Afinal, os Católicos crêem no Sono da Alma após a morte?


Muitos cristãos não Católicos acreditam no chamado ‘Sono da Alma’, que supostamente acontece após a morte do cristão.  Ou seja, a pessoa que morre não vai para o Céu imediatamente, ao contrário disso,  sua alma repousa ‘adormecida’ aguardando o Advento de Jesus, quando todos os justos serão ressuscitados e ganharão a vida eterna. Talvez por isso a dificuldade de muitos cristãos protestantes em perceberem a devoção Católica aos Santos e mártires, que na verdade representam os justos falecidos, que por sua fidelidade a Deus são recebidos no Céu, de  onde oram e intercedem pelos cristãos ainda vivos,  junto ao Senhor Jesus.

25-26Jesus disse-lhe: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crer em mim viverá, mesmo que morra. É-lhe dada a vida eterna por crer em mim e nunca mais morrerá. Crês nisto, Marta? (João 11: 25-26)

A Igreja Católica, porém, ensina que cada pessoa enfrenta o juízo individual depois de sua morte (Hebreus 9:27); quando Jesus, a Quem pertence o poder de julgar os vivos e os mortos, julga as nossas almas e nos encontra passíveis de entrar no Céu imediatamente, ou em carência de passarmos por mais purificação no purgatório, ou fadados ao inferno por causa de nossa recusa de separar-nos do pecado e/ou por nossa indisposição para nos arrependermos.

No final dos tempos, ai sim, haverá um julgamento geral, nesse momento nossos corpos serão ressuscitados para se juntarem à nossa alma na vida eterna, seja no céu ou na morte eterna no inferno.

O que acontece conosco depois da morte é uma indicação de nossa própria escolha pessoal, somos livres para escolher a Deus e o caminho para a santidade, ou para nos voltarmos contra Ele. O que acontece após a morte também indica que o nosso Deus é um Deus tanto de justiça quanto de misericórdia.

Enquanto cristãos, não devemos temer a morte, mas sim nos prepararmos para ela, crescendo em santidade e lutando pela vida eterna.

Anúncios

Sobre Hellen

Católica militante, expatriada, mãe e arquiteta e estudante de Direito. Quando há tempo, engajada na "missão" de defender a fé católica e evangelizar aos irmãos católicos, especialmente aqueles afastados da Santa Fé . I am an expat architect, law student and Catholic mommy who's taken on blogging. I've doing this for a few years now and I'm totally hooked up. All for the Glory of God!
Esse post foi publicado em Doutrinas & Dogmas e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

8 respostas para Afinal, os Católicos crêem no Sono da Alma após a morte?

  1. leo disse:

    eu acredito sobre a vida a apos a morte mas o homem esta escolhendo quem vai virar santo isso eu acho errado

    Curtir

  2. manuel disse:

    Ok,Helen;
    Obrigado!

    Curtir

  3. manuel disse:

    Renato e Helen,
    Muito obrigado pela vossa intervenção tenho estudado muito sobre este tema polémico no mundo Religioso Cristão,

    Algumas Passagens da Bíblia principalmente no Novo Testamento nos mostram que estão dormindo no Pó da Terra,mas também existe outros textos que nós mostram claro que muitos que morrem estão com o Senhor.

    vou continuar a estudar este assunto.

    Curtir

    • Helen disse:

      Manuel,

      Eis aqui a resposta que lhe havia prometido. Por favor, consulte o link https://igrejamilitante.wordpress.com/2011/05/10/se-o-santos-estao-mortos-por-que-rezar-a-eles-uma-visao-catolica-de-eclesiastes-9/

      Espero que ajude!

      Helen

      Curtir

      • Helen disse:

        Manuel, refletindo novamente sobre sua questao, ocorreu-me a pergunta:

        Ja pensou nessas passagens: Salmo 49:15, Efesios 4:9-10 e principalmente 2 Pedro 3: 18-20, para entender o contexto de Eclesiastes 9 e Ezequiel 18?

        18 .Pois também Cristo morreu uma vez pelos nossos pecados – o Justo pelos injustos – para nos conduzir a Deus. Padeceu a morte em sua carne, mas foi vivificado quanto ao espírito. 19. É neste mesmo espírito que ele foi pregar aos espíritos que eram detidos no cárcere, àqueles que outrora, nos dias de Noé, tinham sido rebeldes,
        20. quando Deus aguardava com paciência, enquanto se edificava a arca, na qual poucas pessoas, isto é, apenas oito se salvaram através da água. (2 Pedro 3: 18-20).

        Deus nos prometeu mandar um salvador para abrir as portas do ceu, fechadas pelo pecado de Adao e Eva. Cristo veio como o Novo Adao e abriu as portas do ceu com o seu sacrificio salvador. Com ele inaugurou-se uma nova economia da Salvacao, o cumprimento da promessa de Deus, portanto, da-se no Novo Testamento, por isso nao se pode olhar somente para Eclesiastes 9 e Ezequiel 18 sem o pano de fundo do que nos diz o Evangelho.

        Jesus nos disse isso claramente no evangelho de Joao, como mostrei no artigo.

        “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crer em mim viverá, mesmo que morra. É-lhe dada a vida eterna por crer em mim e nunca mais morrerá. Crês nisto, Marta?” (João 11: 25-26)

        Helen

        Curtir

  4. Renato Paulo disse:

    Amigo Manuel,

    Quem sou eu para lhe explicar isso? A perfeicao da resposta so a sabe nosso Senhor Deus.
    Portanto, estando nós ainda na vida terrena,teremos que confiar em nossa fé e confiando apenas em Jesus e nas suas palavras.

    Espero pois estar neste momento inspirado pelo Senhor nosso Deus YHWH.

    Olhe nao quero citar aqui neste momento textos da Biblia. Quero pois usar a “lingua do povo”. Neste caso a minha, que sou crente em Jesus Cristo. Se nao estou em erro, penso que no Novo Testamento esta escrito que o Velho Testamento foi imposto ao povo de Deus, dando-lhes leis. Leis essas que teriam eles de cumprir ate o Messias chegar. Com a vinda do Messias nosso Senhor, essas leis comprovaram-se atraves de Seu testemunho.

    Nesse tempo, onde esteve Jesus presente entre nós em corpo, estavam essas leis ainda em vigor. Foi nessa altura que aconteceu um grande milagre.Jesus ressuscitou um homem!Lazaro.

    Como todos sabemos, quando Jesus chegou, ja Lazaro estava morto ha uns dias. Mas mesmo assim Ele o ressuscitou.
    Quero eu dizer que Lazaro esteve morto por uns tempos no “pó da Terra”.
    Assim nos contam as Sagradas Escrituras.

    Quando Jesus foi crucificado,as coisas tambem mudaram.Deu-se entao a maior maravilha de todos os tempos.Jesus subiu aos Ceus para junto do Pai.

    Antes de deixar o corpo terreno Ele tirou de nós essas leis.Nos disse que quem acreditasse nele seria salvo.
    “Eu sou a vida,eu sou o caminho verdadeiro.Aquele que cre em Mim sera salvo e subira para junto do Pai”.
    Penso que foi assim que Ele nos deixou esta mensgem.

    Manuel, agora para rematar este meu discurso, quero apenas referir uma passagem muito importante que no fundo nos alivia e nos prova este amor e salvacao que Jesus nos deu ao acreditarmos Nele. Penso para mim que as palavras que ele proferiu a um dos pecadores que estavam com Ele crucificados nesta sua hora da “morte”, sao o que mais nos importa.
    As palavras sao estas:

    “Hoje Estarás Comigo no Paraíso”

    Curtir

  5. manuel disse:

    Helen,eu sei que a ICAR não aceita no sono da Alma como os Adventistas e Testemunhas de Jeova acreditam.

    A minha pergunta é:

    Como fica os textos do antigo Testamento por exemplo Eclesiastes 9 e Ezequiel 18 que nós falam que os mortos estão no pó da Terra,ou que os mortos estão dormindo até a volta de Cristo?

    Por favor preciso de uma boa explicação.

    Um Abraço!

    Curtir

    • Helen disse:

      Caro Manuel,

      Obrigada novamente por sua participação. De volta das férias, estou agora a trabalhar num texto para tratar da sua questão. Enquanto isso, talvez queira ler um texto que publiquei no meu blog em Ingles, http://divineblessings.wordpress.com/2010/08/31/why-do-i-pray-to-saints/ se preciso use o tradutor google, onde trato do tema dos santos.

      Ha muitos protestantes que afirmam ser em vão orar aos santos, pois estao ‘mortos’. Não percebem que os que crêem no Senhor vivem, mesmo que ‘morram’ (João 11: 25). Creio que esse assunto, de certa forma, poderá ser útil no entendimento do ensinamento católico sobre a ‘vida após a morte’, ao invés do sono da alma.

      Helen

      Curtir

Seja respeitoso. Não ataque o autor, debata sua idéia. Não use linguagem obscena, profana ou vulgar. Fique no tema do post. Comentários fora do tema original poderão ser excluídos.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s