do “irmãos” em Marcos 06:03 e Mateus 13:55, ,
    e faz com que a palavra “irmão” um não-argumento.
    //
    “Cristo … era o único filho de Maria,” Agora irmãos “significa realmente ‘primos’ aqui, pois a Sagrada Escritura e os judeus sempre chamam primos irmãos”.
    ________________________________________
    ESSA PEGUENA REFUTAÇÃO ALEXB QUE TI FAÇO E TI DESAFIO FOI USADA COM UMA BÍBLIA PROTESTANTE NA QUAL VOCÊS DAS SEITAS PROTESTANTES ARRANCARAM DE VOCÊS
    O NOME DELA É
    Nome: King James Version of the Bible
    Abreviação: KJV
    Publicação daBíblia completa:
    1611

    Base textual: Texto Massorético AT,Textus Receptus NT

    ///////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
    AGORA ALEXB VOU USAR A BÍBLIA CATÓLICA PARA TI DESMASCAR MAS UMA VEZ VAMOS LÁ:

    VEJA COMO VOCÊ É TÃO FÁCILMENTE DESMASCARADO ALEXB FILHO DE LUTERO.
    //

    Note que Judas (tadeu) “irmão” de Jesus era irmão de Tiago, como ele mesmo diz:
    VEJA:
    “Judas, servo de Jesus Cristo e irmão de Tiago,…” (Judas 1,1)
    //
    Judas era também conhecido como Judas Tadeu, assim se ele é irmão de Tiago Menor,ele é também filho de Alfeu:
    //
    “Filipe e Bartolomeu. Tomé e Mateus, o publicano. Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu.” (Mateus 10, 3)
    //
    EU ME PERGUNTO? É UM ANALFABETISMO BÍBLICO MUITO GRANDE NO MEIO DAS SEITAS PROTESTANTES AO AFIRMAR QUE MARIA TEVE FILHOS!
    //
    PRA QUEM NÃO SABE A IGREJA DEIXOU DE FORA DO CÂNON BÍBLICO MAS DE 5 EVANGELHOS DE TIAGO, MARCOS , LUCAS ETC… QUEM TESTIFICAM QUE MARIA PERMANECEU SEMPRE VIRGEM.
    //
    É CLARISSÍMO A PRÓPRIA BÍBLIA AFIRMA QUE…
    Tanto Tiago quando Judas eram todos filhos de Alfeu (Cleófas), portanto primos de Jesus isso é nítido.
    //
    E OUTRA A BÍBLIA TAMBÉM AFIRMA QUE…
    José também é filho de Maria de Cleófas a mesma mãe de Tiago:
    VEJA:
    “Havia ali também algumas mulheres que de longe olhavam; tinham seguido Jesus desde a Galiléia para o servir. Entre elas se achavam Maria Madalena e Maria, mãe de Tiago e de José, e a mãe dos filhos de Zebedeu.” (Mat 27, 55-56)
    //
    Mais uma vez José é filho de Maria de Cleófas e irmão de Tiago (o suposto irmão carnal de Jesus).
    //
    NÃO RESTA DÚVIDAS

    Simão

    Tiago, José e Judas são todos filhos de Cleófas (Alfeu), a dedução lógica é que ele também é filho de Cleófas.
    AQUI FICA CLARO QUE…
    Todos os supostos “irmãos” de Jesus, são na realidade filhos do Tio dele,
    //
    AGORA ALEXB VOCÊ É PROTESTANTE DE 50 MIL SEITAS
    VOCÊS SÃO DIVIDIDOS E NÃO POSSUEM DOUTRINA VERDADEIRAS E NÃO POSSUEM TRADIÇÃO E POR ISSO USA A FARSA DA SOLA SCRIPTURA USANDO A BÍBLIA QUE A IGREJA CATÓLICA SELECIONOU DE ACORDO COM A SUA DOUTRINA.
    //
    VOCÊ É UM POBRE LEIGO ALEXB NÃO CONHECE PATRÍSTICA A ÚNICA COISA QUE VOCÊ CONHECE SÃO FABULAS INVENTADAS POR SEUS PASTORES DE FUNDO DE QUINTAL
    //
    VEJA O VERDADEIRA SENTIDO SOBRE AS PALAVRAS “IRMÃO” E “PRIMO”, SEGUNDO O GREGO E O HEBRAICO.
    QUE É TESTIFICADO PELOS PADRES DA IGREJA , PELOS PADRES APÓSTOLICOS E NÃO POR MEROS PONTOS DE VISTAS DE PROTESTANTES RACIONALISTAS ADULTERADORES DE TEXTOS.
    //

    Leigo Alexb olha apesar dos Evangelhos nos darem claras provas que os supostos irmãos de Jesus na realidade eram primos, vocês protestantes ainda argumentam que não teria por que eles serem chamados de “irmãos”, já que o Novo Testamento foi escrito em Grego, e no Grego existe a palavra “primo”.
    //
    LEIGO ENTENDA QUE…
    Embora no Grego exista realmente a palavra “primo”, os escritores do NT eram hebreus e falavam Hebraico e Aramaico e escrevendo os evangelhos seguiram a lógica da sua língua materna, pois no hebraico não temos a palavra “primo”, então “Irmão” e “irmã” são usados para designar primos e outros parentes.
    //
    E MAIS LEIGO ALEXB ENTENDA MAS UMA VEZ QUE…
    A palavra hebraica “há”, e a aramaica “aha”, são empregadas para designar irmãos e irmã do mesmo pai, e não da mesma mãe (Gn 37, 16; 42,15; 43,5;
    //
    12,8-14; 39-15), sobrinhos, primos, irmãos (1 Cr 23,21), primos segundos (Lv 10,4) e até parentes em geral (Jó 19,13-14; 42,11).
    //
    Agora Alexb é claro que o Novo testamento foi escrito no Grego e não no Hebraico ou Aramaico (com exceção de Mateus) e no grego temos a palavra primo que é ἀνεψιός que pode também ser traduzida como SOBRINHO.
    //
    Contudo os autores do NT seguindo a lógica judaica usavam a palavra “irmão” (adelphos) para se referir aos primos, prova disso é que a palavra grega “primo” (ἀνεψιός) ocorre apenas 1 vez no Novo Testamento em:
    “Saúda-vos Aristarco, prisioneiro comigo, e Marcos, primo de Barnabé (sobre quem recebestes instruções; se ele for ter convosco, acolhei-o).” (Colossenses 4, 10)
    //
    AGORA LEIGO ALEXB ENTENDA QUE…
    Em outras traduções vem da seguinte forma:
    “Aristarco, que está preso comigo, vos saúda, e Marcos, o sobrinho de Barnabé, acerca do qual já recebestes mandamentos; se ele for ter convosco, recebei-o;”(Colossenses 4, 10)
    //

    Saiba que, não existiu nenhum primo no Novo testamento a ponto da palavra grega correspondente a “primo” ser utilizada somente uma vez, podendo também significar “sobrinho”?
    //
    DEIXA DE SER MANÉ ALEXB SE DUVIDA VAI NAS FONTES E PARE DE LÊ O QUE ESCREVE SUAS SEITAS SATÂNICAS.
    //
    Eu ainda ti provo herege que nenhum autor do Novo Testamento usou a palavra grega ἀνεψιός (primo) para se referir aos primos de Jesus, e sim seguindo a lógica do próprio hebraico usando a palavra “adelphos” (irmão) para designar os seus primos, doutra forma seria colocar a bíblia de cabeça para baixo como fazem os protestantes com sua Tiagomania.
    //////////
    AGORA ALEXB VOU TI DA DE PRESENTE ESCRITOS DE ALGUNS PADRES DA DA IGREJA SOBRE A VIRGINDADE DE MARIA
    //
    ENTENDA MEU CARO QUE…
    O reconhecimento da virgindade de Nossa Senhora sempre foi professado pelos Padres da Igreja, como não poderia faltar seguem as suas menções.
    //
    São Tiago Menor em sua Liturgia:
    “Prestemos homenagem, principalmente, à Nossa Senhora, à Santíssima Imaculada, abençoada acima de todas as criaturas, a gloriosíssima Mãe de Deus, sempre Virgem Maria…” (S. jacob in Liturgia sua).
    //
    São Marcos na liturgia:
    “Lembremo-nos, sobre tudo, da Santíssima, intermerata e bendita Senhora Nossa, a Mãe de Deus e sempre Virgem Maria”.
    //
    Santo Hipólito de Roma (170 — 236):
    “…corpo de Maria toda santa, sempre virgem, por uma concepção imaculada, sem conversão, e se fez homem na natureza, mas em separado da maldade: o mesmo era Deus perfeito, e o mesmo era o homem perfeito, o mesmo foi na natureza em Deus, uma vez perfeito e homem.” (As obras e fragmentos. Fragmento VII)
    //
    Orígenes de Alexandria (185 — 253):
    “Para, se Maria, como aqueles que declaram, com exaltar sua mente sã, não tinha outro filho, mas Jesus, e ainda Jesus diz para sua mãe, “Mulher, eis aí teu filho”, e não “Eis que você tem esse filho também” (Comentário ao Evangelho de João, Livro 1,
    //

    ASSIM ESCREVEU SÃO JUSTINO MARTIR NASCIDO NO ANO 100 E MORTO NO ANO 165 SOBRE MARIA.
    VEJA:

    “E novamente, como Isaías havia expressamente previsto que Ele nasceria de uma virgem, ele declarou o seguinte: ‘Eis que uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e seu nome será chamado «Deus-conosco»’.. A frase ‘Eis que uma virgem conceberá’ significa certamente que a virgem iria conceber sem ter relacionamento. Se ela tivesse relacionamento com qualquer um que fosse, ela não poderia ser virgem. Mas o poder de Deus, vindo sobre a Virgem, a encobriu, e a induziu a conceber, EMBORA AINDA PERMANECESSE VIRGEM” (S. Justino Mártir, “Primeira Apologia”, 148-155 dC).
    //
    SAIBA ALEXB QUE É TOTALMENTE SAFADEZA E FARSA DOS PROTESTANTES BESTAS DO APOCALIPSE QUE DIZEM QUE MARIA TEVE OUTROS FILHOS
    E QUE MARIA COMEÇOU A SER PROCLAMADA SANTA DEPOIS DE CONSTANTINO
    ISSO É FARSA MEU CARO HEREGE SAIBA QUE MARIA É REFERENCIA NOS LIVROS CARTAS E EPÍSTOLAS DOS PADRES DA IGREJA DO PRIMEIRO EDO SEGUNDO E DO TERCEIRO SÉCULO DA ERA CRISTÃ SEM SEM
    VEJAM UM POUCO DOS TESTEMUNHOS SOBRE MARIA
    A Virgem Maria e os primeiros cristãos
    Maria amamentando o Menino Jesus, século II, Catacumba de Priscila, Roma
    Os primeiros cristãos veneravam a Virgem Maria?
    VEJA AQUI UM PEQUENO TRECHO DE UMA DAS ORAÇÕES
    mais antiga a Santíssima Virgem Maria que remonta o ano 230 da era cristã
    “À vossa proteção recorremos Santa Mãe de Deus. Não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos sempre de todos os perigos, Ó Virgem gloriosa e bendita!”.
    _________________________________________________________________________
    AGORA VEJA O QUE DIZ SANTO INÁCIO DE ANTIOQUIA NASCIDO NO ANO 35 DA ERA CRISTÃ QUE ESCREVEU UM LIVRO COM 7 CARTAS IMENSAS AOS BISPOS DA IGREJA
    LEMBRANDO SANTO INÁCIO DE ANTIOQUIA FOI DISCÍPULO DE SÃO JOÃO EVANGELISTA
    VEJA
    “E permaneceram ocultos ao príncipe desse mundo a Virgindade de Maria e seu parto, bem como a morte do Senhor: três mistérios de clamor, realizados no silêncio de Deus”
    “A verdade é que o nosso Deus, Jesus, o Ungido, foi concebido de Maria segundo a economia divina; nasceu da estirpe de Daví, mas também do Espírito Santo”.
    “Filho de Deus pelo desejo e poder de Deus, nasceu verdadeiramente de uma Virgem”
    AGORA VEJA O QUE DIZ PAPIAS no Século I:
    “(1) Maria, a mãe do Senhor; (2) Maria, a esposa de Cléofas ou Alfeu, que era mãe de Tiago, bispo e apóstolo, de Simão, de Tadeu e de um dos que se chamavam José; (3) Maria Salomé, esposa de Zebedeu, mãe de João, o evangelista, e Tiago; (4) e Maria Madalena. Estas quatro mulheres são encontradas no Evangelho. Tiago, Judas e José são filhos de uma tia do Senhor. Maria, mãe de Tiago, o menor, e José, esposa de Alfeu, era irmã de Maria, mãe do Senhor, e queJoão liga a Cléofas; eram irmãs por parte de pai, por parte da família do clã ou por outra ligação qualquer. MariaSalomé é chamada simplesmente por Salomé por causa de seu marido ou de seu vilarejo. Alguns afirmam que ela é a mesma pessoa que Maria de Cléofas, já que teria se casado duas vezes.” (Papias, explicações dos oraculos do senhor)
    IRMÃOS E IRMÃS CATÓLICAS AGORA VEJA O QUE DIZ OUTRO PADRE DA IGREJA SOBRE MARIA
    São Justino, Mártir no século II (103–165 d.C)
    “E novamente, como Isaías havia expressamente previsto que Ele nasceria de uma virgem, ele declarou o seguinte: ‘Eis que uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e seu nome será chamado “Deus-conosco”‘. A frase ‘Eis que uma virgem conceberá’ significa certamente que a virgem iria conceber ser ter relacionamento. Se ela tivesse relacionamento com qualquer um que fosse, ela não poderia ser virgem. Mas o poder de Deus, vindo sobre a Virgem, a encobriu, e a induziu a conceber, embora ainda permanecesse Virgem”
    “[Jesus] se fez homem por meio da Virgem, de sorte a ser finalizada a desobediência, oriunda da serpente, por ali mesmo onde havia começado. Eva era virgem e incorrupta; concebendo a palavra da serpente, gerou a desobediência e a morte. A Virgem Maria, porém, concebeu fé e alegria quando o anjo Gabriel lhe anunciou a boa nova”.
    ___________________________________________________________________________________
    VEJA AGORA O QUE DIZ SANTO IRENEU
    no tratado contra as heresias, no século II, (por volta de 180-199)
    VEJA
    “A Virgem Maria mostrou-se obediente ao dizer: “Eis aqui tua serva, Senhor; faça-se em mim conforme a tua palavra”. Entretanto, Eva foi desobediente; mesmo enquanto era virgem, ela não obedeceu. Como ela – que ainda era virgem embora tivesse Adão por marido… – foi desobediente, tornou-se a causa da sua própria morte e também de todo gênero humano; então, também Maria, noiva de um homem, mas, apesar disso, ainda virgem, sendo obediente, se tornou a causa de salvação dela própria e de todo o gênero humano… Assim, o problema da desobediência de Eva foi eliminado pela obediência de Maria. O que a virgem Eva causou em sua incredulidade, a Virgem Maria eliminou através da sua fé”
    “Assim como o gênero humano foi levado à morte por uma virgem, foi libertado por uma Virgem”
    “A Virgem Maria, tendo sido obediente à palavra de Deus, recebeu de um anjo a alegre notícia de que iria dar à luz ao próprio Deus”
    “Como por uma virgem desobediente foi o homem ferido, caiu e morreu, assim também por meio de uma virgem obediente à palavra de Deus, o homem recobrou a vida. Era justo e necessário que Adão fosse restaurado em Cristo, e que Eva fosse restaurada em Maria, a fim de que uma virgem feita advogada de uma virgem, apagasse e abolisse por sua obediência virginal a desobediência de uma virgem.”
    ___________________________________________________________________________________
    IRMÃOS E IRMÃS CATÓLICAS AGORA
    VEJA OUTRO TESTEMUNHO DE OUTRO PADRE DA IGREJA NUMA DAS SUAS OBRASVEJA
    Santo Hipólito de Roma (que nasceu em 170 e morreu em 236)
    “O Cristo foi concebido e tomou o seu crescimento de Maria, a Mãe de Deus toda pura […] Como o Salvador do mundotinha decretado salvar o gênero humano, nasceu da Imaculada Virgem Maria”
    “Deus, o Verbo descendeu à Santa Virgem Maria …” (St. Hippolytus, Contra Noetum, cap. 17; PG 10, 825).
    “Ele (=Jesus) era a arca composta por madeira incorruptível. Com efeito, o seu tabernáculo (=Maria) era isento da podridão e corrupção” (Santo Hipólito de Roma, Orat. Inillud. 220 DC).
    “… corpo de Maria toda santa, sempre Virgem, por uma concepção imaculada, sem conversão, e se fez homem na natureza, mas em separado da maldade: o mesmo era Deus perfeito, e o mesmo era o homem perfeito, o mesmo foi na natureza em Deus, uma vez perfeito e homem.” (As obras e Fragmento VII)
    ___________________________________________________________________________________
    AGORA UM TESTEMUNHO DE SANTO AGOSTINHO
    Santo Agostinho, doutor da Igreja (Tagaste, 13 de novembro de 354 — Hipona, 28 de agosto de 430)
    “Concebeu-O [a Cristo Jesus] sem concupiscência, uma Virgem; como Virgem deu-lhe à luz, Virgem permaneceu” (Sermão sobre a Ressurreição de Cristo, segundo São Marcos, PL XXXVIII, 1104-1107).
    ”Entre todas as mulheres, Maria é a única a ser ao mesmo tempo Virgem e Mãe, não somente segundo o espírito, mas também pelo corpo. Ela é mãe conforme o espírito, não dAquele que é nossa Cabeça, isto é, do Salvador do qual ela nasceu, espiritualmente. Pois todos os que nele creram – e nesse número ela mesma se encontra – são chamados, com razão, filhos do Esposo (filii sponsi) (Mt 9,15). Mas, certamente, ela é mãe de seus membros, segundo o espírito, pois cooperou com sua caridade para que nascessem os fiéis na Igreja – os membros daquela divina Cabeça – da qual ela mesma é, corporalmente, a verdadeira mãe. Convinha, pois, que nossa Cabeça, por insigne milagre, nascesse segundo a carne de uma virgem, dando a entender que seus membros, que somos nós, haviam de nascer segundo o Espírito dessa outra virgem que é a Igreja. Somente Maria, portanto, é mãe e virgem, no espírito e no corpo. É Mãe de Cristo e também Virgem de Cristo.”
    “Maria é Mãe de Deus, feita pela mão de Deus” (S. Agost. in orat. ad heres.).
    “Nem se deve tocar na palavra ‘pecado’ em se tratando de Maria; e isto em respeito Àquele de quem mereceu ser aMãe, que a preservou de todo pecado por sua graça” (Santo Agostinho, Sermão 215,3. 325 DC).
    “Não entregamos Maria ao diabo por condição original pois afirmamos que sua própria condição original se anula pela graça da redenção.” (Santo Agostinho, Contra Juliano 4. 325 DC).”
    “Exceto a Santa Virgem Maria, da qual não quero, por honra do que é devido ao Senhor, suscitar qualquer questão ao se tratar de pecados, pois sabemos que lhe foi concedida a graça para vencer por todos os flancos o pecado, porque mereceu ela conceber e dar à luz a quem não teve pecado algum. Exceto, digo a esta Virgem, se tivéssemos podido congregar todos ossantos e santas que aqui viviam e perguntássemos se jamais tinham pecado, o que teriam respondido? (…) Não é verdade que teriam unanimemente exclamado: ‘Se dissermos que não pecamos, enganamo-nos, e a verdade não está em nós’?” (Santo Agostinho, De Natura et Gratia 36,42. 325 DC).
    “A admirável santidade de Maria é fruto da graça de Deus que a cumulou, em vista de sua missão. A Virgem Mariarepresenta o que de mais digno, puro e inocente poderia oferecer esta nossa terra a DEUS, a fim de que o Filho de Deus se dignasse baixar até ela.”
    “A Santíssima Virgem é o meio de que Nosso Senhor se serviu para vir a nós; e é o meio de que nos devemos servir para ir a ele.” (Santo Agostinho Sermo 113 in Nativit. Domini).
    ___________________________________________________________________________________
    O
    VEJA AGORA O QUE DIZ OUTRO PADRE DA IGREJA
    rígenes (Alexandria, Egipto, c. NASCIDO NO ANO 184 DA ERA CRIST× Cesaréia, ou, mais provavelmente, Tiro, 253)
    “Desposada com José, mas não carnalmente unida. A Mãe deste foi Mãe imaculada, Mãe incorrupta, Mãe intacta. AMãe deste, de qual este? A Mãe do Senhor, Unigênito de Deus, do Rei universal, do Salvador e Redentor de todos.” (Orígenes – homilia inter collectas ex variis locis).
    “Maria é Mãe de Deus, unigênito do Rei e criador de tudo o que existe” (Orig. Hom I, in divers. – Sec. II)
    “Este menino não precisa de Pai na terra, porque tem um pai incorruptível no céu; não precisa de Mãe no Céu, porque tem uma Mãe Imaculada e casta na terra, a Virgem Bem-aventurada, Maria“.
    “Esta Virgem Mãe do Unigênito de Deus chama-se Maria, digna de Deus, imaculada das imaculadas, sem par” (Origines, Homilia 1. 280 DC).
    “Eu considero estar em conformidade com a razão que, com relação à pureza a qual consiste na caridade, Jesus foi o primeiro entre os homens, enquanto Maria foi a primeira entre as mulheres.” (Origen, Commentary on Matthew 10, 17)
    “Maria tem dois filhos, um, homem-Deus e o outro puro homem; de um Maria é Mãe corporal, do outro, Mãeespiritual” (Speculum B.M.V., lect. III art. 1,2º )
    ___________________________________________________________________________________
    O evangelista São Marcos, na Liturgia que deixou às igrejas do Egito:
    “Lembremo-nos, sobretudo, da Santíssima, intemerata e bendita Senhora Nossa, a Mãe de Deus e sempre VirgemMaria“.
    ___________________________________________________________________________________
    VEJAM MAIS TESTEMUNHOS
    O apóstolo Santo André:
    “Maria é Mãe de Deus, resplandecente de tanta pureza, e radiante de tanta beleza, que, abaixo de Deus, é impossível imaginar maior, na terra ou no céu”. (Sto Andreas Apost. in trasitu B. V., apud Amad.)
    “Tendo sido o primeiro homem formado de uma terra imaculada, era necessário que o homem perfeito nascesse de uma Virgem igualmente imaculada, para que o Filho de Deus, que antes formara o homem, reparasse a vida eterna que os homens tinham perdido” (Santo André, Cartas dos Padres de Acaia).
    ___________________________________________________________________________________
    São João Apóstolo:
    “Maria, é verdadeiramente Mãe de Deus, pois concebeu e gerou um verdadeiro Deus, deu a luz, não um simples homem como as outras mães, mas Deus unido a carne humana.” (S. João Apost. Ibid)
    __________________________________________________________________________________
    S. Tiago Menor:
    “Fazemos memória de nossa Santíssima, Imaculada, e gloriosíssima Senhora Maria, Mãe de Deus e sempre Virgem“.
    O santo Apóstolo não se limita a isso, mas torna a sua fé mais expressiva ainda. Após a consagração e umas preces, ele faz dizer ao Celebrante:
    “Prestemos homenagem, principalmente, a Nossa Senhora, a Santíssima, Imaculada, abençoada acima de todas as criaturas, a gloriosíssima Mãe de Deus, sempre Virgem Maria.”
    E os cantores respondem: “É verdadeiramente digno que nós vos proclamemos bem-aventurada e em toda linha irrepreensível, Mãe de Nosso Deus, mais digna que os querubins, mais digna de glória que os serafins; a vós que destes à luz o Verbo divino, sem perder a vossa integridade perfeita, nós glorificamos como Mãe de Deus” (S. jacob in Liturgia sua).
    ___________________________________________________________________________________
    Na Liturgia dos etíopes, de autor desconhecido, mas cuja composição data do primeiro século, encontramos diversas menções explícitas da Imaculada Conceição. Umas das suas orações começa nestes termos:
    ”Alegrai-vos, Rainha, verdadeiramente Imaculada, alegrai-vos, glória de nossos pais.”
    Mais adiante, é pela intercessão da Imaculada Virgem Maria que o Sacerdote invoca a Deus em favor dos fiéis:
    “Pelas preces e a intercessão que faz em nosso favor Nossa Senhora, a Santa e Imaculada Virgem Maria.“
    ___________________________________________________________________________________
    VEJA O QUE DIZ OUTRO PADRE DA IGREJA SOBRE MARIA
    São Dionísio Areopagita morto no ano 96 da era cristã:
    “Maria é feita Mãe de Deus, para a salvação dos infelizes.” (S. Dion. in revel. S. Brigit.)
    “Conheci pessoalmente a Maria mãe de Jesus, e era de uma beleza tal que eu a teria adorado como deusa, se a fé não me dissessse ser ela também criatura”.
    ___________________________________________________________________________________
    Santo Atanásio de Alexandria (*NASCIDO NO ANO 295 [?], em Alexandria – † 2 de maio de 373, em Alexandria)
    “Maria é Mãe de Deus, completamente intacta e impoluta.” (Sto. Ath. Or. in pur. B.V.)
    “Ele (Cristo) tomou-o (o corpo dEle) de uma Virgem pura e imaculada, a qual não conheceu homem.” (On the Incarnation of the Word 8)
    “As Sagradas Escrituras, as quais nos instruem, e a vida de Maria, Mãe de Deus, são suficientes como um ideal de perfeição e da forma de vida celeste.” (De Virginitate, 255)

    Gregório Taumaturgo falecido no ano 268 da era cristã.
    “Para Lucas, nas narrativas dos evangelhos inspirados, oferece um testemunho não apenas para Joseph, mas também para Maria, a Mãe de Deus, e dá este relato com referência à própria família e da casa de Davi” ( Quatro Homilias 1 [AD 262 ]).
    “É nosso dever de apresentar a Deus, como sacrifícios, todos os festivais e celebrações hinário, e em primeiro lugar, [a festa] da Anunciação à santa Mãe de Deus, a saber, a saudação que lhe foi feita pelo anjo ‘Ave, cheia de graça! “(ibid., 2).

    ISSO AQUI ALEXB É SÓ UMA PEQUENA AMOSTRA SAIBAM QUE ANTES DE CONSTANTINO TER NASCIDO EXISTE MILHARES DE MILHARES DE TESTEMUNHOS DOS PADRES DA IGREJA QUE PROCLAMA MARIA BEM AVENTURADA UM ABRAÇO

    ISSO AQUI É SÓ UMA PEQUENA AMOSTRA SAIBAM QUE ANTES DE CONSTANTINO TER NASCIDO EXISTE MILHARES DE MILHARES DE TESTEMUNHOS DOS PADRES DA IGREJA QUE PROCLAMA MARIA BEM AVENTURADA E QUE PERMANECEU SEMPRE VIRGEM.

    Curtir

  10. EDMILSON disse:

    VEJA COMO VOCÊ É TÃO FÁCILMENTE DESMASCARADO ALEXB FILHO DE LUTERO.
    //

    Note que Judas (tadeu) “irmão” de Jesus era irmão de Tiago, como ele mesmo diz:
    VEJA:
    “Judas, servo de Jesus Cristo e irmão de Tiago,…” (Judas 1,1)
    //
    Judas era também conhecido como Judas Tadeu, assim se ele é irmão de Tiago Menor,ele é também filho de Alfeu:
    //
    “Filipe e Bartolomeu. Tomé e Mateus, o publicano. Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu.” (Mateus 10, 3)
    //
    EU ME PERGUNTO? É UM ANALFABETISMO BÍBLICO MUITO GRANDE NO MEIO DAS SEITAS PROTESTANTES AO AFIRMAR QUE MARIA TEVE FILHOS!
    //
    PRA QUEM NÃO SABE A IGREJA DEIXOU DE FORA DO CÂNON BÍBLICO MAS DE 5 EVANGELHOS DE TIAGO, MARCOS , LUCAS ETC… QUEM TESTIFICAM QUE MARIA PERMANECEU SEMPRE VIRGEM.
    //
    É CLARISSÍMO A PRÓPRIA BÍBLIA AFIRMA QUE…
    Tanto Tiago quando Judas eram todos filhos de Alfeu (Cleófas), portanto primos de Jesus isso é nítido.
    //
    E OUTRA A BÍBLIA TAMBÉM AFIRMA QUE…
    José também é filho de Maria de Cleófas a mesma mãe de Tiago:
    VEJA:
    “Havia ali também algumas mulheres que de longe olhavam; tinham seguido Jesus desde a Galiléia para o servir. Entre elas se achavam Maria Madalena e Maria, mãe de Tiago e de José, e a mãe dos filhos de Zebedeu.” (Mat 27, 55-56)
    //
    Mais uma vez José é filho de Maria de Cleófas e irmão de Tiago (o suposto irmão carnal de Jesus).
    //
    NÃO RESTA DÚVIDAS

    Simão

    Tiago, José e Judas são todos filhos de Cleófas (Alfeu), a dedução lógica é que ele também é filho de Cleófas.
    AQUI FICA CLARO QUE…
    Todos os supostos “irmãos” de Jesus, são na realidade filhos do Tio dele,
    //
    AGORA ALEXB VOCÊ É PROTESTANTE DE 50 MIL SEITAS
    VOCÊS SÃO DIVIDIDOS E NÃO POSSUEM DOUTRINA VERDADEIRAS E NÃO POSSUEM TRADIÇÃO E POR ISSO USA A FARSA DA SOLA SCRIPTURA USANDO A BÍBLIA QUE A IGREJA CATÓLICA SELECIONOU DE ACORDO COM A SUA DOUTRINA.
    //
    VOCÊ É UM POBRE LEIGO ALEXB NÃO CONHECE PATRÍSTICA A ÚNICA COISA QUE VOCÊ CONHECE SÃO FABULAS INVENTADAS POR SEUS PASTORES DE FUNDO DE QUINTAL
    //
    VEJA O VERDADEIRA SENTIDO SOBRE AS PALAVRAS “IRMÃO” E “PRIMO”, SEGUNDO O GREGO E O HEBRAICO.
    QUE É TESTIFICADO PELOS PADRES DA IGREJA , PELOS PADRES APÓSTOLICOS E NÃO POR MEROS PONTOS DE VISTAS DE PROTESTANTES RACIONALISTAS ADULTERADORES DE TEXTOS.
    //

    Leigo Alexb olha apesar dos Evangelhos nos darem claras provas que os supostos irmãos de Jesus na realidade eram primos, vocês protestantes ainda argumentam que não teria por que eles serem chamados de “irmãos”, já que o Novo Testamento foi escrito em Grego, e no Grego existe a palavra “primo”.
    //
    LEIGO ENTENDA QUE…
    Embora no Grego exista realmente a palavra “primo”, os escritores do NT eram hebreus e falavam Hebraico e Aramaico e escrevendo os evangelhos seguiram a lógica da sua língua materna, pois no hebraico não temos a palavra “primo”, então “Irmão” e “irmã” são usados para designar primos e outros parentes.
    //
    E MAIS LEIGO ALEXB ENTENDA MAS UMA VEZ QUE…
    A palavra hebraica “há”, e a aramaica “aha”, são empregadas para designar irmãos e irmã do mesmo pai, e não da mesma mãe (Gn 37, 16; 42,15; 43,5;
    //
    12,8-14; 39-15), sobrinhos, primos, irmãos (1 Cr 23,21), primos segundos (Lv 10,4) e até parentes em geral (Jó 19,13-14; 42,11).
    //
    Agora Alexb é claro que o Novo testamento foi escrito no Grego e não no Hebraico ou Aramaico (com exceção de Mateus) e no grego temos a palavra primo que é ἀνεψιός que pode também ser traduzida como SOBRINHO.
    //
    Contudo os autores do NT seguindo a lógica judaica usavam a palavra “irmão” (adelphos) para se referir aos primos, prova disso é que a palavra grega “primo” (ἀνεψιός) ocorre apenas 1 vez no Novo Testamento em:
    “Saúda-vos Aristarco, prisioneiro comigo, e Marcos, primo de Barnabé (sobre quem recebestes instruções; se ele for ter convosco, acolhei-o).” (Colossenses 4, 10)
    //
    AGORA LEIGO ALEXB ENTENDA QUE…
    Em outras traduções vem da seguinte forma:
    “Aristarco, que está preso comigo, vos saúda, e Marcos, o sobrinho de Barnabé, acerca do qual já recebestes mandamentos; se ele for ter convosco, recebei-o;”(Colossenses 4, 10)
    //

    Saiba que, não existiu nenhum primo no Novo testamento a ponto da palavra grega correspondente a “primo” ser utilizada somente uma vez, podendo também significar “sobrinho”?
    //
    DEIXA DE SER MANÉ ALEXB SE DUVIDA VAI NAS FONTES E PARE DE LÊ O QUE ESCREVE SUAS SEITAS SATÂNICAS.
    //
    Eu ainda ti provo herege que nenhum autor do Novo Testamento usou a palavra grega ἀνεψιός (primo) para se referir aos primos de Jesus, e sim seguindo a lógica do próprio hebraico usando a palavra “adelphos” (irmão) para designar os seus primos, doutra forma seria colocar a bíblia de cabeça para baixo como fazem os protestantes com sua Tiagomania.
    //////////
    AGORA ALEXB VOU TI DA DE PRESENTE ESCRITOS DE ALGUNS PADRES DA DA IGREJA SOBRE A VIRGINDADE DE MARIA
    //
    ENTENDA MEU CARO QUE…
    O reconhecimento da virgindade de Nossa Senhora sempre foi professado pelos Padres da Igreja, como não poderia faltar seguem as suas menções.
    //
    São Tiago Menor em sua Liturgia:
    “Prestemos homenagem, principalmente, à Nossa Senhora, à Santíssima Imaculada, abençoada acima de todas as criaturas, a gloriosíssima Mãe de Deus, sempre Virgem Maria…” (S. jacob in Liturgia sua).
    //
    São Marcos na liturgia:
    “Lembremo-nos, sobre tudo, da Santíssima, intermerata e bendita Senhora Nossa, a Mãe de Deus e sempre Virgem Maria”.
    //
    Santo Hipólito de Roma (170 — 236):
    “…corpo de Maria toda santa, sempre virgem, por uma concepção imaculada, sem conversão, e se fez homem na natureza, mas em separado da maldade: o mesmo era Deus perfeito, e o mesmo era o homem perfeito, o mesmo foi na natureza em Deus, uma vez perfeito e homem.” (As obras e fragmentos. Fragmento VII)
    //
    Orígenes de Alexandria (185 — 253):
    “Para, se Maria, como aqueles que declaram, com exaltar sua mente sã, não tinha outro filho, mas Jesus, e ainda Jesus diz para sua mãe, “Mulher, eis aí teu filho”, e não “Eis que você tem esse filho também” (Comentário ao Evangelho de João, Livro 1,
    //
    SÓ POR AQUI EU TI DESBANDO EU TI REFUTO MIL VEZ ALEXB
    COM TESTEMUNHAS OCULARES COM FATOS VERÍDICOS COM NOTAS DE RODA PÉ COM MILHARES DE FONTES HISTÓRICAS QUE TESTIFICA NOSSA SENHORA SEMPRE VIRGEM ANTES E DEPOIS.

    Curtir

  11. EDMILSON disse:

    NOSSA SENHORA A SEMPRE VIRGEM VOU TI PRESENTIR COM ESSE ESTUDO ALEXB E VEJA COMO ELE É INCONTESTÁVEL.
    //
    Honra teu pai e tua mãe, para que teus dias se prolonguem sobre a terra que te dá o Senhor, teu Deus. (Êxodo 20, 12)

    /////////////

    Honra teu pai e tua mãe, como te mandou o Senhor, para que se prolonguem teus dias e prosperes na terra que te deu o Senhor teu Deus. (Deuteronômio 5, 16)

    A Genealogia dos Irmãos
    ________________________________________
    Maria teve outros filhos …? Ou ela fez?
    Mateus 13:55-56 e Marcos 6:3, ambos dizem: “Não é este o carpinteiro, filho de Maria, irmão de Tiago, e JO’SES (José), e de Judas e de Simão? E não são Suas irmãs aqui com a gente? ” (Nota! Somente o “carpinteiro” é chamado de “o filho de Maria” e não “um filho de Maria”) Algumas pessoas se referem a esses versos como ‘prova’, que Maria teve outros filhos. Veja também: Mt 0:46, Mc 03:31, Lc 8:19, Jo 7:05.
    ________________________________________
    Vamos examinar mais de perto, usando a sua Bíblia …
    A palavra: “irmãos” … aparece mais de 530 vezes na Bíblia.
    “Irmão” …. aparece mais de 350 vezes.
    ‘Brothers’ … aparece apenas uma vez, em Números 36:11.
    ‘Sister’ ….. aparece mais de 100 vezes.
    ‘Sisters’ …. aparece mais de 15 vezes.
    //
    IRMÃOS: Esta é uma palavra plural de “irmão”, como mostrado nos dicionários.
    IRMÃO: A palavra hebraica ‘ACH’, é geralmente traduzida como “irmão”. Desde hebraico e aramaico no qual o Evangelho de Mateus foi escrito, tinha menos palavras do que o nosso Inglês, os judeus naquele tempo, usado em um sentido mais amplo para expressar parentesco. Os termos hebraicos para os diferentes níveis e graus de relação não existia. ‘Irmão’ significava os filhos do mesmo pai , e todos os membros masculinos da mesma clã ou tribo. Em grego, em que o Evangelho de Marcos foi escrito, a palavra “irmão” é ” adelphos “(adelphos), ou seja, um irmão de sangue, ou pertencentes às mesmas pessoas, ou um compatriota, ou um irmão. Ainda hoje, a palavra é usada em um sentido mais amplo, de modo que os amigos, aliados, irmãos, e concidadãos podem ser incluídos na mesma fraternidade.
    //
    Não foi diferente na época de Cristo. Quatro dicionários Tenho verificado lista de três ou quatro classes de significados da palavra “irmão”. A primeira classe diz respeito a filhos dos mesmos pais. As outras duas ou três classes de dizer, parente próximo, um amigo próximo, um amigo, um membro de uma ordem religiosa, uma colega de uma igreja cristã, etc Quantas vezes você já viu Evangelistas TV abordar seu público como ” Nossos irmãos e irmãs “? Detratores de Maria aceitam os três últimos significados para atender a si mesmos, mas quando se trata de Maria, a Mãe de Deus, eles sempre se referem ao primeiro significado. Isso é justo com ela? Como você explica isso?
    //
    Nas palavras do próprio Jesus Cristo, olhe para João 20:17, onde Ele disse a Maria Madalena: “Não toque em mim, pois eu ainda não subi para meu Pai, mas vai para meus” irmãos “(” irmãos “em algumas Bíblias) e dizer-lhes: ‘Subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus. ”
    //
    Agora, no versículo seguinte, a quem ela foi?
    João 20:18, “Maria Madalena foi e anunciou aos” discípulos “,” Eu vi o Senhor, e essas coisas que Ele me disse. ”
    Quando Jesus disse: “IRMÃOS”, Ele quis dizer seus “discípulos”, e não irmãos de sangue.
    //
    Veja Matt 28:10, Jesus disse-lhes: “Não tenhais medo; vão, dizer a meus irmãos que estão a partir para a Galiléia;. Lá eles me vereis”
    //
    Agora, quem foi para a Galiléia, para encontrar Jesus?
    Mateus 28:16: “Mas os onze discípulos para a Galiléia, para o monte que Jesus lhes tinha dirigido para onde ir.”
    Mais uma vez, quando Jesus disse: “IRMÃOS”, Ele quis dizer Seus ” discípulos “, e não irmãos de sangue.
    //

    Mateus 23:08, Jesus disse: “… e todos vós sois irmãos.”
    Somos todos irmãos de sangue? Lc 22:31-32: “Simão, Simão, eis que Satanás pediu para tê-lo, para que ele vos cirandar como trigo, mas eu roguei por ti para que tua fé não desfaleça;. e quando você se converter, fortaleça os seus irmãos ” Jesus falou a Simão Pedro e aqui a palavra “irmãos” é plural . Jesus quis dizer irmãos de sangue de Pedro ou dos outros Apóstolos?
    //

    Outro exemplo das palavras de Jesus Cristo …
    Jesus nos diz que seus “irmãos” e “irmãs” estão em Mateus 12:50 e Marcos 3:34-35: “Porque todo aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus, Ele é meu irmão, irmã e mãe. ”
    //
    Portanto, para aqueles que insistem que a palavra “irmão” ou “irmã” significa irmãos de sangue apenas, ou do mesmo útero, eles terão que ajustar seu pensamento em conformidade com o que foi dito aqui . Se não, então todos no mundo inteiro terá que ser visto como um irmão de sangue ou irmã de Jesus Cristo.
    //
    Aqui está mais um versículo importante sobre “os irmãos”: Jo 7:05, “Até mesmo seus irmãos não acreditavam em ele. ” Agora, se aqueles eram irmãos de sangue de Jesus, como muitos não-católicos afirmam que eles foram, então eles devem ter vivido com ele por muito de seus primeiros 30 anos na terra.
    //
    Aqueles que afirmam Ele tinha irmãos, sabem muito bem que sua mãe e pai adotivo sabia quem Ele era, e, claro, creram nele. Será que eles, então, também nos fazer acreditar que seus irmãos não sabiam quem Ele era e não acreditar Nele?
    //
    Aqui está uma do Antigo Testamento que gostaria que algum protestante viesse para explicar ou para quem acredita que Maria teve “outros filhos”, simplesmente porque a Bíblia usa a palavra “irmãos” em vários versos. 1 Crônicas 23:22: King James Bible …

    ” E morreu Eleazar, e não teve filhos, mas filhas : e seus irmãos, os filhos de Kish levaram . ”
    Por favor, explique como as filhas de Eleazar foram levados por seus irmãos de sangue quando Eleazar não teve filhos?
    //
    Veja também: Num 08:26, 1Sm 30:23, 2Sm 01:26, 1Rs 09:13, 2Cr 29:34, Atos 02:37, Atos 03:22, Atos 07:23.
    ________________________________________
    Para o Exemplo …
    Se você ler Gênesis 29:15: “E Labão disse a Jacó: Porque tu és meu irmão No começo você acha que Jacó e Labão eram irmãos de sangue.
    //
    Agora compare Gn 29:5, “.. sabe a Labão, filho de Naor …” Compare Gen 25:21-26, e você vai ver Jacob era o filho de Isaac e Rebeca.
    //
    Labão era o filho de Naor. Eles não eram irmãos de sangue, mas concidadãos. Cristo diz à multidão e os seus discípulos em Mt 23,1-8: “E todos vós sois irmãos.”Ele quis dizer que eles eram todos irmãos de sangue? Claro que não.
    //
    Em 1Cor 15:06, Jesus apareceu a quinhentos “irmãos” de uma só vez. Poderia tudo isso ser irmãos de sangue?
    //
    Dificilmente. Então lá Pedro está falando antes de cento e vinte irmãos em Atos 1:15-16. 1Cr 26:30 nos diz que Hasabias tinha setecentos “irmãos”. Como é que a sua mãe nunca realizar essa façanha?
    //

    Paulo fala de um ‘chamado de irmão “em 1Cor 5:11 e 1 Coríntios 8:11-13. IRMÃOS Paulo pede “, rogai por nós. Saudai a todos os irmãos com ósculo santo “, em 1Ts 5,25-26.
    //

    A Bíblia tem muitos versículos mais semelhantes. Ninguém tem um problema com estes versos. Por que então eles têm um problema quando ‘Maria’ é introduzido no versículo?
    //
    Agora temos quatro “irmãos”, Tiago, jose, Simão e Judas para explicar como está escrito em Marcos 6:03 …
    Mc 15,40: “Há também estavam algumas mulheres olhando de longe, entre as quais Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago o Menor e de Jose, e Salomé”. Essas pessoas eram na crucificação.
    //
    Jo 19:25, “E junto à cruz de Jesus estava sua mãe (Maria) e sua mãe irmã, Maria, mulher de Cléofas, e Maria Madalena.”
    //
    Note-se que, se neste versículo a palavra “irmã” significava irmã de sangue, que ela não é chamada aqui. O contexto e a colocação das vírgulas impede que havia duas meninas da mesma família, ambos com o mesmo nome de Maria.
    //
    Não seria esta causa muita confusão na família? Em comparação o cuidado de Mc 15:40 vê-se que Maria, a Mãe de Jesus não é mencionado, mas Salomé . E Salomé também é indiretamente mencionada em Mateus 27:56 como a mãe dos filhos de Zebedeu. Portanto, pode-se supor que Salomé é a irmã sem nome de Maria neste verso.
    //
    Mt 10:2-3 “…” Tiago “, filho de Alfeu, e Lebbaeus, cujo sobrenome era Tadeu”. Alfeu é uma tradução alternativa de Cléofas (Cléofas) e por isso ele é a mesma pessoa.
    //
    Atos 1:13, “… Tiago, filho de Alfeu, e Simão Zelotes e Judas, irmão de Tiago.”
    //
    VEJA QUE…
    A partir dessas quatro passagens, vemos que temos uma outra “Maria”, que era a esposa de Cleofas (Alfeu), e a mãe dos três “irmãos” de Jesus, Tiago (o menor), e Jose, e Judas.
    //
    Isto mostra claramente que Maria, a mãe de Jesus, não era a mãe de Tiago, Jose e Judas de Mc 06:03. Para manter Mc 6,3 em harmonia, já que os três não são filhos de Maria, a mãe de Jesus, então SIMÃO também não é.
    //
    SIMON é o cananeu Mc 3,18, também chamado de o “zelote” (Zelo’tes), Mt 10:04, Lc 06:15, Atos 01:13. Judas, que foi o autor da Epístola de Judas, diz que é irmão de Tiago em Judas 1:01.
    //
    Judas também foi chamado de “Tadeu” em Mt 10:03 e em Mc 3,18. Esta foi a distingui-lo de Judas Iscariotes. Lc 6:16 distingue mais os dois, dizendo: “E Judas (Judas), o irmão de Tiago, e Judas Iscariotes, que foi o traidor.”
    //
    Veja mas refutações:
    Jo 19,26-27: “Quando Jesus viu sua mãe, e que o discípulo a quem ele amava …” O discípulo era João, o autor do Evangelho de João. “Então disse ao discípulo: Eis aí tua mãe.”
    foi John um filho de Maria e irmão de sangue de Jesus?
    //
    Leia os seguintes versículos para ver …
    Mc 1:19, “… Ele viu Tiago, filho de Zebedeu, e JOÃO, seu irmão.”
    //
    Mc 3,17: “E Tiago, filho de Zebedeu, e JOÃO, irmão de Tiago.”
    //
    Em nenhuma dessas passagens é dito que Jesus viu um irmão de sangue ou até mesmo os reconheceu como os homens que ele conhecia.
    //
    Mt 27:56, “Entre as quais estavam Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago (o menor) e Jose (Jose), e a mãe dos filhos de Zebedeu.”
    //
    Mt 20:20: “Então, a mãe dos filhos de Zebedeu, aproximaram-se dele, com seus filhos …”
    //
    Mc 15,40: “… entre elas Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago o Menor e de José, e Salomé (a mãe dos filhos de Zebedeu)”.
    //
    Lc 24:10: “Foi Maria Madalena … e Maria (” a outra Maria “) a mãe de Tiago (o menor) …”
    //
    Agora veja:
    Uma comparação entre Mt 27,56 e Mc 15,40, que claramente mostra que Zebedeu tinha uma esposa cujo nome era Salomé.
    //
    Ela é chamada de “mãe dos filhos de Zebedeu” em Mt 27,56 e Salomé em Mc 15,40. Eles tiveram dois filhos, João e Tiago, Mc 03:17. João ao pé da cruz, a quem Jesus deu a Sua mãe, não era filho de Maria, a mãe de Jesus, mas de Zebedeu e Salomé.
    //
    E mais a própria bíblia diz sobre honrar pai e mãe veja:
    //

    Honra teu pai e tua mãe, para que teus dias se prolonguem sobre a terra que te dá o Senhor, teu Deus. (Êxodo 20, 12)

    /////////////

    Honra teu pai e tua mãe, como te mandou o Senhor, para que se prolonguem teus dias e prosperes na terra que te deu o Senhor teu Deus. (Deuteronômio 5, 16)
    //
    E outra Jesus entregaria a sua mãe aos filhos e assim estaria de acordo com a própria bíblia.

    /
    Agora note que se realmente Jesus tevesse irmãos de sangue, por que então Ele não dar a sua mãe para eles? Pois para quem não sabe? A lei judaica teria exigido isso …

    VEJA:
    Genealogia:
    ________________________________________
    — Zebedeu —— Mt 04:21, Mc 01:19, Mc 03:17 —————-
    +> —— Gerou ——– James e John ————————-
    — Salomé ———— Mt 27:56, Mc 15:40 ——————–
    ________________________________________
    //
    — Cleophas-(Alfeu) – Mt 10:2-3, Jo 19:25, Atos 01:13 ——
    +> —— Gerou —— Tiago (o menor), Joseph (José), e Jude ———
    — Maria —- outra Maria, Mt 27:56,61, 28:1, Jo 19:25 ——
    ________________________________________
    //
    — O ESPÍRITO SANTO —— Lc 01:35-38 ———————-
    +> —— Gerou —— JESUS CRISTO ——————–
    — Mary ——————— Lc 01:30-38 ——————- —-
    ________________________________________
    //
    Esta “Genealogia” mostra quem são os verdadeiros pais do “irmãos” em Marcos 06:03 e Mateus 13:55, ,
    e faz com que a palavra “irmão” um não-argumento.
    //
    “Cristo … era o único filho de Maria,” irmãos “significa realmente ‘primos’ aqui, pois a Sagrada Escritura e os judeus sempre chamam primos irmãos”.
    Martin Luther, ( Sermões sobre João , capítulos 1-4, 1537-39).
    //
    ________________________________________
    //
    Notas adicionais …
    Mt 1:25: “E não a conheceu até que …”. O significado da palavra “até” ou “até”, significa uma ação que não ocorreu até certo ponto. Isso não implica a ação ocorreu mais tarde.
    //
    Gen 8:07: “Ele enviou um corvo, que saiu de lá para cá,” até “as águas se secaram sobre a terra.”
    Será que a parada corvo voar depois?
    //
    Dt 34:6, Moisés morreu “… e ninguém sabe sua sepultura” até “o dia de hoje.” Temos encontrado túmulo de Moisés?
    //
    2Sm 06:23, “… a filha de Saul, não teve filhos,” até “o dia de sua morte.” Será que ela tem um filho depois que ela morreu?
    //
    1Co 15:25: “Pois Ele deve reinar” até “Ele colocou todos os inimigos debaixo de seus pés.” Será que ele parar de reinar depois que Ele colocou os seus inimigos debaixo dos seus pés?
    //
    Se você pensa assim, então comparar Lucas 01:33 “, e seu reino não terá fim”.
    //
    1 Macc 5:54, “… nenhum deles foi morto” até “eles voltaram em paz.” Eles foram mortos depois?
    //
    Lucas 1:80, João Batista “… esteve nos desertos” até “o dia da sua manifestação a Israel.” Será que ele ficou no deserto? (Mateus 03:01, Marcos 1:3-4, Lucas 3:2-4)
    //
    Rom 8:22, “Porque sabemos que toda a criação geme e está cheia de dor” até “agora”. Será que ela ainda gemido?
    //
    1 Timóteo 4:13: “Até eu chegar, ser diligente na leitura, na exortação e ao ensino.” Quando Paulo chegou é que não há mais leitura, mais exortação, e não mais de ensino?
    //
    1 Tm 6:14, “…. que você mantenha o mandamento sem mácula, irrepreensível” até “a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo” Quando Jesus voltar, nós ainda obedecer ao mandamento?
    //
    Ap 2:25-26, “Mas o que você tem apegar ‘til’ que eu venha. E para que vencer, e que mantém as minhas obras” até “o fim, eu lhe darei autoridade sobre as nações.” Devemos parar de prender rápido e parar de manter suas obras quando Ele voltar?
    //
    Lc 01:34: “Então, disse Maria ao anjo: Como se fará isto, visto que não conheço homem?” Isso mostra que Maria não tinha relações com um homem antes ela era virgem.
    //
    Lc 02:07: “E ela deu à luz seu filho primogênito” e envolveu-o em panos … ” Primogênito, na época da escrita dos Evangelhos, quis dizer, “a criança que abriu o útero. Veja Ex 13:02 e Num 03:12. Primogênito não implica que Maria teve outros filhos, como um único filho, é um “filho primogênito”.O autor desta carta é um deles.
    //
    ________________________________________
    RESUMINDO:
    Em nenhum lugar da Bíblia isso é dizer que Maria, a Mãe de Jesus, teve outros filhos.
    Por que, então, alguns insistem que ela teve?
    //
    A primeira pessoa a chamar a Maria “Bendita” É Deus, através do Arcanjo Gabriel em Lucas 1:28.
    MARIA É A ÚNICA PESSOA NA BÍBLIA INTEIRA a ser chamado de “Bendito és tu entre as mulheres.”
    //
    Sim, ela é uma mãe como qualquer outra mãe, mas O QUE A DIFERENÇA ENTRE OS FILHOS.
    Como qualquer bom Filho, Jesus Cristo vai defender sua mãe contra todos os seus detratores.
    //
    ________________________________________
    Referências Bíblicas: Gn 8:07, Gn 25:21-26, Gn 29:5,15, Ex 13:02, Nm 03:12, Nm 08:26, Dt 23:07, 1Sm 30:23, 2Sm 1: 26,6:23, 1Rs 9:13, 2King 10:13-14, 1Cr 23:22, 2Cr 29:34, Mt 01:25, Mt 04:21, Mt 10:2-4, Mt 12:46, * Mt 12:48-50, Mt 13:55-56, Mt 20:20, Mt 26:26, Mt 27:56,61, Mt 28:1, Mc 1:19, Mc 2:14, Mc 3: 17-21,31-35, Mc 6:03, Mc 15:40,47, Lc 01:34, Lc 02:07 Lc 2:41-51, Lc 05:10, Lc 06:16, Lc 08:19 , Lc 24:10, Jo 7:2-7, Jo 19:25-27, Jo 20:17-18, Atos 1:13-16, Rm 8:29, 1Co 5:11, 1Co 8:11-13 , 1Co 09:05, 1Co 15:06, Gal 1:19, 1Ts 5:25-26, 1 Pe 5:12, Judas 1:01

    Curtir

  12. EDMILSON disse:

    VEJA ALEXB COMO VOCÊ É UM POBRE LEIGO
    COLECIONADOR DE FABULAS DE SITES PROTESTANTES DE FUNDO DE QUINTAL
    LEIA ESSE ARTIGO DE UM APOLOGISTA NORTE AMERICANO E TIRE A CONCLUSÃO

    Especialistas respondem
    Para meu conhecimento, eu sou o único apologista católico em tempo integral, que faz um estudo do aramaico. Eu tenho uma atenção especial para a questão primo por causa de suas implicações apologéticas. Ainda assim, eu não sou um especialista, então eu consultei várias pessoas que sabem mais do que eu
    O primeiro que eu era capaz de chegar era Mitchel Pacwa, SJ, e ele rapidamente confirmou que ele também não tinha conhecimento de qualquer termo aramaico (em qualquer dialeto) que significa “primo”.
    Em seguida, eu dirigia pela cidade para fazer uma visita ao meu professor de aramaico, o padre. Michael Bazzi, que é um sacerdote católico caldeu de Mosul, Iraque. Ele é um falante nativo do aramaico (a língua étnica dos caldeus) e autor de vários livros sobre o aramaico moderno e clássico. Fr. Bazzi confirmou que não há prazo para o “primo”, e sempre que se deseja escolher a relação de um primo usa um dos vários rodeios possíveis. Nem os dicionários que eu eo padre. Bazzi verificado produzir condições para “primo”.
    Finalmente, correspondeu-se com Joseph Fitzmyer, SJ Embora reserva acadêmica iria impedi-lo de dizer isso, ele é considerado como um gorila de 800 libras entre os estudiosos americanos do aramaico. Em O irmão de Jesus , Shanks observa: “ninguém quer entrar no ringue com Joe Fitzmyer quando se trata de aramaico” (47).
    Fitzmyer foi bastante útil. Em relação à idéia de que havia uma palavra para primo, ele era direta: “Em aramaico palestino do primeiro século não havia nenhuma palavra para” primo “, mas um usado o rodeio, ‘. Filho do tio” Além disso, ele acrescenta: “Eu não sei de qualquer palavra para” primo “(além do rodeio) em qualquer outro dialeto aramaico.”
    Quanto a palavra “irmão”, Fitzmyer observa: “A palavra não significa simplesmente” irmão de sangue “, e você vai encontrar no livro de Tobit uma variedade de significados mais amplos: ‘compatriota’, ‘parente, parente”, e até mesmo um uso genérico, quando um alto-falante emprega-lo, sem saber (ainda) o bom relacionamento. O jovem Tobias ainda chama o Anjo Rafael (disfarçado), ‘Irmão Azarias’ (6:7, existente em aramaico). Ao que ele certamente fez não significa “irmão de sangue”.
    O que conclui?
    A conclusão, portanto, parece inevitável: Witherington está errado.Não há nenhuma palavra em aramaico para o primo, e certamente há nenhuma evidência de que havia uma em aramaico do primeiro século.Se Witherington pode contestar isso, ele precisa produzir a palavra em questão (premissa satisfatória 3), juntamente com as provas backup de sua existência em aramaico do primeiro século (premissa 4) e prova que era o termo preferido para “primo” no nesse momento (premissa 5).
    Se ele não pode, em seguida, no entanto, um bom rapaz que ele pode ser-Witherington comportado de forma irresponsável ao afirmar na impressão popular de que não existe tal palavra. Ao fazê-lo, ele enganou as pessoas de várias crenças religiosas, perturbado a fé de alguns, outros confusos, e provocou uma rodada de discussões desnecessárias.
    RESUMINDO MUITOS PROTESTANTES PREGAM A PALAVRA ATRAVÉS DA MENTIRA.

    Curtir

  13. EDMILSON disse:

    ALEXB ENTENDA FILHO DE LUTERO QUE…
    Desde o início do cristianismo Nossa Senhora era cultuada como “Áiepartenon”, isto é, a “sempre Virgem”.
    //
    AGORA ALEXB VEJA QUE…
    Os irmãos de Jesus, como fica claro pelo próprio texto bíblico, que mostra claramente que eles eram filhos de Alfeu e sua esposa, e não de José e Maria.
    ISSO É CLARO.
    //
    E MAIS ALEXB :
    Em diversos lugares o Evangelho fala desses ‘irmãos’. Assim, S. Marcos e S. Lucas referem que estando Jesus a falar, disse-lhe alguém: eis que estão lá fora tua mãe e teus irmãos que querem ver-te” (Mt 12, 46-47; Mc 3, 31-32; Lc 8, 19-20).
    //
    AGORA ALEXB VEJA E NOTE QUE…
    S. João, por sua vez, fala de tais ‘irmãos’ (Jo 7, 1-10).
    //
    E OUTRA ALEXB:
    A bela objeção apenas mostra uma grande ignorância da própria Bíblia que você como todas as protestantes dizem conhecer agora se realmente conhecessem vocês não seria cada vez mas divididos ?
    //
    OLHA ALEXB ENTENDA QUE…
    As línguas hebraica e aramaica não possuem palavras que traduzam o nosso ‘primo’ ou ‘prima’, e serve-se da palavra ‘irmão’ ou ‘irmã’ isso é fato.
    //
    E MAIS…
    A palavra hebraica ‘ha’, e a aramaica ‘aha’, são empregadas para designar ‘irmãos’ ou ‘irmãs’ do mesmo pai, não da mesma mãe (Gn 37, 16; 42, 15; 43, 5; 12, 8-14; 39, 15), sobrinhos, primos irmãos (1 Par 23, 21), e primos segundos (Lv 10, 4) – e até ‘parentes’ em geral (Job 19, 13-14; 42, 11).
    //

    Alexb os trechos acima demonstram, inequivocamente, que a palavra ‘irmão’ era uma expressão genérica, geral.
    QUAL QUER GRANDE PROFESSOR DA LÍNGUA ARAMAICA DA LÍNGUA HEBRAICA E DA LÍNGUA GREGA ANTIGA SABE MUITO BEM DISSO.
    //
    E OUTRA ALEEXB…
    Há muitos exemplos na Sagrada Escritura.
    VEJA ALGUNS:
    Lê-se no Gêneses que ‘Taré era pai de Abraão e de Harão, e que Harão gerou a Lot (Gn 11, 27), que, por conseguinte, vinha a ser sobrinho de Abraão. Contudo, no mesmo Gênesis, mais adiante, chama a Lot ‘irmão de Abraão’ (Gn 13, 3). ‘Disse Abraão a Lot: nós somos irmãos” (Gn 14, 14)
    //
    NOTE QUE…
    Jacó se declara irmão de Labão, quando, na verdade, era filho de Rebeca, irmã de Labão (Gn 29, 12-15).
    //
    AGORA
    No Novo Testamento, fica claríssimo que os ‘irmãos de Jesus’ não eram filhos de Nossa Senhora.
    SE FOSSE TODOS OS GRANDES PADRES APOSTÓLICOS E PADRES DA IGREJA DIRIAM ISSO.
    //
    AGORA ALEXB VEJA QUE…
    Os supostos ‘irmãos de Jesus’ são indicados por S. Marcos: “Não é este o carpinteiro, filho de Maria e irmão de Tiago, e de José, e de Judas e de Simão e não estão aqui conosco suas irmãs ?
    //
    AGORA VEJA ALEXB QUE…

    Tiago e Judas, conforme afirma S. Lucas, eram filhos de Alfeu e Cleófas: ‘Chamou Tiago, filho de Alfeu… e Judas, irmão de Tiago” (Lc 6, 15-16). E ainda: “Chamou Judas, irmão de Tiago” ( Lc 6, 16)
    //
    NOTE TAMBÉM QUE…
    Quanto a ‘José’, S. Mateus diz que é irmão de Tiago: “Entre os quais estava… Maria, mãe de Tiago e de José” (Mt 27, 56).
    //

    AGORA VEJA QUE…
    Em S. Mateus se lê: “Estavam ali (no calvário), a observar de longe…., Maria Mágdala, Maria, mãe de Tiago e de José, e a mãe dos filhos de Zebedeu”.
    Essa Maria, mãe de Tiago e José, não é a esposa de S. José, mas de Cleofas, conforme S. João (19, 25). Era também a irmã de Nossa Senhora, como se lê em S. João (19, 25): “Estavam junto à Cruz de Jesus sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria (esposa) de Cleofas, e Maria de Mágadala”.
    //
    AGORA
    Simão, irmão dos três outros, ‘Tiago, José e Judas’ são verdadeiramente irmãos entre si, filhos do mesmo pai e da mesma mãe. Alfeu ou Cleophas é o pai deles.
    //
    Da mesma forma, Alexb eu ti digo que se Nossa Senhora tivesse outros filhos, ela não teria ficado aos cuidados de S. João Evangelista, que não era da família, mas com seu filho mais velho, segundo ordenava a Lei de Moisés.
    ISSO É TÃO CLARO ALEXB DEIXA DE SER LEIGO E INOCENTE ACORDA PRA VIDA!
    //
    AGORA ALEXB…
    Eis um dilema sem saída para você e para as seitas protestantes, pois os ‘irmãos de Jesus’ são filhos de Maria Cléofas e Alfeu.
    //
    E MAIS…
    Também decorre uma pergunta: Por que nunca os evangelhos chamam os ‘irmãos de Jesus’ de ‘filhos de Maria’ ou de ‘José’, como fazem em relação à Nosso Senhor? E por que, durante toda a vida da Sagrada Família, apenas contam-se três membros: Jesus, Maria e José?
    POR QUÊ? SERÁ ISSO ALEXB?
    //
    Alexb entenda que a própria Sagrada Escritura demonstra que os supostos ‘irmãos’ de Jesus são seus primos e não seus irmãos carnais.
    //
    EU TI ASSEGURO E TI MOSTRO QUE…
    Sua afirmação de que o trecho de S. Mateus tem duas passagens, uma referindo-se à filiação carnal e a segunda à filiação espiritual ficam sem sentido, visto que não conferem com o texto bíblico. Na realidade, essa sua pergunta é muito mais uma objeção protestante, visto que a sentença de S. Mateus não deixa margem à interpretação por você aludida.
    //
    APRENDA ALEXB QUE…
    A virgindade eterna de Maria é facilmente demonstrável, quer seja pela Sagrada Escritura, quer seja pela lógica.
    //
    Alexb eu ti provo facilmente que Nossa Senhora era Virgem antes do parto; b) e que Nossa Senhora também permaneceu Virgem durante o parto e que) Nossa Senhora também permaneceu virgem após o parto.
    //
    OLHA ALEXB SÃO…
    Três asserções que lhe vou provar aqui com a Bíblia na mão, e um pouco de lógica na cabeça. Aliás, a terceira já está provada pela própria explicação dos irmãos de Jesus. Todavia, vamos aprofundar mais um pouco a análise Alexb.
    //

    A primeira asserção é admitida pelos próprios protestantes, pois se encontra positivamente no Evangelho: “O Anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma virgem desposada… e o nome da Virgem era Maria”. (Luc. I, 26).
    AGORA ALEXB…
    O mais positivo ainda é o testemunho da própria Virgem objetando ao anjo: “Como se fará isso, pois eu não conheço varão?”. Nenhuma dúvida subsiste – Maria Santíssima era Virgem.
    //
    AGORA ALEXB VOU TI MOSTRAR…
    A segunda asserção, vou ti mostrar que a Mãe de Jesus ficou virgem no parto, pode deduzir-se dos mesmos textos. O que é concebido por milagre deve nascer por milagre; o nascimento é a conseqüência da concepção; sem esta conseqüência, o milagre seria incompleto.
    //
    Em outras palavras, Deus teria operado um milagre incompleto ao desejar manter a virgindade de Nossa Senhora e não tendo levado essa promessa até o final. “Como se fará isso, pois eu não conheço varão?” “O Santo, que há de nascer de ti, será chamado Filho de Deus, porque a Deus nada é impossível” (Luc 1, 35).
    A Deus nada é impossível, a virgindade de Nossa Senhora seria preservada, mesmo ela “não conhecendo varão”.
    //
    Alexbb o Evangelho nos mostra que Maria, tendo chegado ao termo ordinário da natureza, “deu à luz o seu filho. E estando ali, aconteceu completarem-se os dias em que devia dar à luz” (Luc. 1, 6).
    Ora, “conceber” e “dar à luz” são dois termos de uma ação única. A mãe concebe, para dar à luz – é uma só ação: gerar filhos. O parto e a conceição são inseparavelmente ligados, sendo o primeiro o preço doloroso da segunda (perder a virgindade); sendo Maria Santíssima libertada da segunda parte, por meio do milagre de Deus, deve sê-lo da primeira, pois para Deus não é mais custoso fazer “nascer” virginalmente do que fazer “conceber” virginalmente.
    //
    Ademais, se a ação virginal havia começado, pela ação do Espírito Santo, Deus completaria essa ação no momento em que esta chegasse ao seu final. É uma conceqüência lógica e necessária, sob pena de negar o milagre completo de Deus manifestado em sua vontade e na resolução de Nossa Senhora de manter a virgindade.
    //
    A própria dúvida de Nossa Senhora em relação à concepção deixa claro a posição dela perante a virgindade: “Como se fará isso, pois eu não conheço varão?”. O Anjo resolve o problema: “O Santo, que há de nascer de ti, será chamado Filho de Deus, porque a Deus nada é impossível (Luc. 1, 35).
    //
    A conceição da Virgem Santíssima é, pois, obra do Espírito Santo: “O Espírito Santo descerá sobre ti e a virtude do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. E por isso mesmo o santo que há de nascer de ti será chamado Filho de Deus. (Luc. 1, 35).
    //
    VEJA ALEXB QUE…
    “Conceber” Jesus e “dá-lo à luz” são, textual e literalmente, um só milagre, o milagre da encarnação. Separar estes dois termos, que o Evangelista resumiu de propósito numa única frase, é adulterar de maneira visível o texto e a significação da palavra de Deus.
    //
    Sendo Nossa Senhora virgem antes do parto, deve sê-lo também durante o parto, pois o milagre da encarnação é uno e completo. E isto é muito conforme à profecia:
    “uma virgem conceberá e dará à luz”. É o próprio Evangelho que faz a aplicação desta profecia: “Ora, tudo aconteceu para que se cumprisse o que foi dito pelo Senhor, por meio do profeta (Mat. 1, 22). Ou seja, conceber e dar à luz, virginalmente!
    //
    Alexb saiba que virgindade de Nossa Senhora foi antes e durante o parto isso é uma verdade que não se pode negar, senão espisinhando-se todas as regras da lógica e da hermenêutica.
    Deus quis manter a virgindade de Nossa Senhora antes e durante o parto, não o precisava, mas assim o fez.
    //
    Sobre a virgindade de Nossa Senhora após o parto, já ti provei anteriormente. Todavia, para dar mais realce à explicação, vou fazer um pequeno exercício de hermenêutica.
    VAMOS LÁ:
    Quando Nossa Senhora afirma, categoricamente, “eu não conheço varão”, ela não está dizendo que “até o momento eu não conheço”, mas que ela, por opção pessoal, não “conhece varão”, o que dá uma extensão geral à sua afirmação.
    Segundo a tradição, Nossa Senhora havia feito um voto de castidade perpétua e assim o manteve, mesmo vivendo com S. José, como fica clara pela própria afirmação dela (“Eu não conheço varão), quando já estava desposada de S. José.
    //
    AGORA ALEXB
    Se não fosse propósito de Nossa Senhora manter a castidade perpétua, sua afirmação não teria propósito, pois o Anjo poderia lhe responder: “se ainda não conhece, conhecê-lo-á logo; não é José teu esposo? “. A sua afirmação só faz sentido, dentro do contexto, tendo Nossa Senhora feito o voto de castidade perpétua.
    //
    AGORA…
    S. Marcos, na mesma linha, chama Jesus “O filho de Maria” – “uiós Marias” – (Marc. 6, 3), e não um dos filhos de Maria, como querendo mostrar que ele era o seu filho único.
    ISSO É FATO ALEXB CONTENTA-SE COM A VERDADE.

    Curtir

  14. EDMILSON disse:

    ALEXB DEIXA DE SER RIDÍCULO VOCÊ NÃO CONHECE NADA DE HISTÓRIA E DE PATRÍSTICA E MUITO MENOS DA LÍNGUA ARAMAICA E SEUS COSTUMES
    PARA REFUTAR UM HEREGE COMO VOCÊ EU NÃO PRECISO USAR A PATRÍSTICA SOMENTE USAREI A BÍBLIA PARA TI DESMASCAR
    VAMOS LÁ

    PRIMEIRO SUA FALA – “RMÃOS: Esta é uma palavra plural de “irmão”, como mostrado nos dicionários.
    IRMÃO: A palavra hebraica ‘ACH’, é geralmente traduzida como “irmão”. Desde hebraico e aramaico no qual o Evangelho de Mateus foi escrito, tinha menos palavras do que o nosso Inglês, os judeus naquele tempo, usado em um sentido mais amplo para expressar parentesco. Os termos hebraicos para os diferentes níveis e graus de relação não existia. ‘Irmão’ significava os filhos do mesmo pai , e todos os membros masculinos da mesma clã ou tribo. Em grego, em que o Evangelho de Marcos foi escrito, a palavra “irmão” é ” adelphos “(adelphos), ou seja,….”
    =============/////////
    PIADISTA ALEXB EU…

    Nem precisa ir tão longe nem para ti mostrar que o grego, hebraico, aramaico ou latim e, muito menos inglês Nem aparece apenas como tradução. Basta apenas considerar que era costume entre os israelitas chamar parentes colaterais como “irmãos” e desse calculo que você não sabe, Alexb eu posso apresentar-lhe alguns exemplos.
    //
    Basta somente isso para desmoronar todo este castelo que as seitas protestantes depois de Lutero criou para provar que Maria teve outros filhos além de Cristo.
    //
    Alexb Isto não prova nada, irmão. além de ir contra os ensinos da Igreja que é o SUSTENTÁCULO da verdade (1Tm 3,15). Tentativas de enrolar é sempre encontrável a cada passo, só que não convence. Trata-se de uma guerra movida pelo Dragão contra a mulher que deu à luz ao Filho de Deus. Ele jamais poderá vencer. Por que Já é um derrotado. Como derrotado é todo analfabeto biblicamente como você Alexb.
    //
    Mateus 12, 46-50. Seria possível Ele ter desprezado a sua própria mãe?
    “Enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. Alguém lhe disse: ‘olha! Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e querem falar contigo”. Ele respondeu àquele que lhe falou: ‘Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?’ E, estendo a mão para os discípulos. acrescentou: ‘Eis minha mãe e meus irmãos. Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe.

    Curtir

  15. Quando existe dúvidas sobre algo de nosso inteiro conhecimento, o caminho a seguir é prestar os devidos esclarecimentos para que as dúvidas sejam sanadas. Amigos, a Bíblia como um LIVRO SAGRADO, jamais deveria nem poderia ser modificada nem alterada ao bel prazer de quem as traduziu ao longo de anos e anos. O tempo, por si só, já é um fator de peso para que os relatos de acontecimentos em uma época distante, cheguem aos nossos dias completamente modificados. Ainda existem outros fatores que influem intensivamente nas distorções da verdade : a falta de FÉ, de AMOR, de SINCERIDADE e…, como também interesses outros. Muitos fundadores de inúmeras seitas e ou religiões, que vem acontecendo no mundo, são responsáveis por divergências textuais encontradas nas Bíblias. Em igrejas protestantes, é comum se ouvir versículos lidos no momento, serem comentados com interpretações bem diferenciadas dos textos que foram lidos. Ante ao que pude constatar nesta minha estadia na terra, é que o Senhor Criador do Universo, nos deu inteligência, livre arbítrio e…para crescermos, evoluirmos, em pensamentos e obras para chegarmos até ELE.

    Curtir

  16. alexb disse:

    A Igreja Católica ensina que os irmãos de Jesus não eram realmente irmãos – eram primos! Ela afirma que o aramaico não faz distinção entre primo e irmão, e, portanto, os irmãos do Senhor eram meros primos. Realmente é muito comovente o fato de que o aramaico não tenha essa definição, mas é uma pena que isso não tem absolutamente nada a ver com o original do Novo Testamento, que foi escrito em grego, e não no aramaico.

    E, ainda que o aramaico deixe a desejar neste sentido, o grego é tão claro e específico quanto o português. No grego, há palavra específica para primo, para irmão e para parente. Vejamos os significados de cada palavra de acordo com o léxico da Concordância de Strong:

    431 ανεψιος anepsios
    de 1 (como partícula de união) e uma partícula arcaica nepos (um parente); n m
    1) primo.

    80 αδελφος adelphos
    de 1 (como uma partícula conectiva) e delphus (o ventre);
    TDNT 1:144,22; n m
    1) um irmão, quer nascido dos mesmos pais ou apenas do mesmo pai ou da mesma mãe.
    2) tendo o mesmo antepassado nacional, pertencendo ao mesmo povo ou compatriota.
    3) qualquer companheiro ou homem.
    4) um fiel companheiro, unido ao outro pelo vínculo da afeição.
    5) um associado no emprego ou escritório.
    6) irmãos em Cristo.
    6a) seus irmãos pelo sangue.
    6b) todos os homens.
    6c) apóstolos.
    6d) Cristãos, como aqueles que são elevados para o mesmo lugar celestial.

    4773 συγγενης suggenes
    de 4862 e 1085; TDNT – 7:736,1097; adj
    1) da mesma família, semelhante a, parente de sangue.
    2) num sentido mais amplo, da mesma nação, compatriota.

    Portanto, vemos que:

    Anepsios – Primo
    Adelphos – Irmão
    Suggenes – Parente

    A única palavra que tem um sentido mais amplo é adelphos, que em sentido figurado ou espiritual significa os “irmãos em Cristo”, ou “companheiro”, e não irmão de sangue. Também pode significar um irmão de sangue apenas de parte paterna ou materna. Porém, como ambos os casos são rejeitados pela Igreja Romana (a ortodoxa adota a segunda posição, enquanto a romana sustenta que são primos), não irei me basear nestes sentidos secundários, mas apenas no primário, isto é, de irmão de sangue, que não eram filhos de José em um casamento anterior.

    O caso que vemos aqui, portanto, é bem curioso. Nós temos três palavras no grego de parentesco. Uma é somente um “parente próximo”, outra é especificamente “primo”, e a outra é “irmão” mesmo. Seria de se esperar, por motivos óbvios, que nas vezes em que os “primos” de Jesus fossem mencionados estivesse em cena a palavra anepsios, mas isso não ocorre em absolutamente nenhuma citação dos irmãos de Jesus.

    Em absolutamente todas as citações, vemos sendo usado adelphos (irmãos, e não primos) para designar os irmãos de Cristo. Segue-se abaixo uma pequena lista de citações em português e no original grego, todas elas confirmando que os irmãos de Jesus eram adelphos, e não anepsios:

    “Ele, porém, respondendo, disse ao que lhe falara: Quem é minha mãe? E quem são meus irmãos?” (Mateus 12:48)

    “de apokritheis eipen tô a=legonti tsb=eiponti autô tis estin ê mêtêr mou kai tines eisin oi adelphoi mou” (Mateus 12:48)

    “E, falando ele ainda à multidão, eis que estavam fora sua mãe e seus irmãos, pretendendo falar-lhe” (Mateus 12:46)

    “eti tsb=de autou lalountos tois ochlois idou ê mêtêr kai oi adelphoi autou eistêkeisan exô zêtountes autô lalêsai” (Mateus 12:46)

    “E disse-lhe alguém: Eis que estão ali fora tua mãe e teus irmãos, que querem falar-te” (Mateus 12:48)

    “o de apokritheis eipen tô a=legonti tsb=eiponti autô tis estin ê mêtêr mou kai tines eisin oi adelphoi mou” (Mateus 12:48)

    “Não é este o filho do carpinteiro? e não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos Tiago, e José, e Simão, e Judas?” (Mateus 13:55)

    “ouch outos estin o tou tektonos uios a=ouch tsb=ouchi ê mêtêr autou legetai mariam kai oi adelphoi autou iakôbos kai a=iôsêph tsb=iôsês kai simôn kai ioudas” (Mateus 13:55)

    “Chegaram, então, seus irmãos e sua mãe; e, estando fora, mandaram-no chamar. E a multidão estava assentada ao redor dele, e disseram-lhe: Eis que tua mãe e teus irmãos te procuram, e estão lá fora. E ele lhes respondeu, dizendo: Quem é minha mãe e meus irmãos? E, olhando em redor para os que estavam assentados junto dele, disse: Eis aqui minha mãe e meus irmãos. Porquanto, qualquer que fizer a vontade de Deus, esse é meu irmão, e minha irmã, e minha mãe” (Marcos 3:31-35)

    “tsb=erchontai tsb=oun tsb=oi tsb=adelphoi kai a=erchetai ê mêtêr autou kai a=oi a=adelphoi a=autou a=kai exô a=stêkontes tsb=estôtes apesteilan pros auton a=kalountes tsb=phônountes auton kai ekathêto tsb=ochlos peri auton a=ochlos a=kai a=legousin tsb=eipon tsb=de autô idou ê mêtêr sou kai oi adelphoi b=sou b=kai b=ai b=adelphai sou a=[kai a=ai a=adelphai a=sou] exô zêtousin se kai a=apokritheis tsb=apekrithê autois a=legei tsb=legôn tis estin ê mêtêr mou a=kai tsb=ê oi adelphoi a=[mou] tsb=mou kai periblepsamenos tsb=kuklô tous peri auton a=kuklô kathêmenous legei ide ê mêtêr mou kai oi adelphoi mou os a=[gar] tsb=gar an poiêsê to thelêma tou theou outos adelphos mou kai adelphê tsb=mou kai mêtêr estin” (Marcos 3:31-35)

    “E foi-lhe dito: Estão lá fora tua mãe e teus irmãos, que querem ver-te. Mas, respondendo ele, disse-lhes: Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a executam” (Lucas 8:20-21)

    “tsb=kai apêggelê a=de autô tsb=legontôn ê mêtêr sou kai oi adelphoi sou estêkasin exô idein tsb=se thelontes a=se o de apokritheis eipen pros autous mêtêr mou kai adelphoi mou outoi eisin oi ton logon tou theou akouontes kai poiountes tsb=auton” (Lucas 8:20-21)

    “Depois disto desceu a Cafarnaum, ele, e sua mãe, e seus irmãos, e seus discípulos; e ficaram ali não muitos dias” (João 2:12)

    “meta touto katebê eis a=kapharnaoum tsb=kapernaoum autos kai ê mêtêr autou kai oi adelphoi a=[autou] tsb=autou kai oi mathêtai autou kai ekei emeinan ou pollas êmeras” (João 2:12)

    “Porque nem mesmo seus irmãos criam nele” (João 7:5)

    “oude gar oi adelphoi autou episteuon eis auton” (João 7:5)

    “Mas, quando seus irmãos já tinham subido à festa, então subiu ele também, não manifestamente, mas como em oculto” (João 7:10)

    “ôs de anebêsan oi adelphoi autou a=eis a=tên a=eortên tote kai autos anebê tsb=eis tsb=tên tsb=eortên ou phanerôs a=alla tsb=all a=[ôs] tsb=ôs en kruptô” (João 7:10)

    “Disseram-lhe, pois, seus irmãos: Sai daqui, e vai para a Judéia, para que também os teus discípulos vejam as obras que fazes” (João 7:3)

    “eipon oun pros auton oi adelphoi autou metabêthi enteuthen kai upage eis tên ioudaian ina kai oi mathêtai sou a=theôrêsousin a=sou tsb=theôrêsôsin ta erga tsb=sou a poieis” (João 7:3)

    “Todos estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas, com as mulheres, e Maria mãe de Jesus, e com seus irmãos” (Atos 1:14)

    “outoi pantes êsan proskarterountes omothumadon tê proseuchê tsb=kai tsb=tê tsb=deêsei sun gunaixin kai a=mariam tsb=maria tê mêtri tou iêsou kai tsb=sun tois adelphois autou” (Atos 1:14)

    “Não temos nós direito de levar conosco uma esposa crente, como também os demais apóstolos, e os irmãos do Senhor, e Cefas?” (1ª Coríntios 9:5)

    “mê ouk echomen exousian adelphên gunaika periagein ôs kai oi loipoi apostoloi kai oi adelphoi tou kuriou kai kêphas” (1ª Coríntios 9:5)

    “E não vi a nenhum outro dos apóstolos, senão a Tiago, irmão do Senhor” (Gálatas 1:19)

    “eteron de tôn apostolôn ouk eidon ei mê iakôbon ton adelphon kuriou” (Gálatas 1:19)

    Vemos, portanto, que em absolutamente todas as vezes em que alguém se referia aos irmãos do Senhor (ou a algum irmão em específico), empregava adelphos, e não anepsios. Logo, afirmar que os irmãos do Senhor eram anepsios (primos) e não adelphos (irmãos) por causa do aramaico chega a ser risível e é no mínimo uma piada.

    Imagine você sabendo que os irmãos do Senhor eram meramente primos, e tendo a palavra para “primo” (anepsios) pronta, a mão, que pode ser perfeitamente utilizada por você quando você quiser ao seu bem querer, e mesmo assim abre mão de aplicá-la em todas as vezes em que alguém se refere aos irmãos de Jesus, e em lugar disso aplica em todas as vezes a palavra para irmão (adelphos)! Dá para entender uma coisa dessas?

    Como que nas dezenas de passagens bíblicas sobre os irmãos de Jesus não há nem sequer uma única delas que aplique anepsios? Inferir que eles eram primos é assassinar a exegese, mutilar a gramática grega e querer se passar por alguém melhor do que os apóstolos e evangelistas, pois eles escreveram explicitamente adelphos e não anepsios!

    Além disso, temos que lembrar que o apóstolo Paulo, que por duas vezes se referiu aos irmãos de Jesus como sendo adelphos (Gl.1:19; 1Co.9:5) e que nunca se referiu a eles como anepsios, também tinha essa opção por anepsios pronta e totalmente disponível, prova disso é que ele a emprega em Colossenses 4:10:

    “Aristarco, meu companheiro de prisão, envia-lhes saudações, bem como Marcos, primo de Barnabé. Vocês receberam instruções a respeito de Marcos, e se ele for visitá-los, recebam-no” (Colossenses 4:10)

    “aspazetai umas aristarchos o sunaichmalôtos mou kai markos o anepsios barnaba peri ou elabete entolas ean elthê pros umas dexasthe auton” (Colossenses 4:10)

    Paulo diz que Marcos era primo (anepsios) de Barnabé, mas ele mesmo não se refere aos irmãos de Jesus como primos (anepsios), mas como “irmãos” (adelphos), e não em sentido figurado, pois ele os distingue dentre os demais discípulos e apóstolos:

    “Não temos nós direito de levar conosco uma esposa crente, como também os demais apóstolos, e os irmãos do Senhor, e Cefas?” (1ª Coríntios 9:5)

    “mê ouk echomen exousian adelphên gunaika periagein ôs kai oi loipoi apostoloi kai oi adelphoi tou kuriou kai kêphas” (1ª Coríntios 9:5)

    Portanto, os irmãos de Jesus eram realmente irmãos (adelphos), e não primos (anepsios). Mas isso não acaba aqui. Ainda há uma importante adição a ser ressaltada: se não fosse suficientemente marcante a diferença entre adelphos e anepsios, os escritores bíblicos ainda tinham à sua disposição a palavra grega suggenes, que significa um parente de sangue. Ela também seria perfeita para ser aplicada aos irmãos de Jesus (caso não fossem irmãos de sangue literalmente), mas nunca foi! No “Manual de Exegese Bíblica”, Gilson Xavier de Azevedo diz:

    “Os irmãos de Jesus segundo a carne eram irmãos carnais ou primos (como dizem os romanistas)? O grego aqui diz ‘adelphos’ – irmãos consanguíneos. Irmãos significando parente é ‘suggenes’” (Manual de Exegese Bíblica do Novo Testamento)

    Portanto, os apóstolos deixaram de aplicar uma palavra que seria ideal se os irmãos de Cristo fossem apenas primos, isto é, parentes sanguíneos próximos, mas não irmãos. E essa omissão não se deu pelo fato dos evangelistas terem preferido fazer “uso do aramaico”, pois o próprio Lucas a aplica em seu evangelho:

    “Também Isabel, sua parenta, terá um filho na velhice; aquela que diziam ser estéril já está em seu sexto mês de gestação” (Lucas 1:36)

    “kai idou elisabet ê a=suggenis tsb=suggenês sou kai autê a=suneilêphen tsb=suneilêphuia uion en ab=gêrei ts=gêra autês kai outos mên ektos estin autê tê kaloumenê steira” (Lucas 1:36)

    “Disseram-lhe: ‘Você não há nenhum parente com esse nome’” (Lucas 1:61)

    “kai a=eipan tsb=eipon pros autên oti oudeis estin a=ek tsb=en a=tês tsb=tê a=suggeneias tsb=suggeneia sou os kaleitai tô onomati toutô” (Lucas 1:61)

    E nos Atos dos Apóstolos, Lucas continua aplicando essa palavra:

    “Saia da sua terra e do meio dos seus parentes e vá para a terra que eu lhe mostrarei” (Atos 7:3)

    “kai eipen pros auton exelthe ek tês gês sou kai a=[ek] tsb=ek tês suggeneias sou kai deuro eis a=tên gên ên an soi deix” (Atos 7:3)

    João, em seu evangelho, também não hesita em fazer uso de suggenes quando tratava de parentes:

    “Um dos servos do sumo sacerdote, parente do homem cuja orelha Pedro decepara, insistiu: ‘Eu não o vi com ele no olival?’” (João 18:26)

    “legei eis ek tôn doulôn tou archiereôs suggenês ôn ou apekopsen petros to ôtion ouk egô se eidon en tô kêpô met autou” (João 18:26)

    O apóstolo Paulo também fazia uso dessa palavra quando falava de parentes:

    “Saúdem Herodião, meu parente. Saúdem os da casa de Narciso, que estão no Senhor” (Romanos 16:11)

    “aspasasthe ab=êrôdiôna ts=êrodiôna ton suggenê mou aspasasthe tous ek tôn narkissou tous ontas en kuriô” (Romanos 16:11)

    Portanto, temos aqui outro caso interessante:

    –Lucas aplicava suggenes a pessoas que não eram irmãs, mas parentes, e faz isso três vezes, tanto em seu evangelho como em Atos (Lc.1:36; Lc.1:61; At.7:3), mas quando se referia aos irmãos de Jesus, nunca usava suggenes, mas sempre adelphos (Lc.8:20; Lc.8:21).

    –João, o discípulo amado, também usava suggenes quando falava de parentesco (Jo.18:26), mas também nunca a utilizou quando falava sobre os irmãos de Jesus (Jo.2:12; 7:3; 7:5; 7:10).

    –E o apóstolo Paulo é o caso mais interessante, pois ele usava anepsios quando falava de primos (Cl.4:10), e suggenes quando falava de parentes (Rm.16:11), mas só usou adelphos quando falou dos irmãos de Jesus (Gl.1:19; 1Co.9:5)!

    A tabela abaixo nos mostra os diferentes termos gregos que os escritores bíblicos utilizavam e tinham à sua disposição, seguido de referências de algumas de suas menções no Novo Testamento:

    Irmão

    Primo

    Parente
    “Adelphos” (Mc.3:31-35; Jo.2:12; Jo.7:3-10; Gl.1:19; 1Co.9:5)

    “Anepsios” (Cl.4:10)

    “Suggenes” (Lc.1:36; Lc.1:61; At.7:3; Jo.18:26; Rm.16:11)

    –Anepsios (primo) aparece uma vez no Novo Testamento, mas nunca alguém a aplicou para os irmãos de Cristo.

    –Suggenes (parente) aparece cinco vezes no Novo Testamento, mas nunca alguém a aplicou para os irmãos de Cristo.

    –Adelphos (irmãos) é sempre e somente o único termo grego sempre utilizado constantemente pelos apóstolos e evangelistas, sobre os irmãos do Senhor.

    –O grego tinha palavra específica para primo (anepsios), para parente (suggenes) e para irmão (adelphos), mas os escritores bíblicos só lançavam mão desta última quando se referiam aos irmãos de Jesus.

    -Se os apóstolos cressem que os irmãos de Jesus eram primos, teriam usado anepsios ou suggenes, mas não adelphos, e muito menos teriam deixado de mencionar os dois termos mais apropriados acima em absolutamente todas as vezes que falavam dos irmãos de Jesus!

    Sendo assim, a coisa mais notável do mundo, que qualquer principiante e amador de Bíblia consegue discernir facilmente, é que os irmãos de Jesus não eram primos! Alegar que os irmãos de Jesus eram primos é corromper toda a exegese, mutilar toda a hermenêutica bíblica e enviar o original grego para o quinto dos infernos.

    Não, o Novo Testamento não foi escrito em aramaico. E não, os escritores bíblicos não escreveram “irmãos” querendo dizer “primos” por não terem outra opção. Tanto é que todos eles que falaram que os irmãos de Jesus eram adelphos, também aplicaram os termos gregos para primo e para parente em muitas outras ocasiões, pois eles sabiam discernir muito bem entre aquilo que é irmão e aquilo que é primo ou parente próximo, assim como eu e você sabemos. Eles não eram ignorantes e nem estavam presos ao aramaico escrevendo em grego.

    Sendo assim, essas alegações católicas vistas em sites desprestigiosos não passam de pura enganação para iludir os mais instáveis na fé, que são facilmente atraídos e iludidos por qualquer invenção doutrinária ou malabarismo teológico, por mais lunático que seja. Me espanta ver que existem pessoas que em pleno século XXI não conseguem fazer essa distinção básica entre primo, irmão e parente no grego, e ainda continua sustentando a ingênua falácia do aramaico. E me assusta ainda mais ver que ainda há gente ignorante o suficiente para acreditar nela e defendê-la como se fosse um “argumento”.

    Paz a todos vocês que estão em Cristo.

    Curtir

    • EDMILSON disse:

      ALEXD VAI POR MIM VOCÊ NUNCA LEU NA VIDA A BÍBLIA!
      VOCÊ MAL SABE INTERPRETAR A BÍBLIA PROTESTANTE ADULTERADA
      E QUE AINDA VOCÊS PEGARAM A TRADUÇÃO DOS JUDEUS RSRSRS.
      CARA VOCÊ PEGA UM TEXTO COPIADO NO QUAL EU REFUTEI EM VÁRIOS SITES PROTESTANTES.
      ISSO É O CÚMULO!
      OLHA ALEXD A BÍBLIA MOSTRA CLARAMENTE QUE OS SUPOSTOS IRMÃOS DE JESUS NÃO SÃO IRMÃOS DE SANGUE VAI ESTUDAR.
      VOCÊ LÊ MUITAS SAFADEZAS MENTIRAS E CALUNIAS CONTRA A IGREJA!
      VOCÊ NÃO TEM VERGONHA ALEXD DE POSTAR CONTRADIÇÕES E AMADORISMO.
      ////////
      ALEXD VOCÊ NEM SABE LÊ A BÍBLIA INCOMPLETA E ADULTERADA QUE A IGREJA CATÓLICA COMPILOU!
      VEJA SEUS GRAVES ERROS MEU CARA HEREGE ALEXD:
      VEJA COMO VOCÊ PECA E POR ISSO É SÓ MAIS UM LEIGO PROTESTANTE DAS 50 MIL SEITAS NO BRASIL:

      VAMOS LÁ:ALEXD
      O 1º primeiro é Tiago. Ele, segundo (Gálatas 1,19), Tiago Apóstolo, o Menor (Marcos 15,40), cujo pai é Alfeu.
      (Mateus 10,3); o 2º segundo ,José, que é irmão carnal de Tiago, pois ambos são filhos de uma das três Marias que estiveram ao pé da Cruz (Mateus 27,56), e cujo irmão pai é também Alfeu;
      //
      ALEXD SÓ NESSES VERSÍCULOS JÁ MOSTRA QUE O PAI DELES É ALFEU AGORA SE CASO ELES REALMENTE FOSSEM FILHOS DE MARIA DIRIA MATEUS QUE ELES ERAM FILHOS DE JOSÉ E DE MARIA!
      //

      AGORAALEXD o 3º terceiro é Judas, o Tadeu, que também é irmão de Tiago (Judas 1,1). Seu pai é também Alfeu. São Lucas o chama “Judas de Tiago” ou seu irmão (Lucas 6,16).
      //
      ALEXD SÓ NESSAS PASSAGENS EU DESMASCARO QUAL QUER PROTESTANTES QUE NEGAM A VIRGINDADE DE MARIA!

      MAIS VOU MAS ALÉM HEREGE VAMOS LÁ

      Quando Jesus viu sua mãe e perto dela o discípulo que amava, disse à sua mãe: Mulher, eis aí teu filho. 27. Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E dessa hora em diante o discípulo a levou para a sua casa.” (João capítulo 19)
      CADÉ OS FILHOS DE MARIA QUE ERAM APOSTÓLOS DE JESUS?
      POR QUÊ JESUS NÃO ENTREGOU SUA MÃE AOS SEUS IRMÃOS?
      ELE NÃO OS ENTREGOU POR QUE JESUS NUNCA TEVE OUTROS IRMÃOS.
      //////
      PARA REFUTAR OS QUE CONTESTAM ISSO!
      Vou começar com “Tiago”, aí eu faço uma pergunta aos protestantes? quem era esse Tiago? Segundo São Paulo esse Tiago era conhecido como “Irmão do Senhor”, porém ele era um dos 12 Apóstolos.
      //
      VEJA:
      Três anos depois subi a Jerusalém para conhecer Cefas, e fiquei com ele quinze dias. Dos outros apóstolos não vi mais nenhum, a não ser Tiago, irmão do Senhor.”(Gálatas capítulo 1)
      //
      AGORA:
      Observe o que São Paulo diz; ele diz que depois da sua conversão ele foi a Jerusalém para conhecer São Pedro, agora o mais importante é que ele afirma que além de São Pedro só estava em “Jerusalém Tiago Irmão do Senhor”, porém ele afirma que esse Tiago era um dos Apóstolos.
      //
      Agora vamos contar quantos Apóstolos possuíam o nome Tiago e qual era o nome de seu Pai.
      VAMOS LÁ:
      Eis os nomes dos doze apóstolos: o primeiro, Simão, chamado Pedro; depois André, seu irmão. Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão.
      //
      Filipe e Bartolomeu. Tomé e Mateus, o publicano. Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu, Simão, o cananeu, e Judas Iscariotes, que foi o traidor.” (Mateus capítulo 10)
      //
      AQUI DIZ QUE TIAGO É FILHO DE ZEBEDEU!
      E ZEBEDEU NÃO É JOSÉ ESPOSO DE MARIA?

      E MAIS..
      JÁ O OUTRO TIAGO SÃO PAULO DIZ QUE ELE É FILHO DE ALFEU.
      E ESSE ALFEU NUNCA FOI ESPOSO DE MARIA A NÃO SER JOSÉ.
      E MAIS…
      //

      16 Escolheu estes doze: Simão, a quem pôs o nome de Pedro; 17. Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, aos quais pôs o nome de Boanerges, que quer dizer Filhos do Trovão. 18.
      //

      Ele escolheu também André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu; Tadeu, Simão, o Zelador; 19. e Judas Iscariotes, que o entregou.” (Marcos capítulo 3)
      //
      REFURAÇÃO
      13. Ao amanhecer, chamou os seus discípulos e escolheu doze dentre eles que chamou de apóstolos: 14. Simão, a quem deu o sobrenome de Pedro; André, seu irmão; Tiago, João, Filipe, Bartolomeu, 15. Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu; Simão, chamado Zelador; 16.Judas, Filho de Tiago; e Judas Iscariotes, aquele que foi o traidor.” (Lucas capítulo 6)
      //
      RESUMINDO:
      Qual quer um mesmo sendo leigo lendo esses versículos em grifos facilmente pode entender claramente que só existem dois “Apóstolos com o nome Tiago”:
      //
      UM É O FILHO DE ZEBEDEU!
      E O OUTRO É O FILHO DE ALFEU!
      //
      Isso é claríssimo
      Agora vamos partir para “José”; quem era esse Jose? Entre os quatros supostos irmãos de Jesus Cristo esse é o personagem que eu mais gosto, pois com ele eu consigo derrubar (3) coelhos com um tiro
      //
      só, estudando esse personagem eu posso concluir quem ele era realmente, quem era a sua mãe e que dos outros três supostos irmãos de Jesus Cristo apenas Tiago Apostolo era o seu irmão biológico, sendo assim, Judas e Simão eram apenas parentes próximos de Tiago e Jose.
      Resumindo:
      Jose o segundo suposto irmão de Jesus Cristo era:
      Irmão biológico de Tiago Apostolo.
      Filho de Maria mulher de Cleofas.
      Parente próximo de Jesus Cristo, Judas e Simão.
      //

      Deveria ser sobrinho de Virgem Maria e São Jose.
      Disputou com Matias a sucessão Apostólica de Judas Scariotes.
      //

      Agora vamos passar para “Judas”; quem era esse Judas? Esse Judas será a pedra nos sapatos protestantes, pois ele é a maior prova de que na cultura Judaica (parente próximo)é considerado (Irmão), e na cultura Judaica essa regra vale até para pai e filho, pois pai e filho não deixam de ser parentes um do outro.
      //
      Observe que Judas (também conhecido como Tadeu) era um dos (12) Apóstolos e era filho de Tiago Irmão do senhor.
      //
      VEJA:
      “13 Depois do amanhecer, chamou seus discípulos, e escolheu doze dentre eles, aos quais deu também o nome de apóstolos: 14 Simão, ao qual também chamou Pedro, e André, seu irmão; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; 15 Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelote; 16 Judas, filho de Tiago; e Judas Iscariotes, que veio a ser o traidor.”(Lucas capítulo 6)
      //
      AGORA
      Prestem bem atenção nesse texto, pois São Lucas não deixa passar essa informação despercebida, e mais observem que ele diz:
      Tiago era filho de Alfeo (Cleofas).
      //
      E Judas era filho de Tiago.
      E MAIS MEUS CAROS IRMÃOS SAIBA QUE…
      Algumas traduções trazem uma adulteração onde diz que (Judas Irmão de Tiago), porém isso não é a tradução correta, no grego original não aparece a palavra (Adelphoi) que significa (Irmão) no grego.
      //
      Agora nós sabemos o porque São Marcos e São Mateus no seus Evangelhos esquecem de citar os nomes de “Judas e Simão” como também sendo filhos de Maria de Cleofas.
      //
      “56. Entre elas se achavam Maria Madalena e Maria, mãe de Tiago e de José, e a mãe dos filhos de Zebedeu.” (Mateus capítulo 27)
      //
      “40. Achavam-se ali também umas mulheres, observando de longe, entre as quais Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, o Menor, e de José, e Salomé” (Marcos capítulo 15)
      VIU COMO…
      É bem simples entender isso.
      Se Judas era filho de Tiago, Maria de Cleofas era a sua Avó e não a sua mãe, e Jose era seu tio e não o seu irmão.
      //
      Realmente eu não sei como os protestantes caem nas mentiras de seus pastores com seus versos isolados e fora dos contextos, ainda mais porque eles são adeptos da auto-interpretação Bíblica onde cada um tem o direito de interpretar a Bíblia ao seu bel prazer, sendo assim, essa informação não poderia ter passado despercebido.

      //
      Agora chegou a hora de “Simão”; que era esse Simão? Esse personagem sim ficará nas escuras, pois nenhum texto Bíblico nos fornece qualquer informação sobre os seus pais, porém podemos concluir que se trata de mais uma parente próximo a família de Jesus Cristo, alguns teólogos chegaram a conclusão de que se trata de Simão Zelote que também era Apostolo e São Mateus diz que ele era de Cana da Galiléia:
      //
      VEJA:
      “4. Simão, o cananeu, e Judas Iscariotes, que foi o traidor.” (Mateus capítulo 10)
      //
      AGORA NOTE ALEXD QUE …

      Sendo ele cananeu, poderia muito bem ser parente de Jesus Cristo, pois foi o mesmo local onde aconteceram as bodas de Cana e alguns teólogos dizem ter sido o casamento de um parente próximo de Jesus Cristo.
      REALMENTE:
      Isso é só uma teoria, o que provo aqui é que nenhum dos quatro supostos irmãos de Jesus Cristo são filhos de Virgem Maria Santíssima e São Jose.
      //
      ME MOSTRE O CONTRARIO HEREGE ALEXD
      EU PODERIA COLOCAR AQUI UMA LISTA DE MAS DE 200 TESTEMUNHOS QUE AFIRMAM QUE MARIA NASCEU E MORREU VIRGEM MAS SERIA MUITA HUMILHAÇÃO.
      AGORA SE VOCÊ CONTESTA ME MOSTRE O CONTRARIO ALEXD COISA QUE DUVIDO.

      Curtir

    • Helen disse:

      Caro Alex,

      O problema com seu argumento é q vc tenta sustentar sua opinião supondo que o Novo testamento tenha sido completamente escrito em Grego, quando isso não é correto. Todos os autores dos NT, exceto por S. Lucas, eram nativos da língua aramaica e não grega.

      Em algumas passagens do NT os autores até fornecem a expressão original em aramaico, tal e qual “Talitha cumi” em Marcos 5:41, mostrando que os diálogos narrados no Evangelho aconteceram no idioma aramaico e não grego. Deste modo, não é coerente presumir que as palavras para parente, irmão, etc, no idioma grego tivessem sido usadas originalmente por falantes do idioma aramaico – que como sabemos, não possuía termos específicos para tais.

      Pax Domini,
      H

      Curtir

  17. Breaz dos Santos disse:

    O evangelho de Sãoa Mateus cita os quatro: Tiago, Simão, Judas e José. E em outras partes do evangelho mostram pelo menos que os três primeiros, são filhos de Cléofas, irmão de São José. E José nós temos uma informação do cronista judeu-cristão Hegésipo, de que ele morreu com idade bastante avançada, talvez com 120 anos. O problema dos protestantes é que eles não estudam a Bíblia. Eles leem alguns versículos e acham que sabem tudo. Para se compreender a Biblia, é preciso muito estudo de exegese e hermenêutica bíblica. E os protestantes não têm a mínima idéia do que isso seja.

    Curtir

    • Helen disse:

      Braz,

      Exatamente. A crítica protestante é de que os Católicos não leem a bíblia ( com isso demonstram que desconhecem que a leitura da Bíblia durante a Missa, na liturgia da Palavra, é feita de modo coerente e integral. Em pouco mais de 2 anos, o católico que frequenta a santa missa assiduamente, ouve a leitura da bíblia inteira!! E isso não é feito de modo aleatório, como nas “igrejas” protestantes, mas como dito acima, de forma coerente. Ou seja, as leituras são meticulosamente selecionadas pela Santa Sé, de forma que tudo aquilo que é lido no AT seja elucidado pela leitura do NT. O católico lê a Bíblia integralmente, não apenas versos ou partes dela), por outro lado, o católico pode não apenas alegar, mas provar, que a leitura da bíblia precisa ser complementada pelo estudo das disciplinas da hermenêutica e exegese.

      Curtir

    • EDMILSON disse:

      MINHA AMIGA HELEN VOCÊ AINDA ESTÁ DANDO CORDA PARA O ALEX?
      O CARA NUNCA ESTUDOU PATRÍSTICA E HISTÓRIA PRIMITIVA NA VIDA DELE.
      //
      E MESMO QUE A BÍBLIA FOSSE ESCRITA NO GREGO NENHUM PROTESTANTE TERIA ARGUMENTO PARA DIZER QUE MARIA TEVE FILHOS.
      //
      ISSO É PAPAGAIADA
      /
      Fala para esse piadista Alex Helen que a igreja deixou de fora vários evangelhos dos apóstolos de cristo de fora do cânon bíblico que fazem milhares de referências a nossa senhora virgem antes e depois!
      //
      esses documentos servem como testemunhas oculares e de documentos históricos para calar a boca desses filhos da serpente!
      COMO ME ORGULHO DE SER CATÓLICO.
      //
      Veja aqui Helen o evangelista São Marcos, na Liturgia que deixou às igrejas do Egito:
      “Lembremo-nos, sobretudo, da Santíssima, intemerata e bendita Senhora Nossa, a Mãe de Deus e sempre VirgemMaria“.
      //
      VEJA QUE MARAVILHA HELEN
      VEJAM MAIS TESTEMUNHOS
      O apóstolo Santo André:
      “Maria é Mãe de Deus, resplandecente de tanta pureza, e radiante de tanta beleza, que, abaixo de Deus, é impossível imaginar maior, na terra ou no céu”. (Sto Andreas Apost. in trasitu B. V., apud Amad.)
      “Tendo sido o primeiro homem formado de uma terra imaculada, era necessário que o homem perfeito nascesse de uma Virgem igualmente imaculada, para que o Filho de Deus, que antes formara o homem, reparasse a vida eterna que os homens tinham perdido” (Santo André, Cartas dos Padres de Acaia).
      //
      VEJA MAS TESTEMUNHAS OCULARES HELEN
      São João Apóstolo:
      “Maria, é verdadeiramente Mãe de Deus, pois concebeu e gerou um verdadeiro Deus, deu a luz, não um simples homem como as outras mães, mas Deus unido a carne humana.” (S. João Apost. Ibid)
      //
      VEJA MAS AMIGA HELEN TESTEMUNHAS OCULARES DE MARIA A SEMPRE VIRGEM
      S. Tiago Menor:
      “Fazemos memória de nossa Santíssima, Imaculada, e gloriosíssima Senhora Maria, Mãe de Deus e sempre Virgem“.
      O santo Apóstolo não se limita a isso, mas torna a sua fé mais expressiva ainda. Após a consagração e umas preces, ele faz dizer ao Celebrante:
      “Prestemos homenagem, principalmente, a Nossa Senhora, a Santíssima, Imaculada, abençoada acima de todas as criaturas, a gloriosíssima Mãe de Deus, sempre Virgem Maria.”
      E os cantores respondem: “É verdadeiramente digno que nós vos proclamemos bem-aventurada e em toda linha irrepreensível, Mãe de Nosso Deus, mais digna que os querubins, mais digna de glória que os serafins; a vós que destes à luz o Verbo divino, sem perder a vossa integridade perfeita, nós glorificamos como Mãe de Deus” (S. jacob in Liturgia sua).
      __________________________________________________

      RESUMINDO HELEN TODOS ESSES DOCUMENTOS AQUI SÃO PERTENCENTES A IGREJA E TESTIFICADO POR VÁRIOS PADRES DA IGREJA COMO VERDADEIROS E GENUÍNOS AGORA A ÚNICA COISA QUE RESTA PARA O ALEX É O BURRO E PIADISTA ARGUMENTO DE DIZER QUE É FALSO OU ESPÚRIA KKKKKKKK
      ///
      MAS FALA PARA O MANÉ AÍ QUE PARA CONTESTAR E REFUTAR É PRECISO TER PROVAS E TESTEMUNHAS OCULARES E ISSO ESSA POBRE ALMA NÃO VAI JAMAIS CONSEGUIR A NÃO SER SE ELE ENTRAR NUM SITES PROTESTANTES DE FUNDO DE QUINTAL ADULTERADORES DE TEXTOS E FRASES FORA DO CONTESTO /////////////
      //
      OS CONHECIDOS RACIONALISTAS DESPEITADOS RSRSRS

      Curtir

Seja respeitoso. Não ataque o autor, debata sua idéia. Não use linguagem obscena, profana ou vulgar. Fique no tema do post. Comentários fora do tema original poderão ser excluídos.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s