Saiba o que diz a Igreja sobre jejum e penitência na Quaresma


Leia também: Tipos de Penitênica e Mortificação e Carne às Sextas-feiras, posso comer?

A abstinência de carnes, deve ser observada por todos os católicos de 14 anos e mais velhos na Quarta Feira de Cinzas e em todas as sextas-feiras da Quaresma.

O jejum deve ser observado na quarta feira de cinzas por todos os católicos acima de 18 anos de idade aos 59 completos. [Nota: outras fontes dizem que “ainda não compleataram 60”]. Aqueles que estão vinculados a estes grupos só podem ter uma refeição completa por dia. Duas pequenas refeições são permitidas, se necessário, para manter a força de acordo com nossas necessidades, mas comer alimentos sólidos entre as refeições não é permitido.

O jejum e abstinência pascal especiais estão previstas para sexta-feira santa e incentivados para o Sábado Santo.

“A Quaresma é uma preparação para a celebração da Páscoa. A liturgia prepara os catecúmenos para a celebração do mistério pascal por várias etapas da iniciação cristã: ela também prepara os fiéis, que recordam o seu batismo, a fazerem penitência em preparação para a Páscoa “(Normas gerais sobre o Ano Litúrgico, # 27).

Pela disciplina tríplice de jejum, a esmola e a oração da igreja mantém a Quaresma da quarta-feira de cinzas até a noite de quinta-Feira Santa. Todos os fiéis e os catecúmenos devem empreender práticas sérias das três tradições. A inobservância de dia penitencial em todos ou um número substancial de tais dias devem ser considerados graves.

À medida que o tempo da Quaresma se aproxima, é útil recordar a disciplina da Igreja em relação à abstinência e outras formas de penitência. Ninguém deve considerar esta obrigação de ânimo leve.

Aqueles indivíduos que têm uma condição médica na qual o jejum, ou abster-se pode ser considerado nocivo, não são obrigados a jejuar ou se abster, mas deve realizar algum outro ato de penitência ou caridade.

Como regra geral, um pedido de dispensa da obrigação de abstinência na sexta-feira da Quaresma, não será considerado, a menos que algum motivo grave está presente. A participação em eventos sociais, banquetes, casamentos ou recepções não são consideradas razões suficientes para solicitar a dispensa.

Os pastores e os pais devem cuidar para que os menores, embora não estejam obrigados pela lei do jejum e da abstinência, a serem educados no sentido autêntico da penitência e incentivados a fazer atos de penitência adequada à sua idade.

Todos os membros dos fiéis são incentivados a fazer atos de penitência e de caridade durante o tempo quaresmal além do que é previsto por lei.

Todos os membros dos fiéis são incentivados a beneficiar-se do sacramento da Reconciliação, uma vez que é um verdadeiro encontro com o amor, o perdão Salvador, que tira o fardo de nossos pecados, perdoa a nossas falhas e é a fonte de paz e alegria .

A comunidade paroquial pode celebrar a vigília de Páscoa só uma vez. A celebração de uma Missa de Páscoa antecipada, antes da Vigília Pascal, é proibida.

Sobre Hellen

Católica militante, expatriada, mãe e arquiteta e estudante de Direito. Quando há tempo, engajada na "missão" de defender a fé católica e evangelizar aos irmãos católicos, especialmente aqueles afastados da Santa Fé . I am an expat architect, law student and Catholic mommy who's taken on blogging. I've doing this for a few years now and I'm totally hooked up. All for the Glory of God!
Esse post foi publicado em Tradição Católica e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Seja respeitoso. Não ataque o autor, debata sua idéia. Não use linguagem obscena, profana ou vulgar. Fique no tema do post. Comentários fora do tema original poderão ser excluídos.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alteração )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alteração )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alteração )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alteração )

Conectando a %s