“Sobre esta pedra edificarei minha Igreja”


Comentários ao Evangelho do dia feito por:
São João Crisóstomo (c. 345-407), bispo de Antioquia, depois de Constantinopla, doutor da Igreja

Homilia sobre a primasia de S. Pedro

Apóstolo Pedro recebendo as chaves do Céu

Quando Cristo perguntou: “Quem dizeis que eu sou? O que diz então Pedro, a boca dos apóstolos, em todos os lugares fervoroso, o Corifeu do coro dos apóstolos? A pergunta é para todos os Apóstolos, mas ele, Pedro, responde… Quando Cristo perguntou quais eram as opiniões das pessoas, todos responderam, mas quando pediu qual eram suas próprias opiniões, Peter salta para a frente, e é o primeiro a falar. “Tu és o Cristo.” E qual é a resposta de Cristo?: “Bendito és tu”, etc …

Por que, então, disse Cristo: “Tu és Simão, filho de Jonas, tu serás chamado Cefas?” [João 1:42] Porque assim como tu proclamaste Meu Pai, Eu também nomeio teu pai, como se Eu dissesse: “Tu és filho de Jonas, assim Sou Eu filho de Meu Pai” …. E eu te digo: “Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja”, ou seja, sobre a fé desta confissão.”

Assim Ele mostra que muitos acreditarão, e eleva os pensamentos de Pedro mais altos, e fá-lo (Pedro) pastor. “E as portas do inferno não prevalecerão contra ela.” Se não prevalecerão contra ela, muito menos contra Mim: por isso não vos assusteis se tu ouvires “Eu serei traído e crucificado.” E depois Ele fala de outra honra: “ e Eu te darei as chaves do Reino do Céu.” O que é isso: ‘E eu te darei’? “Como o Pai deu a ti conhecer-Me, assim Eu te darei”… Darei o quê? “As chaves do céu, de modo que tudo que tu ligares na terra possa ser ligado no céu, e tudo o que tu desligares na terra possa ser desligado no céu.” […] e Ele disse: “Eu te darei”. Vêem como Ele mesmo conduz Pedro à uma elevada consideração de si mesmo, e revela-Se e mostra ser o Filho de Deus por meio destas duas promessas? Pois o que é próprio a Deus somente, isto é, perdoar os pecados, e para tornar a Igreja uma investida de ondas tão grandes a causar com que um pescador seja mais forte do que qualquer pedra, quando todo mundo guerreia contra ele, Ele mesmo promete dar, como o Pai disse, falando à Jeremias, que iria fazê-lo como uma coluna de bronze, uma parede. Porém, Jeremias para uma única nação; Pedro para o mundo inteiro.

“Gostaria de dispostamente perguntar àqueles que desejam diminuir a dignidade do Filho: Quais são os dons maiores, aqueles que o Pai deu à Pedro, ou aqueles que o Filho entregou-lhe? O Pai deu à Pedro a revelação sobre Seu Filho, mas o Filho concedeu a ele levar o Pai e o Filho à todo o mundo;  à um homem mortal Ele confiou o poder sobre tudo o que está no Céu, dando as chaves à ele que estendeu a Igreja em todo o mundo, e monstrou-a mais forte do que todo o mundo.” (Homilia 54 [55] no VII Matt, 531 [546] seg.)

Outros Sermões sobre S. Pedro

Pedro receberia as chaves da Igreja, mais ainda, as chaves dos céus, e ser-lhe-ia confiada a governança de um povo numeroso. […] Se, com a tendência que tinha para a severidade, Pedro tivesse permanecido sem pecado, como poderia ser misericordioso com os seus discípulos? Ora, por uma disposição da graça divina, caiu no pecado, por forma a que, tendo tido a experiência da sua própria miséria, pudesse ser bom para com os outros.

Repara bem: quem cedeu ao pecado foi Pedro, o chefe dos apóstolos, o fundamento sólido, a rocha indestrutível, o guia da Igreja, o porto invencível, a torre inabalável, ele que tinha dito a Cristo: “Mesmo que tenha de morrer contigo, não Te negarei” (Mt 26, 35); ele que, por uma revelação divina, tinha confessado a verdade: “Tu és o Messias, o Filho de Deus vivo.” Ora, narra o Evangelho que, na própria noite em que Jesus foi entregue, […] uma jovem diz a Pedro: “Também tu estavas com aquele homem”, ao que Pedro responde: “Não conheço esse homem” (Mt 26, 69-72). […]

Ele, a coluna, a muralha, cede perante as suspeitas de uma mulher. […] Jesus fixou nele o olhar […], Pedro compreendeu, arrependeu-se do seu pecado e desatou a chorar. É então que o Senhor misericordioso lhe concede o seu perdão. […] Ele foi submetido ao pecado para que a consciência da sua culpa e do perdão recebido do Senhor o levasse a perdoar aos outros por amor.

Realizava assim uma disposição providencial, conforme à maneira divina de agir. Foi necessário que Pedro, a quem a Igreja seria confiada, a coluna das Igrejas, a porta da fé, o médico do mundo, se mostrasse fraco e pecador. Assim foi, na verdade, para que ele descobrisse na sua fraqueza uma razão para exercer a bondade para com os outros homens.

 

Anúncios

Sobre Hellen

Católica militante, expatriada, mãe e arquiteta e estudante de Direito. Quando há tempo, engajada na "missão" de defender a fé católica e evangelizar aos irmãos católicos, especialmente aqueles afastados da Santa Fé . I am an expat architect, law student and Catholic mommy who's taken on blogging. I've doing this for a few years now and I'm totally hooked up. All for the Glory of God!
Esse post foi publicado em Autoridade Eclesial, Papado & Primazia de Pedro e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para “Sobre esta pedra edificarei minha Igreja”

  1. EDMILSON disse:

    biografia de Alexander da Capadócia nascido no ano 170 da era cristã e morto no ano 251
    T
    ________________________________________
    Aviso biográfico do Tradutor
    Alexander estava em primeiro bispo de uma igreja na Capadócia, mas em sua visita a Jerusalém, ele foi nomeado para o bispado da igreja ali, enquanto os anteriores Narciso bispo estava vivo, em conseqüência de uma visão que se acreditava ser divino. Durante a perseguição Décio ele foi jogado na prisão em Cesaréia, e morreu láno ano 251 dC.
    Os escritos apenas da sua, que sabemos que são aqueles de que os extratos são feitas.
    A partir das Epístolas de Alexander.
    I. Uma Epístola ao povo de Antioquia. Alexander, um servo e prisioneiro de Jesus Cristo, envia saudação no Senhor para a igreja abençoada de Antioquia. Fácil e leve que o Senhor fez meus títulos para mim durante o tempo de minha prisão desde que eu aprendi que, na providência de Deus, Asclepíades – que, no que diz respeito à fé direita, é mais eminentemente qualificado para o cargo – tem realizado o episcopado de sua santa igreja de Antioquia. E esta carta, meus irmãos e mestres, eu enviou pela mão do presbítero Clemente abençoado, [1205] um homem virtuoso e bem tentou, a quem vós já sabe, e sabe ainda melhor; que também, de vir aqui pela providência e supervisão do Mestre, se fortaleceu e aumentou a Igreja do Senhor.
    II. De uma Epístola aos Antinoites.
    Narciso saúda, que ocupou o episcopado neste distrito antes de mim, que agora também é meu colega e concorrente em oração por você, e que, tendo já atingido a ano o seu décimo cento e, se une a mim em exortando-vos a ser de uma mente.
    III. De uma epístola de Orígenes. [1210]
    Para isso, como tu sabes, foi a vontade de Deus, que a amizade subsistindo entre nós dos nossos antepassados deve ser mantida intacta ou, antes, que deve aumentar em fervor e força. Para nós está bem familiarizado com esses pais abençoados que têm trilhado o curso antes de nós, e para quem nós também deve ir em breve: Panteno, ou seja, que o homem bem-aventurado, na verdade, o meu mestre, e também o santo Clemente, que já foi meu, mestre e benfeitor meu, e todo o resto que pode ser como eles, por cujo meio também eu vim a conhecer-te, meu senhor e irmão, que excelente! todos. [1211]
    IV. De uma Epístola aos Demétrio, Bispo de Alexandria. [1212]
    E ele [1213] – ou seja, Demetrius – adicionou à sua carta que este é um assunto que nunca foi ouvido antes, e nunca foi feito agora, – ou seja, que os leigos devem participar para falar em público, [ 1214], quando há bispos presentes. Mas nesta afirmação ele partiu evidentemente longe da verdade por alguns meios. Porque, na verdade, onde quer que se encontram as pessoas capazes de perfilar os irmãos, essas pessoas são exortados pelos bispos sagrados para abordar as pessoas. Tal foi o caso em Laranda, onde Evelpis foi assim exortado por Neon e em Icônio, Paulino foi assim exortado por Celso, e em Synada, Theodorus também por Atticus, nossos irmãos abençoados. E é provável que isso seja feito em outros lugares também, apesar de não saber do fato.
    Nota.
    Se Alexandre morreu na perseguição de Décio, é notável o quanto a idade sub-apostólica estendida. Este contemporâneo de Cipriano foi coadjutor de Narciso, que pode ter visto aqueles que sabiam St. John. Veja, esta série, também vol ip 568, Fragmento II.
    Notas de Rodapé
    Epist. 4, a Serapião, sec. 9, vol. i. Parte II. p. 702. [1203] Bibl., Bacalhau. 106. [1204] Um fragmento. Em Eusébio Hist. Eccles., Livro VI. cap. xi. [1205] Foi a opinião de Jerônimo, em seu Catalogus que o Clemente mencionado por Alexandre foi Clemente de Alexandria. Clemente, de qualquer forma, fez jus ao tempo do imperador Severo, e peregrinou por estas bandas, como ele mesmo nos diz no primeiro livro de suas Stromateis. E ele também era amigo do bispo Alexandre, a quem dedicou seu livro Sobre a Canon Eclesiástica, ou contra os judeus, como Eusébio afirma em seu Eccles. Hist., Livro vi. cap. xiii.(Migne). [Mas a partir do terceiro dessas epístolas um certamente chamar uma outra inferência. Como poderia ele, um aluno de Clemente, descrever e apresentar o seu mestre em termos que ele usa aqui? Em Euseb., Hist. Eccles., Livro VI. cap. xi. sunextazomeno de moi dia euchon tonelada `.Jerome torna: Salutat vos Narciso, ante qui me hic tenuit episcopalem locum et nunc mecum eundem orationibus regit. de enuko. [1209] O texto dá ph omoi’os emoi `ronesai. Nicephorus vários dos códices e também dar a melhor leitura, homoi’os emoi `homophronesai, o que é confirmado pelas interpretações de Rufino e Jerônimo. Em Euseb., Hist. Eccles., Cap. xiv. Esta homenagem contemporânea confirma o elogio entusiástico da Gregory jovem. Veja p. 38, supra] Em Euseb., Hist. Eccles., Cap. xix. 0 Demétrio é, pelo amor de honra, abordada na terceira pessoa. Talvez ele se `hagio’tes ou alguma forma tal precedido. o `milein. Este testemunho preciso e definitivo não é para ser controvertido. Ela segue as tradições da Sinagoga (Atos xiii. 15), e concorda com a prescrição paulina quanto ao uso do charismata em 1 Coríntios. xiv. Os chefes da Sinagoga manteve o poder de dar essa liberdade, e este passou para as autoridades cristãs.

    Curtir

  2. EDMILSON disse:

    Meus Irmãos Católicos existem alguns sites satânicos administrados por hereges divulgando uma matéria chamada, “missão secreta de Pedro em Roma” eles tentam usar a Bíblia e os Pais da Santa Igreja para negar o Primado de São Pedro em Roma e a edificação da Igreja de Jesus Cristo na colina do Vaticano.
    Sendo assim eu irei desmascarar os principais argumentos desses sites satânicos, até porque a maior parte dessa matéria “missão secreta de Pedro em Roma” não passa de uma tentativa de encher linguiça, também me sinto no direito de não divulgar tais sites para não dar IBOP para esses hereges.
    1º) Argumento Rebelado.
    O primeiro argumento satânico é: “São Pedro jamais exerceu qualquer autoridade superior ao dos outros Apóstolos”.
    Porém a Bíblia Sagrada diz o contrario, a Bíblia afirma que São Pedro foi o primeiro e único a receber autoridade para edificação da Igreja de Cristo, nenhum outro homem recebeu tal autoridade.
    Mateus 16
    18. E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela.
    São Pedro o primeiro a receber autoridade para apascentar as ovelhas de Jesus Cristo.
    João 21
    15. Tendo eles comido, Jesus perguntou a Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me mais do que estes? Respondeu ele: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta os meus cordeiros.
    16. Perguntou-lhe outra vez: Simão, filho de João, amas-me? Respondeu-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta os meus cordeiros.
    17. Perguntou-lhe pela terceira vez: Simão, filho de João, amas-me? Pedro entristeceu-se porque lhe perguntou pela terceira vez: Amas-me?, e respondeu-lhe: Senhor, sabes tudo, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta as minhas ovelhas.
    São Pedro o primeiro a receber de Maria Madalena a noticia de que Jesus Cristo não estava mais no sepulcro.
    João 20
    2. Correu e foi dizer a Simão Pedro e ao outro discípulo a quem Jesus amava: Tiraram o Senhor do sepulcro, e não sabemos onde o puseram!
    3. Saiu então Pedro com aquele outro discípulo, e foram ao sepulcro.
    São Pedro o primeiro do colégio Apostólico a quem Jesus Cristo apareceu depois da ressurreição.
    I Corintos 15
    4. foi sepultado, e ressurgiu ao terceiro dia, segundo as Escrituras;
    5. apareceu a Cefas, e em seguida aos Doze.
    São Pedro o primeiro a ordenar a primeira sucessão Apostólica.
    Atos 1
    15. Num daqueles dias, levantou-se Pedro no meio de seus irmãos, na assembléia reunida que constava de umas cento e vinte pessoas, e disse:
    16. Irmãos, convinha que se cumprisse o que o Espírito Santo predisse na escritura pela boca de Davi, acerca de Judas, que foi o guia daqueles que prenderam Jesus.
    17. Ele era um dos nossos e teve parte no nosso ministério.
    São Pedro o primeiro a realizar a primeira pregação Apostólica depois do dia de pentecostes.
    Atos 2
    14. Pedro então, pondo-se de pé em companhia dos Onze, com voz forte lhes disse: Homens da Judéia e vós todos que habitais em Jerusalém: seja-vos isto conhecido e prestai atenção às minhas palavras.
    15. Estes homens não estão embriagados, como vós pensais, visto não ser ainda a hora terceira do dia.
    16. Mas cumpre-se o que foi dito pelo profeta Joel:
    São Pedro o primeiro a repreender a primeira seita contra o Cristianismo de Simão o Mago.
    Atos 8
    20. Pedro respondeu: Maldito seja o teu dinheiro e tu também, se julgas poder comprar o dom de Deus com dinheiro!
    21. Não terás direito nem parte alguma neste ministério, já que o teu coração não é puro diante de Deus.
    São Pedro o primeiro a realizar um Batismo Gentílico.
    Atos 10
    47. Então Pedro tomou a palavra: Porventura pode-se negar a água do batismo a estes que receberam o Espírito Santo como nós?
    48. E mandou que fossem batizados em nome de Jesus Cristo. Rogaram-lhe então que ficasse com eles por alguns dias.
    São Pedro o Apóstolo no qual São Paulo foi até Jerusalém apenas para conhecê-lo.
    Gálatas 1
    18. Três anos depois subi a Jerusalém para conhecer Cefas, e fiquei com ele quinze dias.
    São Pedro o primeiro a presidir um concilio dentro da Igreja.
    Atos 15
    7. Ao fim de uma grande discussão, Pedro levantou-se e lhes disse: Irmãos, vós sabeis que já há muito tempo Deus me escolheu dentre vós, para que da minha boca os pagãos ouvissem a palavra do Evangelho e cressem.
    Se depois de tudo isso um herege vir falar que São Pedro não exercia sua primazia (concedida por Jesus Cristo) dentro do colégio Apostólico, vamos ter que rever todo o Cristianismo inclusive o Cânon Bíblico do (NT), pois ele está todo errado segundo a visão protestante.
    2º) Argumento Rebelado.
    O segundo argumento satânico é: “São Pedro jamais poderia estar em Roma (25 anos de seu ministério) por que ele e São João foram batizar na Samaria”.
    Outro argumento satânico é: “São Pedro sendo líder jamais poderia ter sido enviado a Samaria e sim teria que enviar alguém”.
    Em primeiro lugar ser líder não é ser um (reinzinho em seu troninho) dando ordens e fazendo com que todos trabalhem para você, ser líder é dirigir a igreja de Jesus Cristo com autoridade e espiritualidade, o Santo Padre Bento XVI é enviado a todos os lugares do mundo e nem por isso deixou de ser Papa, esse foi um argumento ridículo de um imbecil.
    Sobre o fato de São Pedro não ter estado em Roma por que batizou em Samaria (Atos Capitulo 8) também é um argumento Ridículo de quem não tem conhecimento Bíblico, Histórico e Teológico.
    O Exílio de São Pedro fora de Jerusalém ocorreu durante a perseguição de (Herodes Agripa I) depois do martírio de São Tiago irmãos de São João Evangelista, antes dessa data São Pedro permanecia em Jerusalém e fazia suas missões pela Ásia.
    Atos 12
    1. Por aquele mesmo tempo, o rei Herodes mandou prender alguns membros da Igreja para os maltratar.
    2. Assim foi que matou à espada Tiago, irmão de João.
    3. Vendo que isto agradava aos judeus, mandou prender Pedro. Eram então os dias dos pães sem fermento.
    17. Ele, acenando-lhes com a mão que se calassem, contou como o Senhor o havia livrado da prisão, e disse: Comunicai-o a Tiago e aos irmãos. Em seguida, saiu dali e retirou-se para outro lugar.
    Historicamente isso ocorreu durante o Reinado de (Caio Calígula) fato narrado por (Flavio Josefo) e principalmente por (Euzébio de Cesaréia), para quem não tem conhecimento Histórico, esse Herodes foi amigo de infância do então Imperador Caio Calígula no tempo em que Herodes viveu em Roma, por essa amizade Herodes recebeu seu reinado quando seu amigo (Caio Calígula) assumiu o poder em Roma.
    Assim também se cumpre o que fora escrito no livro do (Apocalipse Capitulo 13) onde diz que a primeira Besta (Caio Calígula) deu seu poder a segunda Besta (Herodes Agripa I).
    Historia Eclesiástica IV Livro II
    “1. Morreu pois Tibério depois de reinar por cerca de vinte e dois anos. Depois dele tomou o poder Caio, que em seguida pôs sobre Agripa a coroa do comando sobre os judeus, fazendo-o rei das tetrarquias de Felipe e de Lisanias, às quais não muito depois juntou a de Herodes, depois de condenar este (que era o Herodes do tempo da paixão do Salvador), junto com sua mulher Herodías, ao desterro perpétuo por causa de seus muitos crimes, Josefo também é testemunha destes fatos”.
    Vamos fazer as contas?
    O exílio de São Pedro se iniciou durante o reinado de (Cai Calígula), seu reinado foi de 37 a 41 D.C, supondo que seu exílio fora de Jerusalém ocorreu na metade do reinado de (Cai Calígula) por volta de 39 D.C e o Martírio de São Pedro ocorreu por volta de 64 a 67 D.C no reinado de CEZAR NERO, são exatamente 25 anos ou mais de ministério fora de Jerusalém e posterior ao batismo em Samaria e sua visita a Lida e Jope.
    Nesses 25 anos São Pedro se exilou de Jerusalém, passou por Antioquia e exerceu seu ministério em Roma, voltou para Jerusalém durante o Reinado de Cláudio que expulsou dos judeus de Roma (Atos 18-2) e foi nessa época que houve o (Concilio de Jerusalém), assim após a morte de Cláudio ele volta a exercer seu ministério em Roma até o seu martírio no reinado de CEZAR NERO a Besta do Apocalipse.
    É simples entender isso.
    Antes do Exílio de 25 anos São Pedro Batizou em Samaria e passou por Lida, Cesárea e Jope. (Atos 1 ao 12 antes do reinado de Calígula).
    Entre o Exílio de 25 anos ele passou por Antioquia e foi para Roma. (Atos 12 em diante durante e depois do reinado de Calígula)
    O mais engraçado do site satânico é que ele diz assim: “Depois de Antioquia não diz nada que São Pedro esteve em Roma” isso também é uma imbecilidade, pois a Bíblia não diz que ele esteve em Roma e em lugar nenhum, foi um período obscuro Biblicamente na Historia de São Pedro onde só podemos conhecer a verdade através dos Pais da Igreja onde muitos conviveram com os Apóstolos e também na tradição oral.
    Não podemos deixar de comentar que os Pais da Igreja no qual citam 25 anos de ministério em Roma, em nenhum momento afirma que ele não tenha saindo de Roma (como missionário) nesse período, lógico que por varias vezes ele se retirou de Roma em missão, também se encontrava com os Apóstolos em outras comunidades Cristãs, isso é normal povo protestante. O fato de ele sair temporariamente de Roma (como missionário) não retira seu titulo de Bispo de Roma, ele continuava sendo o Bispo de Roma e ao voltar de suas missões se reencontrava com a comunidade de Roma onde ele era Bispo.
    Nunca escutei alguém dizer que deixou de ser Bispo por ter saído em missão para outra cidade!
    Vai entender a cabeça desses hereges.
    3º) Argumento Rebelado.
    O terceiro argumento desses hereges é: “tentar negar a autoridade de São Pedro (concedida por Jesus Cristo) usando a famosa discussão entre São Pedro e São Paulo em Antioquia narrada pelo mesmo São Paulo em (Gálatas 2-11)”.
    Agora eu pergunto a esse bando de hereges; desde quando São Pedro não poderia ser repreendido por São Paulo? Desde quando São Pedro não sofria de fraquezas humanas? São Pedro por um acaso era Deus?
    Observem que quem diviniza pessoas são os próprios protestantes, em nenhum momento nós Católicos divinizamos São Pedro, ele era um homem como qualquer outro, apenas foi concedido a ele uma autoridade no qual não foi concedida aos outros Apóstolos (como já vimos no primeiro argumento), em nenhum momento ele se tornou um Deus, o Rei Davi também era lide e também errou e nem por isso deixou de ser líder.
    Euzébio de Cesárea diz que essa discussão foi casual e também nada negou a primazia de São Pedro.
    Historia Eclesiástica XII Livro II.
    “2. A referência se encontra em Clemente, no livro V das Hypotyposeis, onde afirma que também Cefas – de quem Paulo diz: Mas quando Cefas veio a Antioquia, enfrentei-me com ele81-, era um dos setenta discípulos e que sua homonímia com o apóstolo Pedro era casual.”
    Esse tipo de argumento é ridículo.
    4º) Argumento Rebelado.
    O quarto argumento satânico é: “dizer que São Pedro não era Líder por que em (I Pedro 5-1) ele diz ser um Presbítero como todos os outros”.
    Mesmo que essa tradução estivesse correta nada afligiria no primado de São Pedro, pois todo o Papa é um Bispo, a única diferença é que ele ocupa o lugar de Bispo de Roma, (não existe um Papa que não seja um Bispo).
    No entanto a tradução que esses sites usam é mais uma de suas adulterações satânicas:
    “a palavra ali usada não é Presbítero no sentido que entendemos hoje e sim Ancião que é o sentido etimológico da palavra”
    I Pedro 5
    1. Eis a exortação que dirijo aos anciãos que estão entre vós; porque sou ancião como eles, fui testemunha dos sofrimentos de Cristo e serei participante com eles daquela glória que se há de manifestar.
    5º) Argumento Rebelado.
    O quinto argumento satânico é: “Dizer que São Pedro não exercia seu ministério em Roma por que São Paulo foi enviado por Jesus Cristo para Roma também”.
    Desde quando isso é argumento? Desde quando São Paulo estava impedido de pregar em Roma por causa de São Pedro já estar lá? É bem típico de protestante mesmo querer atribuir à santa divisão também para os Apóstolos!
    Na carta aos Romanos São Paulo diz não ter ido a Roma ainda porque lá já exercia um ministério Apostólico e ele não queria colocar outro fundamento onde já existia um!
    Romanos 15
    20. E me empenhei por anunciar o Evangelho onde ainda não havia sido anunciado o nome de Cristo, pois não queria edificar sobre fundamento lançado por outro.
    21. Fiz bem assim como está escrito: Vê-lo-ão aqueles aos quais ainda não tinha sido anunciado; conhecê-lo-ão aqueles que dele ainda não tinham ouvido falar (Is 52,15).
    22. Foi isso o que muitas vezes me impediu de ir ter convosco.
    Aqui São Paulo afirma que já existia um ministério Apostólico em Roma e segundo todos os Pais da Santa Igreja esse fundamento que já estava em Roma se chama (São Pedro).
    6º) Argumento Rebelado.
    O Sexto argumento satânico é: Dizer que São Paulo foi tratado como cabeça da Igreja esquecendo de São Pedro.
    Argumento totalmente ridículo, só um imbecil que usa uma Bíblia adulterada para usar esse tipo de argumento, primeiro; cabeça da Igreja é Jesus Cristo e segundo o texto citado por esses Hereges diz apenas que São Paulo era um dos lideres da Igreja.
    Observem a tradução adulterada:
    Atos 24
    5 Verificamos que este homem é um perturbador, que promove tumultos entre os judeus pelo mundo todo. Ele é o principal cabeça da seita dos nazarenos.
    6 e tentou até mesmo profanar o templo; então o prendemos e quisemos julgá-lo segundo a nossa lei.
    Observem a traduçao correta.
    Atos 24
    5. Encontramos este homem, uma peste, um indivíduo que fomenta discórdia entre os judeus no mundo inteiro. É um dos líderes da seita dos nazarenos.
    6. Tentou mesmo profanar o templo. Nós, porém, o prendemos.
    (Principal Cabeça).
    (Um dos lideres).
    Tem muita diferença!
    Embrulha-me o estomago ler essas traduções adulteradas por esse bando de hereges, ainda me vem com uma palhaçada de (Concordância Strong) para tentar justificar suas heresias satânicas, gostaria de saber se os Apóstolos e Profetas que escreveram a Bíblia usaram o dicionário de Strong.
    Durma com um barulho desses.
    7º) Argumento Rebelado.
    O sétimo argumento satânico é: “Dizer que São Pedro ficou 25 anos em Roma, mas quando São Paulo chegou em Roma não havia ninguém evangelizado na cidade”
    É meus irmãos, tem site pregando essa bobagem por ai, o que contraria totalmente a própria carta de São Paulo aos Romanos onde ele exorta a fé Romana (sinal que eles estavam evangelizados) e ainda diz que não teria ido a Roma antes porque já existia uma fundamento pregando em Roma. (Será que São Paulo em sua carta aos Romanos contradiz São Lucas no livro de atos?) segundo os rebelados [sim].
    Romanos 1
    8. Primeiramente, dou graças a meu Deus, por meio de Jesus Cristo, por todos vós, porque em todo o mundo é preconizada a vossa fé.
    Romanos 15
    20. E me empenhei por anunciar o Evangelho onde ainda não havia sido anunciado o nome de Cristo, pois não queria edificar sobre fundamento lançado por outro.
    21. Fiz bem assim como está escrito: Vê-lo-ão aqueles aos quais ainda não tinha sido anunciado; conhecê-lo-ão aqueles que dele ainda não tinham ouvido falar (Is 52,15).
    22. Foi isso o que muitas vezes me impediu de ir ter convosco.
    Olhem o texto que esses hereges usaram para defender essa heresia satânica:
    Atos 28
    21. Responderam-lhe eles: Não temos recebido carta alguma da Judéia, que fale em ti, nem de lá tem vindo irmão algum que nos dissesse ou falasse mal de ti.
    22. Quiséramos, porém, que tu mesmo nos dissesses o que pensas, pois o que nós sabemos dessa seita é que em toda parte lhe fazem oposição.
    23. Marcaram um dia e muitos foram procurá-lo no albergue onde se achava hospedado. A entrevista durou desde a manhã até a tarde. Paulo expôs-lhes o Reino de Deus e apresentou, sempre de novo, testemunhos destinados a convencê-los a respeito de Jesus, baseando-se na Lei de Moisés e nos profetas.
    Segundo os hereges satânicos, nesse texto São Lucas descreve que na chegada de São Paulo em Roma ninguém ali estava evangelizado e queria que São Paulo os evangelizasse, (o que contraria a própria carta de São Paulo aos Romanos).
    No verso 21: (Não recebemos carta ao SEU RESPEITO).
    No verso 21: (Ainda diz que nenhum outro falou mal de São Paulo).
    No verso 22: (Queremos saber de ouvir de sua parte o que você pensa).
    No verso 23: (Combinaram em encontra com São Paulo e assim convese-lo a respeito de Jesus com base nas escrituras).
    Lendo esses (3) versículos Isolados da realmente a entender que nenhum Romano e que ninguém conhecia Jesus em Roma (o que contraria a carta aos Romanos).
    Pena que isso seja mais uma astúcia de satanás na vida desses hereges.
    O herege que usou esse texto esqueceu de relatar que nesse texto São Paulo não estava dialogando com Romanos Pagãos e sim com a comunidade Judaica que vivia em Roma, nesse texto São Paulo estava explicando para a comunidade Judaica que vivia em Roma o porque os Judeus de Jerusalém o perseguiu e queriam matá-lo, e o porque ele apelou para CEZAR, sedo assim ele marcou um dia para se encontrar com essa comunidade Judaica que vivia em Roma e explicar que sua doutrina em nada feria as leia mosaicas.
    Vou colocar o texto todo para vocês lerem, (texto que falta na matéria desses hereges).
    Atos 28
    17. Três dias depois, Paulo convocou os judeus mais notáveis. Estando reunidos, disse-lhes: Irmãos, sem cometer nada contra o povo nem contra os costumes de nossos pais, fui preso em Jerusalém e entregue nas mãos dos romanos.
    18. Estes, depois de terem instruído o meu processo, quiseram soltar-me, visto não achar em mim crime algum que merecesse morte.
    19. Mas, opondo-se a isso os judeus, vi-me obrigado a apelar para César, sem intentar contudo acusar de alguma coisa a minha nação.
    20. Por esse motivo, mandei chamar-vos, para vos ver e falar convosco. Porquanto, pela esperança de Israel, é que estou preso com esta corrente.
    21. Responderam-lhe eles: Não temos recebido carta alguma da Judéia, que fale em ti, nem de lá tem vindo irmão algum que nos dissesse ou falasse mal de ti.
    22. Quiséramos, porém, que tu mesmo nos dissesses o que pensas, pois o que nós sabemos dessa seita é que em toda parte lhe fazem oposição.
    23. Marcaram um dia e muitos foram procurá-lo no albergue onde se achava hospedado. A entrevista durou desde a manhã até a tarde. Paulo expôs-lhes o Reino de Deus e apresentou, sempre de novo, testemunhos destinados a convencê-los a respeito de Jesus, baseando-se na Lei de Moisés e nos profetas.
    Vamos detalhar o texto todo agora.
    No verso 17: (São Paulo convoca OS JUDEUS para dizer que ele não era contra o JUDAISMO).
    No verso 18: (São Paulo diz que os Romanos quiseram solta-lo).
    No verso 19: (São Paulo diz que foi obrigado a apelar para CEZAR)
    No verso 20: (São Paulo explica o porque mandou chamar a comunidade JUDAICA que vivia em Roma).
    No verso 21: (Não recebemos carta ao SEU RESPEITO).
    No verso 21: (Ainda diz que nenhum outro falou mal de São Paulo).
    No verso 22: (Queremos saber de ouvir de sua parte o que você pensa).
    No verso 23: (Combinaram em encontra com São Paulo e assim convese-lo a respeito de Jesus com base nas escrituras).
    Chega a ser ridículo esses sites satânicos usarem um texto onde diz que São Paulo mandou chamar a comunidade JUDAICA em Roma para explica-los o porque foi perseguido pelos JUDEUS de Jerusalém, isolando seus versículos para dar a entender que não havia ninguém Evangelizado em Roma quando São Paulo lá chegou.
    8º) Argumento Rebelado.
    O oitavo argumento satânico é: “Dizer que São Paulo envia uma carta (onde nessa carta ele elogia a fé Romana alcançada por São Pedro) e em suas saudações não envia uma saudação sequer a São Pedro!”
    Observem a tentativa de enganar os leitores.
    Primeiro: São Paulo nunca saudou algum Apóstolo em suas cartas e sim seus discípulos.
    Segundo: São Paulo envia uma carta aos Efesios e não saúda São João Bispo local.
    Terceiro: é enviado uma carta aos Hebreus e ninguém saúda São Tiago ou Simão Zelote que foi Bispo de Jerusalém depois de Tiago.
    Quarto: Em nenhum momento São Paulo Saúda alguém de Roma em sua carta aos Romanos e sim ele pede para os Romanos saudarem seus discípulos espalhados pela Ásia.
    Vou dar um exemplo:
    Romanos 16
    3. Saudai Prisca e Áquila, meus cooperadores em Cristo Jesus;
    Observem que ele diz (Saudai) e não (Saudações).
    Desde quando Prisca e Aquila eram cooperadores da Igreja de Roma? Segundo São Paulo os dois exerciam seus ministério na Ásia depois do Exílio no Edito de Cláudio.
    I Corintos 16
    19. As igrejas da Ásia vos saúdam. Áquila e Prisca, com a comunidade que se reúne em sua casa, enviam-vos muitas saudações.
    Todas as saudações restantes foram nesse sentido, de pedir para a comunidade Romana saudarem os discípulos espalhados pela Ásia.
    E todo o resto não são saudações a Cristãos que estão em Roma e sim pedidos para que os Cristãos de Roma saúdem seus discípulos espalhados pela Ásia.
    Nos únicos momentos em que São Paulo envia alguma saudação a Roma ele envia da parte de outro discípulo em um sentido coletivo, ou seja, saudando toda a comunidade em um comum e não para pessoas especificas.
    Romanos 16
    21. Saúdam-vos Timóteo, meu cooperador, Lúcio, Jasão e Sosípatro, meus parentes.
    22. Eu, Tércio, que escrevi esta carta, vos saúdo no Senhor.
    23. Saúda-vos Gaio, meu hospedeiro, e de toda a Igreja.
    24. Saúda-vos Erasto, tesoureiro da cidade, e Quarto, nosso irmão.
    Esse bando de hereges nem ler sabem.
    9º) Argumento rebelado.
    O nono argumento satânico é: “Dizer que São Pedro foi a Roma só para morrer”.
    Esse é o melhor de todos, alguns hereges dizem ter retirado isso do livro de Euzébio de Cesaréia (Historia Eclesiástica) sinceramente eu já li esse livro e não sei de onde eles retiraram essa idéia satânica, lógico que São Pedro quando foi exercer seu ministério em Roma sabia que naquela terra haveria de morrer, no entanto dizer que ele só foi para morrer já é coisa de satanás, até porque o Império Romano não precisava levar nenhum Cristão a Roma para morrer, o Império Romano crucificaria São Pedro onde ele estivesse.
    Para acabar com essa Historia de que São Pedro foi a Roma apenas para morrer (piada total) vou aqui colocar o texto do livro de Euzébio de Cesaréia onde ele diz que no reinado de Cláudio São Pedro já estava em Roma.
    “História Eclesiástica”, l. 2, cap. XIV
    “6. Não chegaria muito longe esta prosperidade. De fato, pisando em seus calcanhares, durante o próprio império de Cláudio, a providência universal, santíssima e amantíssima dos homens, levava sua mão em direção a Roma, como contra um tão grande flagelo da vida, o firme e grande apóstolo Pedro, porta-voz de todos os outros devido a sua virtude. Como nobre capitão de Deus, equipado com as armas divinas, Pedro levava do oriente aos homens do ocidente a apreciadíssima mercadoria da luz espiritual, anunciando a boa nova da própria luz, da doutrina que salva as almas: a proclamação do reino dos céus.”
    Para quem não sabe o Reinado de Cláudio foi antes de Nero e depois de Calígula.
    Vamos observar o que Euzébio de Cesaréia tem a falar sobre o primado de São Pedro em Roma.
    São Pedro em Roma já nos tempos de Cláudio.
    Historia Eclesiástica XVII Livro II.
    “1. Um documento diz que Fílon, nos tempos de Cláudio, chegou a Roma para conversar com Pedro, que então estava pregando aos dali. Isto na verdade pode não ser inverossímil, já que a própria obra de que falo – composta por ele mais tarde, passado muito tempo – contém claramente as regras da Igreja, observadas ainda em nossos dias.”
    Morte de São Pedro e São Paulo e seus corpos no Vaticano.
    Historia Eclesiástica XXV Livro II
    “5. Assim pois, este, proclamado primeiro inimigo de Deus entre todos os que o foram, levou sua exaltação ao ponto de fazer degolar os apóstolos. De fato, diz-se que sob seu império Paulo foi decapitado na própria Roma, e que Pedro foi crucificado. E disto da fé o título de Pedro e Paulo que predominou para os cemitérios daquele lugar até o presente.
    6. Também o confirma um varão eclesiástico chamado Caio, que viveu quando Zeferino era bispo de Roma. Disputando por escrito com Proclo, líder da seita catafriga, diz sobre os lugares onde estão depositados os sagrados despojos dos mencionados apóstolos o seguinte:”
    7. “Eu, por outro lado, posso mostrar-te os troféus dos apóstolos, porque se queres ir ao Vaticano ou ao caminho de Ostia, encontrarás os troféus dos que fundaram esta igreja.”
    Historia Eclesiástica VIII Livro III.
    “2. e em primeiro lugar as que se referem aos sagrados evangelhos; são as seguintes:
    Mateus publicou entre os hebreus, em sua própria língua, um Evangelho também escrito, enquanto Pedro e Paulo estavam em Roma evangelizando e lançando os fundamentos da Igreja.”
    São Pedro é por quem se edifica a Igreja de Cristo.
    Historia Eclesiástica XXV Livro VII
    “8. E Pedro, sobre quem se edifica a Igreja de Cristo, contra a qual não prevalecerão as portas do Hades, deixou só uma carta por todos reconhecida. Talvez também uma segunda, pois é posta em dúvida.”
    EPÍSTOLA DO PAPA ZEFERINO
    Zeferino,
    Bispo da cidade de Roma,
    aos mui queridos irmãos que servem ao Senhor no Egito.
    “Recebemos uma grande responsabilidade do Senhor, fundador desta Santa Sé e da Igreja apostólica, e do bem-aventurado Pedro, chefe dos apóstolos: a de que possamos trabalhar com amor infatigável pela Igreja universal, que foi remida pelo Sangue de Cristo, e, assim, com autoridade apostólica, apoiar os que servem ao Senhor, bem como ajudar a todos os que vivem fielmente. Todos os que vivem piedosamente em Cristo devem resistir à condenação dos ímpios e dos estranhos; estes devem ser desprezados como estúpidos e loucos. Assim se farão melhores e mais puros aqueles que renunciam às boas coisas temporais com o fim de conquistar as da eternidade. Porém, o desdém e a burla daqueles que os afligem e os desvalorizam se voltarão sobre eles mesmos quando sua abundância tornar-se necessidade e seu orgulho [tornar-se] confusão.”
    Bem vou usar aqui mais um dos Pais da Santa Igreja chamado Santo Irineu.
    Santo Irineu carta contra heresias III:
    “Mas visto que seria coisa bastante longa elencar, numa obra como esta, as sucessões de todas as igrejas, limitar-nos-emos à maior e mais antiga e conhecida por todos, à igreja fundada e constituída em Roma, pelos dois gloriosíssimos apóstolos, Pedro e Paulo, e, indicando a sua tradição recebida dos apóstolos e a fé anunciada aos homens, que chegou até nós pelas sucessões dos bispos, refutaremos todos os que de alguma forma, quer por enfatuação ou vanglória, quer por cegueira ou por doutrina errada, se reúnem prescindindo de qualquer legitimidade. Com efeito, deve necessariamente estar de acordo com ela, por causa de sua origem mais excelente, toda a Igreja, isto é, os fiéis de todos os lugares, porque nela sempre foi conservada, de maneira especial, a tradição que deriva dos apóstolos.”
    Segundo Santo Irineu a Igreja Católica Apostólica Romana é:

    Fundada por São Pedro e São Paulo (Lógico que Posteriormente).
    É a maior.
    Mais antiga.
    E que conservou toda a tradição Apostólica.

    Bem se eu for colocar aqui todas as citações dos Pais da Igreja sobre o ministério de São Pedro em Roma daria umas 50 paginas nesse site, porém creio que essas citações já esclareçam e refutem as heresias desses protestantes.

    Curtir

Seja respeitoso. Não ataque o autor, debata sua idéia. Não use linguagem obscena, profana ou vulgar. Fique no tema do post. Comentários fora do tema original poderão ser excluídos.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s