PFN: Regulação da Concepção à moda católica


“A maneira de planejar a família é o planejamento familiar natural, não a contracepção. Ao destruir o poder de dar vida, através da contracepção, um marido ou esposa está fazendo algo para si mesmo. Isso atrai a atenção para si e assim destrói o dom do amor nele ou nela. Ao amar, o marido e a mulher devem voltar a atenção para o outro. Uma vez que aquele amor vivo é destruído pela contracepção, o aborto segue muito facilmente. “
– Bem-aventurada Madre Teresa, precursora do PFN na India ( Diante de Bill e Hillary Clinton)

O Planejamento Familiar Natural (PFN) é um método científico para determinar a fertilidade humana através da observação dos ciclos biológicos de uma mulher. É uma alternativa natural ao controle de natalidade artificial. Em sua encíclica Humanae Vitae 1968, o Papa Paulo VI aprovou o método  PFN como o único meio moral de regulação do tamanho da família.

Entretanto, o PFN é praticado por muitos não-católicos também, porque evita o controle químico de nascimento que pode causar abortos, é barato,  incentiva os casais a compartilharem a responsabilidade pelo planejamento familiar, é útil tanto para retardar e conseguir uma gravidez, pois funciona !

A Eficácia da PFN:

Uma pesquisa realizada na Alemanha e lançada em 2007 concluiu que o método sinto-térmico (MST) de PFN, quando usado corretamente, resultou em “0,4 gravidezes por 100 mulheres por ano”, uma taxa de eficácia de 99,6 por cento. O pesquisador Dr. Petra Frank-Herrmann disse à BBC que “a eficácia do MST é comparável à eficácia dos métodos contraceptivos modernos, tais como contraceptivos orais, e é um método eficaz e aceitável de planejamento familiar.”

Aprendendo Sobre PFN:

Ao contrário da pílula, o PFN não é um método “ajuste e esqueça”  de regulação dos nascimentos. É preciso algum esforço, e é muito importante aprender-se qualquer método PFN de um instrutor – pessoalmente ou através de um curso por correspondência. Livros devem apenas complementar a instrução individual.  Com o treinamento adequado em PFN, no entanto, um casal pode espaçar os nascimentos de forma confiável sem o uso de formas moralmente inaceitáveis de controle de natalidade.

Muitos métodos:

PFN é um termo genérico que descreve muitos métodos diferentes para cientificamente determinar-se a fertilidade de uma mulher. Cada método baseia-se em uma variedade de indicadores físicos para acompanhar o andamento do ciclo menstrual de uma mulher. Os métodos mais comuns incluem métodos sintoma-térmico; métodos muco-somente; e e um recém-chegado, o Modelo de Marquette, que mede os níveis de hormônios, além de outros fatores. Breves descrições de cada um deles podem ser encontradas abaixo, e mais informações podem ser encontradas em materiais especializados em planejamento familiar.

Métodos Sintoma-térmico:

Os  métodos Sintoma-térmicos consistem no controle da temperatura matinal ao despertar e em observações de mudanças no muco cervical para determinar os tempos férteis e inférteis no ciclo menstrual de uma mulher. Duas das mais proeminentes organizações que ensinam os métodos sintoma-térmicos  são a Liga Jovem e Serviços Familiares do Noroeste, ambas nos Estados Unidos.

Métodos Muco Somente:

Os métodos Muco-somente  acompanham as mudanças na textura e quantidade do muco cervical . As observações são feitas, registadas, e interpretadas de acordo com o método. No Método de Ovulação Billings e da Família do Método de Ovulação Américas, mulheres observam sensação na vulva como eles vão sobre as atividades diárias e observar o muco que é visível ao usarem o banheiro. No modelo de Creighton, a mulher observa a textura do muco antes e depois de urinar e observa o aparecimento de todo e qualquer muco cervical. Há um vocabulário padronizado de descrições de muco para descrever o que vêem para auxiliar na interpretação do nível de fertilidade de acordo com o padrão PFN.

O Método de Marquette:

O Método Marquette combina observações do muco cervical com testes de ovulação do tipo Predictor usando o Monitor de Fertilidade ClearBlue Easy. O monitor mede os níveis de hormônio para ajudar a indicar quando ocorre a ovulação. Ao combinar informações do monitor de fertilidade com as observações do muco, os casais podem determinar quando a mulher é fértil.

– Permissão é concedida para a reprodução do artigo acima. Solicitamos apenas que dentro da etiqueta ou  boa conduta virtual,  o Blog Ecclesia Militians seja mencionado através de trackback ou do link abaixo:  https://igrejamilitante.wordpress.com/2012/06/23/pfn/
Anúncios

Sobre Hellen

Católica militante, expatriada, mãe e arquiteta e estudante de Direito. Quando há tempo, engajada na "missão" de defender a fé católica e evangelizar aos irmãos católicos, especialmente aqueles afastados da Santa Fé . I am an expat architect, law student and Catholic mommy who's taken on blogging. I've doing this for a few years now and I'm totally hooked up. All for the Glory of God!
Esse post foi publicado em Apologética Católica e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para PFN: Regulação da Concepção à moda católica

  1. Nossa, que legal! E que coincidência, pois justamente ontem eu e meu praesidium da Legião de Maria fizemos um Debate sobre inseminação artificial e métodos contraceptivos, e quase todos não conheciam ou conheciam mal os métodos naturais aprovados pela Igreja. Vou passar esse texto pra eles. 🙂 Ótimo texto.

    Curtir

  2. Teresa disse:

    Muito bom, este blog.
    Parabens.
    Continue trabalhando em prol do bem comum.
    Aguardo seu comentario ou simplesmente uma visita, ou o carinho de seguir-me em
    http://www.crisma2012matao.blogspot.com.br

    Curtir

Seja respeitoso. Não ataque o autor, debata sua idéia. Não use linguagem obscena, profana ou vulgar. Fique no tema do post. Comentários fora do tema original poderão ser excluídos.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s