Por que as mulheres no Ocidente não usam o véu na Igreja?


Palestra Pe. Paulo Ricardo -O piedoso uso do véu na igreja

O uso obrigatório do véu para cobrir a cabeça foi revogado há pouco mais de 4 décadas pela Igreja Católica. Porém, ao contrário do que se pensa, o uso do véu não é proíbido pela Igreja, apenas não é obrigatório. 

Entretanto, essa tradição bilenar ainda existe na Igreja Católica no Oriente.  A Tradição do uso do véu tem origem Bíblica e é claramente explicada por São Paulo em sua carta 1 Coríntios 11: 5-6:

E toda mulher que ora ou profetiza, não tendo coberta a cabeça, falta ao respeito ao seu senhor, porque é como se estivesse rapada. Se uma mulher não se cobre com um véu, então corte o cabelo. Ora, se é vergonhoso para a mulher ter os cabelos cortados ou a cabeça rapada, então que se cubra com um véu. 

O que diz a Santa Igreja Sobre o véu?

O Cânon 1262 §2 do Código de Direito Cânonico dizia:

Can. 1262 §2. Os homens, na Igreja ou fora dela, enquanto assistem aos ritos sagrados, devem trazer a cabeça descoberta, a não ser que os costumes aprovados do povo ou circunstâncias peculiares determinem de outra maneira; as mulheres, no entanto, devem trazer a cabeça coberta e estarem vestidas de forma modesta, especialmente quando se aproximarem da mesa da comunhão.

Hoje em dia não é mais assim. O Código de Direito Canônico de 1983 não contém esse preceito. Com efeito, o Código de 1983 abrogou as partes do Código de 1917 que não foram intencionalmente incluídas na nova legislação (incluindo aí o Cânon 1262 §2).

O Cânon 6 §1 do novo código estabelece:

Cân. 6 § 1. Com a entrada em vigor deste Código, são abrogados:

1º o Código de Direito Canônico promulgado em 1917;

Portanto, apesar de não haver uma obrigatoriedade para o uso do véu, o seu uso representa a modéstia e a piedade da mulher que o veste, sua humildade e seu louvor diante do Senhor nosso Deus.

About these ads

4 comentários sobre “Por que as mulheres no Ocidente não usam o véu na Igreja?

  1. Marcos, pela tradição hispânica, as mulheres solteiras usam véu branco, as viúvas preto e as casadas de outra cor que não o branco, que pode ser nas cores nude ou até mesmo o preto, no entanto isto não é propriamente uma norma eclesiástica, mas antes uma questão de costumes.

  2. Marcos, pela tradição hispânica, as mulheres solteiras usam véu branco, as viúvas preto e as casadas de outra cor que não o branco, que pode ser nude ou até mesmo o preto, no entanto isto não é propriamente uma norma eclesiástica, mas antes uma questão de costumes.

  3. acho que as moças solteiras devem assistir a santa missa de veu branco pois mostra o sinal de sua pureza e virgindade, é claro para as que são virgens. as casadas deveriam usar veu preto pois mostra seu sinal de compromisso com certa pessoa.
    Mas ai eu me pergunto e as viuvas? voltam a serem puras depois que perdem seus maridos?.
    que pena que esse costume tao lindo nao sejao respeitados e praticados pelas mulheres de nossa igreja catolica.
    marcos vinicius

Os comentários estão desativados.