Jesus tinha irmãos? O que diz a Bíblia?


Clemente, Doce, Sempre Virgem Maria!

Há três argumentos principais contra a virgindade perpétua de Maria:

  1. A palavra “até” , que em algumas versões de Mateus 1:25, parece sugerir que Maria e José tiveram relações conjugais após o nascimento de Jesus.
  2. Tanto no Antigo quanto no Novo Testamento, a relação sexual para os casais é divinamente aprovada (Gn 1:28, 09:01, 24:60, Pv 05:18; Sl 127:3; 1 Coríntios 7:5, 9 ),  por que Maria e José  se absteriam?
  3. Somos informados de que Jesus teve irmãos e irmãs em (Mt 12:46-47; Mateus 13:55, Marcos 3:31-32, 06:03, Lucas 8:19-20, João 2:12; 07:03 , 5, 10, Atos 1:14). Por fim, Jesus é chamado “primogênito” de Maria (Lucas 2:7).

Argumento 1.

A palavra “Até”. O problema com esse entendimento é que ela obriga o uso do Português moderno na leitura da Bíblia. Na Bíblia, a palavra grega e hebraica para ‘até’ significa apenas que alguma ação não acontecera até certo momento. Os estudiosos estão de acordo sobre este argumento. Por exemplo, o Dr. William Hendriksen,  ex-professor de Novo Testamento na Literatura do Seminario Calvinista nos EUA , escreve: “Essa conclusão NÃO pode se basear apenas em cima do termo “até”. Esse termo nem sempre apresenta um evento (Neste caso: ela deu à luz a um filho) onde a situação anterior (ou seja, a ausência de relações sexuais) seja alterada, invertida (ou seja, não implica que após o nascimento o casal começa a ter relações sexuais).” De O Evangelho de Mateus, p. 144.

Considere esta citação de Samuel: “E assim a filha de Saul, Mical não teve filhos ‘até’ o dia da sua morte (2 Samuel 6:23). “Será que devemos concluir que ela teve filhos após sua morte? E o corvo liberado da arca? Nós lemos que o corvo “voava indo e vindo ‘até’ que as águas secaram da terra (Gn 8:7).” Isso significa que o corvo voltou depois de baixa? Outros exemplos podem ser vistos em Dt 34:6; 1 Macc 05:54 e Sl 109:1

Argumento 2.

Os “irmãos” do Senhor. Nem o aramaico, a língua que Jesus falava, nem o hebraico, têm uma palavra específica para designar primo. Na realidade, o termo irmão foi muito utilizado na Bíblia para descrever os membros próximos da família, incluindo primos e tios. Ló, por exemplo, era sobrinho de Abraão. Pois ele era filho do irmão de Abraão, Harã. No entanto, em Gênesis 14:14, Ló é descrito como irmão de Abraão. Em Mt 29:15 Jacob é chamado o irmão de seu tio Labão. Novamente em 1 Crônicas 23:21-22 filhas de Eleazar de seus ‘irmãos’ casados. Isso não é possível porque Eleazar não teve filhos. Esses ‘irmãos’ na verdade eram seus primos, os filhos de Cis. Cis era irmão Eleazar.

Aprendemos com outras passagens bíblicas que a palavra irmão tinha um uso até mais amplo. No caso dos quarenta e dois irmãos do Rei Achaziah (2 Reis 10:13-14), a expressão é usada para se referir a meros parentes, nem mesmo parentes próximos. Usos similares são encontradoss em Dt 23:07; Jer 34:9. O termo ‘irmão’ também foi usado para descrever pessoas alheias, como um amigo (1 Reis 9:13, 20:32 e 2 Sm 01:26). Em Amós 1:09, a palavra é usada para descrever um aliado, similarmente ao uso atribuído no contexto moderno entre alguns cristãos ao se chamarem de ‘irmãos’ devido a sua afinidade religiosa.

Nas passagens que se referem os irmãos do Senhor, Mt 12, 46-47 08:19, Mc 3:31-32, Lc e todos parecem estar relacionadas ao mesmo incidente. O uso da palavra irmãos, como já vimos, não é prova de que Maria teve outros filhos biológicos.

Irmãos específicos são nomeados em duas passagens: Em Mt 13:55, Tiago, José, Simão e Judas são listados. Tiago e José são identificados em Mt 27:56 como o filhos de outra Maria, provávelmente Maria de Cléofas, encontrada em Jo 19:25. Simão parece ser Simão o Cananeu de Mt 10:04. Judas é chamado o filho de James, em Lucas 6:16 e Atos 1:13.

A segunda lista de irmãos ocorre em Mc 6:3. São Tiago e de José, de Judas e de Simão. Tiago e José são identificados em Mt 15:40 como os filhos de outra Maria. Esta é provavelmente a mesma Maria discutida acima, que aparece em Jo 19:25. Judas e de Simão aparecem na lista de Mateus (Mt 13:55).

Argumento 3

Filho primogênito. Essa objeção ignora o uso idiomático judaico  antigo da palavra primogênito. No contexto Judeu este termo refere-se claramente a primeira criança que abre o ventre (Ver: Ex 13:2 e Nb 3:12) fosse ele o único filho do casal ou não.

Conclusão: As supostas ‘evidências bíblicas’ que indicariam que Maria tenha tido outros filhos depois do nascimento de Jesus, uma vez analizadas contextual e historicamente, não provam o argumento Protestante. No entanto, a discussão acima não apresenta um caso bíblico da virgindade perpétua de Maria. Qual é a base bíblica para tal doutrina Católica?

Leia em breve “Base bíblica para a virgindade perpétua de Maria.”

Anúncios

Sobre Hellen

Católica militante, expatriada, mãe e arquiteta e estudante de Direito. Quando há tempo, engajada na "missão" de defender a fé católica e evangelizar aos irmãos católicos, especialmente aqueles afastados da Santa Fé . I am an expat architect, law student and Catholic mommy who's taken on blogging. I've doing this for a few years now and I'm totally hooked up. All for the Glory of God!
Esse post foi publicado em Doutrinas & Dogmas e marcado , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Jesus tinha irmãos? O que diz a Bíblia?

  1. Márcia Maria Maia disse:

    Li todo o texto e vou ver essas passagens Bíblicas. Tenho muito interesse em ler o que está escrito na Bíblia sobre Maria a mãe do Salvador..Tenho honra e respeito a Maria. Me alegra muito esse assunto. Agradecendo ao autor que escreveu.

    Curtido por 1 pessoa

  2. stela belo disse:

    olá! A paz! Só corrigindo o ultimo paragrafo do argumento 2. Vocês escreveram “Tiago e José são identificados em Mt 15:40 como os filhos de outra Maria.” Porém tal passagem não existe. Creio que tenham se confudido de evangelho. O correto seria: Mc 15:40.

    Curtir

Seja respeitoso. Não ataque o autor, debata sua idéia. Não use linguagem obscena, profana ou vulgar. Fique no tema do post. Comentários fora do tema original poderão ser excluídos.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s