Sucessão Apostólica: Os Bispos são sucessores dos Apóstolos de Cristo?


A uns Ele constituiu apóstolos; a outros, profetas; a outros, evangelistas, pastores, doutores, 12. para o aperfeiçoamento dos cristãos, para o desempenho da tarefa que visa à construção do corpo de Cristo. (Efésios 4 :11-12)

Reunião de Clero Católico: Bispos e Cardinais

A maioria dos não-católicos se pergunta por que a Igreja Católica é estruturada da maneira como é, questionam ainda a autoridade do clero ou mesmo se padres e bispos são realmente necessários. Obviamente, esta não é a opinião da maioria dos católicos tradicionais, mas seria tolice supor que todos os católicos entendem porque a Igreja é organizada de tal modo. Algumas pessoas não  entendem as diferenças entre o modelo estrutural adotado pela maioria das igrejas protestantes e a Igreja Católica Romana e Católica Ortodoxa.

A Igreja Católica tem preservado ao longo dos séculos  o chamado Depositum Fidei, ou seja o “Depósito da Fé” (1 Timóteo 2:5-7 e 2 Tm 1:14, NAB), ou a Revelação Divina que Jesus transmitiu oralmente aos seus Apóstolos – bem como Sua ordem de que fosse perpetuado o ritual litúrgico que trouxe esta maravilha sobrenatural. Junto com Suas instruções, Jesus concedeu aos Doze Sua própria autoridade para ensinar e pregar:

“… Toda autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo.”(Mt 28:18-19).

Portanto, Bispos Apostólicos, como Clemente de Roma, Inácio de Antioquia e São Policarpo de Esmirna foram todos os sucessores dos Doze Apóstolos, escolhidos através da imposição das mãos (1 Tm 4:14). Herdaram essa mesma autoridade para proclamar o Evangelho e guardar o repositório da doutrina autêntica. Após a morte dos apóstolos, essa autoridade é transferida ao clero Católico até os dias atuais, através do rito de Ordenação, quando ocorre a imposição de mãos.

“….se nos afadigamos e sofremos ultrajes, é porque pusemos a nossa esperança em Deus vivo, que é o Salvador de todos os homens, sobretudo dos fiéis. Seja este o objeto de tuas prescrições e dos teus ensinamentos. Ninguém te despreze por seres jovem. Ao contrário, torna-te modelo para os fiéis, no modo de falar e de viver, na caridade, na fé, na castidade. Enquanto eu não chegar, aplica-te à leitura, à exortação, ao ensino. Não negligencies o carisma que está em ti e que te foi dado por profecia, quando a assembléia dos anciãos te impôs as mãos.” (1 Timóteo 4:10-14).

Abaixo estão algumas outras referências bíblicas que podem trazer alguma luz sobre estas questões, e nos ajudam a entender porque a Igreja Católica mantém a tradição da Sucessão Apostólica:

Disse Pedro, “Pois está escrito no livro dos Salmos: Fique deserta a sua habitação, e não haja quem nela habite; e ainda mais: Que outro receba o seu cargo (Sl 68,26; 108,8). Convém que destes homens que têm estado em nossa companhia todo o tempo em que o Senhor Jesus viveu entre nós, a começar do batismo de João até o dia em que do nosso meio foi arrebatado, um deles se torne conosco testemunha de sua Ressurreição. Propuseram dois: José, chamado Barsabás, que tinha por sobrenome Justo, e Matias. E oraram nestes termos: Ó Senhor, que conheces os corações de todos, mostra-nos qual destes dois escolheste para tomar neste ministério e apostolado o lugar de Judas que se transviou, para ir para o seu próprio lugar. Deitaram sorte e caiu a sorte em Matias, que foi incorporado aos onze apóstolos.” (Atos 1:20-26)

A descrição acima é uma referência à nomeação de um novo apóstolo para suceder Judas, que, como sabemos, morreu depois de ter traído Jesus. Então nós também temos referências quanto ao papel dos apóstolos como vocação na comunidade cristã:

E vós vos fizestes imitadores nossos e do Senhor, ao receberdes a palavra, apesar das muitas tribulações, com a alegria do Espírito Santo, de sorte que vos tornastes modelo para todos os fiéis da Macedônia e da Acaia. (1 Tessalonicenses 2:6-7)

Ou ainda

Cuidai de vós mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastorear a Igreja de Deus, que ele adquiriu com o seu próprio sangue. (Atos 20:28)

Eis uma coisa certa: quem aspira ao episcopado, saiba que está desejando uma função sublime. Porque o bispo tem o dever de ser irrepreensível, casado uma só vez, sóbrio, prudente, regrado no seu proceder, hospitaleiro, capaz de ensinar. Não deve ser dado a bebidas, nem violento, mas condescendente, pacífico, desinteressado; 4. deve saber governar bem a sua casa, educar os seus filhos na obediência e na castidade. Pois quem não sabe governar a sua própria casa, como terá cuidado da Igreja de Deus? 6. Não pode ser um recém-convertido, para não acontecer que, ofuscado pela vaidade, venha a cair na mesma condenação que o demônio. Importa, outrossim, que goze de boa consideração por parte dos de fora, para que não se exponha ao desprezo e caia assim nas ciladas diabólicas. Do mesmo modo, os diáconos sejam honestos, não de duas atitudes nem propensos ao excesso da bebida e ao espírito de lucro; (1 Timóteo 3:1-8)

Aquele que desceu é também o que subiu acima de todos os céus, para encher todas as coisas. A uns ele constituiu apóstolos; a outros, profetas; a outros, evangelistas, pastores, doutores, para o aperfeiçoamento dos cristãos, para o desempenho da tarefa que visa à edificação do corpo de Cristo.(Efésios 4:10-12)

[Nota]: A palavra Bispo provém da raiz Episcopos, do original Grego, e significa superintendente.
Anúncios

Sobre Hellen

Católica militante, expatriada, mãe e arquiteta e estudante de Direito. Quando há tempo, engajada na "missão" de defender a fé católica e evangelizar aos irmãos católicos, especialmente aqueles afastados da Santa Fé . I am an expat architect, law student and Catholic mommy who's taken on blogging. I've doing this for a few years now and I'm totally hooked up. All for the Glory of God!
Esse post foi publicado em Autoridade Eclesial, Papado & Primazia de Pedro, Sucessão Apostólica e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

37 respostas para Sucessão Apostólica: Os Bispos são sucessores dos Apóstolos de Cristo?

  1. Maurício Irineu disse:

    Sobre o clero: Onde está o fundamento bíblico para FREI, FREIRA, FRADE, PADRE, ARCEBISPO, CARDEAL E PAPA? Não existe né? rsrs
    E onde está o fundamento bíblico para o papa se autodeclarar infalível e/ou vigário de Cristo???
    Jesus disse que a pessoa que Ele iria enviar para ficar em seu lugar aqui na terra (vigário) seria o Espírito Santo e não qualquer outro homem, muito menos um adepto da religião do império romano.

    Curtir

  2. Recomendo a leitura da ‘EPÍSTOLA DE SANTO INÁCIO DE ANTIOQUIA AOS ESMIRNENSES” : http://refletirhoje.blogspot.com/2011/12/epistola-de-santo-inacio-de-antioquia.html

    Curtir

  3. alttbarreto disse:

    Helen quero novamente te parabenizar pelo seu trabalho em divulgar a verdadeira Doutrina Católica. Continue assim. Não deixe se intimidar pelas portas do inferno que querem prevalecer contra a Igreja e seus filhos. Nenhum argumento Biblico sera suficiente para convencer os Protestantes. Por que o Protestantismo nasceu para protestar, do contrário terão que se converter a verdadeira Igreja de Cristo (Igreja Católica) ou se tornarem ateus. Os Protestantes são adeptos da “sola scriptura”(somente as escritura) nós Católicos cremos na “Solum Verbum Dei” (somente a Palvra de Deus) seja escrita ou oral. Como não conseguem destruir a Igreja de Cristo (Igreja Católica) o que resta aos detratores da Igreja é somente ocupar o lugar do “inimigo” como acusador (Ap 12,10) apontando os pecados dos filhos da Igreja no passado. O fato de alguns dos filhos da Igreja, seja Papa, Bispo ou outro qualquer, agirem contra a vontade de Deus, não diminuiu em nada a Santidade da Igreja que provem do seu fundador Jesus Cristo e da ação do Espirito santo e não dos seus membros.

    VIVA JESUS CRISTO, VIVA O PAPA, VIVA A IGREJA UNA, SANTA, CATÓLICA E APOSTÓLICA!!!

    Deus te abençõe!!! Continue assim!!! Estamos orando por voce!!!

    Curtir

  4. Luiz disse:

    E tolice sem tamanho falar que os Bispos são sucessores dos Apóstolos de Cristo, pois quem instituiu isso???? Como a escolha e feita???? E essa tão sucessão que se da aos Papa os mesmo Papa que ordenou as cruzadas, guerras santas em nome de Deus, mais onde esta escrito que Deus tenha mandando matar milhares de pessoas em seu nome? Onde esta escrito que Deus tenha mandado instaurar a Santa Inquisição onde os supostos heregeres sofreu as piores crueldades feita em nome de Deus e oque era heresia? O simples fato de não concorda com a igreja, com tudo Deus não pediu nada disse e nem Jesus Cristo falou que teria que ser feito assim, isso tudo foi feito por conta do homem em busca de poder, riquiza e iquinarancia. E claro e notorio que ao longo dos seculos foi feito uma serie de barbaridades em nome de varios Deuses seja eles pagão ou em nome do Deus Catolico e de sua igreja, com tudo a igreja de Deus somos todos nos, pois: “
    E muito estranho pois guado se vai fazer os votos para ser padre um dos votos e o de pobreza, mais os bispos e o Papa vive em meio da requiza, o vaticano com sua ostentação nos faz pensar que os votos de pobreza não vale para os pispos e para o Papa. Vale lembrar que a pouco tempo atraz o Papa disse que o acumulação excessiva de riqueza e pecado com tudo o vaticano acumulo riqueza será que pra eles isso não e pecado?

    Curtir

    • Helen disse:

      Caro Lius,

      Em resposta aa sua pergunta – E tolice sem tamanho falar que os Bispos são sucessores dos Apóstolos de Cristo, pois quem instituiu isso???? – sugiro que leia a Biblia e reflita sobre a escolha de Matias como substituto de Judas, o traidor.
      Eu lhe pergunto, com que autoridade os Apostolosde Cristo instituiram outro homem para preencher o oficio deixado por Judas? Por acaso Cristo, Nosso Senhor, havia deixado alguma instrucao nesse sentido? Nao! Os apostolos o fizeram com base na propria autoridade dada a eles por Cristo, justamente para cumprir o que Ele lhos havia ordenado, ou seja, pregar o Evangelho e edificar a Igreja. Na verdade, eles, os apostolos ERAM a Igreja Primitiva, eles semearam as sementes do Cristianismo o qual hoje eu e vc seguimos! Sua pergunta, potanto, eh defectiva.

      Pax!

      Curtir

      • Luis (outro) disse:

        Com base na sua ponderação (Matias substituto de Judas) a igreja católica deveria, então, ter somente 12 bispos.
        Antes que você pondere também sobre Paulo que foi acrescentado, além dos 12, Paulo foi escolhido a dedo por Jesus (escolha incomparavelmente mais acertada), e não pelos apóstolos em substituição a ninguém. Os apóstolos não fizeram substituições sucessivas para cada morte ocorrida entre os apóstolos.
        Até a igreja católica ser constituída em 313 dC não existe (exceção de Matias) nenhum registro de substituição ou adição de apóstolos.
        Leia a Bíblia em vez das doutrinas da sua igreja. As doutrinas estão contaminadas pelas heresias.

        Curtir

        • Helen disse:

          Luis, Nao precisa ser um genio pra entender que sucessao NAO eh substituicao, sendo assim sua ‘analise’ jah comeca errada. Cristo escolheu 12 apostolos para um ‘cargo’ especifico, uma missao claramente definida, guardar e transmitir Seus ensinamentos. Portanto, o que Ele instituiu foi um apostolado ou oficio e NAO um apostolo apenas, pois o oficio de apostolo eh perpetuo, enquanto o apostolo nao, pois seu tempo de vida eh limitado. Sendo assim, sou eu quem te aconselha a ler as escrituras e comprovar a partir delas que as afirmacoes aqui explanadas Sao corretas.

          Em atos dos apostolos verificamos claramente o processo sucessorio formalizado pela imposicao de maos, vemos ainda Paulo, que escolheu nao soh a Timoteo mas a Tito, para sucederem sua missao ou apostolado. Nao Sao os catolicos que precisam conhecer a biblia, sr Luis, mas protestantes como o sr, que devem estudar os patriarcas do cristianismo, os homens Santos e martires que derramaram o proprio sangue para defender a fe das heresias, perseguicoes e injusticas. Eles pregaravam sobre a importancia de fielmente transmitir-se os verdadeiros ensinamentos apostolicos, como confiados aos primeiros apostolos por Cristo. Eh por essa razao que Paulo, mesmo tendo sido convertido a caminho de Damascos pelo proprio Jesus, ainda se dirigiu a Pedro – O lider dos 12, para dar conta de sua nova fe, para demonstrar que aquilo que pretendia ensinar estava de acordo com as doctrinas de cristo. SOMENTE depois de ser aprovado por Pedro eh que foi autorizado a pregar o envangelho.

          Ambandone o PRE-conceito e quando for criticar algo, busque a Verdade dos Fatos e nao os sofismas propagados pela reforma protestante com o simples proposito de ferir a Verdadeira Igreja de Cristo.

          Curtir

          • Luis (outro) disse:

            Se é assim, então a sua ponderação anterior está errada, já que se tratava de uma substituição e não sucessão, para completar os 12.
            Hora você manipula com “uns dados”, depois invalida “os dados anteriores” com outras ponderações. Você não está mantendo uma linha lógica de raciocínio; está atirando para todos os lados (como cego perdido no meio do tiroteio), com o único interesse de defender-se.
            Os católicos precisam recorrer à apologética porque a Bíblia não dá sustentação às heresias. Os protestantes não precisam de outra ferramenta, senão a Bíblia (isto é maravilhoso).

            Curtir

            • Helen disse:

              Caro Luis,

              Minha ponderação não esta errada, ao contrario, ela busca apenas demosntrar que o que foi instituido nao foi o Apostolo meramente, mas o Apostolado.

              O meu texto nao visa ensinar que Matias era apenas um substituto do homem Judas – que como sabemos desertou a Cristo traindo-O e tirando a propria vida – mas sim um sucessor do Apostolado confiado a Judas pelo proprio filho de Deus, Jesus! Por isso fiz questao de esclarecer que sucessao nao eh mera substituicao! Cristo queira garantir que Sua mensagem de Salvacao atravessasse os Seculos e chegasse a todos. COmo o poderia ter feito senao por meio da sucessao? Eu lamento que tantos evangelicos respondam a essa pergunta com o fraquissimo discurso de que “o Espirito Santo” se encarrega plenamente de ensinar a todos, atraves da leitura da Biblia. Se assim o fosse Cristo jamais precisaria ordernar aos apostolos “ide e ensinai tudo aquilo que eu vos ensinei”. Nao seria melhor dizer “escrevei tudo” pois o Espirito Santo fara o resto?” Nao o fez porque Jesus eh Deus e Deus tudo sabe. Basta dizer que o Cristianismo se propagou por mais de 400 anos SEM a biblia!Deus sabia que se deixasse apenas ensinamentos escritos haveriam milhares de interpretacoes, e a verdade de Deus eh UMA, nao 50 mil!! No mundo existem por volta de 50 mil seitas protestantes, cada uma alengando o belissimo de discurso de que NAO possuem autoridade para nada a parte da Biblia, cada uma alegando ensinar EXATAMENTE o que pregam as Escrituras; mas TODAS elas INCAPAZES de explicar como o mesmo Espirito de Deus pode ensinar tantas versoes diferente da uma MESMA biblia!!!

              O Sr confia no Evangelho de Joao? Se respondeu que sim, por exemplo, talvez lhe interesse saber que S. Igancio, Martire e Bispo de Antioqua, tutorado por Policarpo discípulo do Apostolo João. Esse mesmo Ignacio, entre tantos outros patriacas afirmavam ser a Igreja de Cristo aquela a ensinar fielmente o evangelho trasmitido pelos Apostolos. Sao Ignacio, chamava essa mesma igreja de Igreja Catolica, e afirmou:

              “Vede que todos seguem o bispo, como Jesus Cristo segue ao Pai, e o presbiterio como farieis com os apóstolos. Acaso também reverenciem os diáconos, como aqueles que realizam a nomeação de Deus. Que nenhum homem faça algo relacionado com a Igreja sem o bispo. Deixe que seja considerada a Eucaristia própria, que é [administrada] ou pelo bispo, ou por aquele a quem ele confiou. Onde quer que o bispo esteja, deixe que lá a multidão também esteja; pelo bispo, ou por aquele a quem ele confiou. Onde quer que o bispo esteja, deixe que lá a multidão também esteja; pois assim como onde Jesus Cristo está, aí está a Igreja Católica “. Inácio de Antioquia, Carta aos Esmirna, 8:2 (c. 110 dC – 77 anos apenas apos cristo subir ao ceu).

              Qual outra igreja, senao a Igreja de Cristo ousa afirmar isso? Nenhuma pode sustentar tal afirmacao, exceto a Igreja Catolica, pois nao podem respaldar tamanha afirmativa!

              Curtir

            • Manuel disse:

              Querido Luis;
              Os protestantes seguem a Bíblia ? porfavor me diga qual deles?

              Será que os Adventista que ensinaM O SABADO.?
              SERÁ QUE OS PENTECOSTAIS QUE ENSINAN FALAR EM LINGUAS.
              SERÁ QUE OS TESTEMUNHAS DE JEOVA QUE NEGAM A TRINDADE?
              SERÁ QUE E A IGREJA UNIVERSAL /IGREJA MUNDIAL QUE PREGA A TEOLOGIA DE PROSPERIDADE que é reprovada pelos mesmos protestantes.
              SERA QUE A IGREJA DOS MORMONS QUE ENSINAM OUTRO EVANGELHO.
              SERÁ QUE SÃO OS JUDEUS MESSIANICOS QUE NÃO ACEITAM COMO PALAVRA DE DEUS.
              SERÁ QUE SÃO OS OUTROS PROTESTANTES ESPALHADO PELO MUNDO.??

              Curtir

            • Luis (outro) disse:

              Manuel, a minha Bíblia é igual a sua, exceto que, a minha está na minha mão ao alcance da minha vista, enquanto que a sua está no púlpito da sua igreja enfeitando-a juntamente com seus ídolos, enquanto você lê preceitos dos homens.

              Curtir

              • Helen disse:

                Caro Luis,

                Sobre sua resposta ao Manuel; O sr considera mesmo apropriado conduzir nosso debate com tamanho preconceito e rancor? Suas afirmações são não apenas infundadas, mas levianas! Não lhe parece que tal conduta falte em caridade cristã e mesmo em bom senso? Sugiro que quando confrontado com um questionamneto difícil, o sr se esforce para responde-lo e talvez com isso possa ensinar e edificar o próximo, o que é na verdade a obrigação de todo cristão. Do contrário fica apenas evidente que não tem uma resposta convincente.

                Além disso, parece que o sr não entendeu a pergunta do Manuel, que por sua vez quer que o sr explique sua afirmacaçao ‘os protestantes seguem a Bíblia’ – ele pergunta: quais protestantes, uma vez que cada denominaçao discorda entre si?

                Quanto seu comentario sobre a credibilidade dos artigos produzidos por catolicos e prtestantes, concordo que a internet esa repleta de informaçõs incorretas. Por isso compartilho da sua opinião de que faots históricos devem ser usados como fonte. Sobre o artigo que eu lhe apresentei! Sugiro que busque livros sobre os patatriaras S. Ignacio de antioqua, S. Policarpo, Tertulian, origines, etc e seus escritos. Assim vera que tudo aquilo pubicado no meu artigo pode ser confirmado.

                Curtir

              • Manuel disse:

                Caro,Vejo em ti muita ignorancia;

                O Senhor pensa que conheces as escrituras eu já foi protestantes durante os 30 anos eu pensava que também poderia interpretar a própria bíblia me mostra que não apenas a Santa Igreja que compilou a Bíblia poderia interpretar o correcto.
                Vejo garantiu a infalibilidade ao Magistério.

                Ainda não vi uma igreja Protestante que conhece melhor biblia que o Magistério da Igreja Católica.

                Curtir

            • Luis disse:

              Helen, sobre minha resposta ao Sr. Manuel eu não retiro uma vírgula sequer, e se eu estivesse na presença do mesmo e com aquele chicote que Jesus chicoteou os mercadores no templo, eu também o daria umas boas chicotadas. Isto chama-se, zelo. Se quer zombar, zombe de mim, não da Bíblia. E tenho idade, experiência, e idoneidade suficiente para o que afirmo. E não pense que o odeio por isso; ao contrário.

              Quanto a católicos e protestantes não poderem apresentar material de um ao outro, você não entendeu. O que eu disse, é que por mais que o material seja verdadeiro, não deve ser apresentado de um para o outro, por sermos antagônicos. Eu não posso apresentar para um católico um material editado por um protestante, mesmo que esse material tenha legitimidade, por exemplo: Pedofilia na igreja católica; eu teria que apresentar uma reportagem policial ou algo não ligado a linha protestante; a recíproca é verdadeira.

              Curtir

        • Manuel disse:

          católica ser constituída em 313 dC? estas a se referir ao edito de Milão? a Igreja Católica já tinha 3 séculos nese ano já havia um PAPA.

          Curtir

          • Luis (outro) disse:

            Veja se tem alguma carta de Paulo ou dos apóstolos sendo enviada para a igreja católica de algum lugar.
            O Novo Testamento foi escrito depois de Cristo (dC); procure na Bíblia a palavra “católica” ou “universal” (referindo-se a alguma igreja); se você encontrar merece um prêmio.
            Veja se em Apocalipse tem alguma carta (das 7) se dirigindo à igreja católica de algum lugar.
            Antes de 313 a palavra “católica” nem se quer era pronunciada entre os cristãos. Esta palavra foi idealizada (muito convenientemente) por Constantino, Imperador Romano.

            Curtir

            • Helen disse:

              Luis leia denovo:

              “Vede que todos seguem o bispo, como Jesus Cristo segue ao Pai, e o presbiterio como farieis com os apóstolos. Acaso também reverenciem os diáconos, como aqueles que realizam a nomeação de Deus. Que nenhum homem faça algo relacionado com a Igreja sem o bispo. Deixe que seja considerada a Eucaristia própria, que é [administrada] ou pelo bispo, ou por aquele a quem ele confiou. Onde quer que o bispo esteja, deixe que lá a multidão também esteja; pelo bispo, ou por aquele a quem ele confiou. Onde quer que o bispo esteja, deixe que lá a multidão também esteja; pois assim como onde Jesus Cristo está, aí está a Igreja Católica “. Inácio de Antioquia, Carta aos Esmirna, 8:2 (c. 110 dC – 77 anos apenas apos cristo subir ao ceu).

              PS. No tempo de Paulo seguidores de Cristo sequer eram chamados de Cristaos. Tem certeza que quer usar esse ‘argumento’ pra atacar a Igreja Catolica? Sem ofensa a sua cultura e inteligencia, mas em 2000 anos de historia houveram muitos outros mais sabios e preparados que o Sr a tentar ‘derrubar’ a Igreja de Cristo e todos fracassaram!

              Curtir

            • Manuel disse:

              Caro Luis;

              Lhe recomendo que leia;

              As cartas de Santo Inácio que viveu 200 anos antes de Constantino.

              Santo Inácio da Antioquia foi um Varão apostólico conheceu pessoalmente Sao Pedro e S .Paulo.

              foi o primeiro a usar a palavra Católica para designar a Igreja de Cristo.

              Não precisa crer neste blog pode inclusive pesquisar na Google.

              Constantino deu liberdade de Culto aos Cristãos em 313.

              Se é verdade que Constantino fundou a Igreja Católica então Luis tudo que temos no Cristianismo é mentira.porque a Bíblia só foi compilada nos concilios Católicos(Roma 328,Hipona 393,Cartago 397) depois do Edito de Milão do Constantino.

              A bíblia meu irmão não caiu dos ceus,foi compilada pelos Bispos da Santa Igreja Católica.

              Adendo do Blog:

              Constantino, como disse Manuel, foi o responsavel pelo fim da perseguicao aos Cristaos do Imperio Romano, um imperio ate entao pagao que oficialmente obrigava a todos seus cidadao a adorarem ao Cesar. Aqueles que se recusassem a prestar culto ao Cesar eram jogados aos leoes na arenas Romanas, decaptidos ou simplemente crucificados, como acontenceu com S. Pedro o Apostolo que foi crucificado de cabeca para baixo na cidade de Roma porque dizia ser indigno de morrer na cruz como Jesus.

              Constantino, foi influenciado por dois fatores:

              1- sua mae, Santa Helena – que era catolica e tambem recebeu uma visao de Deus mostando onde se encontrava a reliquia da santa Cruz na qual Jesus fora crucificado, recebeu fundos do seu filho Constantino para realizar a empreitada de viaja ate a terra Santa e recuperar a Cruz de Cristo que hoje se encontra em Roma, na sede da Santa Igreja – Sta Helena recebeu fundos de seu filho para erguer uma Igreja no local onde fora encontrada a Cruz. A Igreja eh uma das mais antigas da terra Santa e ainda se econtra la.

              2- pela visao que ele mesmo, Constantino, teve ao empreitar guerra contra inimigos do Imperio. Viu sobre o ceu o sinal da Santa Cruz e ouviu as instrucoes de que sob a mesma Cruz obteria exito contra seus inimigos. Sendo assim, Constantino ordenou que uma cruz fosse pintada nos escudos de cada soldado do seu exercito, e como esperado saiu vitorioso de sua batalha.

              Constantino, porem, somente se converteu ao cristianismo ( catolicismo) no fim de sua vida em seu leito de morte. Portanto, Constantino NAO criou a Igreja Catolica. Ela ja existia ha pelo menos 2 seculos antes de Constantino. O que ele fez foi ‘legalizar’ o Cristianismo. Doou edificios – a Basilica por exemplo – que na arquitetura romana era o edificio designado ao Rei de Roma, mas que passou a ser a sede do Bispo de Roma onde o Rei dos Reis, O Senhor Jesus, teria seu lugar dentro do imperio. Por isso ate hoje os templo de grande porte sao chamados de Basilica na Igreja Catolica.

              Curtir

            • Elizeide Márcio Da Silva disse:

              ela ja te responde que São igancio fez menção a igreja católica

              Curtir

          • Elizeide Márcio Da Silva disse:

            entao porque dizem que ele nao estava no concilio ?

            Curtir

        • Geovani Croce disse:

          Caro Luís, você precisa estudar sobre a vida dos Santos e dos Monges do Deserto. Além do Clero, eles representaram muito bem a Igreja Católica. Jesus confiou aos seus discípulos o poder de sucessão. Não retire o mérito desses importantes membros que fizeram nome para a Igreja Católica. Eles evangelizaram, deram exemplo de vida, foram perseguidos, traduziram e guardaram as escrituras de modo inviolável, sofreram para nos trazer esse Evangelho. Se não fosse por eles, não estaríamos nem aqui falando sobre isso.

          Curtir

        • Caro Luis, esta é uma discussão sem limite. Oremos uns pelos outros (protestantes e católicos) e procuremos viver em paz, como bem sugeriu, acertadamente, a autora. Devido a fundamentação teológica da tradição católica e o sola scriptura dos protestantes está claro que ninguém chegará a um acordo. Mas está claro também que tanto protestantes e católicos acreditam que a salvação está unicamente em Jesus e que o Espírito Santo é o guia (Advogado/Paracleto/Consolador) de Sua igreja através dos tempos. Fiquemos, portanto, com esta sugestão: oremos uns pelos outros, à medida que pudermos, mantemos (se possível) algum encontro com pessoas católicas para orarmos juntos (sem necessariamente fazer proselitismo de nossas igrejas), mantemos um vínculo de união com tantas pessoas piedosas que acreditam no mesmo Deus e Senhor de todos… Tenho amigos católicos com os quais tenho muita comunhão, oramos juntos, falamos da mesma Palavra e evitamos fazer cavalo de batalha acerca de dogmas e/ou credos que provocam polêmicas sem fim. Mais são os pontos doutrinários ou ideias que nos aproximam (falo como cristão, mais do que como protestante que sou) do que os que nos separam. Fiquemos com aqueles princípios que nos aproximam. Católicos e protestantes têm muitos valores em comum que estão sendo violados pela maioria da nossa sociedade. Que tal defendermos estes valores juntos? Neste aspecto, seria muito bom se protestantes e católicos pudessem pôr em prática o que Faustino Teixeira, teólogo católico, propõe (o qual fiz menção em meu trabalho (): “O diálogo religioso instaura uma comunicação e o relacionamento entre fiéis de tradições religiosas diferentes, envolvendo partilha de vida, experiência e conhecimento. Esta comunicação propicia um
          clima de abertura, empatia, simpatia e acolhimento, removendo preconceitos e suscitando compreensão mútua, enriquecimento mútuo, comprometimento comum e partilha da experiência religiosa”. Graça e Paz a todos!

          Curtir

      • Luis (outro) disse:

        Helen; acalme o seu coração. Não existe intenção de “derrubar”, mas de “converter”, “libertar”. Então conhecereis a verdade e a verdade vos libertará (João 8:32). Se permanecerdes no meu ensino, verdadeiramente sereis meus discípulos (João 8:31).

        Eu não seria um homem de Deus se desejasse a derrubada desta ou daquela igreja, até mesmo porque a igreja em sua essência não é a instituição em si, mas sim as pessoas que a compõem.
        Mesmo que eu estivesse debatendo com uma igreja que adorasse o diabo, eu não iria desejar a derrubada, mas sim a conversão.

        Eu continuo observando que você foge ao foco e a linha de raciocínio, mas o que me deixou mais triste foi a forma ríspida como se referiu ao Espírito Santo, quase o desqualificando. Talvez se você estivesse se referindo a Santa Maria, não fosse tão áspera.

        Jesus disse, “ide e pregai o evangelho”, porque nem todos têm acesso à leitura da Palavra de Deus, seja por analfabetismo ou por desinteresse, principalmente naquela época ou algum tempo depois, quando a igreja católica proibiu a leitura da Bíblia, e a única forma de garantir que todos tenham o conhecimento da verdade é pela audição, sem desqualificar os outros meios de comunicação. Veja que uma das condições para o fim dos tempos é que o evangelho seja pregado em todo o mundo (Mateus 24:14).
        Quanto a você afirmar que o cristianismo se propagou por mais de 400 anos sem a Bíblia, é ignorância sua, me desculpe, mas é isso mesmo. Leia a História da Bíblia e constate que a Bíblia fluiu incessantemente por vários veios, lugares, e línguas. Na idade média (período de trevas) a Bíblia chegou a ser contrabandeada por valores elevadíssimos, e muitas pessoas que foram pegas com a Bíblia, acabaram na fogueira, condenadas pela igreja católica.
        Quanto aos cristãos serem chamados como “cristãos”, leia Atos 11:26.

        Curtir

        • Helen disse:

          Luis,

          Nao se aflija, pois ao Espirito Santo de Deus eu reservo extrema reverencia e adoracao. Trata-se da terceira pessoa da Santissima Trindade, como poderia eu agir diferente.
          Fui categorica, porem, em condenar que em nome desse mesmo Espirito Santo, tantos queiram jusficar sua desobediencia a Deus e Cristo, que ate mesmo orou pela unidade da Igreja em Joao 17:11

          Já não estou no mundo, mas eles estão ainda no mundo; eu, porém, vou para junto de ti. Pai santo, guarda-os em teu nome, que me encarregaste de fazer conhecer, a fim de que SEJAM UM como nós.

          Caro Luis, se desejar se instruir mais sobre o surgimento da Igreja Catolica e tirar suas conclusoes baseadas nao apenas nas versoes maliciosas espalhadas aqueles que desprezam a Igreja sem sequer averiguarem os fatos, como por exemplo a teoria de Constantino, sugiro que leia o seguinte artigo:

          Os patriarcas da igreja viam a Igreja Catolica como a Igreja de Pedro

          Curtir

          • Luis (outro) disse:

            Cara Helen, você não pode me apresentar uma artigo editado por católico(s) para que eu (protestante) retire minhas dúvidas, assim como eu não posso apresentar um artigo editado por protestante(s) para que você (católica) retire suas dúvidas.

            Neste sentido, somos suspeitos um do outro. Quando eu e você quisermos apresentar uma matéria de um para o outro, devemos apresentar um editor neutro; História, Bíblia, Pesquisa escolar, Wikipédia, etc.

            Curtir

          • Alencar disse:

            Helen, sobre o contexto do comentário e sua citação do versículo: “a fim de que SEJAM UM como nós”.
            Você está a presumir que “SEJAM UM” refere-se aos membros de uma igreja, qualquer que seja?
            Acorda Helen, a igreja de Jesus não tem nome terreno, não é a católica, nem protestante, nem ortodoxa, nem outra denominação qualquer.
            A igreja de Jesus é composta pelos membros cujos nomes estão escritos no Livro-da-Vida, antes mesmo da fundação dos tempos.
            Helen; pare de achar que vocês, católicos, são os donos de Deus, como se Ele fosse como um gênio aprisionado em uma garrafa e vocês têm a rolha.

            Curtir

            • Helen disse:

              Sr. Alencar,
              Nao estou a presumir, mas a afirmar. Lamento que esta óbvia interpretaçao, ha tantos seculos pregada pela santa Igreja, seja limitada ao conhecimentos dos Católicos.

              Fez me rir o seu infortunio comentario ” Helen; pare de achar que vocês, católicos, são os donos de Deus, como se Ele fosse como um gênio aprisionado em uma garrafa e vocês têm a rolha.” E de certa forma ele me mostrou o qto o sr, enquanto evagelico, piedoso e crente que é, ainda tem pra aprender. Eu explico, se essa foi sua conclusão aomler este modesto blog, quão mais enganos e conclusões erroneas não deve tirar da Biblia!!!! Chega a ser preocupante!!

              Curtir

            • Alencar disse:

              Helen; medite sobre estes versículos:
              Salmos 69:28
              Filipenses 4:3
              Apocalípse 3:5 e 13:8 e 17:8 e 20:12 e 20:15 e 21:27 e 22:19

              Curtir

      • Elizeide Márcio Da Silva disse:

        Helen o que vc me diz sobre a afirmação de que linus nao era apostolo e nao o sendo como poderia ser o sucessor do trono de Pedro? eu ja li que linus tinha a chave do episcopado e confesso que não entendi muito bem o que isso quer dizer!Afinal precisa ser apostolo ou não para ser um papa? É dito também que clemente foi o primeiro sucessor de pedro com o titulo de apostolo isso é verdade? E como Clemente pode ser o papa se João,Apostolo foi quem recebeu o livro de apocalipse?

        Curtir

        • Hellen disse:

          Cara Elizeide,

          O ofício do Pontificado é por nomeação – eleição. Todo bispo legitimamente ordenado é um sucessor legítimo dos santos apóstolos. Isso é a sucessão apostólica.
          A “chave do espicopado” da qual vc fala deve ser uma expressão contextualizada, portanto, não se pode presumir que seja sinônimo de papado.

          A santa tradição afirma que João é o autor do livro apocalipse, isso não tem relação direta com sua hirarquia dentro da Igreja.

          Pax Domini

          Curtir

    • Luiz disse:

      Precisa estudar mais história geral, não da igreja, antes de falar da Inquisição.

      Curtir

  5. Daniel Z Jr disse:

    Primeiramente quero te parabenizar pela resposta.
    e te encorajar para ser cada ves mais forte, poisé disso que precisamos,
    de uma catequese que de conteudo e explique em que os católicos acreditam

    e por fim quero dizer que você tem me ajudado e muito, em muitos casos eu recorro ao seu site e com suas informações tento não me defender mas evangelizar e converter os protestantes.

    obrigado e continue assim !

    Curtir

  6. Manuel da Costa disse:

    Helen, gostei muito do seu comentário é puramente bíblia, eu sou protestante porque nasci protestante e tenho estudado muito a História da Igreja ,os Padres da Igreja e na verdade todos eles eram Católicos e que a Igreja Primitiva erá Católica e não Protestante, O protestanttismo não tem argumentos Históricos e Teologicos sobre o Cristianismo, Cada um diz ser inspirado pelo Espirito Santo e cada um abre uma Igreja com ensinamentos diferentes da outra,ora por mim para a minha conversão na Igreja dos Apostolos.

    Abraços!

    Curtir

    • xavier filho disse:

      Meu caro Manuel, se todos os protestantes tivessem o seu saber não falariam dos católicos como falam, talvez você seja impar dentro da sua igreja evangélica. Que Deus lhe preserve com esta inteligência e coerência. Que Deus permaneça em você.

      Curtir

  7. watsan disse:

    Sabe Helen, eu estou certa de que você é grande conhecedora de fatos que te dão argumentos suficientes para defender sua fé, percebi pelos seus textos que você é uma mulher preparada em muitos aspectos.

    Agora te deixo uma sugestão: Gaste tempo, ou melhor, ganhe tempo lendo mais a Palavra de Deus do que livros, citações, estudos; não estou dizendo que você não a lê, mas que deve ter a Bíblia como único livro que guiará sua fé, digo isso porque você se empenha fortemente em desfazer convicções que os protestantes, dentre outros, têm “contra” o catolicismo; é perceptível o quanto você sofre forte influência desses estudos que você faz. Mas, minha querida, a verdade está na PALAVRA DE DEUS, não existe nada além dela que seja verdadeiro. Não basei-se em fulano de tal ou sicrano de tal.

    Não aprisione sua vida a dogmas religiosos, lembre de que você não conseguirá “mudar o mundo” com suas argumentações e contra-argumentações.
    Leia a Bíblia para ser sábia, creia na Bíblia para ser salva! E conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará, o próprio Jesus disse isso.

    De nada adiantará esses teus textos,que por vezes tornam-se até agressivos para o leitor, porque certamente você terá um grande número de aliados e tb de “inimigos”, mas e no fim das contas do que tudo isso vai adiantar? Absolutamente NADA!

    Então se você realmente quer agradar a Deus, saia desse mar de conhecimento perigoso em que você se encontra e leia incansavelmente a Palavra de Deus e você verá a Verdade do Senhor Jesus sendo revelada em sua vida.

    ——————-

    Caro (a) Watsan,

    Novamente, agradeço pelo zelo e atenção.

    Obviamente meu empenho não é em vão, leio a Biblia diariamente mas sempre à luz do que ensina a Santra Igreja Católica. Porém, minha proposta para este blog é evangelizar Católicos sobre a Fé Católica, e não tratar do meu crescimento espiritual. Isso faço de outro modo.

    Ou seja, meu objetivo é levar ao conhecimento do Cristão Católico o Evangelho de Cristo sob a perpectiva Católica. Portanto, afirmo-lhe com segurança que não me deixo influenciar pelo que diz essa ou aquela pessoa, mas sim pela Santa Igreja, que é Magistéria e tem o papel de instruir o Cristão Católico na Verdade da Revelação Divina, à qual submeto minha obidiência incondicionalmente para a Glória de Cristo, Quem a instituiu. “Depois disse aos discípulos: Quem vos ouve é a mim que ouve. E quem vos rejeitar é a mim que rejeita. E quem me rejeitar rejeita Deus, que me enviou.” (Lucas 10:16)

    No Brasil o Catolicismo é atacado primordialmente por pessoas que não conhecem absolutamente NADA da fé Católica, e infelizmente, por ignorância dos membros dessa mesma Igreja Católica, que é Apostólica e Universal, muitos Católicos, enganados pelos sofismas e calúnias que se espalham sobre sua fé, se desviam dela acabando a fazerem parte de Seitas e denominações menores. Esquecendo-se de que somos uma Igreja UNA, cuja a missão é uma: Viver e pregar o Verdadeiro Evangelho de Cristo.

    Num ponto você está 100% correto, quando afirma que a Palavra de Deus, o Dei Verbum é UNICO e VERDADEIRO. Isso é o que a Igreja professa a 2000 anos. Mas será que você também conseguiria me explicar por que no Brasil temos quase 50 mil denominações protestantes, cada qual ensinando o SEU próprio entendimento do Evangelho?

    Não lhe parece que justamente aí está prova de que a Palavra por si mesma não garante que aquele que a lê esteja equipado para entendê-la corretamente? Lembra-se do que disse Pedro?:

    “…Nelas há algumas passagens difíceis de entender, cujo sentido os espíritos ignorantes ou pouco fortalecidos deturpam, para a sua própria ruína, como o fazem também com as demais Escrituras. 17. Vós, pois, caríssimos, advertidos de antemão, tomai cuidado para que não caiais da vossa firmeza, levados pelo erro destes homens ímpios. 18. Mas crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele a glória agora e eternamente.” ( 1 Pedro 3:16-18)

    Ou seja, o crente precisa da autoridade Magistéria da Igreja, assim como instituida por Cristo, para que o ENTENDIMENTO DA PALAVRA DE DEUS seja UNO E UNIVERSAL e verdadeiro, e não 50 mil versões dele!
    Espero ter respondido ao seu questionamento.

    In Catholica Fide,
    Helen

    Curtir

Seja respeitoso. Não ataque o autor, debata sua idéia. Não use linguagem obscena, profana ou vulgar. Fique no tema do post. Comentários fora do tema original poderão ser excluídos.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s