Maria mãe de Deus, Rainha do Céu e da Terra – Por que os Católicos superestimam à Maria?


“Adoração falsa e blasfema”, assim a relação dos católicos com Maria é mais comumente descrita por muitos cristãos não-católicos.

Não é bem assim, como afirma o Catecismo Católico:

I. «Ao Senhor teu Deus adorarás, a Ele servirás»

§ 2084. Deus dá-Se a conhecer lembrando a sua acção omnipotente, benevolente e libertadora, na história daquele a quem se dirige: «Sou Eu […] que te tirei da terra do Egipto, dessa casa da escravidão» (Dt 5, 6). A primeira palavra encerra o primeiro mandamento da Lei: «Ao Senhor, teu Deus, adorarás, a Ele servirás […]. Não ireis atrás de outras divindades» (Dt 6, 13-14). O primeiro apelo e a justa exigência de Deus é que o homem O acolha e O adore.

II. «Só a Ele prestarás culto»

A ADORAÇÃO

§ 2096. A adoração é o primeiro acto da virtude da religião. Adorar a Deus é reconhecê-Lo como tal, Criador e Salvador, Senhor e Dono de tudo quanto existe, Amor infinito e misericordioso. «Ao Senhor teu Deus adorarás, só a Ele prestarás culto» (Lc 4, 8) – diz Jesus, citando o Deuteronómio (Dt 6, 13).

III. «Não terás outros deuses perante Mim»

§ 2110. O primeiro mandamento proíbe honrar outros deuses, além do único Senhor que Se revelou ao seu povo: e proíbe a superstição e a irreligião. A superstição representa, de certo modo, um excesso perverso de religião; a irreligião é um vício oposto por defeito à virtude da religião.

A Igreja Católica homenageia Maria não apenas pelo seu dom de ser mãe de Jesus, nosso Salvador, mas porque ela foi sua primeira e mais leal discípula e porque no Antigo Testamento é prefigurada como a Nova Arca da Aliança e A Nova Eva.

O Espírito Santo guiou a Igreja ao longo de sua história na compreensão da fé que foi revelada em Jesus. Portanto, o conhecimento da fé cristã não veio a nós em uma única parcela, mas através do aprofundamento da compreensão da Revelação de Deus à humanidade. Na própria Bíblia vemos como os apóstolos, liderados por Pedro, estabeleceram a questão da circuncisão entre os crentes. Como prometido por Jesus; o Espírito Santo desempenhou um papel crucial neste processo como o guia para a Verdade.

Mãe de Deus – Um título pagão para uma figura cristã

“Filho de Deus” foi um título usado pelos líderes pagãos muito antes de Jesus. A história nos diz que, de acordo com a teologia do Oriente Próximo da realeza na Roma pagã, Augusto César e outros Césares declararam-se como Filho de Divino César, o Filho de Deus (v. CF PW Martitz, TDNT, Vlll, pp 334-340 esp. p. 336) … Isso não diminui a verdadeira filiação Divina de Jesus. Portanto, a objeção protestante contra o título de Maria fica aquém de qualquer apoio.

Infelizmente, muitos protestantes não percebem que a objeção contra o título de Maria como Mãe de Deus foi o argumento de algumas sérias heresias dos primeiros séculos do cristianismo, que negaram a unidade de Jesus com Deus Pai. Devido a essas heresias, os Patriarcas da Igreja, mais uma vez guiados pelo Espírito Santo, determinaram que Jesus não é divisível. Ele é Verdadeiro Homem e Verdadeiro Deus. Portanto, afirmar que Maria seja apenas Mãe do homem Jesus e não de sua natureza completa, é uma heresia em si mesmo.

A mãe do Rei –

A fim de compreender a realeza de Maria é fundamental considerar que no Antigo Testamento a rainha não era a esposa do rei, mas sua mãe. Assim, a influência intercesória de Maria é prefigurada nas pessoas das rainhas do AT, como em 1 Reis 2:19-20:

“Faça o seu pedido,  minha mãe, porque eu não vou  recusar-lhe. ‘(1 Reis 2:19-20)

Ainda sobre a realeza de Maria e sua prefiguração no Antigo Testamento, temos que lembrar que a exegese bíblica dos Patriarcas da Igreja prova que eles entendiam que as doze estrelas na coroa da ‘Mulher’ nos remete às 12 tribos de Israel. No entanto, eles também perceberam que Nosso Senhor se apresentou em todo o Evangelho à luz da AT, onde Ele havia sido prefigurado em muitos aspectos, antes de ser totalmente revelado no Novo. Por esta razão, devemos entender também as referências utilizadas no Livro do Apocalipse, não literalmente, mas como o cumprimento do Antigo Testamento.

Jesus, o novo Moisés, trouxe o Deus de Israel para o mundo em cumprimento ao que havia sido profetizado nas Escrituras, tornando Israel o Farol do mundo. O sacrifício de Jesus tornou-se a circuncisão filhos adotivos de Deus. Assim, Ele estabeleceu uma Nova Israel, a Noiva do Cordeiro, ou Sua Igreja na Terra.

Além disso, há três pontos a considerarmos:

  • A ‘Mulher’ em Apocalipse deu à luz ao Rei dos israelitas (Jesus) – que irá governar as nações a partir do céu.
  • O diabo está muito interessado em destruir a ‘Mulher’, mas ela está segura.
  • Os  filhos* da mulher são todos os fiéis cristãos (a Igreja), aqueles que “seguem o Cordeiro” (Ap 12:17)

 * Muitos dispensacionalistas e cristãos fundamentalistas interpretam a “Mulher” do  Apocalípse como sendo Israel, e não Maria. No entanto, Ap 12:17 é a chave para compreender Maria como a Mãe da Igreja.

Para os católicos toda a honra dada à Maria tem o único propósito de aproximar-nos de Jesus, que é o próprio propósito de Maria:

“Sua mãe disse aos serventes: “Fazei o que Ele vos disser.” (2 Jo 1-5)

Os católicos também acreditam que não só Maria, mas todos os justos e os santos  que partiram desta vida estão no céu – e não dormindo em algum lugar à espera da segunda vinda de Jesus – de onde rogam por nós de uma maneira que não podíamos fazermos por nós mesmos. São Tiago diz-nos que as preces dos justos são poderosas e eficazes  (Tiago 5:16).

Os fundamentalistas irão argumentar que ninguém ascendeu ao Céu a não ser Jesus (Jo 3:13), então Maria não poderia estar no Céu. Mas no Evangelho de João lemos como o bom ladrão obteve misericórdia  na cruz  e foi prometido o céu naquele mesmo dia. Ao lermos Jo 3:13, não podemos presumir que Jesus estivesse se referindo àqueles que viveram antes bem como depois Dele. Pessoalmente, penso que Jesus pretendia dizer simplesmente que ninguém havia ido ou poderia ir para o Céu por seu próprio poder ou mérito, exceto Ele mesmo.

Como já discutido em outros posts, os católicos acreditam que a salvação é atingida somente pela graça de Deus, porque mesmo o dom da fé vem da graça de Deus. A salvação é um “dom gratuito” proveniente de Deus e somente por Ele, não há nada que possamos fazer para “ganhá-lo”, por assim dizer. No entanto, aqueles que já alcançaram a Coroa da Vitória nunca cessam de interceder em nosso favor, para que nós também possamos entrar na glória de Deus. Como vemos na oração do Pai Nosso, a vontade de Deus é cumprida no céu; e é da vontade Dele que todos os homens sejam salvos. Portanto, as almas dos Santos no céu simpatizam com a Igreja na terra.

Como dito por São Paulo “Levai os fardos uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo”. Isto aplica-se também aos santos no Céu e portanto, à Maria.

Anúncios

Sobre Hellen

Católica militante, expatriada, mãe e arquiteta e estudante de Direito. Quando há tempo, engajada na "missão" de defender a fé católica e evangelizar aos irmãos católicos, especialmente aqueles afastados da Santa Fé . I am an expat architect, law student and Catholic mommy who's taken on blogging. I've doing this for a few years now and I'm totally hooked up. All for the Glory of God!
Esse post foi publicado em Idolatria & Santos e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

28 respostas para Maria mãe de Deus, Rainha do Céu e da Terra – Por que os Católicos superestimam à Maria?

  1. carla disse:

    Gente o fato é que não existe base bíblica para cultuar nenhuma outra figura que não Jesus Cristo. Só olha para história da Igreja para ver que muitas entidades pagãs foram colocadas como Maria os Santos.. para tornar mais fácil a pseudo conversão do povo. Festas, procissões e culto a imagens existem desde do paganismo e a o catolicismo romano adotou as velhas práticas… Toda a escritura é enfática em afirmar que só Jesus pode nos levar ao Pai e em nome Dele devemos pedir… o véu foi rasgado na crucificação.. por isso temos livre acesso ao Pai… toda orientação de Jesus para entrarmos em contato com Deus não envolve intermediários.. Maria foi uma serva… pura e bendita sim.. mas sem os poderes que muitos jogam em cima dela.
    Deus não mudou depois de Cristo… se Ele deixou claro que louvor e adoração são exclusivos Dele.. creio que Ele não mudou de ideia.

    Curtir

  2. ANDREIA disse:

    filho se voce ficar procurando doutrinas para se fixar e querer desabafar tudo que voce mesmo pensa e acha que é verdade e querer colocar explicações baseadas na biblia para se manifestar a mesma ideia sua nos outros, voce continuará sempre assim… vazio e perdido! notei que é inteligente e quer ser além demais, vá com calma, o seu defeito e constrangimento infelizmente é o de muitos que entram numa igreja oposta do catolicismo. infelizmente muito acham que é a doutrina é que vai mudar a sua vida,por isso procuram as que se enquadam mais para se fixar.e saem sempre assim como voce …desiludido. achando que foi lezado,(enganado).
    em 1 lugar: não é igreja que muda ninguem e corrige os erros.
    2 lugar: pois aceitar cristo quer dizer renunciar, se voce quer está na igreja sem renunciar nada então estás enganando a si mesmo. pois todos os apostulos de cristo (os verdadeiros seguidores) renunciaram a si mesmo para anunciar o evangelho de cristo. não falavam de riquezas, nem imagens ,nem tão pouco de seguir nem adorar maria.
    3 se queres conhecer a verdadeira adoração,e saber mais sobre ele, busque somente a ele e não explicações em igrejas e tradições passadas. elas nunca lhe darão a resposta que voce quer e precisa saber.
    E SE PENSA QUE LER A BÍBLIA É SABER DE TUDO, MAIS UMA VEZ ESTÁ ERRADO. ANTES SABER INTERPRETA-LA DEVIDAMENTE, E ISSO NÃO SOMOS NÓS, MAS SIM O ESPIRITO SANTO QUE PODE INTERPRETAR O QUE QUER DIZER CADA PONTO QUE HA NELA. POIS ATÉ MESMO OS IMPIOS SABEM LER E DIZER O QUE ACHAM. A BIBLIA NÃO É UM LIVRO DE CONTOS DE FADA, QUE SE LER NUM DIA SÓ,NEM LIVRO ESCOLAR QUE SE LER , ACHA QUE JÁ ESTÁ SABIO DE TUDO E COMEÇA A DIVULGAR AOS OUTROS COMO SE FOSSE MAIS ESPERTO, INTELIGENTE OU DESCOBERTO ALGO NOVO.
    O INTENDIMENTO DAS SAGRADAS ESCRITURAS NÃO É ASSIM TÃO SIMPLES, POIS SE FOSSE SIMPLES NÃO SERIA SAGRADA, SERIA APENAS MAIS UM LIVRO.( OU LIVRO DE IGREJA.) NÃO É?

    Curtir

  3. EDMILSON disse:

    Os Protestantes dizem que quem intercede por nós são os que estão vivos, e os que morreram não pode interceder por nós, pois estão dormindo e esperando a ressurreição. Vejamos como isso é falso.

    De imediato, é bom lembrar que Cristo levou no mesmo instante o bom ladrão. Pois ele disse: “hoje estarás comigo no paraíso”. (Lucas 23,43). Podemos ver que o bom ladrão está bem acordadão, não é mesmo? e que Jesus não está mais sozinho no Paraíso. Na parábola do rico e de Lázaro, observamos também que não dormem.

    Os que já estão na glória de Deus pode interceder junto a Cristo por nós. É o que veremos de agora em diante

    Os Anjos e os Santos intercedem a Deus por nós

    Os Santos no céu estão na mesma condição dos Anjos, pois conservam as suas naturezas individuais e intelectuais, e possuem a mesma Luz divina na qual vêem a Deus, e em Deus e tudo que a sua mente pode conhecer “Na tua Luz veremos a Luz” – (Salmos 35,10). Por isso, a Bíblia afirma que os Santos “julgarão o mundo” (1Coríntios 6,2). Para fazerem esse julgamento devem conhecer os atos nele praticados. Portanto, os Santos conhecem as nossas precisões e intercedem por nós como nossos amigos junto de Deus.

    É o que lemos em várias passagens da Bíblia:

    a) Em Jeremias lemos: “E o Senhor me disse: ‘ainda que Moisés e Samuel se apresentassem diante de mim, o meu coração não se voltaria para esse povo” (Jeremias 15,1). Ora, Moisés e Samuel já não eram do números dos vivos, e podiam, no entanto, interceder pelo povo.

    Note-se que em (2 Macabeus 15,14), o próprio Jeremias, já falecido, é apresentado como, quem “muito ora pelo povo e pela cidade santa”.

    b) No Apocalipse São João narra a visão que teve de Jesus Cristo em seu trono de glória, e como, diante d’Ele, se apresentavam anciãos “com taças cheias de perfume, que são as orações dos santos” (Apocalipse 5,8) ( Apocalipse 8,4). Esses anciãos significam os “Santos da glória” ao apresentarem a Jesus as orações dos “santos da terra”, ou seja, os fiéis de Cristo nesse mundo. Trata-se de uma forma de mediação secundária dos Santos entre Cristo e os seus fiéis.

    c) No 1º livro dos Reis lemos que Deus prometeu a Salomão conservar para seu filho (Davi) a tribo ou reino de Judá, “em atenção” e “por amor ao seu servo Davi” (já morto) (1Reis 11,11-13). Isso significa que Deus toma em consideração os pedidos dos seus amigos também do Céu, os Santos.

    d) Igual sentido tem a oração de Moisés pedindo a Deus que poupasse o povo culpado em atenção aos patriarcas Abraão, Isaac e Jacó, todos já falecidos (Êxodo 32,11-14).

    e) Ainda no 2º livro dos Reis a Bíblia narra o milagre da ressurreição de um morto, ao contato com os ossos do profeta Eliseu (2 Reis 13,21).

    Note-se que nesse texto está divinamente aprovada ainda a prática católica de se guardarem com respeito as relíquias dos Santos, pois, também através delas Deus pode nos conceder graças e favores.

    f) Na Parábola do pobre Lázaro e do rico, Jesus apresenta Abraão sendo rogado pelo mal rico que fora condenado ao inferno (Lucas 16, 27). No caso, o mal rico não podia ser atendido. Mas com esse fato Jesus significou a possibilidade de se pedir ajuda aos amigos de Deus que estão no céu, pois o mal rico pediu intercessão de Abraão.

    g) Se os santos da terra (os fiéis em Cristo) intercedem junto de Deus pelas necessidades dos irmãos, conhecidos e desconhecidos (são incontáveis os casos na Bíblia), quanto mais os Santos da glória que, na Luz divina, conhecem perfeitamente as nossas precisões (como acima ficou provado). Eles intercedem com certeza por nós junto de Deus. Ler ainda (Sabedoria 18,20-22).

    Para nós Católicos os santos já estão no Céu,e podem interceder por nós ( Apocalipse 6,9-10) (Apocalipse 5,9) (Apocalipse 14,3) e (Apocalipse 15,3)

    Por fim, um argumento de reta razão ou do bom senso:

    É conforme à natureza dos seres criados por Deus que os inferiores obtenham favores dos superiores também pela mediação de amigos de ambos. A própria mediação de Cristo tem por base este princípio. Ora, os Santos são amigos de Deus e nossos na glória (Lucas.16,9). Logo, eles não só podem, mas realmente intercedem por nós junto de Deus.

    Conclusão: aí estão alguns dos fundamentos bíblicos da prática católica da devoção ou culto dos anjos e dos Santos. A isso os evangélicos costumam apresentar que há um só Mediador, Jesus Cristo (1Timóteo 2,5).

    A isso se responde completando a citação no versículo 06 assim: “. . . o Qual Se entregou em Redenção por todos”. Cristo é, sim, o único Mediador, mas “de redenção”. O que não exclui a mediação de intercessão dos Anjos e Santos, como acima ficou provado.

    E mais: estando os “Santos da glória” na mesma condição dos Anjos, eles podem também ser venerados como os Anjos o foram por homens justos ou seja, pelos fiéis, conforme se lê na Bíblia.

    Pelo fato de os habitantes do céu estarem unidos mais intimamente com Cristo, consolidam com mais firmeza na santidade toda a igreja. Eles não deixam de interceder por nós junto ao pai, apresentando os méritos que alcançaram na terra pelo único mediador de Deus e dos homens, Cristo Jesus. Por conseguinte, pela fraterna solicitude deles, a nossa fraqueza recebe o mais valioso auxilio.

    Sendo os Santos amigos de Deus pela santidade, e nossos, pela sua perfeita caridade, é justo que lhes tributemos os louvores que, sob esse duplo título, merecem; e que nos recomendemos à sua intercessão junto de Deus. É justo, visto que neles também se realiza, embora em grau bem menor, mas bem verdadeiro, o que disse de Si mesma, mas cheia do Espírito Santo, a mais santa que todos os Santos, Maria Santíssima: Todas as gerações me proclamarão bem-aventurada, porque fez em mim grandes coisas o Todo-Poderoso” (Lucas 1,48-49)

    Vê-se, por essas palavras inspiradas, que o louvor dos Santos redunda em louvor e glória de Deus, pois os Santos são obras-primas da sua sabedoria, bondade e poder. Quando os louvamos, é a seu Autor que louvamos. De fato, sendo Deus admirável em seus Santos, e os Santos, obra de sua graça (à qual eles corresponderam fazendo a sua parte), Deus os ama sob esse título. Aliás, no preceito de “amar e honrar a Deus” está incluindo o de amar e honrar a tudo o que Ele ama e honra, e segundo a ordem com a qual Ele o faz. E Deus ama, de modo especial, os seus Santos: a Jesus Cristo enquanto Homem, depois a Nossa Senhora, e depois aos Anjos e todos os Santos da glória; e também às santas almas do Purgatório. E depois, aos que ainda pelejam neste mundo.

    Curtir

  4. juarez disse:

    O grande problema dos protestantes e ou evangelicos é que nao respeitao nada e nem ninguem, acham que sao donos da verdade. Quanto mais teremos que explicar que Maria nao é a nossa salvadora, mas sim a nossa intercessora. Acho que vcs devem aprender a terem mais respeito para com a NOSSA maizinha, pois ela foi a unica pessoa que asceitou (de primeira mão) o destino que Deus tinha reservado para ela. Agora eu pergunto a todos os que nao respeitao a mãe de Jesus:
    Vs realmente acham que um filho como Jesus nao ira atender o pedido de sua mãe??
    Ela foi, é e sempre sera a imaculada virgem mãe, de todos nós…..
    Abra o olho e aprendao a interpretar os textos.

    Curtir

  5. Paulo Roberto disse:

    A passagem citada, assim,os santos oram por aqueles que vivem na terra,por que eles, os santos amam ao próximo por obediência a Deus. Eles oram por nos. Esta passagem fica por sua conta e risco. ver. Mt. 5.17-20.Nao esta na bíblia, caso esteja por favor cite o cap. e ver.Quem me dar o entendimento da palavra ou seja o magistério eclesiástico para interpletar as escrituras e o
    Espirito Santo ver.2Pe.1.20-21. Sabemos que guardar mandamentos e amar a Deus. ver. Jo. 14.21-23.No tocante a Deus, Professam conhece-lo.ver. Tt. 1.16, Mt.15.8-9,Mc.7.6-9,Is.29.13.O que digo agora nao e para as pessoas que tem magistério eclesiástico, mais para alguns de pouco entendimento. Estes sera que estao amando a Deus, guardando os seus mandamentos. ver.Dt.5. 8-11.7.25-26.Sl. 115.1-8,Is.44.9-20.Nao esqueça que Jesus o filho de Deus quer o melhor para mim e para vos outros. Amem.

    Curtir

    • Helen disse:

      Paulo Roberto,
      Não leio a Biblia como fundamentalista, mas como catolica, ou seja, à Luz do velho Testamento, tal e qual ensina a Santa Igreja por seu magistério. Nao interpreto passagem alguma ao meu bel-prazer, mas ouço a Igreja fundada por Cristo. Por isso mesmo creio, por exemplo, na Santa Trindade, que não aparece explicitamente na Bíblia, como o sr demanda a respeito dos santos, mas nem por isso deixa de estar lá.

      Pax Domini

      Curtir

  6. Paulo Roberto disse:

    Eu como evangelico entendo que Maria foi uma mulher privilegiada por Deus pai, por ser escolhida para ser a mae de jesus o filho de Deus.Mas nem ela e nem ninguem tem o poder de interceder junto ao pai depois da morte, somente aquele que ressuscitou, tambem o espirito santo.Ver. Hb.23-25, 9.34. Jo.17.19-20. Rm.8.26,34. 1Jo. 2.1. Na biblia nao vi nem uma passagem que fale de santos intercedendo por nos junto a DEUS PAI TODO PODEROSO.Por ventura si alguem souber mostre-me por favor.Vaja como o proprio jesus tratou a sua mae e os seus irmãos, ver.Mt.12.46-50.Sabemos que todos nos podemos e devemos interceder uns pelos outros em quanto estivermos vivos. ver. 1Tm.2.1-6.

    Curtir

    • Helen disse:

      Paulo Roberto,

      1- Jesus é o ÚNICO mediador entre Deus e O homem.
      2- Maria intercede junto ao seu Filho, Jesus Cristo, assim como fez em Cana, continua a fazer por nós.
      3- Sobre as intercessão dos Santos – O sr se diz “evangélico” e desconhece essa grande promessa de Deus registrada no Evangelho de S. João?

      12. Eu vos garanto: quem acredita em Mim fará as obras que Eu faço, e fará ainda maiores do que estas, porque Eu vou para o Pai. 13. O que pedirdes em meu nome Eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. 14. Se pedirdes qualquer coisa em meu Nome, Eu o farei». 15. «Se Me amais, obedecereis aos meus mandamentos. 16. Então Eu pedirei ao Pai e Ele dar-vos-á outro Advogado, para que permaneça convosco para sempre. (João 14,12)

      «Se ficardes unidos a Mim e as minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes e ser-vos-á concedido. (João 15,7)

      Ou seja, os santos são justamente aqueles meros mortais que passaram por essa vida obedecendo a Deus, guardando Seus mandamentos e imitando a Cristo. Neles Deus cumpre Sua promessa, pois o Amor de Deus dura para SEMPRE, até depois da morte da Carne, que é quando o Espírito ganha a VIDA ETERNA. Deus é Espírito ( João 4,24), fomos criados a Sua imagem e semelhança. Os santos VIVEM em Espírito, junto de Deus, onde fazem a SUA vontade. A vontadade de Deus é que TODOS os seus filhos sejam salvos, pois Ele quer que todos os homens se salvem e venham ao conhecimento da verdade ( 1 Tim 2,4). Assim, os Santos oram por aqueles que vivem na terra, porque eles, os Santos amam ao próximo, por obediencia a Deus. Eles oram por nós, assim como nós oramos uns pelos outros!

      4- Jesus JAMAIS desprezou, maltratou, ou renegou sua mãe. Jesus era um filho, acima de tudo, Judeu e temente ao Pai. Ele, mais do que qualquer outro cumprira o 4ª mandamento que nos Manda HONRAR aos nossos pais. Vc, em seu entendimento limitado, pois não tem um Magistério eclesiastico para lhe ensinar a Bíblia, e portanto, é deixado sozinho para interpretar as Escrituras de acordo com seu próprio entendimento Limitado, provavelmente desconheçe que o termo MULHER é uma referência à Mulher do Apocalipse, e ainda, na sociedade Judaica da Epoca de Jesus, era uma forma comum e perfeitamente aceitavel para dirigir-se a uma mulher. Ainda, a ideia principal daquele passagem (Mt.12.46-50), é de enfatizar que todos somos a familia de Cristo, isto é, todos aqueles que ouvem à sua voz, e cumprem SEus mandamentos!

      Curtir

  7. Ten. Lauro disse:

    “RAINHA DO CÉU”

    Segundo a Bíblia, em João 3:13, o único ser humano até hoje que subiu ao real Céu é o Senhor Jesus Cristo, o Filho do homem. As almas de todos os mortos salvos em Cristo: Maria (mãe carnal de Jesus), Adão, Eva, Abel, Noé, Moisés, Davi, Estevão, Pedro, Paulo, João, etc. estão no Paraíso (exemplo: Lucas 23:43) e somente irão subir ao real Céu, com corpo glorioso, no ato do futuro Arrebatamento da Igreja
    (I Tes. 4:16-17; I Cor. 15:50-52). Outras situações, como a de Elias (II Reis 2:11) se referem ao espaço sideral (céu, céus) e não ao real Céu dos céus. Por isso eu faço uma pergunta aos católicos: Como Maria poderia ser uma suposta “Rainha do Céu”, como ela poderia estar intercedendo por nós no Céu, se o único ser humano até hoje que subiu ao real Céu é Jesus Cristo?

    Logicamente, católicos iriam perguntar se eu desconheço o dogma do “papa” Pio XII, de 01/11/1950, proclamando a assunção de Maria ao Céu. Mas que moral tem exatamente aquele “papa”, que foi colaborador do genocida mundial Adolf Hitler, no extermínio de judeus, no Holocausto da 2ª Guerra Mundial? Que moral têm os “papas” que: mata seu rival para ficar com o cargo “papal” dele; fura os olhos do seu próprio “padrinho”; bebe à saúde dos demônios; estupra sua própria filhinha criança e depois a força a ser sua amante? Que moral tem um “papa” para desmentir a Bíblia? A Palavra do Deus Vivo!

    Ler no Google: oitavo rei apocalíptico.

    Curtir

    • Helen disse:

      Caro Lauro,

      Sobre seu comentario: “Segundo a Bíblia, em João 3:13, o único ser humano até hoje que subiu ao real Céu é o Senhor Jesus Cristo, o Filho do homem.” Gostaria de lembra-lo sobre o que Jesus disse ao bom Ladrao crucificado com Jesus; “Ainda hoje estaras comigo no paraiso”!!!Sua interpretacao eh falha, portanto. Na passagem citada pelo sr., S. Joao explica que nenhum mortal subira ou subirah ao ceu por seu proprio poder a nao ser Ele, Jesus, a segunda pessoa da Santa trindade!!! O que adianta ler a Biblia e tirar conclusoes erroneas como as suas? Por isso, escute a Igreja de Cristo!

      Quanto a suas leviandades sobre o Papa Pio, gostaria que o sr explicasse aos leitores do blog, por que a Presidente de Israel, Golda Meir, na ocasiao da morte do mesmo papa, produziria o pronunciamento abaixo em 1958, se uma linha do que o Sr disse sobre o Papa fosse verdade?:

      ”During the 10 years of Nazi terror, when our people went through the horrors of martyrdom, the Pope raised his voice to condemn the persecutors and commiserate with their victims.”

      “Durante os 10 anos de terror nazista, quando nosso povo passou pelos horrores do martirio, o Papa ergueu sua voz para condenar os perseguidores e lamentar junto com aqueles que foram vitimas deles.”

      Se desejar ler o pronunciamento na integra, busque Golda Meir e carta sobre o Papa Pio XII. Leia tambem prova que Igreja Catolica era contra o Nazismo aqui
      Respondo sua questao: Que moral tem um “papa” para desmentir a Bíblia? A Palavra do Deus Vivo!

      A Igreja Catolica compeliu a Biblia!! Foi o canon Catolico que produziu O Livro que nos cristao tanto reverenciamos! Como o sr. pode fazer um comentario tao infeliz? Se quer saber MESMO o que a Santa Igreja ensina sobre a biblia, recomendo que leia o documento Dei Verbum – verbo de Deus – parte integrante do Concilio Vaticano II.

      Sobre as suas outras acusacoes, me recuso a comentar, pois sao absurdas e ridiculas!

      Como o sr. pode perceber, nos catolicos nao podemos ‘achar isso, ou aquilo’ sobre a nossa fe. Temos a Igreja para nos ensina-la, e SOMENTE o que ensina a Igreja deve ser aceito pelo bom catolico. Quem nao faz isso e protestante disfarcado de Catolico! Nos temos o magisterio eclesiastico e o catecismo, que eh a cartilha que nos explica a biblia e os ensinamentos biblicos, bem como nossa fe crista!!

      Paz de cristo,
      Helen

      Curtir

      • Luis disse:

        Como o sr. pode perceber, nos catolicos nao podemos ‘achar isso, ou aquilo’ sobre a nossa fe. Temos a Igreja para nos ensina-la, e SOMENTE o que ensina a Igreja deve ser aceito pelo bom catolico. Quem nao faz isso e protestante disfarcado de Catolico! Nos temos o magisterio eclesiastico e o catecismo, que eh a cartilha que nos explica a biblia e os ensinamentos biblicos, bem como nossa fe crista!!

        É lamentável que os membros de uma igreja sejam iguais a robôs, sem expressões próprias, ou com livre arbítrio. É uma verdadeira ditadura religiosa. Ora, eu sou evangélico de uma igreja e discordo em uma coisa ou outra e isso não me impede de continuar sendo da mesma igreja e continuar discordando de uma coisa ou outra.

        Eu só não me vejo no direito de discordar da Palavra de Deus (Bíblia).

        Curtir

        • DANIEL Z. disse:

          OK e assim por diante, cada um com sua opinião, esta é a sua verdade? !!!!…
          E cada um que (como você) discordam do que esta escrito esta fundando um outro pensamento e se estivesse na igreja Católica e se veria sem opções fundaria outra igreja… assim hoje temos talves mais de 40.000 denominações religiosas e todas descordando da católica em alguma (coisa e com isso discordando entre si!)…
          Eu discordo é de você, pois veja mesmo sabendo que Maria é mãe de Deus, não sou obrigado a prestar culto a ela, porém eu a amo e reconheço nela minha Rainha e quero ser escravo não sou um “robô”, sou eu quem busco a melhor forma de me SANTIFICAR.
          Muito se enganam os protestantes sobre a Igreja Católica, querem uma igreja mais séria: leve-a a serio. querem uma igreja mais animada: RCC; querem uma igreja que bote a mão na massa: entre em uma pastoral ou duas; quer se dedicar aos pobres: franciscanos!
          (NSrª de Fatima deixou 5 pedrinhas para a santidade)
          (São Miguel prometeu proteger quem rezasse seu terço/ladainha)
          (jesus prometeu misericordia a quem resasse o terço da misericordia)
          (com Santa Brigida Jesus deu formas de salvarmos nossos parentes mortos)
          e depois chamam-nos de “robos” tudo igual? só não vê quem não quer mesmo.

          Quer viver livre, na libertinagem fazendo o que quer da vida e dizendo que é Católico?
          sinto muito mas isso não é ser católico ! e sim ofender todos os católicos e por isso que os protestantes se gabam.

          Oferece as dores sem reclamar, reza o Rosario todos os dias(ao menos o terço) quando possivel faz jejum e sempre faz boas obras de caridade aos olhos de Deus sem querer aparecer.

          Dai vais ser Católico que busca se santificar.

          Curtir

  8. Erat cor unum et anima una
    Meus irmãos, Jesus, Nosso Senhor, implorou pela união de todos. Mas, eis que a serpente ressurgiu, (Foi então precipitado o grande dragão, a primitiva serpente, chamada demônio e Satanas, o sedutor do mundo inteiro. Foi precipitado na terra, e com ele os seus anjos. Apocalipse 12,9) e como fez com Eva ela fez com muitos filhos de Deus, usando de pele de cordeiro, enganou a muitos. Apareceu como vários e não como um, foi Lutero, Calvino, Wyclif, Huss, Henrique VIII, Charles Russel, Berg, Smith Jr e tantos outras facetas em vários locais e épocas mostrando as falsas doutrinas, falseando os Livros Sagrados, implantando as discórdias entre os filhos de Deus.
    Muitos sucumbiram a tentação, comeram o fruto do pecado, revoltaram contra o Corpo de Cristo, praguejaram contra os Pastores da Igreja Santa.
    O ódio contra os filhos da mulher é imenso, mas as serpentes, como rastejam sobre a Terra, comem o pó deixado pelos rastros dos filhos de Deus, tentam abalar os alicerces da Igreja de Deus, mas ela foi edificada sobre doze fortes colunas, está sobre a rocha, não cairá: “Aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática é semelhante a um homem prudente, que edificou sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, vieram as enchentes, sopraram os ventos e investiram contra aquela casa; ela, porém, não caiu, porque estava edificada na rocha”- Mateus 7, 24-25. Assim é a Igreja de Deus, edificada sobre a rocha.
    A Igreja de Cristo é aquela que Nosso Senhor, Jesus Cristo, entregou a Pedro para que fosse seu pastor, confiando a ele e aos demais Apóstolos a sua propagação e a sua regência: “Jesus disse: «És feliz, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no Céu. Por isso Eu te digo: tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder da morte nunca poderá vencê-la. Dar-te-ei as chaves do Reino do Céu, e o que ligares na Terra será ligado no Céu, e o que desligares na Terra será desligado no Céu»” – Mateus 16, 17-19.
    O demônio e seu exército, laçam ataques diários contra os Filhos de Deus, tentam atingir a Tua Mãe e Nossa Mãe, Maria, esquartejam Jesus Cristo, Nosso Senhor, criando inúmeras seitas que pregam o evangelho dilacerado, criado por eles, difundido por eles, interpretado por eles. Há aproximadamente 40.000 denominações de pseudo-igrejas e pseudo-religiões, cada qual ataca uma contra as outras e se unem para atacar a Igreja de Deus.
    “Eu não rogo somente por eles, mas também por aqueles que vão crer em mim pela palavra deles. Que todos sejam um, como tu, Pai, estás em mim, e eu em ti. Que eles estejam em nós, a fim de que o mundo creia que tu me enviaste. Eu lhes dei a glória que tu me deste, para que eles sejam um, como nós somos um: eu neles, e tu em mim, para que sejam perfeitamente unidos, e o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste como amaste a mim. Pai, quero que estejam comigo aqueles que me deste, para que contemplem a minha glória, a glória que tu me deste, porque me amaste antes da criação do mundo. Pai justo, o mundo não te conheceu, mas eu te conheci, e estes conheceram que tu me enviaste. Eu lhes fiz conhecer o teu nome, e o farei conhecer ainda, para que o amor com que me amaste esteja neles, e eu mesmo esteja neles”. João 17, 20-26.
    Negam a tudo que nos foi ensinado, buscam a satisfação terrena, interpretam a sua maneira os escritos dos Santos Apóstolos, praguejam contra a Nossa Mãe Santíssima, Aquela a qual o Espirito Santo desceu sobre Si e foi envolvida pela força do Altíssimo a qual gerou e deu a luz ao Filho de Deus.
    Desconhecendo a história, desconhecendo as Escrituras, buscam em livros publicados pelos iluminados pelo maligno, respostas para as suas descrenças e desgraças.
    “…lúcifer e um grande número de demônios serão soltos do inferno. … Várias casa religiosas perderão inteiramente a fé e perderão muitas almas. … Os maus livros abundarão sobre a Terra, e os espíritos das trevas espalharão por toda parte um relaxamento universal em tudo que se refere ao serviço de Deus. … Existirão igrejas para cultuar esses espíritos. … pregarão outro evangelho contrário ao do verdadeiro Jesus Cristo, negando a existência do Céu. … Todas essas almas aparecerão como unidas a seus corpos. Em todos os lugares haverá prodígios extraordinários, porque a verdadeira fé se apagou e uma falsa luz ilumina o mundo” – Revelações em La Sallete.
    Como não se não bastasse o esquartejamento de Cristo, Nosso Senhor, buscam de todas as maneiras atacar a Igreja, querendo o que? Nem eles sabem o motivo de tanta ira. Mas somos cristãos e como irmãos de Nosso Senhor Jesus Cristo, como filhos de Deus e filhos de Maria Santíssima, por essas almas flageladas, errantes, mergulhadas na escuridão das trevas, devemos orar e suplicar ao Pai, que tenham misericórdia de suas almas e que sejam convertidos, que retornem a Casa de Deus.
    817. Na realidade, “nesta una e única Igreja de Deus, já desde os primórdios, surgiram cisões, que os Apóstolo censura com vigor como condenáveis. Dissensões mas amplas nasceram nos séculos posteriores. Comunidades não pequenas separam-se da plena comunhão com a Igreja católica, por vezes não sem culpa de homens de ambas as partes”. As rupturas que ferem a unidade do Corpo de Cristo (distinguem-se a heresia, a apostasia e o cisma) não acontecem sem os pecados dos homens: “Onde estão os pecados, aí está a multiplicidade (das crenças), aí o cisma, aí as heresias, aí as controvérsias. Onde, porém, está a virtude, aí está a unidade, aí a comunhão, em força disso, os crentes eram um só coração e uma só alma”. Catecismo da Igreja Católica

    Curtir

  9. Manuel disse:

    Protestante não entende muito de bíblia.
    Apenas de achologia

    Curtir

  10. Ana Paula Araújo disse:

    Nenhum de nós está obedecendo o mandamento de Deus que diz ame ao próximo como a ti mesmo quando os protestantes acusam os católicos de idolatria e quando os católicos acusam os protestantes de má interpretação bíblica. Ambos estão julgando as ações do outro e tentando tirar a trave do olho do outro. Ouçamos a Palavra que diz: “Não julgueis para não serdes julgado”, e “Por que vês tu, pois, o cisco no olho do teu irmão, e não vês a trave no teu olho? … dizes a teu irmão: Deixa-me tirar-te do teu olho o cisco, quando tens no teu uma trave?” .

    Curtir

    • DANIEL Z. disse:

      Ana Paula Araújo,

      Sim isso é claro, comcordo que não podemos julgar ninguem.
      Mas também temos que fazer a nossa parte, sendo que Maria disse que “todas as gerações me chamarão bem aventurada”, e o Proprio Anjo de Deus Veio a bendizer a Mãe de Deus, e pedir PERMISSÃO para usar de Maria para salvar todo o mundo, Maria é muito Grande para nós “servos” apesar de ser também uma Humilde serva, ela alcançou Graça diante de Deus, e os Protestantes não entendem o que isso significa,
      Se fosse sómente isso, eu não falaria nada, mas quando falam mal da Toda cheia de Graças, a Mãe Imaculada que foi escolhida por Deus antes mesmo de Adão pecar e que deu seu “SIM” salvando a todos nós e se tornando exemplo e modelo para todas as gerações, ela foi quem ofereceu o CORDEIRO ela foi a oferta perfeita transpassando a sua propria alma aos pés da Cruz, e João dos 12 ali ao lado dela é a parcela dos padres que são fiéis até a Cruz e de mãos dadas a Maria.

      Curtir

  11. nety disse:

    ” os medicos estao do lado de deus, entao procuremos obedecer a deus lendo as escrituras e interpretando a biblia de modo ,que o coraçao sinta o verdadeiro amor ao proximo. reis 1, 2 jo, apo 12 , tiago 5, jo 3. evidencia esse argumento.”

    Curtir

  12. Daniel Zapotoczny Junior disse:

    Uma de nossas mais dolorosas chagas é o fato de os protestantes não entenderem o nosso amor pela Mãe de Deus, um dos nossos maiores escudos é o imaculado coração de Maria e o Sagrado Coração de Jesus, isso é nossa fé em obediência ao Papa, simplesmente Igreja !
    Abraço.

    Curtir

    • João disse:

      Não vejo em 1 Reis 2:19-20 um bom exemplo.
      Continuando a ler os próximos versículos:
      Em 1 Reis 2:21 a mãe de Salomão pede que Abisague, a sunamita, seja dada por mulher a Adonias, irmão de Salomão.
      Em 1 Reis 2:24 Salomão diz: E agora tão certo como vive o Senhor… que Adonias morrerá hoje.
      Em 1 Reis 2:25 Salomão envia Benaia, que feriu e matou Adonias.
      Neste caso o Filho Não atendeu ao pedido da Mãe.

      Vocês, na tentativa de justificarem vossas heresias, apelam pra qualquer coisa, até o que não tem nada a ver. Destorcem os textos, saem do contexto. Fazem uma verdadeira salada de palavras. Tentam explicar com argumentos mundanos, enquanto que Jesus disse que o entendimento da Palavra de Deus seria dado pelo Espírito Santo.

      João 14:26 Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse.

      O argumento de que Jesus teria dito que Maria seria Mãe de todos (João 19:26-27) não tem fundamento Bíblico:

      João 19:26-27
      26 Quando Jesus viu sua mãe ali, e, perto dela, o discípulo a quem ele amava, disse à sua mãe: “Aí está o seu filho”,
      27 Depois disse ao discípulo: “Aí está a sua mãe”. Daquela hora em diante, o discípulo a recebeu em sua família.

      Jesus estava apenas pedindo amparo para sua mãe, na casa do seu discípulo amado.

      Curtir

      • Helen disse:

        Maria = mae de Jesus
        Jesus Cristo = Deus
        Logo, Maria = mae de Deus

        Curtir

      • Manuel disse:

        Joao;

        A bíblia não é interpretado Pela Própria Biblia, mas sim pela Igreja que a compôs.

        Voce chama de heresia da Igreja Católica,tens a bíblia graças a Igreja Católica.

        Jesus é Deus Para nós os Católicos então Maria é Mãe de Deus na segunda pessoa da Trindade.

        Estude os concilios de Efeso, e Constantinopla vais entender o assunto.

        Curtir

        • João disse:

          Tenho a Bíblia graças ao poder do Espírito Santo.
          Deus, através do Faraó (inimigo de Israel), educou Moisés entre os príncipes do Egito; isto é poder. Faraó ordenara a matança de todas as crianças israelitas, mas Deus não só livrou Moisés, como também fez o mesmo Faraó educá-lo entre seus filhos. Deus prepara o que lhe convém, mesmo em terrenos áridos. Deus é onipotente, onipresente, e onisciente.
          Não venha você me dizer, agora, que a Palavra de Deus é graças a este ou aquele, senão ao único que é digno de toda, honra, glória, e louvor!

          É contraditório dizer que Maria é mãe do seu próprio Pai.
          Maria concebeu (recebeu em seu ventre) Jesus pelo poder do Espírito Santo. Ela alimentou Jesus com seu sangue e leite maternos, e depois com alimentos sólidos, e agora descansa no seio do Pai.

          Curtir

          • Helen disse:

            Joao,

            Em resposta ao seu comentario:

            1- Deus é onipotente, onipresente, e onisciente.

            Amem, amem!!! Nao existe Catolico NO MUNDO que pense ou diga diferente. Ja leu o nosso credo?

            2- Não venha você me dizer, agora, que a Palavra de Deus é graças a este ou aquele, senão ao único que é digno de toda, honra, glória, e louvor!

            Nao digo porque NAO eh essa a minha fe catolica. A Igreja ensina que a Biblia eh a palavra de Deus, reveleda aos seus autores por inspiracao do Espirito Santo!!

            Louvor e gloria so se da a Deus, honra da-se a Deus acima de tudo, mas pode-se dar tambem a todos aqueles que O Amam e cumprem a sua vontade!!

            Curtir

      • DANIEL Z. disse:

        Dor e tristesa quando as escrituras sagradas são lidas superficialmente, sem perceber as entrelinhas, Jesus Não estava em condições de falar a toa e dar conselhos como simplismente cuide da minha mãe… ele falou para toda umanidade … assim como nesta passagem muitos outros textos são lidos superficialmente pelos protestantes, não estou culpando ninguem apenas dizendo que quando se sai da proteção da Igreja e da tradição e de muitos estudiosos que dedicaram a vida inteira com a luz do Espirito Santo para explicar o evangélio, acontece isso, “pobresa” na leitura, falta de entendimento, temos que recorrer a quem comprovadamente ja atingiu a sua santidade, seus escritos e seu entendimento, dentro da Igreja temos inumeros casos comprovados… pena que os evangélicos (protestantes) não aceitam a palavra da Santa Igreja.

        Curtir

        • João disse:

          A Palavra de Deus foi escrita para homens simples como eu e você, e não para Super-Dotados. Clame ao Espírito Santo, o entendimento da Sua Palavra, e leia a Bíblia, não os folhetos fornecidos pela sua igreja, e os horizontes do seu entendimento serão estendidos.

          Curtir

          • Helen disse:

            Amem, amigo João… O Espirito Santo nos ajuda no entendimento da Palavra, mas nao cabe a um individuo intrepreta-la, e sim a Igreja de Cristo.
            Prova disso sao as 30 mil denominacoes protestantes existentes no mundo, cada uma com uma ‘interpretacao’ diferente. A quem o Espirito Santo esta a ensinar a Doutrina, a Interpretacao errrada? Ate mesmo dentro de uma mesma denominacao ha divergencias… Como podemos afirmar que individuos estao livres de erro?
            IMPOSSIVEL!!!

            Curtir

Seja respeitoso. Não ataque o autor, debata sua idéia. Não use linguagem obscena, profana ou vulgar. Fique no tema do post. Comentários fora do tema original poderão ser excluídos.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s