Os Cristãos são chamados à comunhão pois Cristo fundou uma Igreja visível (Parte I)


Uma das diferenças mais fundamentais entre os paradigmas eclesiais católico e protestante diz respeito à natureza da Igreja que Cristo fundou. De acordo com o paradigma predominante protestante, a própria Igreja é uma entidade invisível espiritual, embora alguns de seus membros, ou seja, todos aqueles crentes que ainda vivem na vida presente, sejam visivelmente incorporados à ela.

picture

Corpo de Cristo – A igreja na terra e os Santos no Céu

No paradigma protestante, quem tem a verdadeira fé em Cristo é, ipso facto, um membro da única Igreja que Cristo fundou. Este paradigma protestante não reconhece que Cristo fundou um corpo visível hierarquicamente organizado. Por outro lado, a Igreja Católica por 2.000 anos tem acreditado e ensinado que o Cristo encarnado fundou um corpo visível, hierarquicamente organizado. No paradigma católico, a fé em Cristo não é suficiente por si só para fazer uma pessoa um membro deste corpo, um crente é incorporado a este corpo pelo batismo válido, e pode ser removido deste corpo seja por heresia, a apostasia, o cisma ou excomunhão .

As confissões reformadas afirmam a visibilidade da Igreja, de modo que levanta-se uma questão específica: no que diz respeito à visibilidade, como é  que a eclesiologia reformada distingue-se tanto do paradigma eclesial protestante comum e da eclesiologia católica? Neste artigo, vamos mostrar primeiro que Cristo fundou Sua Igreja como um corpo visível, e por que Ele fez isso. Em seguida, apresentaremos as várias posições e argumentos que a eclesiologia reformada é equivalente, no essencial, ao paradigma eclesial protestante comum. Finalmente, traçamos algumas importantes implicações decorrentes da visibilidade da Igreja.

Conteúdo das Partes I e II:

Parte I

I. O Corpo de Cristo é uma unidade visível
II. Por que unidade visível é uma marca da Igreja: Disciplina  & Cisma
III. Negação de visibilidade é docetismo eclesial

Parte II –

IV. O que a Igreja Católica ensina sobre a visibilidade da Igreja
Posições V. Reformadas, e crítica
VI. Implicações
VII. Conclusão

I. O Corpo de Cristo é uma unidade visível

A. A Igreja é o Corpo de Cristo, Ele é a cabeça do seu Corpo Místico

E eu te digo, que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. (Mateus 16:18).

Uma das razões pela qual Cristo veio ao mundo, era construir a Sua Igreja, pois através dela os homens poderiam finalmente chegar ao conhecimento Dele e  por conseguinte à vida eterna – lembremo-nos aqui a ordenança de Cristo aos seus Discípulos de “ir e fazer discípulos de todas a nações”, confirmando que a fé vem do ouvir (Cf Rom 10,17) – , isto é, a visão beatífica do Trino Deus.2 No Novo Testamento encontramos diferentes termos usados ​​para mostrar aspectos distintos da Igreja. Um desses termos é o “Corpo de Cristo” [σώματος τοῦ Χριστοῦ]. Para distinguir o Corpo de Cristo que é a Igreja, do corpo de Cristo, que nasceu da Virgem Maria há 2.000 anos atrás e agora está assentado à direita de Deus Pai, nós nos referimos ao primeiro como o “Corpo Místico de Cristo “e  ao segundo como o Corpo físico de Cristo.3

Quanto ao Corpo Místico de Cristo, São Paulo escreve aos santos na igreja de Roma:

Pois, assim como temos muitos membros em um só corpo e todos os membros não têm a mesma função, assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, e individualmente membros uns dos outros. (Romanos 12:4-5)

São Paulo escreve à igreja de Corinto:

Pois assim como o corpo é um, e ainda tem muitos membros, e todos os membros do corpo, embora muitos, somos um só corpo, assim é Cristo também. Pois em um só Espírito fomos todos nós batizados em um corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres, e todos nós foi dado beber de um só Espírito. Para o corpo não é um só membro, mas muitos. Se o pé disser: “Porque eu não sou mão, não sou uma parte do corpo,” não é por este motivo qualquer, menos a parte do corpo. E se o ouvido diz: “Porque eu não sou olho, não sou uma parte do corpo,” não é por este motivo qualquer, menos a parte do corpo. Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde estaria o olfato? Mas agora Deus colocou os membros, cada um deles no corpo, como quis. Se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo? Mas agora, há muitos membros, mas um só corpo. E o olho não pode dizer à mão: “Eu não preciso de você”, ou ainda a cabeça aos pés. “Eu não preciso de você” Pelo contrário, é muito mais verdadeiro do que os membros do corpo que parecem ser mais fracos são necessários, e os membros do corpo que consideramos menos honrosa, sobre estes que conferem muito mais honra, e os nossos membros menos apresentáveis ​​se tornar muito mais apresentável, ao passo que os nossos membros mais apresentável não têm necessidade disso. Mas Deus assim formou o corpo, dando muito mais honra ao membro que faltava, para que não haja divisão no corpo, mas que os membros tenham a mesma solicitude uns para os outros. E se um membro sofre, todos os membros sofrem com ele, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele. Agora você é o Corpo de Cristo, e seus membros em particular. E pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro mestres, depois milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas. Nem todos são apóstolos, são eles? Todos não são profetas, são eles? Todos não são professores, são eles? Todos não são operadores de milagres, eles estão? Todos não têm dons de curar, não é? Tudo não falar em línguas, não é? Tudo não interpretam, não é? Mas procurai com zelo os maiores dons. (1 Coríntios 12:12-31).

Para os santos que estão em Colossos São Paulo escreve:

Ele [Cristo] é também Cabeça do Corpo, a Igreja, e Ele é o princípio, o primogênito dentre os mortos, para que Ele mesmo venha a ter o primeiro lugar em tudo. . . . Agora me regozijo nos meus sofrimentos por vós, e na minha carne, que eu faço a minha parte, em nome do Seu Corpo, que é a Igreja, ao preencher o que falta aos sofrimentos de Cristo. (Colossenses 1:18,24).

E aos santos em Éfeso escreve São Paulo:

[Deus Pai] sujeitou à seus [ Cristo] todas as coisas, e o constituiu como chefe supremo da Igreja, que é o Seu Corpo, a plenitude d’Aquele que preenche tudo em todos. (Efésios 1:22).

Pelo contrário, vivendo um amor autêntico, cresceremos sob todos os aspectos em direcção a Cristo, que é a Cabeça. Ele organiza e dá coesão ao corpo inteiro, através de uma rede de articulações, que são os membros, cada um com a sua actividade própria, para que o corpo cresça e se construa a si próprio no amor. (Efésios 4:15-16).

Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da Igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo. (Efésios 5:23).

Nestas passagens São Paulo ensina que o Corpo Místico de Cristo é uma unidade, é um só corpo. Deus compôs-lo de modo que não houvesse qualquer divisão nele. No entanto, em outro sentido, o corpo é uma pluralidade, porque tem muitos membros. E contudo os membros são unidos em um mesmo corpo. Cada um dos membros do corpo tem um lugar diferente e função no Corpo. Eles não têm todos a mesma função ou cargo. Alguns são apóstolos, alguns são profetas, alguns são professores, etc, cada um de acordo com seus dons. E São Paulo ensina que alguns presentes são maiores do que os outros, mesmo quando cada membro é dependente  um dos outros. Esta dependência mútua, é verdade,  não é só das mãos e dos pés, mas mesmo da cabeça;. A cabeça não pode dizer aos pés: ‘Não preciso de vocês ‘4 Desta forma, o corpo é hierarquicamente organizado, cada uma das funções subordinadas contribuem para a atividade unificada de todo o corpo.5 Se o corpo não fosse organizado hierarquicamente, haveriam muitas atividades diferentes, mas não uma atividade unificada. Haveria muitos indivíduos distintos, e não UM corpo.

No topo da hierarquia está Cristo, a Cabeça do Corpo. A cabeça e os membros, juntos, formam um só corpo, com uma vida divina compartilhada. A vida do corpo é a sua alma, na qual todos os membros do corpo são feitos  vivo e de compartilham da mesma vida do corpo. Assim, pois, a Vida do Corpo de Cristo é o Espírito Santo, que é a Alma da Igreja.6 É por isso que São Paulo diz que por um só Espírito os crentes de Corinto foram batizados em um corpo bebendo todos  de que um Espírito. Esta incorporação no Corpo Místico de Cristo é o que se entende por união ou comunhão com Cristo. Quando São Paulo diz: “Já não sou eu quem vive, mas Cristo quem vive em mim” (Gl 2:20), esto não deve ser entendido em um sentido individualista ‘eu-e-Jesus’, mas como uma referencia à nossa união com Cristo no Seu Corpo Místico, a Igreja. Nossa união com Cristo é realizada através da nossa incorporação em seu Corpo Místico, a Igreja, que é composta de muitos membros. Da mesma forma, quando São Paulo diz em Gálatas 3:27-28 que aqueles que foram batizados em Cristo todos são um em Cristo, ele está se referindo aos crentes sendo incorporados à unidade do Corpo místico de Cristo, a Igreja. No que diz respeito a união, Santo Agostinho escreveu:

Alegremo-nos e demos graças que nos tornamos não apenas cristãos, mas Cristo. Entendeis, irmãos, a graça de Cristo, nossa cabeça? Reflitamos sobre isso: alegremo-nos, nós nos tornamos Cristo. Pois se Ele é a cabeça, nós somos os membros, Ele e nós formamos o homem todo. . . a plenitude de Cristo, portanto, a cabeça e os membros. O que é a cabeça e os membros? Cristo a Igreja “. 7

Observe a linguagem forte que usa Santo Agostinho. Por causa de nossa união com Cristo, Cabeça de seu Corpo Místico, que não são apenas os cristãos, mas, em um sentido verdadeiro, Cristo. Como isso é possível? Porque os membros e cabeça formam um. “Homem inteiro” de que “o homem todo” São Tomás de Aquino escreveu:

A cabeça e os membros são como uma pessoa mística [quasi una persona mystica] e, portanto, a satisfação de Cristo pertence a todos os fiéis enquanto Seus membros.8

Tanto Santo Agostinho quanto São Tomás sustentavam que pelo batismo somos incorporados ao Corpo Místico de Cristo, e que esta união não é extrínseca, mas intrínseca. 9 Pelo batismo somos incorporados em uma unidade maior do que nós mesmos, e assim tornamo-nos um com a cabeça e outros membros, mas sem perder a identidade pessoal. 10 Essa unidade do Corpo Místico é uma unidade visível, precisamente porque é a unidade de um corpo. Corpos são visíveis e hierarquicamente organizado, não invisíveis.11 Porque a Igreja é um Corpo, ela é essencialmente visível.12  A visibilidade do corpo não é redutível à visibilidade de alguns dos seus membros, a Igreja por si só é visível, apenas como o seu corpo, por si só é visível. Porque a Igreja é um Corpo ” também deve ser algo definido e perceptível aos sentidos.” 13 A fim de entender como o corpo é visível, é preciso considerar as maneiras pelas quais um corpo vivo é unificado.14

B. As três maneiras pelas quais um corpo é unificado

Um organismo é unificado fundamentalmente de três maneiras. Em primeiro lugar, é unificado em sua essência. Cada uma de suas partes compartilha a mesma essência. Todas as células de nossos corpos humanos são células humanas. Todas as células de uma planta de girassol são células de girassol. Todas elas compartilham a mesma natureza formal. E assim, como diz São Paulo em Efésios 4:5, na Igreja há “uma só fé”. Nós todos acreditamos na mesma coisa no que diz respeito à fé da Igreja – reflitamos aqui sobre as atuais discrepâncias de doutrinas existentes nas milhares de denominações não-católicas. Por este motivo, ao longo da história da Igreja, quando o catecúmeno é incorporado ao Corpo Místico de Cristo por meio do batismo, ele afirma publicamente o Credo, que é a fé da Igreja. Estamos formalmente unificados no Corpo Místico de Cristo, porque todos nós acreditamos que na mesma doutrina. Se por exemplo a Igreja não se pronunciou a respeito de algum questão de doutrina, podemos ter opiniões diferentes sobre tais questões. Mas os membros não podem estar formalmente unidos a um corpo se eles estão divididos sobre doutrinas sobre os quais a Igreja tenha definitivamente descartada. É por isso que o Papa Pio XII escreveu:

Daí eles erram em uma questão de verdade divina, pois imaginam que a Igreja seja invisível, intangível, a algo meramente ‘pneumatológico’, como dizem, pois muitas comunidades cristãs, embora difiram umas dos outras em sua profissão de fé, estão unidas por um vínculo invisível. 15

Para serem unos em essência, todos os membros do Corpo devem crer e professar tudo o que a Igreja crê, ensina e proclama a ser revelado por Deus.

Em segundo lugar, um organismo é unificado em sua atividade. Cada parte de um organismo é executar uma tarefa específica, mas cada uma destas tarefas específicas, faz parte de uma actividade unificada maior, a actividade de todo o organismo. Da mesma forma, no Corpo Místico de todas as atividades individuais dos membros devem ser coordenadas à actividade global do organismo vivo que é a Igreja. Qual é a atividade global deste Corpo Místico? É a atividade da cabeça, é a vida de Cristo. Todos nós, em união com Cristo, nos oferecemos a Deus como sacrifício vivo. Fazemo-lo mais plenamente nos sacramentos, especialmente a Eucaristia, quando nos oferecemos ao Pai, em união com o sacrifício de Cristo, e em troca somos nutridos por Sua graça. O Corpo Místico é uno por sua vida sacramental unificada:

“Uma vez que há um só pão, nós, embora sendo muitos, formamos um só corpo, porque todos participamos do mesmo pão.” (1 Coríntios 10:17.).

Os membros do Místico Corpo são dinamicamente unificados, porque, através de sua co-participação nos mesmos sacramentos, todos eles estão envolvidos em uma mesma ação litúrgica. A vida dinâmica de Cristo Cabeça vem para os membros do Seu corpo através dos sacramentos. São Paulo refere-se a isso em Colossenses 2:19, onde ele escreve, ” e não retendo a cabeça, da qual todo o corpo, provido e realizado em conjunto pelas articulações e ligamentos, cresce com um crescimento que provém de Deus”. Os sacramentos são os canais ou artérias que Cristo estabeleceu em seu corpo pelo qual os membros do seu corpo recebem a graça da vida divina que flui da Cabeça.16 É precisamente por isso que aquelas entidades que não participam dos sacramentos ou em todos os mesmos sacramentos são “privadas de um elemento essencial constitutivo da Igreja” e “não podem ser chamadas” Igrejas “em sentido próprio” .17

Em terceiro lugar, um organismo é unificado em sua hierarquia. Nem todas as partes do organismo são a cabeça. As partes do corpo estão ordenadas hierarquicamente, em sistemas, órgãos, tecidos, e assim por diante. Vimos isso acima em 1 Coríntios 12, na descrição de São Paulo do Corpo Místico de Cristo. Se não houvesse hierarquia, o conjunto não seria um corpo, mas seria como um alfineteiro, onde Cristo é a almofada, e todos os crentes os alfinetes, cada um individualmente, diretamente, e independentemente dos outros, ligados a Ele. É por isso que a Igreja, uma vez que é um corpo, deve ser ordenada hierarquicamente. Os membros servem a Cabeça (e o todo), ao servir a parte do corpo próximo a si mesmos, de acordo com os dons e capacidades com as quais eles foram equipados, e sob a autoridade da hierarquia, de acordo com o seu lugar dentro dele. A hierarquia de um corpo deve ser unificada no sentido de que cada membro da hierarquia deve ser solicitados à cabeça. Se houvesse duas ou mais hierarquias, isto é, se houvessem dois ou mais objetivos finais para que os membros foram ordenados, haveriam dois organismos distintos presentes, ou algo equivalente a um câncer dentro de um organismo ( o câncer vive no corpo, depende do corpo mas não constitui o corpo).18 Portanto, a existência de um corpo requer unidade hierárquica entre os seus membros, assim também  a existência do Corpo Místico de Cristo requer unidade hierárquica entre os seus membros.

Estes três modos de unidade correspondem também a três papéis de Cristo como Profeta, Sacerdote e Rei, respectivamente. Cristo é o Profeta perfeito, e isso implica que os membros do Seu Corpo Místico compartilham uma fé. Cristo é o Sumo Sacerdote perfeito, e isso implica que os membros de seu Corpo Místico participam da mesma ação litúrgica, e, portanto, os mesmos sacramentos. E porque Cristo é o Rei perfeito, isso implica que os membros do Seu Corpo Místico partes uma hierarquia visível e, portanto, um magistério visível. Desta forma, a realização perfeita de Cristo dos papéis de Profeta, Sacerdote e Rei envolve os três “vínculos de unidade” na Igreja.19  Estas são também as três maneiras pelas quais a Igreja é visível. Ela está visivelmente unida em sua profissão de fé , na  celebração comum ou compartilhada dos mesmos sacramentos, e em sua hierarquia eclesiástica compartilhada, cada um destes três têm sido recebido e transmitidos por sucessão do Apóstolos. 20

C. Visibilidade e  Unidade hierárquica do Corpo Místico

“Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me importa conduzir, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor.” (João 10:16).

Quando estamos a falar sobre a visibilidade da Igreja, no contexto de uma discussão ecumênica envolvendo católicos e protestantes, estamos falando principalmente sobre o terceiro modo de unidade, porque no diálogo ecumênico a questão relevante sobre a visibilidade é esta: Quando Cristo fundou a Sua Igreja, Ele estabeleceu a Igreja com a unidade essencial não só na doutrina e nos sacramentos, mas também em seu governo hierárquico visível? Em outras palavras,  unidade hierárquica visível é parte da essência do Corpo Místico de Cristo? Protestantes e Católicos, apesar de discordarem um pouco sobre o conteúdo do depósito da fé, pelo menos concordam que Cristo estabeleceu a Igreja com a unidade de doutrina, isto é, com um depósito da fé. Da mesma forma, embora os protestantes e os Católicos não concordem sobre o número e a natureza dos sacramentos, eles concordam que Cristo instituiu uma ordem sacramental e deu-a aos Apóstolos, como parte do depósito da fé confiado à Igreja. A Unidade essencial da fé e dos sacramentos podem ser vistas em Efésios 4:5, onde São Paulo diz que há “uma só fé, um só batismo”.

Mas quando chegamos à questão da unidade da hierarquia, os protestantes e os católicos não concordam. Os protestantes alegam  que a unidade hierárquica visível que Cristo inicialmente previu para o Seu Corpo Místico foi acidental (ou seja, não-essencial) e, portanto, capaz de ser perdida (e, de fato, acabou se perdendo), ou ainda afirmam que o Corpo Místico de Cristo nunca foi provido de uma unidade hierárquica visível. A posição católica, por outro lado, é que a unidade hierárquica visível pertence à essência de Corpo Místico de Cristo. 21 Por esse motivo, segundo a doutrina católica, a unidade hierárquica não pode ser perdida a menos que o Corpo Místico deixe de existir. Mas desde que o Corpo Místico não pode deixar de existir, porque compartilha das próprias ações  vida do Filho de Deus sobre quem a morte é impotente, portanto a unidade hierárquica visível não pode ser perdida.22

Para que haja uma hierarquia visível, não é suficiente que cada membro seja ligado a uma cabeça invisível. Ser meramente comandado por uma cabeça invisível  não é por si só compatível com o modelo de uma hierarquia visível. No entanto, para que haja uma hierarquia visível, algumas pessoas visíveis precisam ter uma autoridade eclesial que os outras não têm. Segundo a doutrina católica, a autoridade de Cristo deu aos Apóstolos e seus sucessores é tripla: 1- a autoridade para ensinar,  2- a autoridade para conduzir os homens ao caminho da santidade por meio dos sacramentos (que, por sua vez, levam até Cristo), e a autoridade para governar a Igreja. 23 Esta tripla autoridade também correspondem ao tríplice ofício de Profeta, Sacerdote e Rei de Cristo.

Além disso, para uma hierarquia visível a ser una, ela deve ter uma cabeça visível. Somente se cada membro de uma hierarquia visível estiver organizado à uma cabeça visível é que  a própria hierarquia visível poderá ser una. E somente se, a cabeça visível for essencialmente uma hierarquia visível será essencialmente uma. Se a cabeça visível da hierarquia for plural, em seguida, a hierarquia visível não seria essencialmente unificada, mas, na melhor das hipótese, apenas acidentalmente unificada.

Uma vez que Cristo, tendo subido ao céu, já não é visível para nós (“e uma nuvem o encobriu dos seus olhos”, Atos 1:9), pois Ele nomeou um administrador visível (ou ‘vigário’) antes de Sua ascensão, para ser a cabeça visível de seu Corpo visível. A único cabeça visível da hierarquia visível está implícita quando Jesus diz: “haverá um só rebanho e um só pastor”. (João 10:16) Quanto ao estabelecimento de uma cabeça visível do Seu Corpo de Cristo, o Papa Pio XII escreveu:

Mas não devemos pensar que Ele governa apenas de forma escondida ou extraordinária. Pelo contrário, nosso Redentor governa o seu corpo místico de modo visível e normal através de seu Vigário na terra. Vós sabeis, Veneráveis ​​Irmãos, que depois que ele havia governado o “pequeno rebanho” ele mesmo durante sua peregrinação mortal, Cristo nosso Senhor, quando está prestes a deixar este mundo e voltar ao Pai, confiou ao chefe dos apóstolos o governo visível da comunidade inteira por ele fundada. Ele era todo o sábio, e como Ele poderia deixar sem cabeça visível o corpo da Igreja por ele fundada como uma sociedade humana. Nem contra  isto poderá alguém argumentar que o primado de jurisdição estabelecido na Igreja dá  ao  Corpo Místico duas cabeças. Pois Pedro, em vista de sua primazia é apenas o Vigário de Cristo, de modo que há apenas um chefe principal deste corpo, ou seja, Cristo, que nunca deixa a Si mesmo para guiar a Igreja invisível, porém, ao mesmo tempo, Ele governa de modo visível, por meio daquele que é o Seu representante na Terra. Depois de Sua gloriosa Ascensão aos Céus esta Igreja não descansou sobre ele sozinho, mas em Peter, também, a sua pedra fundamental visível. Que Cristo e Seu Vigário constituem uma única Cabeça é o ensinamento solene de nosso predecessor de imortal memória Bonifácio VIII na Carta Apostólica Unam Sanctam, e seus sucessores nunca deixaram de repetir o mesmo. 24

Quando Cristo ascendeu, não teria havido um unidade hierárquica visível entre os doze Apóstolos, se Cristo não tivesse dado autoridade única à um deles para ser o cabeça visível. Antes de Sua ascensão, Cristo deu a Pedro as chaves do Reino, o comandou a fortalecer seus irmãos, e o nomeou para apascentar as ovelhas de Cristo até que Ele retornasse.25 Se Cristo não tivesse estabelecido uma cabeça visível essencialmente unificada, qualquer cisma no vértice do hierarquia visível separaria o Seu Corpo Místico em dois ou mais corpos. Daí São Jerônimo diz:

Mas você diz, a Igreja foi fundada sobre Pedro: embora em outros lugares o mesmo é atribuído a todos os apóstolos, e todos eles recebem as chaves do reino dos céus, e a força da Igreja dependa deles todos igualmente, mas um entre os doze foi escolhido de modo que, quando uma cabeça foi nomeada, não pudesse haver nenhuma ocasião para cisma.26

E o Papa Leão XIII, diz:

Na verdade nenhuma sociedade humana verdadeira e perfeita pode ser concebida que não é governada por uma autoridade suprema. Cristo, portanto, deve ter dado à Sua Igreja a autoridade suprema a que todos os cristãos devem prestar obediência. Por esta razão, como a unidade da fé é  necessária para a unidade da Igreja, na medida em que é o corpo dos fiéis, assim também por esta mesma unidade, na medida em que a Igreja é uma sociedade divinamente constituída, a unidade de governo,  que afeta e envolve a unidade de comunhão, é necessário jure divino. “A unidade da Igreja manifesta-se na conexão mútua ou a comunicação de seus membros, e também na relação de todos os membros da Igreja a uma cabeça.” 27

Vemos aqui que a graça não destrói a natureza, mas edifica-a e aperfeiçoa-a. É por isso que vilas e cidades têm prefeitos, e por isso mesmo que nosso país tem um presidente. Assim como em uma sociedade natural é preciso haver uma hierarquia unificada e uma cabeça visível, do mesmo modo, na sociedade dos fiéis ( a Igreja), deve haver uma hierarquia unificada e uma cabeça visível. Pela mesma razão que praticamente toda congregação protestante tem um pastor Chefe, toda a Igreja visível também exige uma cabeça ou líder visível. A Igreja como um organismo visível preserva a cabeça visível estabelecida por Cristo e, assim, mantém as três marcas da unidade. Sem um líder visível, o Corpo Místico seria reduzido ao equivalente ontológico de alguns “alfinetes” visíveis invisivelmente ligados a um “alfineteiro” invisível. Isso porque, sem uma cabeça ou líder visível, uma hierarquia visível é apenas acidental, porque intrinsecamente é constituída apenas por várias ou muitas hierarquias separadas . Muitas hierarquias separadas não são  a mesma coisa que uma unidade visível, pois são ontologicamente equivalentes a muitos indivíduos separados. Eles são uma mera pluralidade, não uma unidade verdadeira.

A “Igreja visível” composta por hierarquias visíveis separadas seria equivalente em sua desunião à uma Igreja meramente invisível  de alguns membros.28 Portanto, uma cabeça visível pertence à essência do Corpo Místico, uma vez que um corpo não pode ter mera unidade acidental, mas deve ter uma unidade essencial. Em outras palavras, uma eclesiologia que é análoga à “alfinetes” visíveis invisivelmente ligados a uma “alfineteira” invisível é equivalente à negação da visibilidade do Corpo Místico de Cristo, porque tal eclesiologia nega a hierarquia essencialmente unificada necessária para um corpo para ser um corpo. Não faz diferença se os “alfinetes” são cristãos individuais ou congregações individuais. Sem uma hierarquia visível essencialmente unificada, um todo composto não pode ser um corpo,  muito menos um corpo visível. E quando a unidade hierárquica é abandonada, nada preserva a unidade da fé e unidade dos sacramentos. Isso resulta em um problema muito comum no mundo protestante, ou seja, a desunidade doutrinária. Desta forma, cada um dos três “laços de unidade” depende do outro dois. 29

II. Por  que a unidade visível é uma marca da Igreja: Disciplina & Cisma

A. Disciplina.

A Igreja deve ser una, porque Cristo é um, e Deus é um só. As Escrituras repetidamente proíbem as divisões, um imperativo que não faria sentido nenhum na eclesiologia de uma “igreja invisível”. Da mesma forma, se a Igreja por si só não fosse visível, então nosso “apelo à comunhão” seria um tanto impossível de se alcançar e, na verdade,  seria de fato um “apelo”, uma vez que já fora alcançado . Aqui podemos apontar para algumas passagens das Escrituras que mostram a importância da disciplina na igreja, e obediência à autoridade eclesial: 30

E se ele se recusar a ouvi-los, dize-o à Igreja, e se ele se recusar a ouvir também a Igreja, seja ele para ti como um pagão e um publicano. (Mateus 18:17)

Jesus havia dito em Mateus 16 que Ele iria construir a Sua Igreja, uma coisa singular. Em Mateus 18:17,  onde Jesus trata sobre a disciplina do Cristão pela Igreja, Ele nos mostra que a Igreja tem uma hierarquia visível, algo a que podemos nos voltar e mais importante, algo a que devemos ouvir. Esse versículo mostra que a Igreja tem autoridade para disciplinar o cristão e até excomungar (ex+ comungar, onde ex=fora e com + união – comunhão, portanto,  fora da união) aqueles em pecado. (Cf. 1 Coríntios 5:1-5). Contudo, a comunhão é uma coisa visível, sendo assim apenas uma hierarquia visível poderia excomungar aqueles em pecado. Para uma “igreja invisível” ser capaz de excomungar, a comunhão teria que ser necessariamente algo invisível. Pensemos sob o ponto de vista do neo-protestantismo evangélico, que argumenta que a “placa” da Igreja não importa, porque a igreja visível em si é supérflua. O Cristão adepto desse ponto de vista rejeita, mesmo que inconscientemente, o cumprimento das ordenanças expressas tanto em Mateus 18:17 como  em 1 Coríntios 5:1-5.

Ademais, a instrução bíblica de excomungar ou tirar da comunhão não faz sentido na visão eclesial protestante, onde cada uma das diversas denominações são meras “filiais” de uma organização invisível e o cristão pode simplesmente virar a esquina e filiar-se à próxima igreja que concordar ou tolerar sua  crença doutrinária ou conduta moral. Essa capacidade vai contra e de certa forma impede a Igreja de exercer o seu dever de “entregar tal pessoa a Satanás para destruição da carne, para que o espírito seja salvo no dia do Senhor Jesus.” 31 Para que a Igreja seja visível, portanto, é preciso haver ter uma hierarquia visível. A ironia é que, na noção protestante a disciplina é uma “marca da Igreja”, entretanto, a disciplina exige precisamente uma unidade hierárquica que o protestantismo não tem.

B. Cisma.

Não há nada mais doloroso do que o sacrilégio do cisma. . . (Santo Agostinho, Contra Epistolam Parmeniani, lib. Ii., Cap. Ii., N. 25.)

Se Cristo tivesse fundado uma Igreja sem uma hierarquia visível unificada, todo cisma seria, no máximo, apenas uma deficiência na caridade para com os outros crentes. O cisma seria o equivalente a um dos “alfinetes” do “alfineteiro” deixar de ser caridoso para com outro “alfinete”. E esse é o caso tanto em relação a cristãos individuais ou a congregações inteiras. O cisma por si só seria sempre visivelmente simétrica em relação aos limites da igreja, mesmo que a culpa não. Ou seja, nenhuma das partes no cisma estaria ipso facto visivelmente apartando-se da Igreja, a menos que também estivessem abandonando a fé e os sacramentos. Entretanto, negar a fé ou os sacramentos é heresia ou apostasia. Assim, a separação das partes, por si só, não seria cisma da Igreja. A separação da Igreja, se houvesse, aconteceria apenas devido à heresia ou apostasia. Uma unidade eclesial perfeita seria totalmente compatível com o restante das hierarquias visíveis divididas em diferentes denominações, etc. Desde que os cristãos compartilhassem da mesma fé, dos mesmos sacramentos, e fossem caridosos uns com os outros, toda separação em organizações autônomas distintas não prejudicaria a perfeita unidade eclesial. Quando uma congregação fosse dividida em organismos autônomos, isto não seria necessariamente um cisma, mas uma mera ramificação, desde que as novas congregações mantivessem a mesma fé, os sacramentos e a caridade uns com os outros.

Um problema óbvio aqui, no entanto, é que  a divisão ou separação visível é quase sempre causada por (ou racionalizadas por) discordância na fé ou sacramento. A unidade da fé e dos sacramentos não podem ser preservadas à parte da unidade do governo eclesial, ou seja, uma hierarquia visível compartilhada. À parte da unidade hierárquica visível, a fragmentação da fé é inevitável. Mas outro problema é que esta eclesiologia em vigor elimina a própria possibilidade de cisma entendida como a separação da autoridade eclesial visível compartilhada. E quando uma eclesiologia não tem espaço conceitual para a possibilidade de cisma, as muitas advertências sobre o cisma na Escritura lembram-nos de que a unidade eclesial foi determinada.

. . . que eles sejam um, como nós somos. . . . que todos sejam um, como Tu, Pai, estás em mim e eu em ti. . . que eles sejam um, como Nós somos um. . . que eles sejam perfeitos na unidade, para que o mundo saiba que tu me enviaste, e te ama, mesmo como se fizeste me ama. (João 17:11,21-23).

Exorto-vos, irmãos, que atente para aqueles que causam divisões. (Romanos 16:17).

Rogo-vos irmãos, pelo nome de nosso Senhor, Jesus Cristo, para que todos vocês confessar a mesma coisa, e não haja divisões entre vós, mas você estar unidos no mesmo pensamento e em um mesmo propósito. (1 Coríntios 1:10).

Deus compôs [o corpo de Cristo] … que “não haja divisão no corpo. (1 Coríntios 00:25).

Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são:. . . disputas, dissensões, facções. (Gálatas 5:19-20).

Suportando-vos uns aos outros em amor, procurando guardar a unidade do Espírito no vínculo da paz. (Efésios 4:03).

No último tempo, haverá escarnecedores, seguindo depois as suas ímpias concupiscências. Estes são os que causam divisões. (Judas 1:18-19).

Dada uma hierarquia visível essencialmente unificada, um cisma nunca pode ser visivelmente simétrico. Ele sempre acontecerá entre a Igreja e a parte envolvida no cima contra a Igreja. Sabemos que toda separação da autoridade eclesial visível compartilhada nunca resulta em dois ou mais Corpos Místicos. Obviamente, não é possível haver mais de um Corpo Mistico, pois a resposta clara à pergunta de São Paulo: “Então estaria Cristo dividido?” é “Não”. 32  Com base nisto São Cipriano escreve:

Deus é um só e Cristo é um, e una é a Sua Igreja, e a fé é um, e um Seu povo soldadas pela cola de concórdia em uma unidade sólida do corpo. Unidade não pode ser fendida, nem pode o corpo da Igreja, através da divisão de sua estrutura, ser dividido em pedaços.33

Mas o que faz com que isso seja assim? Há apenas duas respostas possíveis: a concepção de como Igreja  “alfinete invisível”, pois o que é invisível não pode ser dividido, ou um unitatis principium (princípio de unidade) visível, ou seja, uma cabeça visível permanente da hierarquia eclesial visível. Nós demonstramos acima porque a concepção de Igreja como “alfineteiro invisível” é incompatível com a Igreja enquanto um corpo. Assim, um cisma só pode ocorrer quando há unitatis principium , que não é redutível a heresia ou apostasia. A idéia de “cisma ” pode ser vista tanto na Escritura e nos Padres da Igreja:

Saíram de nós, mas não eram de nós, porque se fossem de nós, com certeza, teriam permanecido conosco. (1 João 2:19).

Será que ele pensa que tem Cristo, que age em oposição aos sacerdotes de Cristo, que se separa da companhia de seu clero e pessoas? (São Cipriano, bispo de Cartago, d. AD 258, Sobre a Unidade da Igreja, 17.)

Pensamos que esta diferença existe entre heresia e cisma: heresia não tem doutrina dogmática perfeita, enquanto que cisma, através de alguns dissidentes Episcopais, também se separa da Igreja. (São Jerônimo, Comentário. Na Epist. Anúncio Titum, cap. Iii., V 10-11, grifo nosso).

Veja com oque deveis tomar cuidado – veja o que vós deveis evitar – veja o que deveis temer. Acontece que, como no corpo humano, alguns membros podem ser cortados  fora – uma mão, um dedo, um pé. Por acaso a alma se vai com o membro amputado? Enquanto ele estava no corpo, viveu; separado, ele perde a sua vida. Assim, o cristão é um católico, enquanto ele vive no corpo: corte-o dela e ele torna-se um herege – pois a vida do espírito não segue o membro amputado. (Santo Agostinho, Sermo cclxvii., N. 4).

E é assim que ‘cisma’ foi entendido e definido pela Igreja Católica: Cisma é definido como “a recusa à submissão ao Pontífice Romano ou à comunhão com os membros da Igreja a ele sujeitos.” 34 Nenhuma outra definição faz sentido, em parte porque não há outra definição que distingua cisma de excomunhão. Caso contrário, cada lado no cisma poderia com igual mandado dizer: “Não, eu excomunguei você.” Nenhuma outra definição mostra porque cisma é sempre errado, mesmo quando a excomunhão é por vezes necessária.  Assim, vemos que tanto a disciplina e o cisma não se encaixam em uma concepção da Igreja onde não está faltando uma unidade hierárquica visível essencial. Um modelo de “igreja” em que tanto a disciplina e a cisma não é possível faz grande violência aos imperativos da Escritura sobre esses dois assuntos, e é está completamente em desacordo com os primeiros 1.500 anos de tradição da Igreja.

 

**********************

O Blog informa que o texto acima foi adaptado e traduzido pelo Blog Ecclesia Militans – tradução e adaptação por H. Walker

Anúncios

Sobre Hellen

Católica militante, expatriada, mãe e arquiteta e estudante de Direito. Quando há tempo, engajada na "missão" de defender a fé católica e evangelizar aos irmãos católicos, especialmente aqueles afastados da Santa Fé . I am an expat architect, law student and Catholic mommy who's taken on blogging. I've doing this for a few years now and I'm totally hooked up. All for the Glory of God!
Esse post foi publicado em Apologética Católica, Autoridade Eclesial, Sucessão Apostólica e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

17 respostas para Os Cristãos são chamados à comunhão pois Cristo fundou uma Igreja visível (Parte I)

  1. Fabio Cunha disse:

    Li alguma discussões acima, tando dos defensores da Igreja quando aos dos que protestam contra a Igreja. Nada disso modifica a irrefutável verdade histórica de que a Igreja Católica É a igreja fundada por Cristo na Bíblia. Isto é irrefutável. Sem ela NÃO haveria nem Biblia, nem a propagação do cristianismo pelo mundo. Um movimento que possui 500 anos, como o protestantismo, somente existiu PORQUE ANTES DELE DURANTE 1500 ANOS a Igreja católica, representada pelo bispo de Roma e os bispos orientais da Ortodoxia MANTIVERAM a Igreja fundada por Cristo no mundo. Eu não sou católico, mas argumentar que a Igreja católica NÃO É a Igreja apostólica da Bíblia é produto explícito de muita ignorância. Enfim, respeito a Igreja católica porque sem ela não saberíamos quem Cristo é nem Bíblia teríamos, visto que ESTA IGREJA CATOLICA foi quem COMPILOU A BIBLIA E A TORNOU UM LIVRO. E se ele disse que nunca abandonaria a sua Igreja, quem sou eu para discordar. Minha decisão de não ser católico não se baseia em contestar sua autoridade histórica, mas por não me identificar com o cristianismo em geral. Boa noite a todos.

    Curtir

  2. Pingback: A noção que de toda igreja é igual não é bíblica | Ecclesia Militans

  3. EDMILSON disse:

    TÂNIA VEJA:
    Algumas Referências bíblicas para a missa católica

    Ritos iniciais

    CANÇÃO DE ENTRADA
    Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vós. E também com você.
    //

    Fundação bíblica

    Mt 28:19
    I Crônicas 16:36
    II Coríntios 13:13
    Rito penitencial
    //
    Meus irmãos e irmãs, para preparar-nos para celebrar os mistérios sagrados, vamos chamar a atenção para os nossos pecados:
    Confesso a Deus todo-poderoso, e a vós, meus irmãos e irmãs, que pequei por minha culpa em meus pensamentos e em minhas palavras, o que eu tenho feito, e em que l não conseguiram fazer. E eu perguntar abençoada Maria, sempre virgem, todos os anjos e santos, e a vós, meus irmãos e irmãs, para orar por mim ao Senhor, nosso Deus.
    //

    Maio Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados
    e nos conduza à a vida eterna. Amém. Senhor, tem piedade. Senhor, tem piedade. Cristo, tem misericórdia. Cristo, tem misericórdia. Senhor, tem piedade. Senhor, tem piedade.
    //

    Tiago 5:16
    Rom 0:16, Tiago 3:06
    I Ts 5:25
    Rev 5:11, 06:09
    Rev. 2:5,16,21; 3:3; 16:11
    I Jo 1:09

    Tobit 08:04, I Timóteo 1:2; Psm 51
    //

    GLÓRIA
    Glória a Deus nas alturas,
    e paz para o seu povo na terra.
    Senhor Deus, rei dos céus, Deus Todo-Poderoso e Pai,
    nós te adoramos, nós te damos graças,
    nós te louvamos por vossa imensa glória.
    Senhor Jesus Cristo, Filho único do Pai, Senhor Deus, Cordeiro de Deus,
    que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós,
    você está sentado à direita
    . mão do Pai, para receber a nossa oração
    para somente tu és o Santo,
    só tu és o Senhor,
    somente tu és o maior High,
    Jesus Cristo, com o Espírito Santo
    na glória de Deus Pai. Amém.
    //

    ORAÇÃO
    A oração, disse o sacerdote, é diferente em cada massa única. Whe ele terminar nós resposta:Amém.
    //
    TOMAMOS UM ASSENTO
    GLORIA
    Lc. 02:14
    Ap 19:06
    Ap 22:09; Ef 5:20; Rev 07:02
    II Jo 3; Phil 2:11, Jo 1:29
    //

    Rom 8:34
    Lc 4:34; Lc 01:32
    Jo 14,26
    //
    LITURGIA DA PALAVRA

    Primeira leitura
    A Palavra do Senhor / Graças a Deus
    Salmo responsorial
    SEGUNDA LEITURA
    A Palavra do Senhor / Graças a Deus
    ALLELUIA WE STAND UP
    //
    O Senhor esteja convosco. E também com você.
    //

    A leitura do Santo Evangelho segundo … Glória a ti, Senhor . (EVANGELHO)
    Este é o evangelho do Senhor. Glória a Vós, Senhor Jesus Cristo.
    //
    HOMILIA tomamos um SIT
    WE STAND UP
    Credo ou a profissão de fé

    oração do intercessões FIÉIS OU GERAIS
    Texto relacionado com as leituras do Dia
    //

    do Antigo Testamento / Atos dos Apóstolos
    Salmo
    Novo Testamento
    Salmo
    II Coríntios 1:02
    Gospel – Explicação das Leituras
    Dt 06:04 14:19 Gen Gen 1:01
    Jo 3:16 Atos 2:36
    Lc 1:35
    Matt 1:22-23
    Jo 19:1-2 , 17-19
    I Pe 3:18 -19
    I Coríntios 15:3-4
    Mc 16:19
    Atos 10:42. II Timóteo 4:1
    Atos 2:17 Rom 5:05
    Mt. 16:18. Rom 0:05
    Rev 05:01, 07:09 , 22:05, 20
    Jo 20:23
    Rm 8, 11
    I Tim 2:1-2
    Liturgia Eucarística
    //
    TOMAMOS UM ASSENTO
    APRESENTAÇÃO DOS PRESENTES
    COLEÇÃO
    Bendito sejais, Senhor, Deus de toda a criação.Através de vossa bondade nós temos este pão para oferecer, o que a terra tem dado e mãos humanas fizeram. Ele se tornará para nós o pão da vida. Bendito seja Deus para sempre . Bendito és tu, Senhor, Deus de toda a criação. Através de vossa bondade nós temos este vinho para oferecer, fruto da videira e do trabalho do homem.Vou me tornar nossa bebida espiritual. Bendito seja Deus para sempre.
    //

    Ore, irmãos, que o nosso sacrifício seja aceito por Deus, Pai todo-poderoso.
    Que o Senhor aceitar o sacrifício de suas mãos para o louvor e glória do seu nome, para o nosso bem eo bem de toda a Igreja.
    WE STAND UP

    ORAÇÃO SOBRE OS DONS
    Esta oração, disse o sacerdote, é diferente em cada massa única. Whe ele terminar nós respondemos: Amém.
    //
    Prefácio e Oração Eucarística
    O Senhor esteja convosco. E também com você. Levantai os vossos corações. Nós levantá-los ao Senhor . Dêmos graças ao Senhor nosso Deus.É direito de dar-lhe graças e louvor . Pai, é nosso dever e nossa salvação … … E, assim, juntar-se os anjos e os santos em proclamar sua glória enquanto cantamos (dizer):
    //

    Santo, Santo, Santo é o Senhor. Deus de força e poder.
    céu ea terra estão cheios de vossa glória.
    Hosana nas alturas. Bendito o que vem em nome do Senhor. Hosana nas alturas.
    //
    WE ajoelhar
    Senhor, tu és santo de fato, a fonte de toda a santidade.
    Deixe o seu Espírito veio sobre esses dons para torná-los santos,
    de modo que eles podem se tornar para nós o + corpo e sangue de nosso Senhor, Jesus Cristo.
    //
    Antes de ser entregue à morte, uma morte que ele livremente aceito, ele tomou o pão e deu-lhe graças. Ele partiu o pão, deu-o aos discípulos e disse:
    Tomai, todos, e comei: este é o meu Corpo que será entregue por vós.
    Quando a ceia terminou, ele pegou a taça. Mais uma vez ele deu-lhe graças e louvor, deu o cálice aos discípulos, dizendo:
    Tomai, todos, e bebei, este é o cálice do meu Sangue, o Sangue da Nova e Eterna Aliança. Ele será derramado por vós e por todos os homens, para que os pecados podem ser perdoados. Fazei isto em memória de mim.
    Vamos proclamar o mistério da fé.
    Cristo morreu, Cristo ressuscitou, Cristo virá novamente .
    WE STAND UP
    Em memória de sua morte e ressurreição,
    nós oferecemos-lhe: Pai, esta vivificante pão, cálice da salvação. ….
    //

    … Por Cristo, com Cristo e em Cristo, na unidade do Espírito Santo, toda honra e glória é tua, Pai todo-poderoso,
    para todo o sempre. Amém.
    //
    Atos 4:35 – II Coríntios 9:12-13
    Eclesiastes 3:14 Eclesiástico 17

    Jo 6:35
    Psm 68, 36
    Lc 22:17-18
    68:36 Psm

    Heb 0:28

    50:23 Psm

    Texto relacionado com as leituras do Dia

    II Coríntios 1:02
    Lam 3:41
    Col 3:17
    Col 1:03

    É 6:03. Rev 04:08

    Mc 11:9-10

    II Mac 14:36

    Phil 02:08 Jo 10:17-18
    Mc 14:22-25 Mt 14:22-25 Lc 22:19-20. I Coríntios 11:23-25
    Atos 2:23-24 / I Cor 15, 3-4
    Rev 22:17 22:20
    Jo 6:51
    I Coríntios 10:17
    Ef 6:18
    II Mac 12:45-46
    I Cor 15, 20-23. 29-30
    2 Tes 1:4-5.
    Ap 7:9-15
    Heb 9:15
    I Coríntios 12:12-13
    Rev 07:12
    RITO DE COMUNHÃO

    Oremos com confiança ao Pai com as palavras, nosso Salvador nos deu:
    PAI NOSSO

    Livrai-nos, Senhor, de todo o mal, e concede-nos a paz em nossos dias. Em sua misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e nos proteger de toda a ansiedade enquanto esperamos em jubilosa esperança para a vinda de nosso Salvador, Jesus Cristo.
    Para o reino, o poder ea glória são suas, agora e para sempre.
    //
    Senhor Jesus Cristo, que disse aos seus apóstolos: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou”, não olhe para os nossos pecados, mas a fé da vossa Igreja, e concede-nos a paz ea unidade do seu reino onde você mora para todo o sempre. Amém.
    A paz do Senhor esteja sempre com você. E também com você. damos uns aos outros em sinal de paz
    //

    Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo,
    tende piedade de nós.
    Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo,
    tende piedade de nós.
    Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo,
    dai-nos a paz.
    //

    Este é o Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo. Felizes são aqueles que são chamados para o jantar.
    Senhor, eu não sou digno de recebê-lo,
    mas apenas dizer a palavra e serei salvo . para receber a comunhão

    No momento da comunhão, o sacerdote ou o ministro dirá: O corpo de Cristo .
    Devemos responder: . Amém.
    //

    voltamos ao nosso lugar e tomamos um SIT PARA ORAR QUIETAMENTE
    WE STAND UP
    ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO
    Esta oração, disse o sacerdote, é diferente em cada massa única. Whe ele terminar nós resposta:Amém.
    //

    CONSIDERAÇÕES RITE
    O Senhor esteja convosco. E também com você. Maio Deus todo-poderoso te abençoe, o Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amen. Vá na paz de Cristo. Graças a Deus.
    //

    CANÇÃO FINAL
    //
    E MAIS TÂNIA

    Jo 6, 54-55: (Eucaristia, presença real x paozinho simbólico e doutrinas variadas)
    //

    (Este é o pão que desceu do céu, para que não morra todo aquele que dele comer.
    //
    (Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão, que eu hei de dar, é a minha carne para a salvação do mundo.
    //
    (A essas palavras, os judeus começaram a discutir, dizendo: Como pode este homem dar-nos de comer a sua carne?
    //
    (Então Jesus lhes disse: Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós mesmos.
    //
    (Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.
    //
    (Pois a minha carne é * verdadeiramente * uma comida e o meu sangue, * verdadeiramente * uma bebida.
    //

    E tem mais…1Cor 11,27 e 28:
    (“Portanto, todo aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor indignamente será culpável do corpo e do sangue do Senhor.”
    Ora, como alguém pode ser culpável do corpo do Senhor e comer sua própria condenação, se fosse apenas pão?
    //

    (29) “Aquele que o come e o bebe sem distinguir o corpo do Senhor, come e bebe a sua própria condenação.”
    //

    Lc 22,19-20:
    (1Tomou em seguida o pão e depois de ter dado graças, partiu-o e deu-lho, dizendo: Isto É o meu corpo, que é dado por vós, fazei isto em memória de mim.
    //
    (Do mesmo modo tomou também o cálice, depois de cear, dizendo: Este cálice é a Nova Aliança em meu sangue, que é derramado por vós…
    //

    AGORA TÂNIA:
    Leia bem esse trecho:

    (29) “Aquele que o come e o bebe sem distinguir o corpo do Senhor, come e bebe a sua própria condenação.”
    //

    Por
    isso TÂNIA! Cuidado,com o que você fala.
    //

    Curtir

  4. EDMILSON disse:

    TÂNIA APRENDA UMA COISA A IGREJA NASCEU CATÓLICA.
    AGORA VOU TI MOSTRAR A IGREJA CATÓLICA BÍBLICAMENTE TÂNIA VAMOS LÁ!
    Mateus 16
    18. E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela.
    //
    Hebreus 12-23 à universal assembléia e igreja dos primogênitos inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados;
    /
    Assembléia = Igreja
    /
    Universal = Católica
    /
    A Igreja Católica (o termo “católico”, derivado da palavra grega: καθολικός (katholikos), significa “universal” ou “geral”),
    /
    Paulo Efésios 2, 20 :“Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina;”
    /
    Jesus realmente prometeu que o Espírito Santo estaria com Sua Igreja e a ensinaria para sempre (cf. João 14,16-17)!
    /
    Estas coisas te escrevo, mas espero ir visitar-te muito em breve. Todavia, se eu tardar, quero que saibas como deves portar-te na casa de Deus, que é A IGREJA de Deus vivo, coluna e sustentáculo da verdade.”
    1Timóteo 3:14-15
    /
    (Atos dos Apóstolos 20,28)
    Cuidai de vós mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastorear a Igreja de Deus, que ele adquiriu com o seu próprio sangue.
    //
    TÂNIA SE CASO NÃO EXISTISSE MESMO UMA IGREJA VISIVEL COMO VOCÊ AFIRMA NÃO EXISTIA NA HISTÓRIA PAPAS BISPOS E SIM O EVANGELHO QUE SERIA PREGADO CADA UM DE NÓS SAMOS A IGREJA.
    //
    TÂNIA A BÍBLIA MOSTRA CLARAMENTE A SUPREMACIA DA IGREJA E SUA AOTORIDADE .
    VEJA:
    (I Timóteo 5,17)
    Os PRESBÍTEROS que desempenham bem o encargo de presidir sejam honrados com dupla remuneração, principalmente os que trabalham na pregação e no ensino.
    //
    O QUE VOCÊ ME DIZ DISSO TÂNIA? E TEM MAIS
    VEJA
    Paulo e Timóteo, servos de Cristo Jesus, a todos os santos em Cristo Jesus que estão em Filipos, com os bispos e Diaconos. Filipenses 1:1.
    //
    TÂNIA ME RESPONDAS? QUEM SÃO ESSES BISPOS E DIÁCONOS UM PROTESTANTE QUE NÃO ERA
    VEJA MAIS PROVAS
    (Tito 1,7)
    Porquanto é mister que o bispo seja irrepreensível, como administrador que é posto por Deus. Não arrogante, nem colérico, nem intemperante, nem violento, nem cobiçoso.
    //
    AMIGA DESDE O PRIMEIRO SÉCULO A IGREJA JÁ TINHAM OS SEUS BISPOS ISSO É ORDEM DE DEUS ISSO É BÍBLICO HEREGE VEJA MAIS PROVAS
    (I Timóteo 3,1)
    Eis uma coisa certa: quem aspira ao episcopado, saiba que está desejando uma função sublime.
    //
    ME DIGA DE ONDE É ESSA FUNÇÃO E EPISCOPADO TÂNIA? POIS OS ESCRITOS E CATÁLOGOS DIZEM QUE É DA IGREJA CATÓLICA E VOCÊ?
    //
    VEJA MAIS PROVAS DA IGREJA CATÓLICA
    Ora, rogamo-vos, irmãos, que reconheçais os que trabalham entre vós, presidem sobre vós no Senhor e vos admoestam. 1 Tessalonicenses 5:12.
    //
    VEJA MAIS PROVAS CLARÍSSIMAS TÂNIA
    VEJA
    Pois é necessário que o bispo seja irrepreensível, como despenseiro de Deus, não soberbo, nem irascível, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de torpe ganância. Tito 1:7.
    //
    VEJA MAIS TÂNIA
    VEJA QUE A SOLA SCRIPTURA NUNCA EXISTIU O LIVRE EXAME DA BÍBLIA FOI UM JOGO DE MARKETING DE LUTERO
    VEJA
    A PROVA ESTÁ AQUI:
    Obedecei a vossos guias, sendo-lhes submissos; porque velam por vossas almas como quem há de prestar contas delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil. Hebreus 13:17.
    //
    TÂNIA ENTENDA QUE A PRÓPRIA BÍBLIA DIZ QUE JESUS CRISTO FUNDOU SUA IGREJA
    QUE PROVAS MAS CLARAS DO QUE ESSA.
    EU TI DOU VEJA:
    Hebreus 12-23 à universal assembléia e igreja dos primogênitos inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados;
    Assembléia = Igreja
    Universal = Católica
    A Igreja Católica (o termo “católico”, derivado da palavra grega: καθολικός (katholikos), significa “universal” ou “geral”),
    //
    AGORA OLHE JESUS TÂNIA FALANDO DE FUNDAR A SUA IGREJA SOBRE PEDRO
    VEJA
    “Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.”
    //
    OLHA MAIS PROVAS CLARAS TÂNIA DE JESUS CRISTO TER FUNDADO A SUA IGREJA
    VEJA
    Jesus realmente prometeu que o Espírito Santo estaria com Sua Igreja e a ensinaria para sempre (cf. João 14,16-17)!
    //
    OLHA O QUE SÃO PAULO DIZ TÂNIA QUE MAIS PROVAS DO QUE ISSO
    Só a verdade liberta e a Igreja é coluna e firmeza da verdade (1Timóteo
    3,15)
    //
    VEJA ESSA OUTRA PASSAGEM
    Deste modo, a razão da própria existência da Igreja está em ser um instrumento de santificação dos homens: “Santifico-me por eles para que também eles sejam santificados pela verdade” (Jo 17,19)
    //
    TÂNIA AGORA OLHA O QUE SÃO PAULO FALA
    VOCÊ QUE PROVAS MAIS CLARAS DO QUE ESSA ?
    VEJA
    “Eu me tornei servo deste Evangelho em virtude da graça que me foi dada pela onipotente ação divina. A mim, o mais insignificante dentre todos os santos, coube-me a graça de anunciar entre os pagãos a inexplorável riqueza de Cristo, e a todos manifestar o desígnio salvador de Deus, mistério oculto desde a eternidade em Deus, que tudo criou. Assim, de ora em diante, as dominações e as potestades celestes podem conhecer, PELA IGREJA, a infinita diversidade da sabedoria divina”
    Efésios 3:7-10
    //
    AGORA
    OLHE MAIS PROVAS CLARAS TÂNIA DE QUE ESSA É A IGREJA DE QUE TODOS OS PADRES DA IGREJA E BISPOS ESCREVERAM EM SUAS OBRAS
    SÓ MESMO VOCÊS PROTESTANTES POR ORGULHO DESPREZO E MENTIRAS TENTAM MANCHAR A TODO CUSTO ESSAS VERDADES TÃO NÍTIDA E TÃO CLARA.
    //
    VEJA
    (Atos dos Apóstolos 20,28)
    Cuidai de vós mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastorear a Igreja de Deus, que ele adquiriu com o seu próprio sangue.
    //
    OLHA MAIS PROVAS TÂNIA
    Estas coisas te escrevo, mas espero ir visitar-te muito em breve. Todavia, se eu tardar, quero que saibas como deves portar-te na casa de Deus, que é A IGREJA de Deus vivo, coluna e sustentáculo da verdade.”
    1Timóteo 3:14-15
    //
    ISSO É A IGREJA CATÓLICA NÃO ME VENHA COM SOLA SCRIPTURA NÃO VENHA COM VERSÍCULOS DECORADOS POIS ESSA FARSA DE LIVRE EXAME DA BÍBLIA SÓ DIVIDIU O CRISTIANISMO EM MAIS DE 50 MIL SEITAS.
    QUE MAS PROVAS CLARAS EU TI DOU TÂNIA
    VEJA
    “Se teu irmão tiver pecado contra ti, vai e repreende-o entre ti e ele somente; se te ouvir, terás ganho teu irmão. Se não te escutar, toma contigo uma ou duas pessoas, a fim de que toda a questão se resolva pela decisão de duas ou três testemunhas. Se recusa ouvi-los, dize-o À IGREJA. E se recusar ouvir também A IGREJA, seja ele para ti como um pagão e um publicano.”
    Mateus 18:15-17
    //
    AGORA TÂNIA
    EU TI PEÇO ENCARECIDAMENTE NÃO CHAMEM MAIS OS APÓSTOLOS E PADRES DA IGREJA DE MENTIROSOS POIS TODOS ELES SÓ PREGARAM UMA SÓ IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA
    ESTUDE A PATRÍSTICA ISSO É A IGREJA CATÓLICA
    VEJA TÂNIA:
    “Maridos, amai as vossas mulheres, como Cristo amou A IGREJA e se entregou por ela, para santificá-la, purificando-a pela água do batismo com a palavra”
    Efesios 5:25-26
    //
    TÂNIA A IGREJA QUE A BÍBLIA AFIRMA É UMA IGREJA ONDE PERTENCEM OS BISPOS, PRESBÍTEROS E DIÁCONOS.
    VEJA
    (Tito 1,7)
    Porquanto é mister que o bispo seja irrepreensível, como administrador que é posto por Deus. Não arrogante, nem colérico, nem intemperante, nem violento, nem cobiçoso.
    //
    OLHA MAIS UMA VEZ TÂNIA:
    PROVAS INCONTESTÁVEIS
    Fiel é esta palavra: Se alguém aspira ao episcopado, excelente obra deseja. É necessário, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma só mulher, temperante, sóbrio, ordeiro, hospitaleiro, apto para ensinar. 1 Timóteo 3:1-2.
    //
    TÂNIA SAIBAS QUE JÁ NO PRIMEIRO SÉCULO QUANDO ALGUÉM FICAVA DOENTE ELES IAM ATÉ OS BISPOS DA IGREJA E FICAVAM CURADOS EXISTEM LIVROS E PROVAS SOBRE ISSO AMIGA
    ESSAS PROVAS TAMBÉM SÃO BÍBLICAS
    VEJA
    São Tiago 5,14)
    Está alguém enfermo? Chame os sacerdotes da Igreja, e estes façam oração sobre ele, ungindo-o com óleo em nome do Senhor.
    (Sacerdócio Ministerial
    //
    ISSO É A IGREJA CATÓLICA TÂNIA
    DESDE O TEMPO DE MOISÉS EXISTIA A IGREJA E SUAS FUNÇÕES .
    TÃNIA: “nós interpretamos a Bíblia no corpo de Cristo”.
    ………………..

    Agora Tânia? Onde a bíblia manda que os fiéis interpretem a bíblia no corpo de Cristo? O que significa interpretar a bíblia no corpo de Cristo?
    //

    Ora, sabemos claramente que a sua igreja presbiteriana interpreta de uma forma, e a outra que não é presbiteriana interpreta de outra, e isso há séculos, cada uma interpreta de uma maneira diferente…

    TÂNIA ME DIGA? POR QUE EXISTE NO MEIO DAS SEITAS PROTESTANTES MILHARES DE MILHARES DE HERESIAS E CONTRADIÇÕES?
    ………………………………………….

    Ora, mas então quem tem razão? Você TÃNIA? Ou eles?

    Veja como você TÂNIA! Somente pode se enrolar ao tentar responder tal questão, porque chegará a conclusão, claro, que o mundo inteiro está errado para e você inocentemente certa. Isso é o cúmulo!
    //
    Todos erram, mas você acerta é isso mesmo TÃNIA? Você rejeita o fato bíblico que a Igreja é a coluna e o sustentáculo da verdade, mas você crê que você seja a coluna e o sustentáculo da verdade.
    //

    Você rejeita a infalibilidade da Igreja, mas você se julga infalível ao interpretar a bíblia, porque você, é clara, é iluminada pelo Espírito Santo, você, é clara, não abandonou a lógica e nem a .
    //

    Você recusa o papa guiando a Igreja de Cristo como Moisés guiou o povo santo no deserto, mas você mesma TÃNIA é a sua própria seita se guiando infalivelmente, onde nela o carga papal é exercido pela sua própria pessoa, esta sim infalível!!!
    //

    Aliás, todo protestante é ele, sozinho, uma seita. E a bíblia ainda diz: maldito o homem que confia no homem.
    //

    Não confie em você, confie em Cristo e na Igreja.
    //

    E para pregar e ensinar a bíblia corretamente Cristo não mandou ninguém ao seminário: antes, ele ENVIOU os apóstolos dando-lhes esta missão.
    //

    O seminário não te faz um apóstolo, o que te faz apóstolo é ser enviado por Cristo e pela Sua Igreja.
    //

    TÂNIA ME DIGA? Quem enviou São Paulo? Cristo, que ainda teve que conhecer São Pedro para “acertar os ponteiros”.
    //

    E quem enviou Matias? A Igreja.
    //

    E quem enviou Timóteo? A Igreja.
    //

    E quem te enviou, minha cara? Ninguém, a não ser Satanás.
    //

    TÂNIA: “ estudamos a Palavra dirigido pelo pastor que segue as confissões de fé e catecismos como por exemplo (…)”.
    //

    Onde a bíblia ensina que se deve seguir os catecismos que você cita? Eles são infalíveis?
    //

    Não, a bíblia é que é infalível, você me dirá, não é mesmo TÂNIA?
    //

    Claro que não. Mas vocês seguem a mesma bíblia e estudam os mesmos catecismos?
    //

    OLHA TÂNIA: “Primeiro, você precisa me provar que a Igreja Católica Romana é a igreja de Cristo e que a Reformada não é. E como se faz isso? Seguindo a tradição? Não! De maneira alguma, analisando cada ponto das confissões e catecismos, para chegarmos a um comum acordo e ver qual delas saiu do caminho”.
    //
    ………

    Veja TÂNIA! Como você não segue a bíblia. Pois São Paulo diz:

    “irmãos, estai firmes e retende as TRADIÇÕES que vos FORAM ENSINADAS, seja por palavra, seja por epístola nossa.”.
    //

    Os fiéis receberam as TRADIÇÕES dos apóstolos de duas maneiras: ouvindo o que eles pregavam e lendo o que eles escreviam!
    //

    Impossível eles terem escrito tudo, como ontem lhe mostrei dando o exemplo de São Paulo aos corintios, que disse claramente que quando lá chegasse esclareceria outras questões importantes não tratadas por ele naquela carta.
    //

    TÂNIA Se você me der chance, eu lhe apresentarei cem mil passagens para demonstrar que os fiéis sempre creram também naquilo que não está escrito, e isso usando muitas passagens bíblicas.
    //

    Apenas citando um único exemplo, coloco a seguinte passagem:
    //

    II Timóteo 3, 8 – Como Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim também estes homens de coração pervertido, reprovados na fé, tentam resistir a verdade”.
    //
    ME RESPONDAS TÂNIA?

    Quem são Janes e Jambres? A Bíblia não fala deles.
    //

    Qual foi a resistência que eles impuseram? E contra quem?
    //

    Te explico TÂNIA: segundo a Tradição oral judaica, estes dois indivíduos foram os magos que pertenciam ao quadro de feiticeiros do Faraó, e foram também estes dois que fizeram aparecer cobras diante de Moisés.
    //

    Sabemos disto pela Tradição, e sabemos que é verdade, porque senão Paulo não teria citado este acontecimento extra bíblico para fundamentar seu ensinamento.
    //

    Portanto, Paulo acreditava na Tradição Oral de seu povo, e não questionava (nem é questionado) sobre onde estas informações estão na Bíblia.
    //

    Mas se você lá estivesse ao ler estas palavras de São Paulo certamente sacaria sua Almeidona “nova tradução” e iria questionar-lhe:
    //

    ME RESPONDAS TÂNIA? onde está no antigo testamento esta história inventada por você, seu Paulo romanista?”.
    //

    Tenho prazer em lhe informar que você será católico a partir de agora! Porque mostrar que a Igreja Católica é a Igreja de Cristo é tão fácil quanto mostrar que o fogo queima e a água molha.
    //

    AGORA TÂNIA? Se você discorda, é porque o problema está em você, e não na demonstração, que é algo elementar que qualquer pessoa de boa fé pode entender para aceitar.
    //

    Mas os protestantes como você não deseja, via de regra, a verdade: ele deseja estar certo! E é por isso que se perdem.
    //

    POIS TÂNIA: Não conhece você a fé que vem desde os apóstolos até os dias de hoje?
    //

    Não conhece você a fé da Igreja Primitiva na transubstanciação?
    //

    Não conhece você a fé desta mesma Igreja na própria Igreja e na Tradição como fonte de revelação?
    //

    Ora, TÂNIA quem definiu o Canon bíblico, se não foi a Igreja?

    Logo, ela é fonte de revelação, porque Cristo revelou a Igreja os livros bíblicos que eram e que não eram inspirados.
    //

    Há alguns anos até seria mais aceitável alguém defender o protestantismo com base em alguma dificuldade em acessar a história eclesiástica verdadeira. Mas hoje, com o advento da internet, isso não existe mais e qualquer pessoa com a alma reta e bem intencionada consegue ter acesso a todas estas informações, que estão disponibilizadas pelos sites católicos, e ao final compreender o óbvio, o evidente:
    //

    Deus enviou Cristo e Cristo enviou a Igreja: quem ouve Cristo ouve Deus e quem rejeita Cristo rejeita Deus e quem rejeita a Igreja, como você, rejeita Cristo!!!
    //

    TÂNIA: “Se tu for seguir esta idéia de um monge católico romano, você nunca irá a lugar algum, pois isso é uma tentativa infeliz de lavagem cerebral ao ignorante: ‘Temos que nos submeter às determinações da Santa Igreja. Embora nossa razão rejeite algum dogma, nossa submissão deve ser incondicional. Se isto é branco e a Santa Igreja diz que é preto, devo-lhe acatar a decisão e renunciar à lógica’.
    //
    …………………………..

    E MAIS TÂNIA: Você renunciou a lógica quando passou a crer que você seria infalível interpretando os textos bíblicos, que são dificílimos, diga-se de passagem, tanto que você não se entende com os seus irmãos na heresia como os batistas e outros sobre questões fundamentais como o batismo e a Santa Ceia, entre muitas outras.
    //

    Durante a revolta protestante, em menos de poucos anos já se contava mais de 100 interpretações diferentes para o “isso é meu corpo”, dito por Cristo.
    //

    Imagine você,: dezenas, centenas de interpretações para uma única frase de poucas palavras ditas por Cristo!!!
    //

    Mas todos os que deram e continuam dando sua interpretação falsa a esta frase se julgam infalíveis, pensando que todos os outros estão errados para, logicamente, somente eles estarem certos, porque como disse todo protestante é ele, sozinho, uma seita, onde o papa é ele mesmo, que se julga infalível ao interpretar as escrituras, rejeitando a infalibilidade de Pedro, que o próprio Cristo a transmitiu. Logo, Pedro possui, tem posse, daquilo que pertence a Cristo.
    //

    TÂNIA: ” Estas chaves é o legado de receberem as revelações finais como Cristo os havia dito. A chave seria a garantia, o selo de que o Espírito por meio deles, abriria as revelações complementares. Isso é fundamental meu caro”.
    //
    ……………………………………

    MINHA CARA , o “proprietário” da chave é Cristo, mas ele a empresta a Pedro. Leia o que diz Isaías 22, e veja quem conhece a bíblia aqui, se a Igreja Católica ou vocês:
    //

    Isaías 22, 20 e seguintes – Naquele dia chamarei meu servo Eliacim, filho de Helcias. Revesti-lo-ei com a tua túnica, cingi-lo-ei com o teu cinto, e lhe TRANSFERIREI OS TEUS PODERES; ele SERÁ UM PAI PARA OS HABITANTES DE JERUSALÉM e para a casa de Judá..
    //
    Porei sobre seus ombros A CHAVE DA CASA DE DAVI; se ele abrir, ninguém fechará, se fechar, ninguém abrirá; fixá-lo-ei como prego em lugar firme, e ele será um trono de honra para a casa de seu pai.. Dele estarão pendentes todos os membros de sua família, os ramos principais e os ramos menores, toda espécie de vasos, desde os copos até os jarros.
    //

    Portanto, de acordo com a bíblia que você não conhece, porque somente a Igreja Católica Apostólica Romana a conhece, porque foi ela quem a escreveu e somente ela pode a explicar, quando Deus escolhe alguém para transferir os seus poderes este alguém é um pai (papa) para os “habitantes de Jerusalém” (hoje, os verdadeiros cristãos), e este pai, o Papa, possuindo as chaves que não lhe pertencem, porque pertencem a Cristo, faz uso destas chaves de acordo com a vontade divina: ele abre e ninguém fecha, ele fecha e ninguém abre.
    //

    Glória a Deus pelo papado e malditos sejam todos aqueles que o rejeitam e o combatem!!!
    //

    Aliás, a explicação que você deu as chaves se encontra aonde na bíblia?
    //

    É a sua interpretação das chaves, e porque ela valeria mais do que a nossa, que nos apoiamos também neste Isaías 22?
    //

    Agora, o que você pode falar sobre Isaías 22?
    //

    Não pode falar nada, prezado, porque Isaías 22 o humilha!
    //

    TÂNIA: “Para que isso tivesse validade e prestigio, seria necessário, a própria Palavra dizer que este meio é perpétuo, ou seja, de geração em geração”.
    //
    …………………………………

    ME DIGA TÂNIA? Onde a bíblia diz que para ter validade e prestígio a própria palavra precisaria dizer tal coisa?
    //

    MINHA CARA, para de sofismar, a Igreja determina o que ela faz: a mente de Deus está manifestada nas sagradas escrituras, onde no Antigo Testamento vemos Deus colocando papas, pais, a frente do povo, como líderes religiosos e políticos.
    //

    Exemplo: Deus mandou jamais construir qualquer imagem de ídolo, e muito menos de animais que rastejam pela terra, condenou os ídolos egípcios e todos os outros e mandou AO MESMO TEMPO construir a serpente de bronze, um ídolo no Egito, mas uma benção para Israel.
    //

    Imagine você lá sacando sua Almeida “nova tradução, corrigida e reformada” e a esfregando na cara de Moisés quando o visse fundir o bronze para confeccionar a bendita imagem!
    //

    Ora, não basta ler o texto, é preciso interpretá-lo e naquele momento a sabedoria divina da interpretação estava na cátedra de Moisés, prefiguração do papado, assim como aquele povo era a prefiguração da Igreja.
    //

    Rezando pela sua conversão, suplicando que a virgem Maria, no céu, interceda por sua alma, despeço-me aguardando vossa refutação para novamente aniquilá-la.
    //
    COMO EU ME ORGULHO DE SER CATÓLICO

    Curtir

  5. EDMILSON disse:

    tania disse:
    setembro 13, 2013 às 10:57 am

    Rate This
    Edmilson me mostre na bliblia onde esta escrito papas, padres, noviças, freiras e missas e outra nas escrituras de DEUS não denomina nenhuma placa de igreja e sim o templo e morada do espirito santo q somos nós não parede!!!!
    //
    MAS VAMOS LÁ:
    TÂNIA PRIMEIRO VOCÊ ME DIZ QUE O PAPADO NÃO É BÍBLICO VEJO QUE ISSO É UMA PIADA MUITO GRANDE DA SUA PARTE ISSO SE CHAMA ANALFABETISMO BÍBLICO E HISTÓRICO SÓ DE VOCÊ AFIRMAR ISSO VEJO QUE VOCÊ NUNCA ESTUDOU PATRÍSTICA NA VIDA A NÃO SER FABULAS PROTESTANTES.
    //
    VAMOS LÁ TÂNIA VOCÊ ME DIZ QUE O PAPA NÃO É BÍBLICO E QUE JESUS CRISTO NÃO FUNDOU A IGREJA CATÓLICA E QUE TUDO ISSO FOI INVENTADO .
    //
    ME RESPONDAS ENTÃO TÂNIA SE O PAPA NÃO É BÍBLICO?
    COMO VOCÊ INOCENTEMENTE DIZ.
    ENTÃO TÂNIA? ME RESPONDAS ESSAS PERGUNTAS? POR QUE
    DENTRO DA BÍBLIA TEMOS O NOME DE 3 PAPAS?
    //
    E MAIS TÂNIA:
    OS NOMES DELES SE CHAMAM SÃO PEDRO, SÃO LINO E SÃO CLEMENTE ROMANO,
    E ESSE PAPA DE NOME SÃO CLEMENTE ROMANO NASCIDO NO ANO 30 DA ERA CRISTÃ
    AINDA ESCREVEU UMA OBRA QUE FALA DA IGREJA CATÓLICA E NESSA MESMA OBRA ELE DIZ QUE SÃO PEDRO FOI O PRIMEIRO BISPO DE ROMA.
    //
    E NESSA MESMA OBRA ELE EXORTA A COMUNIDADE PARA RECEBEREM OS BISPOS DA IGREJA E AINDA ESSE MESMO PAPA SÃO CLEMENTE ROMANO É ATRIBUIDO A ELE O LIVRO DOS HEBREUS.
    //
    E MAIS TÂNIA ESSE QUARTO PAPA DA IGREJA CATÓLICA DE NOME SÃO CLEMENTE ROMANO AINDA É CITADO EM FILIPENSES PELO APÓSTOLO SÃO PAULO.
    //
    E MAIS TÂNIA O SEGUNDO PAPA DA IGREJA CATÓLICA DE NOME SÃO LINO É CITADO PELO APÓSTOLO SÃO PAULO NAS SAUDAÇÕES FINAIS.
    //
    TÂNIA EU QUERO QUE VOCÊ ME RESPONDAS? E DEPOIS ME REFUTE? E ME EXPLIQUE? POIS DENTRO DA BÍBLIA TEM MILHARES DE PASSAGENS QUE FALAM PARA OBEDECER AOS BISPOS, PRESBÍTEROS E DIÁCONOS DA IGREJA.
    //
    AGORA EU TI PERGUNTO TÂNIA?
    QUAL É ESSA IGREJA ENTÃO QUE A BÍBLIA FALA DOS BISPOS E PRESBÍTEROS E DIÁCONOS? E OUTRA EXISTE A IGREJA INVISIVEL E A VISIVEL ISSO É CLARO BIBLICAMENTE .
    E NÃO ME VENHA FALAR QUE IGREJA É REUNIÃO DOS POVOS ISSO É UM ERRO BÍBLICO E TAMBÉM HISTÓRICAMENTE
    //
    E OUTRA TÂNIAPARA VOCÊS PROTESTANTES HEREGES DIZ ISSO PARA JUSTIFICAR E CRIAR SUAS CEITAS MAIS SAIBAS QUE ESSA IGREJA EXISTE E ELA SE CHAMA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA.
    //
    TÂNIA SAIBAS QUE DESDE O PRIMEIRO SÉCULO JÁ EXISTEM MALHARES DE PROVAS E REGISTROS QUE MOSTRAM INCONTESTAVELMENTE QUE JÁ EXISTIA A IGREJA CATÓLICA COM SEUS BISPOS PRESBÍTEROS DIÁCONOS PELO MUNDO AFORA.
    //
    AGORA SE VOCÊ É CONTRA TUDO ISSO TÂNIA? POR FAVOR ME MOSTRE PROVAS TESTEMUNHAS OCULARES FONTE HISTÓRICA DOCUMENTOS OBRAS E ESCRITOS DE AUTORES E PADRES DA IGREJA DA ÉPOCA QUE CONTESTE ISSO?
    //
    TÂNIA EU RECOMENDO A VOCÊ A LÊ UMA OBRA DE UNS DOS MAIORES HISTORIADORES DA HUMANIDADE ANOTE AÍ O NOME E A OBRA DESSE ESCRITOR ELE SE CHAMA EUSÉBIO DE CESAREIA ELE NASCEU NO ANO 265 DA ERA CRISTÃ.
    //
    OLHA ESSA OBRA DE NOME HISTÓRIA ECLESIÁSTICA
    TEM MAIS OU MENOS 5000 MIL PAGINAS.
    //
    NELA ELE FALA DO NOME DOS BISPOS QUE PERTENCIAM A IGREJA CATÓLICA
    ELA TAMBÉM FALA DAS OBRAS CARTAS E EPÍSTOLAS DOS PADRES DA IGREJA DOS DOIS PRIMEIRO SÉCULO ATÉ O TERCEIRO SÉCULO.
    //
    TÂNIA APRENDA UMA COISA A IGREJA NASCEU CATÓLICA.
    AGORA VOU TI MOSTRAR A IGREJA CATÓLICA BÍBLICAMENTE TÂNIA VAMOS LÁ!

    OLHE O QUE SÃO PAULO FALA CONFIRMANDO UMA IGREJA ONDE TEM PRESBÍTEROS BISPOS, DIÁCONOS, ANCIÕES ALÍ ESTÁ A IGREJA CATÓLICA.
    //
    TÂNIA VEJA ALGUMAS REFERENCIAS BÍBLICAS SOBRE OS BISPOS DA IGREJA
    (I Timóteo 5,17)
    Os PRESBÍTEROS que desempenham bem o encargo de presidir sejam honrados com dupla remuneração, principalmente os que trabalham na pregação e no ensino.
    //
    O QUE VOCÊ ME DIZ DISSO TÂNIA? E TEM MAIS
    VEJA
    Paulo e Timóteo, servos de Cristo Jesus, a todos os santos em Cristo Jesus que estão em Filipos, com os bispos e Diaconos. Filipenses 1:1.
    //
    TÂNIA ME RESPONDAS? QUEM SÃO ESSES BISPOS E DIÁCONOS UM PROTESTANTE QUE NÃO ERA
    VEJA MAIS PROVAS
    (Tito 1,7)
    Porquanto é mister que o bispo seja irrepreensível, como administrador que é posto por Deus. Não arrogante, nem colérico, nem intemperante, nem violento, nem cobiçoso.
    //
    AMIGA DESDE O PRIMEIRO SÉCULO A IGREJA JÁ TINHAM OS SEUS BISPOS ISSO É ORDEM DE DEUS ISSO É BÍBLICO HEREGE VEJA MAIS PROVAS
    (I Timóteo 3,1)
    Eis uma coisa certa: quem aspira ao episcopado, saiba que está desejando uma função sublime.
    //
    ME DIGA DE ONDE É ESSA FUNÇÃO E EPISCOPADO TÂNIA? POIS OS ESCRITOS E CATÁLOGOS DIZEM QUE É DA IGREJA CATÓLICA E VOCÊ?
    //
    VEJA MAIS PROVAS DA IGREJA CATÓLICA
    Ora, rogamo-vos, irmãos, que reconheçais os que trabalham entre vós, presidem sobre vós no Senhor e vos admoestam. 1 Tessalonicenses 5:12.
    //
    VEJA MAIS PROVAS CLARÍSSIMAS TÂNIA
    VEJA
    Pois é necessário que o bispo seja irrepreensível, como despenseiro de Deus, não soberbo, nem irascível, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de torpe ganância. Tito 1:7.
    //
    VEJA MAIS TÂNIA
    VEJA QUE A SOLA SCRIPTURA NUNCA EXISTIU O LIVRE EXAME DA BÍBLIA FOI UM JOGO DE MARKETING DE LUTERO
    VEJA
    A PROVA ESTÁ AQUI:
    Obedecei a vossos guias, sendo-lhes submissos; porque velam por vossas almas como quem há de prestar contas delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil. Hebreus 13:17.
    //
    AGORA
    ME RESPONDAS TÂNIA? VOCÊ ME DIZ QUE JESUS CRISTO NÃO FUNDOU UMA IGREJA MAS POR QUE ENTÃO OS PADRES APOSTÓLICOS E OS PADRES DA IGREJA DO PRIMEIRO E SÉCULO SÉCULO PREGAM A IGREJA CATÓLICA COMO SENDO A IGREJA FUNDADA POR JESUS CRISTO?
    //
    E POR QUE DENTRO DA PRÓPRIA BÍBLIA TEMOS O NOME DE TRÊS PAPAS E TAMBÉM DOS BISPOS E PRESBÍTEROS E DIÁCONOS PERTECENTES A IGREJA?
    //
    E MAIS TÂNIA POR QUE OS PADRES DA IGREJA E OS PADRES APOSTÓLICOS E TODOS MÁRTIRES AO MORRER PROCLAMAVAM A IGREJA E MESMO OS PADRES DA IGREJA EM SUAS CARTAS EPÍSTOLAS E LIVROS FALAVAM DE UMA SÓ IGREJA DE NOME CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA CONSTRUÍDA POR JESUS CRISTO.
    //
    ME RESPONDAS TÂNIA? POR QUE TODOS OS PADRES DA IGREJA SÃO UNANIMES EM PROCLAMAR A IGREJA CATÓLICA COMO A IGREJA DE JESUS CRISTO SENDO SÃO PEDRO O PRIMEIRO PAPA?
    //
    SE VOCÊ CONTESTA ISSO TÂNIA? EU DESAFIO VOCÊ A ME FALAR APENAS UM NOME DE UMA PESSOA QUE FUNDOU A IGREJA CATÓLICA .
    //
    OLHA SE VOCÊ DIZER QUE FOI CONSTANTINO MUITOS VÃO ACHAR QUE VOCÊ TEM ATROFIA CEREBRAL POIS MUITO ANTES DE CONSTANTINO TER
    //
    A IGREJA CATÓLICA JÁ EXISTIA SE VOCÊ QUISER EU TI DOU UMA LISTA DE MAIS DE 80 NOMES DE PADRES DA IGREJA , PADRES APOSTÓLICOS ESCRITORES ECLESIÁSTICOS E BISPOS ESCRITORES SOMENTE DOS 3 TRÊS PRIMEIRO SÉCULO MUITO ANTES DE CONSTANTINO TER NASCIDO.
    //
    OLHA TÂNIA SE JESUS CRISTO NÃO FUNDOU UMA IGREJA POR QUE ELE DIZ ISSO A SÃO PEDRO?
    “Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.”
    //
    ME DIGA TÂNIA? VOCÊS FALAM QUE JESUS SE REFERIA A UMA PEDRA
    E NÃO A UMA IGREJA?
    ME RESPONDAS ENTÃO POR QUE TODOS OS PADRES DA IGREJA
    SÃO UNANIMES EM DIZER QUE JESUS SE REFERIA A SUA IGREJA QUANDO DIZ PARA SÃO PEDRO TU ÉS PEDRO E SOBRE ESSA PEDRA EU FAREI A MINHA IGREJA.
    //
    ME RESPONDAS POR QUÊ TÂNIA?
    SAIBAS QUE ESSA CONTESTAÇÃO DE QUE SÃO PEDRO NÃO FOI PAPA SÓ VEIO DEPOIS DE LUTERO TER SE REVOLTADO CONTRA A IGREJA CATÓLICA.
    //
    E DE LÁ PRA CÁ O QUE SE TEM MAS NO MEIO PROTESTANTE É ESTÓRIAS FRACAS FALSIFICADAS E INVENTADAS PARA GANHAR FIEIS NA BASE DA MENTIRA.
    //
    ME RESPONDAS TÂNIA?
    POR QUE A BÍBLIA MOSTRA CLARAMENTE A IGREJA CATÓLICA MOSTRA OS BISPOS MOSTRA QUE JESUS FUNDOU UMA IGREJA E SÓ VOCÊS PROTESTANTES QUE NÃO TEM NEM MESMO 500 ANOS A CONTESTA?
    //
    ME RESPONDAS TÂNIA?
    EU QUERO FONTE HISTÓRICA TESTEMUNHAS OCULARES E VERÍDICAS DE NOMES DE PADRES DA IGREJA QUE DUVIDOU DESSA GRANDIOSIDADE .
    //
    ME RESPONDAS ISSO MAIS EU QUERO FONTE HISTÓRICA TESTEMUNHAS OCULARES DA ÉPOCA EU QUERO NOMES E REGISTROS OBRAS E BIOGRAFIAS DE NOMES DE AUTORES DA ÉPOCA QUE DIZ O CONTRÁRIO EU ESTOU ESPERANDO TÂNIA.
    //
    TÂNIA ENTENDA QUE A PRÓPRIA BÍBLIA DIZ QUE JESUS CRISTO FUNDOU SUA IGREJA
    QUE PROVAS MAS CLARAS DO QUE ESSA.
    EU TI DOU VEJA
    VEJA
    Hebreus 12-23 à universal assembléia e igreja dos primogênitos inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados;
    Assembléia = Igreja
    Universal = Católica
    A Igreja Católica (o termo “católico”, derivado da palavra grega: καθολικός (katholikos), significa “universal” ou “geral”),
    //
    AGORA OLHE JESUS TÂNIA FALANDO DE FUNDAR A SUA IGREJA SOBRE PEDRO
    VEJA
    “Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.”
    //
    OLHA MAIS PROVAS CLARAS TÂNIA DE JESUS CRISTO TER FUNDADO A SUA IGREJA
    VEJA
    Jesus realmente prometeu que o Espírito Santo estaria com Sua Igreja e a ensinaria para sempre (cf. João 14,16-17)!
    //
    OLHA O QUE SÃO PAULO DIZ TÂNIA QUE MAIS PROVAS DO QUE ISSO
    Só a verdade liberta e a Igreja é coluna e firmeza da verdade (1Timóteo
    3,15)
    //
    VEJA ESSA OUTRA PASSAGEM
    Deste modo, a razão da própria existência da Igreja está em ser um instrumento de santificação dos homens: “Santifico-me por eles para que também eles sejam santificados pela verdade” (Jo 17,19)
    //
    TÂNIA AGORA OLHA O QUE SÃO PAULO FALA
    VOCÊ QUE PROVAS MAIS CLARAS DO QUE ESSA ?
    VEJA
    “Eu me tornei servo deste Evangelho em virtude da graça que me foi dada pela onipotente ação divina. A mim, o mais insignificante dentre todos os santos, coube-me a graça de anunciar entre os pagãos a inexplorável riqueza de Cristo, e a todos manifestar o desígnio salvador de Deus, mistério oculto desde a eternidade em Deus, que tudo criou. Assim, de ora em diante, as dominações e as potestades celestes podem conhecer, PELA IGREJA, a infinita diversidade da sabedoria divina”
    Efésios 3:7-10
    //
    AGORA
    OLHE MAIS PROVAS CLARAS TÂNIA DE QUE ESSA É A IGREJA DE QUE TODOS OS PADRES DA IGREJA E BISPOS ESCREVERAM EM SUAS OBRAS
    SÓ MESMO VOCÊS PROTESTANTES POR ORGULHO DESPREZO E MENTIRAS TENTAM MANCHAR A TODO CUSTO ESSAS VERDADES TÃO NÍTIDA E TÃO CLARA.
    //
    VEJA
    (Atos dos Apóstolos 20,28)
    Cuidai de vós mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastorear a Igreja de Deus, que ele adquiriu com o seu próprio sangue.
    //
    OLHA MAIS PROVAS TÂNIA
    “Estas coisas te escrevo, mas espero ir visitar-te muito em breve. Todavia, se eu tardar, quero que saibas como deves portar-te na casa de Deus, que é A IGREJA de Deus vivo, coluna e sustentáculo da verdade.”
    1Timóteo 3:14-15
    //
    ISSO É A IGREJA CATÓLICA NÃO ME VENHA COM SOLA SCRIPTURA NÃO VENHA COM VERSÍCULOS DECORADOS POIS ESSA FARSA DE LIVRE EXAME DA BÍBLIA SÓ DIVIDIU O CRISTIANISMO EM MAIS DE 50 MIL SEITAS.
    QUE MAS PROVAS CLARAS EU TI DOU TÂNIA
    VEJA
    “Se teu irmão tiver pecado contra ti, vai e repreende-o entre ti e ele somente; se te ouvir, terás ganho teu irmão. Se não te escutar, toma contigo uma ou duas pessoas, a fim de que toda a questão se resolva pela decisão de duas ou três testemunhas. Se recusa ouvi-los, dize-o À IGREJA. E se recusar ouvir também A IGREJA, seja ele para ti como um pagão e um publicano.”
    Mateus 18:15-17
    //
    AGORA TÂNIA
    EU TI PEÇO ENCARECIDAMENTE NÃO CHAMEM MAIS OS APÓSTOLOS E PADRES DA IGREJA DE MENTIROSOS POIS TODOS ELES SÓ PREGARAM UMA SÓ IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA
    ESTUDE A PATRÍSTICA ISSO É A IGREJA CATÓLICA
    VEJA TÂNIA:
    “Maridos, amai as vossas mulheres, como Cristo amou A IGREJA e se entregou por ela, para santificá-la, purificando-a pela água do batismo com a palavra”
    Efesios 5:25-26
    //
    AGORA TÂNIA
    ENTRE NESSE ENDEREÇO QUE EU VOU TI PASSAR
    POIS É A MAIOR DESCOBERTA DA HUMANIDADE POIS OS MAIORES ARQUEÓLOGOS DO MUNDO DESCOBRIRAM A MAIS ANTIGA IGREJA DO MUNDO COMPROVADA POR TESTES E DNA
    E AINDA DATANDO SER DO ANO 30 DA ERA CRISTÃ E QUE ELA ERA FREQUENTADA POR JESUS E TODOS OS SEUS DISCÍPULOS
    AGORA ENTRE E TIRE VOCÊ MESMO A CONCLUSÃO
    http://cienciaconfirmaigreja.blogspot.com.br/2008/08/surpresa-de-megido-e-igreja-crist-mais.html
    TÂNIA QUE MAIS PROVAS CLARAS DO QUE ESSAS?
    DEIXE DE SOFISMA O PROTESTANTISMO NASCEU NO RENASCIMENTO NUMA ÉPOCA DE GRANDE PROGRESSO E DE GRANDÍSSIMAS DESCOBERTAS ONDE AS PESSOAS QUERIAM SE LIBERTAR QUERIAM SEUS PRÓPRIOS INTERESSES.
    //
    POIS O MUNDO MUDOU E DEUS PARA O MOVIMENTO DO RENASCIMENTO DEIXAVA DE SER O CENTRO DE TUDO
    //
    ENTÃO AS GRANDES EMBARCAÇÕES AS GRANDES DESCOBERTAS RECHEADO DE EXPANSÕES MARÍTIMAS TECNOLÓGICAS MUDOU O MUNDO E O PROTESTANTISMO NASCEU NO RENASCIMENTO NO PERÍODO CHAMADO DE ANTROPOCENTRISMO.
    //
    SE TORNANDO UM MUNDO MODERNO NAS ARTES E NOS COSTUMES
    APRENDA ISSO MEU AMIGO O PROTESTANTISMO AGORA SIM É UMA CEITA MEU AMIGO POIS NASCEU DA REVOLTA E DOS INTERESSES QUE EXEMPLOS EU LHE DOU VÁRIOS
    //
    SAIBAS QUE O QUE LUTERO PREGOU AGRADAVAM A MUITOS MERCADORES EMPRESÁRIOS DA ÉPOCA NÃO É ATOA QUE LUTERO MORREU FRUSTADO DEPOIS DE VÊ A DESGRAÇA QUE FEZ.
    //
    SAIBAS QUE LUTERO CRIOU FOI A IGREJA LUTERANA E COM ELA ENSINANDO A FARSA DO LIVRE EXAME BÍBLICO E POR CAUSA DESSA MENTIRA OS SEUS PLANOS NÃO DUROU MUITO E OS SEUS PROJETOS LOGO SE DESMORONAVAM SURGINDO DESDE ENTÃO AS BRIGAS E AS DISPUTAS E OS INTERESSES NO MEIO DO PROTESTANTISMO.
    //
    ACORDA TÂNIA
    EU QUERO RESPOSTAS FONTE HISTÓRICAS TESTEMUNHAS OCULARES COISA QUE VOCÊ E NENHUM PASTOR OU HISTORIADOR PROTESTANTE JAMAIS VAI CONSEGUIR ME DEMONSTRAR
    AGORA SIM ISSO SE CHAMA IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA MEU CARO AMIGO
    VEJA
    (Atos dos Apóstolos 20,28)
    Cuidai de vós mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastorear a Igreja de Deus, que ele adquiriu com o seu próprio sangue.
    //
    ESSA IGREJA NÃO É SIMBOLO MINHA AMIGA ELA É REAL

    (Tito 1,7)
    Porquanto é mister que o bispo seja irrepreensível, como administrador que é posto por Deus. Não arrogante, nem colérico, nem intemperante, nem violento, nem cobiçoso.
    //
    OLHA MAIS UMA VEZ TÂNIA:
    PROVAS INCONTESTÁVEIS
    Fiel é esta palavra: Se alguém aspira ao episcopado, excelente obra deseja. É necessário, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma só mulher, temperante, sóbrio, ordeiro, hospitaleiro, apto para ensinar. 1 Timóteo 3:1-2.
    //
    TÂNIA SAIBAS QUE JÁ NO PRIMEIRO SÉCULO QUANDO ALGUÉM FICAVA DOENTE ELES IAM ATÉ OS BISPOS DA IGREJA E FICAVAM CURADOS EXISTEM LIVROS E PROVAS SOBRE ISSO AMIGA
    ESSAS PROVAS TAMBÉM SÃO BÍBLICAS
    VEJA
    São Tiago 5,14)
    Está alguém enfermo? Chame os sacerdotes da Igreja, e estes façam oração sobre ele, ungindo-o com óleo em nome do Senhor.
    (Sacerdócio Ministerial
    //
    ISSO É A IGREJA CATÓLICA TÂNIA
    AGORA ME DÊ PROVAS QUE PROVE O CONTRÁRIO
    EU DESAFIO VOCÊ E QUAL QUER HISTORIADOR PROTESTANTE
    QUE VIER QUERER VIM REFUTAR ISSO.
    //
    APRENDA UMA COISA SAIBAS QUE JESUS CRISTO FUNDOU UMA IGREJA SAIA DOS PONTOS DE VISTA E ESTUDE NAS FONTES E ENCONTRARÁS A VERDADE.

    Curtir

  6. Pingback: Resumo das principais doutrinas protestantes e sua refutação | Ecclesia Militans

  7. LUIS GONZALO disse:

    MINHAS ORIGENS SÃO SEMITA,,PROFESSO O CATOLICISMO,,DESEJO UMA EXPLICAÇÃO DE ALGUÉM MAIS PREPARADO QUE EU SOBRE O ARREBATAMENTO,,JA QUE AS INTERPRETAÇÕES SÃO DIVERSAS,,SEM VOCÊ ME PUDESSE DAR UMA AGRADEÇO MUITO A SUA GENTILEZA…

    Curtir

  8. Mercúrio disse:

    @Helen

    “Por que o Sr julga que um ateu não possa ser salvo?”

    Nao disse isso em hora nenhuma. Falei que ateus nao vão para o céu. Nao falei que ateus salvos nao vão para o céu.

    “O sr entende o que Cristo quis dizer com Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida?

    Como o sr posiciona isso em relação o antigo testamento.”

    “…ninguém vai a pai senão por mim.” Ou seja, sem Jesus, sem salvação. Alias, “senão por mim” quer dizer que por Jesus, e por Jesus apenas, se vai ao pai. Nao por santos e santas e anjos e papas e etc.

    Serio mesmo que voce quer que eu explique como as pessoas eram salvas antes de Jesus nascer? Procura na Biblia, velho testamento, que voce vai achar a resposta que eu te daria.

    “O sr conhece o que diz a Igreja sobre a salvação dos que não creem em Deus, mas vivem como se Nele Cressem?”

    Se por “Igreja” voce se refere à Igreja Católica, nao. Mas seja qualquer igreja que for, só me interessam declarações que tenham embasamento bíblico e nao no falho conhecimento humano.

    “O que o sr acha que S Paulo quis dizer sobre os que “em desconhecendo a Lei, vivem de acordo com ela, são para si a Lei?”

    Imagino que voce esteja se referindo a “( De fato, quando os gentios, que não têm a lei, praticam naturalmente o que ela ordena, tornam-se lei para si mesmos, embora não possuam a lei; pois mostram que as exigências da lei estão gravadas em seus corações. Disso dão testemunho também a consciência e os pensamentos deles, ora acusando-os, ora defendendo-os.)”
    Romanos 2:14-15. Da próxima vez use referencias, ainda que voces catolicos gostem de tirar versículos da Biblia do seu contexto e joga-los na discussão baseado no chiamos. Enfim, tente ler o versículo de novo. Se refere aos gentios que nao tem a lei. Os ateus de hoje aos quais Francisco se referiu têm a lei. Gostaria de discorrer sobre a passagem, mas ela foge ao contexto do debate atual por se tratar de indivíduos que nao necessariamente vem ao caso.

    “Que tal se estabelecemos uma conversa baseada em conhecimento e não meramente opiniosismo?”

    Se voce conseguir fazer o mesmo, tudo bem.

    @A. Silva

    “Um site católico bem anotou o que de fato disse Francisco: “Todos são chamados a fazer o bem, todos têm esse ímpeto, sendo católicos, seguidores de outras religiões ou ateus. E esse desejo de bem pode ser um excelente fator de encontro, de entendimento entre católicos e não-católicos. –”

    Disse Francisco:

    “Se nós, cada um fazendo a sua parte, fizermos o bem uns aos outros, se nos encontrarmos lá, fazendo o bem, então iremos gradualmente criando uma cultura de encontro. Devemos nos encontrar na prática do bem. ‘Mas eu sou ateu, padre. Eu não creio…’ Faça o bem e nos encontraremos lá.”

    Nao encontrei nenhuma referencia no seu comentário ou no site que justifique esta afirmação. E cuidado ao tentar amaciar ou distorcer a palavra desse homem. Para a religião de vocês isso é pecado, pelo que ouvi falar.

    “Isso está de acordo com o que São Paulo expôs sobre a lei inscrita nos corações dos homens (a lei natural), que leva até aqueles que nunca ouviram falar de Jesus a fazerem o bem (Romanos 2, 14-15). Ou seja, a afirmação do Papa Francisco não trouxe nenhuma novidade, apenas reafirmou aquilo que já é reconhecido na Bíblia.”

    Respondi ali em cima.

    “Você é ingrato. Deveria estar feliz. A condenação não alcança aqueles que por ignorância invencível rejeitam a Igreja fundada por Jesus Cristo.”

    Cara, quando for ofender, pode tentar usar palavras bonitas, mas que tenham sentido. Voce me disse que eu sou ignorante porque rejeito a Igreja Catolica, foi isso? Porque rejeito uma instituição que desvirtua tanto assim a Palavra de Deus?

    “Fico imaginando se um pastor protestante dissesse algo parecido. Por certo você largaria o protestantismo. Não é verdade ???”

    Nao. O protestante de verdade pouco se importa com o que pastores protestantes falam ou deixam de falar que nao esteja em consonância com a Biblia. Diferentemente dos catolicos, protestantes nao tem uma autoridade máxima, una, e “infalível”, que dita no que nos vamos ou nao acreditar. Homens e mulheres sao falhos. Dizer que alguém é infalível é a maior heresia do mundo. Os únicos infalíveis sao Deus e sua Palavra.

    Outra coisa, “pastor luterano”, cara? Podia dar um exemplo mais discutível nao? O luteranismo retém muita coisa catolica ainda.

    Faco um apelo para que quando me responderem, usem este modelo de resposta, para que o leitor possa comparar a afirmação dada integralmente e a resposta subseqüente.

    Que a massa vezes a aceleração esteja com vocês (sim tenho um lado nerd)

    Curtir

  9. Mercúrio disse:

    “Para serem unos em essência, todos os membros do Corpo devem crer e professar tudo o que a Igreja crê, ensina e proclama a ser revelado por Deus.”

    Parei de ler aqui. Como têm coragem de falar isso depois da Santa Sé desmentir o Francisco de que “ateus que fazem coisas boas vão para o céu”?

    Curtir

    • Mercúrio disse:

      Minha idéia é que enquanto os católicos falam que todos tem que acreditar na mesma coisa, vem um Papa e fala algo que os próprios membros do alto escalão discordam. Sério que não ficou claro?

      Curtir

      • Helen disse:

        Leia de novo o texto….

        Lá diz claramente: O crer na mesma coisa é professar a MESMA Fé o mesmo credo…

        Opinião todos podem ter, desde que não seja sobre um tema dogmaticamente estabelecido… Não seja doutrina, entende?

        um católico pode, por exemplo, achar que penitencia é tão bom quanto ler a bíblia, outro pode discordar. Mas um católico NUNCA pode “achar” que Jesus não é Deus, pois isso é doutrina.

        Ou seja, desde seus primórdios, a Igreja deixou-se lidar pelo Espírito de Deus. Se uma questão não é doutrina, então está aberta… Não é errado discordar, debater, discernir…

        Curtir

    • Mercúrio disse:

      Mas convenha comigo, a questão dos ateus foi altamente doutrinaria, não concorda? Quando eu li a declaração, eu sinceramente, mas respeitosamente, por favor, pensei “O papa acabou de jogar a Bíblia no lixo”.

      O embate Católico X Evangélico muitas vezes centra que o católico defende a Fé e as Obras, e o Evangélico defende as Obras. Quando o Francisco falou aquilo, ele fez parecer que só as Obras salvam.

      Outra coisa, sobre Fé e Obras. Não existe uma coisa sem a outra. A Fé VERDADEIRA em Cristo indubitavelmente leva a uma vida de boas Obras. Os evangélicos (os verdadeiros, não o da Irmandade Malafaia e associados) conciliam Tiago perfeitamente, apesar de alguns católicos falarem que é ignorado. O que é combatido é a idéia de que por fazer uma boa ação por dia, o salvo vai somar pontos na sua carteira de Salvação.

      Curtir

      • Helen disse:

        Caro Sr Mercúrio,

        Por que o Sr julga que um ateu não possa ser salvo?

        O sr entende o que Cristo quis dizer com Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida?

        Como o sr posiciona isso em relação o antigo testamento.

        O sr conhece o que diz a Igreja sobre a salvação dos que não creem em Deus, mas vivem como se Nele Cressem?

        O que o sr acha que S Paulo quis dizer sobre os que “em desconhecendo a Lei, vivem de acordo com ela, são para si a Lei?

        Que tal se estabelecemos uma conversa baseada em conhecimento e não meramente opiniosismo?

        Pax Domini,

        Curtir

      • Lavio disse:

        Nem igreja salva, nem lei, nem fé, nem obra, nem placa, nem santo, nem pedra, nem papa, nem Bíblia, nem religião ou ideologia.

        Só a pessoa de JESUS salva.
        Ele é o caminho, a verdade e a vida. Único salvador e redentor da humanidade.
        E Ele o faz por meio das graças divinas oferecidas, fruto do Espírito Santo em nossas vidas.
        Isso a Igreja ensina há mais de 2000 anos.

        Mas… para alcançar o reino dos céus, tem que fazer parte do Corpo de Cristo, já que só Cristo tem o poder de dar a vida.

        E como todos sabem, Paulo faz a analogia entre a Igreja e o Corpo de Cristo do qual Ele é a cabeça.

        Por isso se diz que fora da Igreja, ou seja, fora do Corpo de Cristo, não há salvação.

        Mas notem: Igreja de Cristo só pode existir UMA, como UM é o Espírito Santo e UMA é a verdade.
        Essa Igreja tem uma hierarquia e tem um líder que recebeu a autoridade de Cristo ao dizer a Pedro: “Eu te darei as chaves do reino dos céus…”, onde chave significa poder e autoridade.

        Resumindo:
        Igreja não salva.
        Mas aponta para o caminho que salva.

        E o que essa Igreja tem que nenhuma outra tem?
        – os sacramentos, canais das graças divinas (batismo, confissão, Eucaristia são os principais).
        – explicar corretamente a revelação para que haja uma só fé, como manda Paulo.

        E quem nega a Igreja? Bom, esse gosta de complicar, pois se dois leitores da Bíblia, por mais boa intenção que tenham, entenderem diferente o que leem, como resolver a questão?
        Vai cada um fundar “sua igreja” melhor que a do vizinho?

        Católicos:
        Jesus -> UMA Igreja -> UMA Bíblia -> UMA revelação

        Protestantes:
        “Bíbrias” -> mil igrejas -> um jesus de cada cor -> uma salada de doutrinas incoerentes.

        Jesus nos deixou Sua Igreja com base nos apóstolos e não um manual de instruções.

        Além disso, por mais de 1500 anos a Igreja evangelizou sem precisar distribuir uma Bíblia para cada ser humano.

        Num período de tempo tão extenso que 90% nem sabia ler direito e nem havia imprensa… pensar que o cristianismo dependeria de uma Bíblia beira o ridículo.

        A Bíblia só confirma o que a Igreja ensina, pois é instrumento útil para ensinar, como afirma Paulo.

        Quanto ao que o Papa disse, só repetiu a doutrina da Igreja sobre a salvação, a ignorância, a importância da consciência do pecado para a condenação, e que indiretamente, implicitamente, ressalta a necessidade do purgatório.

        Curtir

    • A.Silva disse:

      Um site católico bem anotou o que de fato disse Francisco: “Todos são chamados a fazer o bem, todos têm esse ímpeto, sendo católicos, seguidores de outras religiões ou ateus. E esse desejo de bem pode ser um excelente fator de encontro, de entendimento entre católicos e não-católicos. –

      Isso está de acordo com o que São Paulo expôs sobre a lei inscrita nos corações dos homens (a lei natural), que leva até aqueles que nunca ouviram falar de Jesus a fazerem o bem (Romanos 2, 14-15). Ou seja, a afirmação do Papa Francisco não trouxe nenhuma novidade, apenas reafirmou aquilo que já é reconhecido na Bíblia.

      Jesus morreu na cruz para que todos fossem redimidos com o Seu sangue, também disse o Papa. O que não quer dizer que todos aceitam essa redenção. Muitos a rejeitam e condenam a si mesmos. Uma pessoa que, até o seu último suspiro, endurece o coração e fecha a inteligência para reconhecer e aceitar a redenção divina, não pode ser salva. Deus oferece a Salvação a todos, mas não obriga ninguém a aceitá-la.

      Essa rejeição obstinada da misericórdia divina é o “pecado contra o Espírito Santo” (Mt 12,31), o único pecado para o qual não há perdão: ”

      Você pode ver o artigo no endereço: http://ocatequista.com.br/archives/9652

      Você é ingrato. Deveria estar feliz. A condenação não alcança aqueles que por ignorância invencível rejeitam a Igreja fundada por Jesus Cristo.

      Mas como você é durão !

      Veja o que você disse: “Parei de ler aqui. Como têm coragem de falar isso depois da Santa Sé desmentir o Francisco de que “ateus que fazem coisas boas vão para o céu”?”

      Fico imaginando se um pastor protestante dissesse algo parecido. Por certo você largaria o protestantismo. Não é verdade ???

      Vamos ver ?

      Notícia no Gospel Prime – http://noticias.gospelprime.com.br/oscar-niemeyer-velorio-ceu/

      O arquiteto Oscar Niemeyer foi lembrado em um culto ecumênico no Rio de Janeiro. O último ato formal antes de seu enterro teve um momento inusitado graças às palavras do pastor luterano Mozart Noronha.
      Conduziram o culto de despedida ao arquiteto, morto aos 104 anos, dois padres, além do pastor e um rabino.

      Reconhecidamente ateu e comunista, há quem pense que Niemeyer não concordaria com um ato religioso para celebrar a partida de sua alma. Afinal, o famoso arquiteto tinha uma visão bastante crua e prática da finitude da vida: “a vida é um sopro, um minuto. A gente nasce, morre. O ser humano é um ser completamente abandonado…”, declarou certa vez.

      Mas o pastor luterano surpreendeu a todos os presentes na cerimônia ao ler um poema de sua autoria, onde afirmou que Deus o convidou para entrar no céu, local que Niemeyer nunca acreditou existir. Ainda que não ignore o ateísmo de Niemeyer e o fato de ele ser comunista, Mozart descreveu a suposta chegada ao céu do arquiteto com a bandeira comunista em punho, recebido por anjos que cantavam o hino da Internacional Comunista e ainda acredita que ele foi recebido com festa.

      Conclusão: Resta a você o ateísmo. A Igreja Catolica conta com tua total rejeição. E o protestantismo, por questão de coerência e por causa das tuas palavras, você não pode suportar.

      Se assim for, ou seja, tornando-se ateu, penso que você irá “rezar” para que as palavras que você colocou na boca de Francisco sejam verdadeiras.

      Curtir

    • Mauricio Augusto disse:

      irmão,eu acho que o deus que voce a acredita não e misericordioso mesmo ,na verdade voces tem medo que Deus puna voces. com certeza se ele se arrepender dos pecados dele com certeza Deus o salvara por que e isso que esta escrito . Palavra da Salvação Graças a Deus

      Curtir

Seja respeitoso. Não ataque o autor, debata sua idéia. Não use linguagem obscena, profana ou vulgar. Fique no tema do post. Comentários fora do tema original poderão ser excluídos.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s