Por que os Evangélicos não crêem na perpétua virgindade de Maria?


Todo Católico já deve ter ouvido ao menos uma vez na vida a seguinte pergunta: “Se Maria permaneceu virgem, como a Bíblia fala sobre os irmãos de Jesus?”

Bem, antes de fazer a ‘defesa’ da honra de Maria num próximo texto  e demonstrar que esse entendimento sustentado pelos protestantes trata-se, na verdade, de um erro de interpretação das escrituras, principalmente por parte dos Evangélicos modernos.  O presente post tem por objetivo, acima de tudo, demonstrar que a negação desse dogma Católico é um fenômeno alienígena ao pensamento Reformista dos primeiros séculos da Reforma Protestante.

Como veremos, os ícones Protestantes, os ditos ‘Pais da Reforma’, jamais negaram os dogmas Marianos defendidos pela Igreja Católica. Ou seja, essa visão contrária aos ensinamentos Católicos sobre Maria surgiram com o passar dos séculos mais como consequência do antagonismo protestante ao catolicismo, do que por um razão bíblica.  

Martinho Lutero, o fundador da reforma, fala sobre Maria

Em seu sermão de 15 de agosto de 1522, a última vez que Martinho Lutero pregou na festa da Assunção, afirmou:

Não pode haver dúvida de que a Virgem Maria está no céu. Como isso aconteceu, não sabemos. E já que o Espírito Santo não nos revelou nada sobre isso, podemos fazer com ele não há nenhum artigo de fé. . . É o suficiente saber que ela vive em Cristo.

A veneração de Maria está inscrita no mais profundo do coração humano. (Homilia, 1 de setembro de 1522).

[Ela é] mulher mais alta e mais nobre jóia no cristianismo depois de Cristo. . . Ela é a nobreza, a sabedoria e a santidade personificadas. Nós não poderemos jamais honrá-la o suficiente. Contudo, a honra e o louvor deve ser dado a ela de tal modo a ferir nem Cristo, nem as Escrituras. (Sermão, Natal, 1531).

Nenhuma mulher é como você. Você é mais que Eva ou Sara, abençoada acima de toda a nobreza, sabedoria e santidade. (Sermão, Festa da Visitação, 1537).

“Devemos honrar Maria como ela mesma desejou e como ela expressou no Magnificat. Ela louvou a Deus por seus atos. Como então podemos elogiá-la? A honra verdadeira de Maria é a honra de Deus, o louvor da graça de Deus. . . Maria não é para o bem de si mesma, mas por causa de Cristo. . . Maria não queria que cheguemos a ela, mas através dela a Deus. (Explicação do Magnificat, 1521).

Lutero dá à Bem-aventurada Virgem exaltada posição de “Mãe Espiritual” para os cristãos:

É a consolação e a bondade superabundante de Deus, que o homem é capaz de exultar com tal tesouro. Maria é sua verdadeira mãe .. (Sermão, Natal, 1522)

Maria é a Mãe de Jesus e Mãe de todos nós, embora fosse só Cristo quem repousou sobre os joelhos. . . Se ele é nossa, deveríamos estar na situação dele, lá onde ele está, nós também devemos estar e tudo que ele tem deveria ser nosso, e sua mãe também é nossa mãe. (Sermão, Natal, 1529).

Martinho Lutero tinha a crença na Imaculada Conceição de Maria, as palavras de Lutero a seguir:

É uma opinião doce e piedosa que a infusão da alma de Maria foi feita sem o pecado original, de modo que, ao infundir a sua alma, ela também foi purificada do pecado original e adornada com os dons de Deus, recebendo uma alma pura, infusa por Deus; assim desde o primeiro momento que ela começou a viver ela esteve livre de todo pecado “(Sermão:” No Dia da Concepção da Mãe de Deus “, 1527).

Ela é cheia de graça, proclamada para ser inteiramente sem pecado, algo tremendamente grande. Por graça de Deus enche-la com tudo de bom e faz dela desprovido de todos os males. (Personal {“Little”} Prayer Book, 1522).

Martinho Lutero sobre a virgindade perpétua de Maria

Eis alguns dos fundadores da reforma comentando sobre Maria:

Cristo, nosso Salvador, foi o fruto real e natural do ventre virginal de Maria. . . Este foi sem a cooperação de um homem, e ela permaneceu virgem depois disso.

{Obras de Lutero, eds. Jaroslav Pelikan (Vols. 1-30) & T. Helmut Lehmann (Vols. 31-55), St. Louis: Concordia Pub. Casa (Vols. 1-30); Philadelphia: Fortress Press (Vols. 31-55), 1955, v.22: 23 / Sermões sobre João, caps. 04/01 (1539)}

Cristo. . . era o único filho de Maria, e da Virgem Maria não teve filhos além Dele. . . Estou inclinado a concordar com aqueles que declaram que ‘irmãos’ significam realmente ‘primos’ aqui: a Sagrada Escritura e os judeus sempre chamaram os primos irmãos. {Pelikan, ibid., V.22 :214-15 / Sermões sobre João, caps. 04/01 (1539)}

Uma nova mentira sobre mim está sendo divulgada. Eu supostamennte preguei e escrevi que Maria, a mãe de Deus, não era virgem, antes ou depois do nascimento de Cristo…{Pelikan, ibid, v.45:. 199 / Que Jesus Cristo nasceu judeu (1523)}

As Escrituras não dizem ou indicam que depois perdeu a sua virgindade. . . Quando Mateus [01:25] diz que José não conheceu Maria carnalmente até que deu à luz seu filho, não se segue que ele sabia que ela, posteriormente, pelo contrário, isso significa que ele nunca soube dela. . . Este cavaco. . . é sem justificativa. . . ele não tem nem notou, nem prestou atenção a Escritura ou a linguagem comum. {Pelikan, ibid., V.45 :206,212 3 / Que Jesus Cristo nasceu judeu (1523)}

Editor Jaroslav Pelikan (Luterana) acrescenta:

Lutero. . . nem sequer considera a possibilidade de que Maria pode ter tido outros filhos além de Jesus. Isto é consistente com a sua aceitação ao longo da vida a idéia da virgindade perpétua de Maria. {Pelikan, ibid., V.22 :214-5}

“. . . ela é cheia de graça, proclamada para ser inteiramente sem pecado. . . . A graça de Deus encheu-a com tudo de bom e faz dela desprovido de todos os males. . . . Deus está com ela, o que significa que tudo o que ela fez ou deixou de fazer é divino e da ação de Deus nela. Além disso, Deus guardado e protegido-la de tudo o que pode ser doloroso para ela. “

Ref: Obras de Lutero, edição americana, vol. 43, p. 40, ed. H. Lehmann, Fortress, 1968

“. . . ela é justamente chamada não só a mãe do homem, mas também a Mãe de Deus. . . . é certo que Maria é a Mãe do verdadeiro Deus e verdadeiro. “

Ref: Sermão sobre João 14. 16: Obras de Lutero (St. Louis, ed Jaroslav, Pelican Concórdia, vol 24, p. 107….)

“Cristo, nosso Salvador foi o fruto real e natural do ventre virginal de Maria. . . . Isto foi sem a cooperação de um homem, e ela permaneceu virgem depois disso. “

(Ref: No Evangelho de S. João. Obras de Lutero, vol 22, p. 23, ed Pelican Jaroslav Concórdia, de 1957..)

“Os homens têm lotado toda a sua glória em uma única frase: A Mãe de Deus. Ninguém pode dizer nada mais dela, se tivesse tantas línguas quanto há folhas nas árvores. “(Do Comentário ao Magnificat).

Comentários sobre Lutero

“. . . nas resoluções do 95 teses de Lutero rejeita todas as blasfêmias contra a Virgem, e pensa que se deve pedir perdão por qualquer mal dito ou pensado contra ela “(Ref:. Wm J. Cole,”. Lutero foi devoto de Maria? “, em Estudos Marian 1970, p. 116:)

“Na explicação de Lutero do Magnificat, em 1521, ele começa e termina com uma invocação a Maria, que Wright se sente compelido a chamar de “surpreendente.”

(David F. Wright, escolhido por Deus: Maria, Evangélica Perspecive, Londres:. Marshall Pickering, 1989, p. 178, citados Fé e Razão, Spring 1994, p. 6)

Outros reformadores sobre a virgindade perpétua de Maria

João Calvino

Helvídio exibido ignorância excessiva na conclusão de que Maria deve ter tido muitos filhos, porque Cristo “irmãos” são muitas vezes mencionadas.

{Harmonia de Mateus, Marcos e Lucas, sec. 39 (Genebra, 1562), vol. 2 / De Comentários de Calvino, tr. William Pringle, Grand Rapids, MI: Eerdmans, 1949, p.215; em Mateus 13:55}

[Sobre Matt 01:25]: A inferência de que ele [Helvídio] chamou era, de que Maria permaneceu virgem, não mais do que até seu primeiro parto, e depois que ela teve outros filhos pelo marido. . . Nenhuma inferência justa e bem fundamentada podem ser extraídas dessas palavras. . . como o que ocorreu após o nascimento de Cristo. Ele é chamado “primogênito”, mas é para o único propósito de informar-nos que ele nasceu de uma virgem. . . O que aconteceu depois, o historiador não nos informa. . . Nenhum homem vai manter-se obstinadamente a tese, com exceção de uma ternura extrema para a disputa.

{Pringle, ibid., Vol. I, p. 107}

Sob a  palavra ‘irmãos’ em hebreu inclui-se todos os primos e outros parentes, seja qual for o grau de afinidade.

{Pringle, ibid., Vol. I, p. Comentário 283 / João, (7:3)}

Ulrich Zwingli

Ele se vira, em setembro de 1522, a uma defesa lírica da virgindade perpétua da mãe de Cristo. . . Para negar que Maria permaneceu «Inviolada” antes, durante e após o nascimento de seu Filho, seria duvidar da onipotência de Deus. . . e ele estava certo e rentável ao repetir a saudação angélica – a oração não – ‘Ave Maria’. . . Deus estima Maria acima de todas as criaturas, incluindo os santos e anjos – era a sua pureza, inocência e fé invencível que a humandade deve seguir. Oração, no entanto, deve ser. . . somente a Deus. . . «Fidei expositio,” a panfleto última de sua pena. . . Há uma insistência particular sobre a virgindade perpétua de Maria.

{G. R. Potter, Zwingli, London: Cambridge Univ. Press, 1976, pp.88-9, 395 / A virgindade perpétua de Maria. . ., 17 de setembro de 1522}

Zwingli mandou imprimir em 1524 um sermão sobre “Maria, sempre virgem, mãe de Deus ‘.

{Thurian, ibid., P.76}

Eu nunca pensei, e ainda menos tenho ensinado, ou declarado publicamente, qualquer coisa a respeito do assunto da sempre Virgem Maria, Mãe da nossa salvação, que poderia ser considerado desonroso, ímpios, indignos ou mal. . . Eu acredito com todo meu coração, segundo a palavra do Santo Evangelho que esta virgem pura suportou por nós o Filho de Deus e que ela permaneceu, no parto e depois dele, uma virgem pura e imaculada, para a eternidade.

{Thurian, ibid., P.76 sermão / mesmo}

Heinrich Bullinger

Bullinger (d. 1575). . . defende a virgindade perpétua de Maria. . . e invectiva contra os falsos cristãos que defraudam-la de seu verdadeiro louvor: “Em Maria, tudo é extraordinário e todos os gloriosos mais uma vez que surgiu da fé pura e ardente amor de Deus. ‘Ela é’ o mais original e mais nobres membros da comunidade cristã. . . “A Virgem Maria. . . completamente santificados pela graça e pelo sangue de seu Filho único e abundantemente dotados pelo dom do Espírito Santo e preferenciais para todos. . . agora vive feliz com Cristo no céu e é chamado e permanece sempre Virgem e Mãe de Deus. “

{Em Hilda Graef, Mary: História da Doutrina e Devoção, combinado ed. dos vols. 1 & 2, Londres: Sheed & Ward, 1965, vol.2, pp.14-5}

John Wesley (fundador do Metodismo)

A Virgem Maria, que, assim como depois, quando ela o trouxe, continuou virgem pura e imaculada. {“Carta a um católico romano” / In This Rock, novembro 1990, p.25}

Anúncios

Sobre Hellen

Católica militante, expatriada, mãe e arquiteta e estudante de Direito. Quando há tempo, engajada na "missão" de defender a fé católica e evangelizar aos irmãos católicos, especialmente aqueles afastados da Santa Fé . I am an expat architect, law student and Catholic mommy who's taken on blogging. I've doing this for a few years now and I'm totally hooked up. All for the Glory of God!
Esse post foi publicado em Doutrinas & Dogmas, Idolatria & Santos, Reforma Protestante - Doutrinas e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

33 respostas para Por que os Evangélicos não crêem na perpétua virgindade de Maria?

  1. EDMILSON disse:

    LITURGIA DO ST. Dionísio, Bispo dos atenienses morto no ano 96 da era cristã.
    “Ó Senhor Deus, que simplex arte, não composto, e escondido na essência sublime! Deus, o Pai, de quem tudo o que é paternidade no céu e na terra toma o nome 4 , fonte da Divindade, daqueles que participam no Divino Natureza, e Perfeccionador daqueles que alcançar a perfeição; Boa, acima de tudo bom e bonito, acima de tudo lindo; repouso calmo, paz, concórdia e união de todas as almas; compor as dissensões que nos separam uns dos outros, e levá-los de volta para uma união com a caridade, que tem uma espécie de similitude a Tua essência sublime, e como Tu és Um, acima de tudo, e nós, um, por unanimidade de um bom espírito, que pode ser encontrado diante de Ti simplex e não divididas, enquanto celebrando este mistério, e que através dos abraços de Caridade e laços de amor, podemos estar espiritualmente um, tanto com nós mesmos e com os outros, através de que a Paz Tua pacificar todos, através da Graça, compaixão e amor para com o homem do teu Filho Unigênito , através de | 188 . quem, e com quem se deve a ti, glória, honra e poder, com o Teu santíssimo Espírito ” P. “Amém”. Pr. “Pax” (para todos). P. “E com teu espírito”. D. “Que cada um dê a paz.” P. “Todos”. D. “Publicar”. P. “diante de ti, ó Senhor.” Pr. “Doador de Santidade, e distribuidor de todo o bem, ó Senhor, que sanctifiest toda criatura racional com a santificação, que é de Ti; santificar, através do Teu Espírito Santo, nós, teus servos, que se curvam diante de ti, livrar-nos de todas as paixões servis de pecado, da inveja, traição, engano, ódio, inimizades e, a partir dele, que funciona da mesma forma, para que possamos ser dignos, holily para completar o ministério destes sacramentos, dando vida, através do Pontífice celestial, Jesus Cristo, Só Tua Filho Unigênito, por quem, e com quem, é devido a ti, glória e honra. ” P. “Amém”. Pr. “Essencialmente existente, e de todas as idades, cuja natureza é incompreensível, que estás perto e presente a todos, sem qualquer alteração da Tua sublimidade; quem bondade tudo o que existe anseia por e desejos, o inteligível de fato, e as criaturas dotadas de inteligência, através de inteligência, aqueles dotados de sentido, através de seus sentidos; Who, embora Tu és Uma essencialmente, no entanto, a arte presente em nós, e entre nós, nesta hora, em que Tu tens chamado e levou-nos a estes teus santos mistérios, e fizeste -nos dignos de estar diante do trono sublime da tua majestade, e para lidar com os vasos sagrados de Tua ministério com as mãos impuras: levar para longe de nós, ó Senhor, o manto da injustiça em que | 189 estamos envolveu, a partir de Jesus, o filho de Jozadaque, o Sumo Sacerdote, Tu tirar as vestes sujas, e adornar-nos com piedade e justiça, como Tu adornar-lo com uma vestimenta de glória, que vestida de Ti só, como se fosse com uma peça de roupa, e sendo como templos coroado de glória, podemos ver-Te revelado com uma mente divinamente iluminado, podendo festa, enquanto nós, comunicando-se aí, aproveite este sacrifício diante de nós, e tornar-Te glória e louvor “. P. “Amém”. D. “Vamos ficar becomingly”. P. “As misericórdias de Deus.” Pr. “Caridade”. P. “E com teu espírito”. Pr. “Levantai os vossos corações.” P. “Nós levantá-los para o Senhor.” Pr. “Demos graças ao Senhor.” P. “É digno e justo.” Priest (curvando-se), ” Pois, na verdade a celebração dos Teus benefícios, ó Senhor, supera os poderes da mente, da fala e do pensamento;. nem é suficiente toda a boca, a mente ea língua, para glorificar a Ti dignamente Pois, por Tua palavra foram feitos os céus, e pelo sopro da tua boca todos os poderes celestiais, todos os luzeiros no firmamento, o sol ea lua, o mar ea terra seca, e tudo o que neles há que não têm voz, pelo seu silêncio, o vocal. , por suas vozes, palavras e hinos, perpetuamente Te bendizemos;. porque és essencialmente bom e além de todo o louvor, existindo em Tua essência incompreensivelmente Esta criatura visível e sensível elogia Ti, e também que intelectual, colocado acima percepção sensível o céu ea terra. glorificar-Te Mar e ar proclamar Ti O sol, em seu curso, elogia Ti;.. | 190 a Lua, em suas mudanças, venera Ti tropas dos Arcanjos, e hostes de anjos, os mais sublimes virtudes, que o mundo e mental. corpo docente, envie bênçãos para tua morada. Raios de luz, eminente e oculta, envie suas sanctus a Tua glória. Principados e Ordens Te louvamos, com a sua Jubilate. Poderes e dominações venerar Ti. Virtudes, Tronos e assentos inacessível Te exaltar. esplendores da Luz Eterna —- espelhos sem falha —- santos essências —- destinatários de sabedoria sublime —- além de tudo, os investigadores da vontade escondida de todos, em modulações de tons mais claros inimitável, e por vozes se tornar um criatura racional, muitos Querubins olhos de mais movimento sutil, Te bendizemos Séraphin, equipados com seis asas entrelaçadas, chorar Sanctus a Ti esses mesmos, que velam a face com as asas, e cobrir seus pés com asas e voando em todas.. lado, e batendo palmas com suas asas (que não pode ser devorado por Teu fogo devorador) cantam um para o outro com a mesma harmonia de tudo, cânticos doces, puro de toda coisa material, tornando a Ti, glória eterna, chorando com um hino , digno de Deus, e dizendo: “P.” Santo, santo, santo “. Priest (flexão) —- “Sagrado és tu, ó Deus Pai, Todo-Poderoso, Criador e Criador de todas as criaturas —- invisível e visível e sensível, Santo és Tu, ó Deus, o Filho Unigênito, . Energia e Sabedoria do Pai, Senhor e nosso Salvador Jesus Cristo; Sagrado és tu, ó Deus, o Espírito Santo, Perfeccionador e Santificador dos Santos Triad, Santa e indivisível: —- co-essencial e de | 191 glória igual De quem compaixão para com a nossa raça é mais efusivo. Tu és santo, e fazendo todas as coisas santas. Quem não deixaste que, a nossa própria raça, no exílio do Paraíso, embora, entretanto envolvido em todo tipo de pecado, mas estavas manifestou para pelo Verbo, que, na presença do “mundo, sofreu a extrema pobreza, mas em verdade, Ele, o Verbo, tomou, sendo feito como para que em todas as coisas, exceto o pecado, que poderia torná-lo preparado de antemão para santificação, e disposto para esta festa que dá vida. (levantando a voz) que, sendo concebido, formado e configurado pelo Espírito Santo e do sangue virgem da Virgem Maria, santa genitrix de Deus, nasceu realmente homem, e de o corpo puro e mais santo do mesmo, e receber Divindade em carne, ao passo que a lei e as propriedades da natureza foram preservadas, mas de uma forma além da natureza, e foi reconhecido Deus em Espírito, eo homem em carne e osso, e na medida em que a Palavra já existia antes dos tempos, de Ti, como era digno de Deus, nasceu, e por poder e milagres, como se tornou o Criador de tudo, foi testemunhado que Ele era, a partir do fato de que Ele livremente transmitida a completar a cura e uma perfeita salvação para todo o gênero humano. Da mesma forma, no final e consumação de Sua providência em nosso favor, e antes de Sua Cruz salvadora, Ele tomou o pão em suas mãos puras e santas, e olhei para ti, ó Deus, o Pai, dando graças, abençoou, santificado, freio e deu a seus discípulos, os santos apóstolos, dizendo: “Tomai e comei dele e | 192acreditar que é o meu corpo, o mesmo que, para você e para muitos está quebrado e dado, para a expiação das faltas, a remissão dos pecados ea vida eterna. ” P. “Amém”. Pr. “Da mesma forma, da mesma forma, sobre o copo também, que ele misturado com vinho e água, deu graças, abençoou, santificados, e deu aos mesmos discípulos e apóstolos santos, dizendo: ‘Tomai, bebei, todos você, e acredito que este é o meu sangue da nova aliança, que é derramado e dado por vós e por muitos, para a expiação das faltas, a remissão dos pecados ea vida eterna. ” “P. “Amém”.
    Pr. “Ele mesmo também, através dos mesmos santos Apóstolos, deu um preceito de toda a empresa e congregação dos fiéis, dizendo: ‘Fazei isto à memória de mim, e todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o commixture que está em este cálice, e deve celebrar esta festa, sereis realizar uma comemoração da minha morte até que eu venha. “P.” da tua morte, Senhor, nós executamos um memorial. ” Pr. “Obedecer, então, Teu preceito soberano, e celebrar a comemoração da Tua morte e ressurreição, por meio desse sacrifício em mistério perpétuo, aguardamos também segundo Tua vinda, a renovação de nossa raça, ea vivificação de nossa mortalidade. Pois, não basta , mas com glória digna de Deus, em Espírito inefável, Tu terrivelmente vir, e sentado no trono sublime da tua majestade Tu exatamente o reconhecimento do Teu poder real, de todas as coisas criadas e feitas, e com justiça, Tu tomar vingança pela tua imagem sobre aqueles que | 193 . corromperam-lo através de más paixões Esse sacrifício, aqui celebrada, comemoramos a Ti, ó Senhor, e os sofrimentos qual Tu suportar na Cruz para nos ser favorável, O Bom, e. Amante dos homens, naquela hora cheia, de temor e tremor, a esta congregação daqueles Ti adorando, ea todos os filhos da Igreja santa, comprado por teu precioso sangue. Que brasas de fogo ser mantido daqueles que são tingidas com Tua sangue, e selado por teus sacramentos no teu santo nome, como anteriormente a chama da Babilônia dos jovens da casa de Hanania, pois nem sabemos os outros além de Ti, ó Deus, nem em outro temos a esperança de alcançar a salvação, uma vez que de fato Tu és o ajudante e Salvador de nossa raça, e por causa disso, nosso sábio Igreja, através de todos os nossos lábios e línguas, implora a Ti, e através de Ti, e contigo, teu pai, dizendo “—-
    P. “Tem misericórdia.” Pr. “Nós também”. D. “Que tremenda é esta hora.” (The Priest dobra, diz a oração da invocação do Espírito Santo.) Pr. “Eu invoco a Ti, ó Deus, o Pai, tem misericórdia de nós, e lavar, por Tua graça, a impureza das minhas maldades, destruir, através de Tua misericórdia, o que tenho feito, digno de ira, porque eu não estender minhas mãos a Ti com presunção, pois eu não sou capaz até mesmo de olhar para o céu por causa da multidão de minhas iniqüidades e da imundícia da minha maldade. Mas, fortalecendo minha mente, em Tua bondade, graça e longanimidade, Eu desejo o teu santo Espírito, para que tu poderias enviar | 194 Ele sobre mim, e sobre essas oblações, aqui estabelecido, e sobre o teu povo fiel “. Pr. “Ouvi-me, ó Senhor.” P. “Kyrie eleison”, três vezes. Pr. “Através do Seu desembarque em cima deles, e Sua ofuscando, que Ele possa fazer este pão de fato, o corpo vivo, e aquisição de vida para nossas almas; corpo salutar —- corpo celeste —- corpo salvar nossas almas e corpos —- Corpo de Nosso Senhor Deus e Salvador, Jesus Cristo —- para a remissão dos pecados ea vida eterna, para quem recebê-lo. ” P. “Amém”. Pr. “E o commixture, que é neste copo, que Ele possa fazer o sangue vivo, e aquisição de vida para todas as nossas almas, salvando sangue salutar —- sangue celestial —- sangue nossas almas e corpos —- sangue de nosso Senhor Deus e Salvador Jesus Cristo, para remissão dos pecados para aqueles que recebê-los. ” P. “Amém”. Pr. “Além disso, de acordo com a tradição, e recomendação divina daqueles que foram testemunhas oculares dos Teus mistérios, e intérpretes dos teus feitos maravilhosos, oferecemos esta Eucaristia diante de ti, ó Senhor, e por isso comemoramos Tua caridade para com nós, – ea dispensação universal da Tua Uma Unigênito, neste mundo, que tu poderias também ser lembrado por ele de Tua misericórdia, cognato e natural para ti, o qual, em todas as horas, é derramado sobre Tuas criaturas, e wouldst arrebatar-nos de a ira, reservada para os ímpios, e das punições daqueles que praticam a iniqüidade, e do ataque cruel dos demônios, que atacam as nossas almas, quando iremos, portanto, e desejas fazer-nos dignos do teu reino, e as moradas de aqueles que os teus preceitos; | 195 e vamos tornar a Ti, glória e ações de graças, & c. ” P. “Amém”. Pr. (flexão) ” pelas tuas palavras, que não pode mentir, e por Teus mais verdadeiros ensinamentos, Tu o disseste, ó Senhor, que é grande a alegria no céu por um pecador que se arrepende. Alegrai-vos, então agora, ó Senhor, no conversão de teus servos, que estão aqui diante de Ti; adicionar também, exultação sobre nós, para as almas dos piedosos e apenas Padres —- Patriarcas —- Profetas —- Apóstolos —- Preachers — – Evangelistas —- Mártires —- Confessores —- Zealots “da Divina Adoração —- Benfeitores —- doadores de esmola —- daqueles que ministram às necessidades dos pobres — e de todos, pode haver um ato de louvor a-dia, diante de Ti, neste Altar santo, e na Jerusalém celeste “. (Elevando a voz) “, e por conta destes, e outras coisas do mesmo tipo, que a Tua santa Igreja, que é a partir de uma extremidade da terra até a outra, ser estabelecida e preservada em tranquilidade e paz, em doutrinas evangélicas e apostólica, por Hierarquias Divinas, justamente dispensar a palavra da verdade, e instruindo, por os dogmas da religião verdadeira: através de sacerdotes santos, que abraçam a palavra da vida, e realizar-se ilustrativamente na distribuição Teus mistérios celestes: através Diáconos, que são modestas, e realizar o ministério puro e real, sem falha, através de verdadeiros e fiéis, que se ocupam em palavras e atos dignos de um cristão, através de coros de virgens de cada sexo, tendo sobre os seus membros, em que dá vida a mortificação do Teu Filho Unigênito. E, a partir daí, de uma tropa, que possamos todos ser enviados para que | 196 Igreja, a Jerusalém dos primogênitos, cujos nomes estão escritos nos céus, e não deixar-nos espiritualmente glorificar a Ti, ó Deus, o Pai, e Tua Only- Filho, e Teu Espírito Santo. “P.” Amen. “Pr”. Assist também, Senhor, todos aqueles que ajudam a Tua Santa Igreja, por ofertas —- por décimos —- pelo ministério —- e por oblações, e aqueles também, que pedem as orações de nossa pequenez, dar-lhes o objeto dessas suas orações, ó Senhor, amante de homens. ” (Levantando a voz) “Envie também atenção perfeito e cheio de saúde a todos aqueles que têm a seu cargo o pobre, que servem de alimento para os órfãos e as viúvas, e visitar os enfermos e aflitos. Restaurar para eles, aqui mesmo abundância e bens, há também encanta incorruptível, porque tu Senhor arte de cada idade, e distribuidor de grande recompensa. E a Ti beseems beneficência, tanto aqui como lá, e Teu Filho Unigênito. “P.” Amém “. Pr. (flexão) ” Contenha, O Rei dos Reis, a ira dos reis, mitigar a fúria dos soldados, tirar guerras e dissensões, derrubarem o orgulho dos hereges, e as sentenças pronunciadas contra nós por Justiça, may Teu amor para a humanidade superar, e se transformar em a gentileza de benignidade “;(levantando a voz) “Tranquilidade e Paz de Ti, admitir para a terra e todos os seus habitantes, visitá-lo com teus benefícios e os cuidados de Tua misericórdia, com uma condição boa e temperada de atmosfera, copiousness de frutas e abundância de colheitas, e uma variedade de flores; preservá-lo de todas as pragas de fúria, e todos os ataques injustos dos inimigos, tanto espiritual e sensível, que | 197 sem qualquer prejuízo da paixão, podemos cantar hinos de louvor perpétuo, a ti ea teu Filho Unigénito “p” Amém “Pr… (flexão} “Neste altar, e em que uma mais exaltada no céu, pode haver uma boa lembrança de todos aqueles que, fora do mundo, ter agradado Ti —- principalmente fato do Santo genitrix de Deus, de João, o Messenger, Batista e Precursor, de Pedro e Paulo, e da sociedade santa dos Apóstolos, de Stephen também, e de toda a multidão dos Mártires, e de todos aqueles que, antes deles, com eles e depois deles , tem o prazer, e não por favor ti. “(Levantando a voz) “E uma vez que na verdade Tu Onipotente arte, à companhia dos entes queridos e à tua família, junte-se a nossa fraqueza, ó Senhor, para que abençoada congregação, a esta divina parte, que, por meio deles pode ser recebido nossas oferendas e orações, diante do trono elevado de Tua Majestade, na medida em que somos fracos e enfermos, e querendo na confiança diante de ti. Forsooth, o nosso pecado e da nossa justiça são nada em comparação com o mar, amplo e imenso, de Tua misericórdia. Olhando então, nos corações de cada um, enviar a cada um bons retornos para as suas petições, que em todos e em cada um pode ser adorado e elogiado, Tua Majestade, e que de Só Tua Unigênito Filho. “P.” Amém “. Pr. (flexão) ” Lembra-te, ó Senhor, todos os bispos, doutores e prelados da Tua santa Igreja, aqueles que, de Tiago, apóstolo, bispo e mártir, para o dia de hoje, tem o prazer, e não por favor ti “. (levantando a voz) “Enxerte em nós, Senhor, a sua verdadeira fé, | 198 e seu zelo para a verdadeira religião, a sua chanty sincero, sem defeito, seus costumes, sem mancha, a fim de que , aderindo aos seus passos, podemos ser participantes da sua recompensa, e das coroas de vitória que são preparados por eles no teu reino celestial, e lá, junto com eles, podemos cantar a Ti, Glória incessante, e somente Tua Unigênito Filho. “P.” Amém “. Pr. (flexão) “Lembra-te, Senhor, todos aqueles que estão dormindo, que se deitaram na Tua esperança, na fé verdadeira. Mais especificamente, e por nome, nossos pais, irmãos e mestres, e aqueles, em nome de quem, e por favor de quem, com esta oferta, santo é oferecido “, (levantando a voz) “juntar-se, ó Senhor, os seus nomes, com os nomes dos Teus Santos no abençoado habitação daqueles que, festa e alegrar-se em ti;. recordando não contra eles a memória de seus pecados, nem trazer à sua memória as coisas que fizeram tolamente Porque ninguém está ligada à carne, e, ao mesmo tempo, . inocente em teus olhos por um só foi visto na terra sem pecado, Jesus Cristo, Vosso Filho Unigénito; Simplex 5 ., que veio para a composição, por meio do qual nós também temos esperança de obter misericórdia “P.” Fique quieto. “Pr. (flexão) “remitente nosso e de seus pecados voluntários, consciente ou ignorantemente cometido. Sê propício, ó Senhor, amante dos homens.” (Levantando a voz) “, e conceder-nos um fim pacífico da partida, com a misericórdia, que pode ficar sem culpa na mão direita, e, | 199 com rosto descoberto, e confiança, corre ao encontro do surgimento da Tua Filho Unigênito, e sua segunda e gloriosa manifestação do céu, e pode ouvi-Lo, que abençoou a voz , que ele deve pronunciar no último dia à Santíssima “.” benditos de meu Pai receber a herança do reino celestial “,” que neste, como em tudo, seja glorificado e louvado, Teu Nome mais venerado. “P . “Isso, & c.” Pr. “Paz”. P. “E com teu espírito.” O sacerdote parte a hóstia, e diz que a oração, antes de “Pai Nosso”. Pr, “Pai de todos, e de início, o que está acima de todas as coisas —– luz eterna, ea Fonte da luz, que ilumina todas as naturezas dotados de razão; Quem chamas o pobre do pó, e sobes o mendigo do monturo, e nos tens chamado, perdido, rejeitado, e enfermos, para a liberdade e dignidade casa de teus filhos, por meio de Teu Filho amado, conceder a nós, para que possa parecer aos teus olhos, filhos santos, e não indignos do nome, e também pode realizar todo o nosso ministério, após uma irrepreensível forma, e com a pureza de alma e pureza de intelecto, e com uma mente divina, sempre invocamos a Ti, Deus, o Onipotente Pai, santo e divino, nós oramos e dizei: Pai nosso, que estás nos céus “P.”. Santificado seja o Teu Nome, & c “Pr”. Livre nós, teus servos e filhos, a partir de todas as tentações, mais difíceis, e superando as nossas forças;.. e de todos os pesares, o que pode trazer perda para o nosso corpo ou alma Guarda-nos, em ao mesmo tempo, do mal, e do seu poder universal, e de seus dispositivos mais perniciosa Para. | 200 . Tu Rei arte de todos, e para Ti rendemos glória “P.” Amém “Pr.” Paz “. P. “E com teu espírito”. D. “Antes” (Ante). P. “diante de ti, ó Senhor.” (Coram.) Pr. “Olha, Senhor, sobre o teu povo fiel, que se dobram diante de Ti, e aguardar a tua oferta, e contemplar o depósito dos Sacramentos da Tua Unigênito, ó Deus, o Pai. Tome não afasta a Tua graça de nós, e não lançar-nos fora do ministério Thy, e da participação em teus sacramentos, mas preparar-nos , que pode ser pura e sem defeito, e digno desta festa, e que, com um irrepreensível consciência, podemos gozar o Seu precioso corpo e sangue, e em uma vida, glorioso e sem fim, pode reclinar em morada espiritual, e maio de festa na mesa do teu reino, e pode tornar-Te glória e louvor. “P.” Amém “. Pr.” Paz “. P.” E com teu espírito “. D.” Com o medo. “Pr. “As coisas Santo para pessoas santas.” p “Um padre santo.” D. “Vamos ficar becomingly.” P. “diante de ti.” Pr. “Damos graças a ti, Senhor, e com a mente grato reconhecemos a tua benignidade, porque, a partir do nada, Tu nos levou para trás para o que somos, e fizeste-nos membros de tua casa, e filhos de teus sacramentos, e tens confiado este ministério religioso para nós, e fizeste-nos dignos desta tabela espiritual Preserve-nos, Senhor, o depósito dos Teus Mistérios Divinos, para que possamos enquadrar e completar a nossa vida aos teus olhos, depois da moda dos anjos, que pode ser fixado e. | 201 inseparáveis através da recepção da Tua santa (mistérios); realizar Tua grande e perfeita vontade, e pode ser encontrado pronto para a última consumação, e diante de Tua Majestade, e pode ser feito digno do prazer de teu reino, através da graça, misericórdia e amor para o homem, de Teu Filho Unigênito, por quem, e com quem, é devido a ti, glória, honra, & c. “P.” Amém “. Pr.” Paz “. P.” E com teu espírito “. D. “After” (Post), P. “diante de ti, ó Senhor.” Pr “O Cristo, o Rei da Glória e Pai da Idade de vir,. Santo Sacrifício; Hierarca celeste, Cordeiro de Deus, que tiras o pecado do mundo, perdoai os pecados do teu povo, e descartar a loucura do teu rebanho Preserve nós, através, a comunicação de teus sacramentos, de todo pecado, seja ele cometido por palavra, ou pensamento, ou ação.; . e de tudo o que nos torna muito longe da familiaridade da tua casa, que nossos corpos podem ser guardados por Teu corpo e nossa alma renovada através de teus sacramentos E que a Tua bênção, ó Senhor, seja em todo o nosso homem, dentro e fora, e Tu pode ser glorificado em nós e por nós, e que a Tua resto mão direita sobre nós, e que de Teu Pai abençoado, e do teu santíssimo Espírito. “P.” Amém “. D.” Abençoa, ó Senhor. ”
    ________________________________________
    [As notas de rodapé se mudou para acabar e numeradas]
    1. uma Liturgiarum Orien. Collectio E. Renaudoti. Par. 1847. T, ii. p. 201.
    2. b DN, C. 1. § 4; C. II. § 11.
    3. c Pr. = Priest. D. = Deacon. P. = Populus.
    4. d C. II. § 5.
    5. e DN, CI § 4.

    Curtir

  2. Letícia disse:

    É muito fácil os protestantes alegarem que Maria teve outros filhos, pegando apenas um trecho da bíblia que Jesus diz a Maria que eis aqui seu filho.. Porém, quando o crente(protestante) passa na rua e encontra um ”irmão” e diz: ” A paz do Senhor, irmão.” Quer dizer então que a pessoa que disse isso é filha da mãe do outro?? Eles não analisam isso, muitos deles são leigos e abrem a boca para criticar Maria, que deve ser uma mulher respeitadíssima, pois ela é a mãe do nosso Salvador.. E Deus jamais escolheria uma mulher qualquer para gerar seu Filho amado do qual veneramos,idolatramos e servimos.

    Curtir

    • Mercúrio disse:

      E é mais fácil ainda pro católicos excluir um versículo da Bíblia e colocarem sua lógica no lugar. Aí vem com comparações nada a ver e alegações de protestantismo estereotipado de que os protestantes criticam Maria, ignorando o fato de que ela é respeitadíssma assim como todos aqueles que contribuem para a obra de Deus. Isso tudo é só porque eles não constroem imagens dela branca, de cabelos lisinhos, rodeada de querubins, com uma aureóla ao redor da cabeça, e porque não falam com ela, uma vez que ela está morta?

      Curtir

      • Helen disse:

        Caro Mercúrio ( que tal se adotasse o próprio nome? fica mais pessoal),

        Católicos, aliás a Igreja Católica não exclui versículos ou capítulos das Sagradas Escrituras, quem fez isso foram os protestantes, sob a guia de Lutero. Esqueceu?

        Curtir

  3. andre disse:

    EVANGÉLICOS CONTRA A VIRGEM MARIA, CONTRA A HISTÓRIA, CONTRA TUDO E CONTRA TODOS

    Aceitamos que todo homem ou mulher tem o direito de professar a fé que lhe pareça mais adequada. Reconhecemos que todos são livres para fazerem suas escolhas. Repudiamos toda e qualquer tentativa de cerceamento no livre exercício da fé e crenças de quem quer que seja.

    1)Protestantes atuais(evangélicos): “Meu pastor me disse que os católicos adoram Maria como deusa.”
    Catecismo da Igreja Católica: §2096 A adoração é o primeiro ato da virtude da religião. Adorar a Deus é reconhecê-lo como Deus, como o Criador e o Salvador, o Senhor é o Dono de tudo o que existe, o Amor infinito e misericordioso. “Adorarás o Senhor, teu Deus, e só a Ele prestarás culto” (Lc 4,8), diz Jesus, citando o Deuteronômio (6,13).
    §1418 Visto que Cristo mesmo está presente no Sacramento do altar, é preciso honrar-lo com um culto de adoração. “A visita ao Santíssimo Sacramento é uma prova de gratidão, um sinal de amor e um dever de adoração para com Cristo, nosso Senhor.
    §2083 Jesus resumiu os deveres do homem para com Deus com estas palavras: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o coração, de toda a alma e de todo o entendimento” (Mt 22,37); Estas palavras são um eco imediato do apelo solene: “Escuta; Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único” (Dt 6,4-5).
    2097. Adorar a Deus é reconhecer, com respeito e submissão absoluta, o «nada da criatura», que só por Deus existe. Adorar a Deus é, como Maria no Magnificat, louvá-Lo, exaltá-Lo e humilhar-se, confessando com gratidão que Ele fez grandes coisas e que o seu Nome é santo (10). A adoração do Deus único liberta o homem de se fechar sobre si próprio, da escravidão do pecado e da idolatria do mundo.
    2)Protestantes atuais(evangélicos): “Na denominação que eu frequento dizem que na Igreja Católica Maria é a quarta pessoa da trindade.”
    Catecismo da Igreja Católica: §253 A Trindade é Una. Não professamos três deuses, mas só Deus em três pessoas: “a Trindade consubstancial”. As pessoas divinas não dividem entre si a única divindade, mas cada uma delas é Deus por inteiro: “O Pai é aquilo que é o Filho, o Filho é aquilo que é o Pai, O Espírito Santo é aquilo que são o Pai e o Filho, isto é, um só Deus por natureza”. “Cada uma das três pessoas é esta realidade, isto é, a substância, a essência ou a natureza divina”
    Onde o “sábio” protestante aprendeu que Maria é tida como DEUSA para os católicos ? Quem é seu genial “pregador” ? Três pessoas significam três pessoas e não quatro. Trindade nos remete a três e não a quatro pessoas.

    3)Protestantes atuais(evangélicos): “Meu pastor que é homem de DEUS disse que os católicos consideram Maria mais importante do que Jesus.”
    Catecismo da Igreja Católica: 481. Jesus Cristo tem duas naturezas, a divina e a humana, não confundidas, mas unidas na única Pessoa do Filho de Deus.
    482. Verdadeiro Deus e verdadeiro homem, Cristo tem uma inteligência e uma vontade humanas em perfeito acordo e submissão à inteligência e vontade divinas, que Ele tem em comum com o Pai e o Espírito Santo.
    483. A encarnação é, pois, o mistério da união admirável da natureza divina e da natureza humana, na única Pessoa do Verbo.
    449. Ao atribuir a Jesus o título divino de Senhor, as primeiras confissões de fé da Igreja afirmam, desde o princípio, que o poder, a honra e a glória, devidos a Deus Pai, também são devidos a Jesus, porque Ele é «de condição divina» (Fl 2, 6) e o Pai manifestou esta soberania de Jesus ressuscitando-O de entre os mortos e exaltando-O na sua glória.
    451. A oração cristã é marcada pelo título de «Senhor», quer no convite à oração: «O Senhor esteja convosco», quer na conclusão da mesma: «Por nosso Senhor Jesus Cristo», quer ainda pelo grito cheio de confiança e de esperança: «Maran atha» («O Senhor vem!») ou «Maranatha» («Vem, Senhor!») (1 Cor 16, 22): «Amen, vem, Senhor Jesus!» (Ap 22, 20).
    Onde o “mestre e doutor Bíblia” evangélico aprendeu que no catolicismo coloca-se Maria na mesma condição ou acima de Jesus ?

    4)Protestantes atuais(evangélicos): “Meu pastor que é uma benção disse que na Igreja Católica Maria também é mediadora para salvação.”

    Catecismo da Igreja Católica: “432. O nome de Jesus significa que o próprio nome de Deus está presente na pessoa do seu Filho feito homem para a redenção universal e definitiva dos pecados. Ele é o único nome divino que traz a salvação e pode desde agora ser invocado por todos, pois a todos os homens Se uniu pela Encarnação, de tal modo que não existe debaixo do céu outro nome, dado aos homens, pelo qual possamos ser salvos» (Act 4, l2) (17).
    480. Jesus Cristo é verdadeiro Deus e verdadeiro homem, na unidade da sua Pessoa divina; por essa razão, Ele é o único mediador entre Deus e os homens.
    Com quem, quando e onde, o “teólogo e professor” evangélico aprendeu que se ensina na Igreja Católica que existem outros mediadores para salvação além de Jesus ?

    5)Protestantes atuais(evangélicos): “Meu pastor ungido diz que a Missa Católica não é Cristocêntrica e sim um culto a Maria e aos Santos deles.
    Catecismo da Igreja Católica: 450. Desde o princípio da história cristã, a afirmação do senhorio de Jesus sobre o mundo e sobre a história significa também o reconhecimento de que o homem não deve submeter a sua liberdade pessoal, de modo absoluto, a nenhum poder terreno, mas somente a Deus Pai e ao Senhor Jesus Cristo: César não é o «Senhor» «A Igreja crê… que a chave, o centro e o fim de toda a história humana se encontra no seu Senhor e Mestre».
    “1348. Todos se reúnem. Os cristãos acorrem a um mesmo lugar para a assembleia eucarística. A sua cabeça está o próprio Cristo, que é o actor principal da Eucaristia. Ele é o Sumo-Sacerdote da Nova Aliança. É Ele próprio que preside invisivelmente a toda a celebração eucarística. E é em representação d’Ele (agindo «in persona Christi capitis – na pessoa de Cristo-Cabeça»), que o bispo ou o presbítero preside à assembleia, toma a palavra depois das leituras, recebe as oferendas e diz a oração eucarística. Todos têm a sua parte activa na celebração, cada qual a seu modo: os leitores, os que trazem as oferendas, os que distribuem a comunhão e todo o povo cujo Ámen manifesta a participação.
    1350. A apresentação das oferendas (ofertório): traz-se então para o altar, por vezes processionalmente, o pão e o vinho que vão ser oferecidos pelo sacerdote em nome de Cristo no sacrifício eucarístico, no qual se tornarão o seu corpo e o seu sangue. É precisamente o mesmo gesto que Cristo fez na última ceia, «tomando o pão e o cálice». «Só a Igreja oferece esta oblação pura ao Criador, oferecendo-Lhe em acção de graças o que provém da sua criação» (181). A apresentação das oferendas no altar assume o gesto de Melquisedec e põe os dons do Criador nas mãos de Cristo. É Ele que, no seu sacrifício, leva à perfeição todas as tentativas humanas de oferecer sacrifícios.
    1354. na anamnese que se segue, a Igreja faz memória da paixão, ressurreição e regresso glorioso de Cristo Jesus: e apresenta ao Pai a oferenda do seu Filho, que nos reconcilia com Ele: nas intercessões, a Igreja manifesta que a Eucaristia é celebrada em comunhão com toda a Igreja do céu e da terra, dos vivos e dos defuntos, e na comunhão com os pastores da Igreja: o Papa, o bispo da diocese, o seu presbitério e os seus diáconos, e todos os bispos do mundo inteiro com as suas Igrejas.
    1355. Na comunhão, precedida da Oração do Senhor e da fracção do pão, os fiéis recebem «o pão do céu» e «o cálice da salvação», o corpo e o sangue de Cristo, que Se entregou «para a vida do mundo» (Jo 6, 51):
    Quem será o doutrinador do incrédulo evangélico ? Será que é o pastor que disse que o Papa João Paulo II era a besta do apocalipse ? Ou será um daqueles que vivem marcando data e hora para volta de Jesus ? Qual deles é “mestre” do protestante moderno ?

    6)Protestantes atuais(evangélicos): “Maria é uma deusa pagã. Os antigos doutores da Igreja tinham outra visão sobre Maria. A Igreja Católica corrompeu-se e começou a inventar os Dogmas Marianos. Meu pastor escreveu um artigo na internet sobre isto.”
    .São Thomás de Aquino – Comentário: “…Os Anjos participam da própria luz divina em mais perfeita plenitude. Pode-se enumerar os soldados de Deus, diz Jó (25, 3) e haverá algum sobre quem não se levante a sua luz? Por isso os Anjos aparecem sempre luminosos. Mas os homens participam também desta luz, porém com parcimônia e como num claro-escuro. Por conseguinte, não convinha ao Anjo inclinar-se diante do homem, até, o dia em que apareceu urna criatura humana que sobrepujava os Anjos por sua plenitude de graças (cf n° 5 a 10), por sua familiaridade com Deus (cf. n° 10) e por sua dignidade.Esta criatura humana foi a bem-aventurada Virgem Maria. Para reconhecer esta superioridade, o Anjo lhe testemunhou sua veneração por esta palavra: Ave.”
    .Santo Agostinho: “Entre todas as mulheres, Maria é a única a ser ao mesmo tempo Virgem e Mãe, não somente segundo o espírito, mas também pelo corpo. Ela é mãe conforme o espírito, não dAquele que é nossa Cabeça, isto é, do Salvador do qual ela nasceu, espiritualmente. Pois todos os que nele creram – e nesse número ela mesma se encontra – são chamados, com razão, filhos do Esposo (filii sponsi) (Mt 9,15). Mas, certamente, ela é mãe de seus membros, segundo o espírito, pois cooperou com sua caridade para que nascessem os fiéis na Igreja – os membros daquela divina Cabeça – da qual ela mesma é, corporalmente, a verdadeira mãe. Convinha, pois, que nossa Cabeça, por insigne milagre, nascesse segundo a carne de uma virgem, dando a entender que seus membros, que somos nós, haviam de nascer segundo o Espírito dessa outra virgem que é a Igreja. Somente Maria, portanto, é mãe e virgem, no espírito e no corpo. É Mãe de Cristo e também Virgem de Cristo.
    .Santo Ambrósio:

    “Que porta é esta, senão Maria, que permanece fechada por ser virgem? Portanto esta porta foi Maria, através da qual Cristo veio a este mundo graças a um parto virginal, sem romper os claustros fecundos da pureza. Permaneceu íntegro em seu pudor e se conservaram intactos os selos da virgindade, enquanto nascia Cristo de uma virgem cuja grandeza não podia sutentar o mundo inteiro. Esta porta, disse o Senhor, há de permanecer fechada e não se abrirá. Bela porta!, Maria, que sempre se manteve fechada e não a abriu! Passou Cristo através dela, mas não abriu”(DA formação da Virgem, 52-53).”

    “Iria escolher nosso Senhor Jesus para ser sua Mãe a quem se atrevesse a profanar o seio celeste com a intervenção de um varão, ou uma mulher incapaz de guardar intacto o pudor virginal? Aquela com cujo exemplo estimula as demais virgens ao amor da integridade…”(Da formação da Virgem, 44-45).”

    Em Maria, jamais se viu algum movimento indecoroso, um andar descomposto, ou voz presumida. Pelo contrário, via-se em sua compostura a pureza interior da alma.” “Com razão só Ela é chamada cheia de graça, porque só Ela conseguiu a graça que nenhuma outra merecera, a de ser cheia do Auto da graça.”

    .São Francisco de Assis: “Saudação à Virgem Maria – Salve, ó Senhora Santa, Rainha Santíssima,Mãe de Deus, ó Maria, que sois Virgem feita igreja,eleita pelo Santíssimo Pai celestial,que vós consagrou por seu Santíssimo edilecto Filho e o Espírito Santo Paráclito.Em vós residiu e reside toda plenitude da graça e todo o bem. Salve, ó palácio do Senhor!Salve, ó tabernáculo do Senhor!Salve, ó morada do Senhor!Salve, ó manto do Senhor!Salve, ó serva do Senhor!Salve, ó mãe do Senhor!E salve vós todas, ó santas virtudes derramadas,pela graça e iluminação do Espírito Santo,os corações dos fiéis, transformando-os de infiéis em fiéis servos de Deus!

    Doutora da Igreja Santa Teresinha de Lisieux: “Sou filha de Maria. A Virgem Santíssima é mais Mãe que Rainha.” “A Santíssima Virgem teve menos que nós, porque não teve uma Santíssima Virgem para amar!” “Ó Mãe bem-amada, apesar da minha pequenez, como a Senhora, possuo em mim o Onipotente.” “A Santíssima Virgem nunca estará escondida para mim, porque a amo muito.”
    São Luís Maria Grignion de Montfort: “Deus Pai ajuntou todas as águas e denominou-as Mar; reuniu todas as Suas Graças e chamou-as MARIA”
    “Nossa Senhora impede seus devotos de soçobrar no mar agitado deste mundo, onde tantas pessoas naufragam por não se firmarem nesta âncora inabalável. Foi a Ela que os Santos mais se agarraram e prenderam os outros, com o fito de perseverar na virtude. Felizes, mil vezes felizes os cristãos que agora se apegam fiel e inteiramente a Ela, como a uma âncora firme”

    7)Protestantes atuais(evangélicos): “Mas a Bíblia não fala nada sobre Maria. Maria foi a primeira barriga de aluguel da história(risos e escárnio).”

    Isabel parente de Maria: “Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança se agitou no seu ventre, e Isabel ficou cheia do Espírito Santo(Lucas 1, versículo 41). A Bíblia diz: “…Isabel ficou cheia do Espirito Santo.” E o protestante como fica ? Fica cheio do Espírito Santo ?

    João Batista filho de Isabel: “Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança se agitou no seu ventre…(Lucas 1, versículo 41). A Bíblia diz que João Batista estremeceu no ventre de Isabel. Algum protestante ousa dizer que não foi de alegria que João Batista estremeceu ?
    E o protestante ? Ele estremece de alegria como João Batista ou cerra dentes e punhos ?

    Ainda segundo Lucas 1, versículo 43: “Como posso merecer que a mãe do meu Senhor venha me visitar ?” Mãe do meu Senhor. E o Senhor é DEUS. Então Maria mãe de DEUS. Maria que serviu para ser mãe de Jesus e que na visão dos protestantes não serve para ser mãe deles.

    Importante notar que Isabel ainda estava cheia do Espírito Santo quando disse mãe do meu Senhor. Isabel parente de Maria, possivelmente íntimas, naquele momento, verdadeiramente inspirada pelo Espírito Santo, sentindo-se honrada com a presença de Maria exclama: “Como posso merecer que a mãe do meu Senhor venha me visitar ? E o evangélico como fica diante de Maria ?

    Ainda Isabel: Lucas 1, versículo 42: Ainda cheia do Espírito Santo, Isabel em alto e bom som: “Você é bendita entre as mulheres…”

    Isabel cheia do Espírito Santo diz: Você é bendita entre as mulheres. E o protestante sem o Espírito Santo diz: Maria “mulher como outra qualquer.”

    Em Lc 1, 48 “Doravante todas as gerações me chamarão bem aventurada”. Em que igreja se cumpre a profecia bíblica ?

    Quem está certo ? A Igreja que faz cumprir a profecia bíblica ou a Igreja que chuta a Santa ?

    8)Protestantes atuais(evangélicos): “Maria não é nada diante de DEUS.”

    E quem disse que Maria é comparável a DEUS ? Não foi da Igreja católica que você ouviu, mas sim de pastor protestante que atribui a nós doutrinas que não praticamos.

    Para que ninguém tenha a ousadia infame de dizer que Maria é deusa do catolicismo:

    Tratado da Verdadeira Devoção da Santíssima Virgem por São Luís Maria Grignion de Montfort:

    “…14 Confesso com toda a Igreja que Maria é uma pura criatura saída das mãos do Altíssimo. Comparada, portanto, à Majestade infinita ela é menos que um átomo, é, antes, um nada, pois que só ele é “Aquele que é” (Ex 3, 14) e, por conseguinte, este grande Senhor, sempre independente e bastando-se a si mesmo, não tem nem teve jamais necessidade da Santíssima Virgem para a realização de suas vontades e a manifestação de sua glória. Basta-lhe querer para tudo fazer.

    “Confesso com toda Igreja.” Toda Igreja ! Entendeu Sr.Teólogo evangélico ? O teu pastor te ensinou errado e você creu.

    15. Digo, entretanto, que, supostas as coisas como são, já que Deus quis começar e acabar suas maiores obras por meio da Santíssima Virgem, depois que a formou, é de crer que não mudará de conduta nos séculos dos séculos, pois é Deus, imutável em sua conduta e em seus sentimentos.” Em outras palavras: Evangélicos, vocês vão ter que aturar. Maria menos que um átomo diante de DEUS, grandiosa diante dos homens, se não vejamos:

    DEUS Pai: “O anjo entrou onde ela estava, e disse: Alegra-te, cheia de graça! O Senhor está com você ! (Lucas 1, versículo 28).”

    Segundo o anjo do Altíssimo DEUS, Maria é cheia de graça. E o Senhor Altíssimo DEUS estava com ela(DEUS está com você).

    Protestantes atuais(evangélicos): “Jesus desprezou Maria chamando-a de mulher nas Bodas de Caná”

    DEUS Filho: Jesus realiza o milagre das Bodas de Canã pela intercessão de sua mãe. Primeiro eles nos deixa uma pergunta: “Mulher , que existe entre nós ? (João 2, versículo 4)” Depois acrescenta que sua hora não chegou, ou seja não era hora para milagres: “…Minha hora não chegou(João 2, versículo 4).” Maria insiste e diz: “Façam o que ele mandar(João 1, versículo 5).” Jesus transforma a água em vinho(João 2, versículo 9) Jesus fez o seu primeiro milagre pela intercessão da Santíssima Virgem.

    E agora podemos responder àquela pergunta que Jesus fez inicialmente: “Mulher, que existe entre nós ?”

    João 19, versículos 26 e 27: “Jesus viu a mãe e, ao lado dela, o discípulo que ele amava. Então disse à mãe: “Mulher, eis aí o seu filho.” Depois disse ao discípulo: “Eis aí a sua mãe”. E dessa hora em diante, o discípulo a recebeu em sua casa.

    Os protestantes sabem optar pelas interpretações literais quando lhes interessam. Assim nos cobram doutrinas professadas pela Igreja e fingem não saber que não estamos obrigados ao “Sola Scriptura” de Lutero. Cobram de nós o Purgatório ou o Batismo infantil clamando por textos claros. Quando lhes mostramos os textos claros que recomendam a Confissão dos pecados, a Recitação do Pai Nosso e a Eucaristia, eles deixam de lado o critério que antes lhes servia e partem para os achismos e “revelações” de seus “ungidos”.

    Se fossem literais do começo ao fim, como os protestantes deveriam interpretar a passagem descrita acima(João 19, versículos 26 e 27) ?

    Jesus primeiro fala a Maria. Não se trata apenas de cuidado de filho. Se fosse mero cuidado ele teria falado primeiro ao discípulo para que cuidasse de sua mãe. O texto confirma que Jesus viu primeiro a mãe e, ao lado dela, o discípulo. E assim, primeiro Jesus fala a Maria. “Eis o seu filho.” Ele sabe que ela lhe é submissa até o fim. Não há chance de Maria recusar a maternidade que Jesus lhe entrega.

    O texto ainda explica que João era o discípulo que ele amava. Que presente mereceria o discípulo amado se não a própria mãe de DEUS ? Maria serviu para ser mãe de João, o amado discípulo de Jesus. Mas para o protestante ela não lhe serve como mãe.

    E tem mais. Jesus separa o discípulo amado e este mesmo é entregue a Maria como filho. Não é qualquer discípulo. É o discípulo amado que Jesus entrega a Maria. E o protestante diz que Jesus desprezava Maria.

    O texto finaliza nos mostrando que João a levou para a casa. E não apenas naquele dia. O texto fala “..dessa hora em diante.” João, o amado discípulo de Jesus, levou Maria para a casa e para sempre.

    Fosse mero carinho de Jesus por sua mãe, conforme dizem os protestantes, ainda assim, como alguém pode imaginar que Jesus despreza Maria se em seu sofrimento mais atroz ele ainda teria se ocupado de designar um amado discípulo que supostamente deveria pregar o evangelho, para tão e somente cuidar de sua mãe ?

    Mesmo sem explicação para o conceito que lhe condena, repete o evangélico: “Maria é uma mulher pecadora. Jesus a desprezava”

    Se Jesus é bom filho e certamente é o melhor entre todos, será que ele cumpre os mandamentos de seu Pai do Céu e assim honra pai e mãe na Terra ? O que o protestante “profeta”, “ungido”, “teólogo”, “infalível” e seguidor de pastor acha ?

    Protestantes atuais(evangélicos): “Mas o Missionário líder da minha abençoada igreja disse que Maria não pode nada.”

    DEUS ESPÍRITO Santo: “…o anjo respondeu: O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo a cobrirá com sua sombra(Lucas 1, versículo 35)” “Por isso, o santo que irá nascer de você será chamado de filho de DEUS(Lucas 1, versículo 35

    O filho que irá nascer de Maria, será chamado de Filho de DEUS. Quem nós conhecemos que gerou o filho de DEUS se não Maria ?

    E o anjo disse: “…irá nascer de você.” Se Maria não pode nada, quem é que pode na Terra mais do que ela ?

    9)Protestantes atuais(evangélicos): “Meu pastor que é teólogo e doutor em Bíblia disse que a Igreja Católica inventou o culto a Maria nos últimos dois séculos. Meu pastor me disse que na antiguidade ninguém considerava Maria.”

    O concílio de Latrão
    Definição como dogma no ano de 649, no Concílio Regional de Latrão(não ecumênico):
    “ Se alguém, segundo os Santos Padres, não confessa que própria e verdadeiramente é Mãe de Deus a santa e sempre virgem e imaculada Maria, já que concebeu nos últimos tempos sem sêmen, do Espírito Santo, o próprio Deus-Verbo (…) e que deu à luz sem corrupção, permanecendo a sua virgindade indissolúvel mesmo depois do parto, seja anátema”.
    São Cirilo de Alexandria no Concílio de Éfeso: “Salve, ó Maria, Mãe de Deus, virgem e mãe, estrela e vaso de eleição! Salve, Maria, virgem, mãe e serva: virgem, na verdade, por virtude daquele que nasceu de ti; mãe, por virtude que cobriste com panos e nutriste em teu seio; serva, por aquele tomou de servo a forma! Como Rei, quis entrar em tua cidade, em teu seio, e saiu quando lhe aprouve, cerrando para sempre sua porta, porque concebesse sem concurso de varão, e foi divino teu parto.”
    “Salve Maria, templo santo, como o chama o profeta Daví, quando diz: “O teu templo é santo e admirável em sua justiça” (SlLXIV, 6)
    “Salve Maria, criatura mais preciosa da criação; salve, Maria, puríssima pomba; salve, Maria, lâmpada inextinguível; salve, porque de ti nasceu o sol de justiça”.
    “Salve, Maria, morada da infinitude, que encerraste em teu seio o Deus infinito, o Verbo unigênito, produzindo sem arado e sem semente a espiga incorruptível!”
    “Salve, Maria, mãe de Deus, aclamada pelos profetas, bendita pelos pastores, quando, com os anjos, cantaram o sublime hino de Belém: “Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens de boa vontade” (Lc. II, 14).
    Salve, Maria, Mãe de Deus, alegria dos anjos, júbilo dos arcanjos que te glorificam no céu!”
    “Salve, Maria, Mãe de Deus: por ti adoraram a Cristo os Magos guiados pela estrela do Oriente; salve, Maria, Mãe de Deus, honra dos apóstolos!”
    Salve, Maria, Mãe de Deus, por quem João Batista, ainda que no seio de sua mãe, exultou de alegria, adorando como luzeiro a perene luz!”
    “Salve, Maria, Mãe de Deus, que trouxesse ao mundo graça inefável, da qual diz São Paulo: “apareceu a todos os homens a graça de Deus salvador” (Tt. II, 1).
    “Salve, Maria, Mãe de Deus, que fizesse brilhar no mundo aquele que é luz verdadeira, a nosso Senhor Jesus Cristo, que diz em seu Evangelho: “Eu sou a luz do mundo” (Jo. VIII, 12).
    “Deus te salve, Mãe de Deus, que alumiaste aos que estavam nas trevas e sombras de morte; porque o povo que jazia nas trevas viu uma grande luz (Is. IX,2), uma luz não outra senão Jesus Cristo, nosso Senhor, luz verdadeira que ilumina todo homem que vem a esse mundo (Jo. I, 9).
    “Salve, Maria, Mãe de Deus, por quem se apregoa no evangelho: “bendito que vem em nome do Senhor” (Mt. XXI, 9), por quem se encheram de igrejas nossas cidades, campos e vilas ortodoxas!”
    “Salve, Maria, Mãe de Deus, por quem veio ao mundo o vencedor da morte e o destruidor do inferno!”
    “Salve, Maria, Mãe de Deus, por quem veio ao mundo o autor da criação e o restaurador das criaturas, o Rei dos Céus!”
    “Salve, Maria, Mãe de Deus, por quem floresceu e refulgiu o brilho da ressurreição!”
    “Salve, Maria, Mãe de Deus, por quem luziu o sublime batismo da santidade no Jordão!”
    “Salve, Maria, Mãe de Deus, por quem o Jordão e o batista foram santificados e o demônio foi destronado!”
    “Salve, Maria, Mãe de Deus, por quem é salvo todo espírito fiel!”

    10)Protestantes atuais(evangélicos): “Mas o apóstolo da minha igreja disse que Maria teve outros filhos”

    Ezequiel 44,1-3: “Então me fez voltar para o caminho da porta do santuário exterior, que olha para o oriente, a qual estava fechada. Disse-me o Senhor: ‘Esta porta estará fechada, não se abrirá; ninguém entrará por ela. Porque o Senhor Deus de Israel entrou por ela, estará fechada. Quanto ao príncipe, ele ali se assentará como príncipe, para comer o pão diante do Senhor; pelo caminho do vestíbulo da porta entrará, e por esse mesmo caminho sairá”.

    Mas diz o evangélico em tom terminativo: “Acontece que somos protestantes. Não nos curvamos diante de homens. Não precisamos de Igreja, intercessores, sacramentos, confissão, indulgências, santos ou Maria. Vocês católicos são idólatras que adoram uma mulher pecadora, uma barriga de aluguel. Por isto é que Lutero e Calvino foram necessários. Eles acabaram com a idolatria que os vossos papas ensinavam”

    LUTERO PAI DOS EVANGÉLICOS: Ao referir-se a Mt 1,25, observa: “Destas palavras não se pode concluir que, após o parto, Maria tenha tido consórcio conjugal. Não se deve crer nem dizer isto” (Obras de Lutero, edição Weimar, tomo 11, pg. 323).
    “O que são as servas, os servos, os senhores, as mulheres, os príncipes, os reis, os monarcas da terra, em comparação com a Virgem Maria, que, além de ter nascido de uma estirpe real, é também Mãe de Deus, a mulher mais importante da Terra? No meio de toda a Cristandade ela é a jóia mais preciosa depois de Cristo, a qual nunca pode ser suficientemente exaltada; a imperatriz e rainha mais digna, elevada acima de toda nobreza, sabedoria e santidade”.

    “É uma doce e piedosa crença esta de que a alma de Maria não possuía o pecado original; assim, sua alma estava completamente purificada do pecado original e embelezada com os dons de Deus, por ter recebido de Deus uma alma pura. Portanto, desde o primeiro momento de sua vida, ela estava livre de todo o pecado” (Martinho Lutero, “Sermão sobre o Dia da Conceição da Mãe de Deus”, 1527).

    CALVINO SEGUIDO PELA MAIORIA DAS DENOMINAÇÕES EVANGÉLICAS: “Não podemos reconhecer as bênçãos que nos trouxe Jesus, sem reconhecer ao mesmo tempo quão imensamente Deus honrou e enriqueceu Maria, ao escolhê-la para Mãe de Deus.” (Comm. Sur l’Harm. Evang.,20)

    “Proclamava uma tão grande dádiva de Deus, que não era lícito silenciá-la…Reconhecemos que este dom foi altamente honroso para Maria. De boa vontade, seguimo-la como mestra, e, obedecemos aos ensinamentos e preceitos da Virgem” ( Calvini Opera 45,38) ( Obra de Calvino 45,38)

    JOHN WESLEY: “Creio que Jesus foi feito homem, unindo a natureza humana à divina em uma só pessoa; sendo concebido pela obra singular do Espírito Santo, nascido da abençoada Virgem Maria que, tanto antes como depois de dá-lo à luz, continuou virgem pura e imaculada.”

    ZWINGLIO: “Firmemente creio, segundo as palavras do Evangelho, que Maria, como virgem pura, nos gerou o Filho de Deus e que, tanto no parto quanto após o parto, permaneceu virgem pura e íntegra.” (Zwinglio, em “Corpus Reformatorum”)

    Conclusão:

    Conforme já dissemos, o protestante evangélico será literal ou não de acordo com sua necessidade pessoal para construção de sua doutrina particular ou para atacar doutrina alheia.

    Por exemplo: O evangélico literal diz que Jesus tinha irmãos levando ao pé da letra que irmãos de Jesus só podem ser filhos de Maria com José.

    Entretanto, este mesmo evangélico literal não é tão literal assim quando sabe que não há uma só passagem bíblica que afirme que Maria teve outros filhos com José. Nesta hora, o literal literalíssimo não tem qualquer importância. Vale o que ele quiser. A verdade é irrelevante. Ele muda de critério de um momento para outro sem qualquer culpa.

    Assim como escolhem o que desejam seguir de cada reformador e de cada “profeta” protestante, não fazem diferente com relação a Bíblia. Os textos que lhes favorecem são usados para formular doutrinas e atacar a Igreja Católica e outros tantos que lhes condenam são descartados. Vale sempre o que cada crente quiser que seja aceito pelos demais como doutrina. Não por acaso, quando divergem, pois todos “tem razão”, logo surge uma nova denominação sob o comando de um novo “super mestre” “infalível” e “inspirado” pelo Espírito Santo.

    Maria filha amada de DEUS pai; Maria mãe de DEUS filho; Maria esposa do Espírito Santo.

    Você católico vacilante, ficará com os pais da igreja ou com os protestantes que defendem o aborto ?

    Você católico indeciso, formará fileiras ao lado das personagens bíblicas que estão na presença de DEUS ou será parceiro dos patrocinadores da prosperidade financeira ?

    Você católico que nada sabe da religião dos teus pais, desejará conhece-la mais profundamente ou prefere escutar aqueles que dizem que ajudar os pobres desvia recursos da “Igreja” ?

    Você que se diz católico, mas que ataca os dogmas da igreja ou o Papa ! O que você faz quando evangélicos ofendem a Virgem Maria na tua presença ? Você age com caridade e lhes mostra a verdade ou diz que o importante é curtir Jesus ?

    Você católico pretende ouvir a São Tomás de Aquino ou ao pregador da Unção da Vassoura ? Santo Agostinho ou o pregador da Unção da Galinha ou da vaca ? Santa Teresinha ou o pregador da unção do Chifre ? São Francisco ou aqueles que praticam “unções” da meia, do leão ou da lama ?

    Você católico irá preferir a Igreja dos Concílios ou as igrejas dos achismos onde cada um diz ter recebido uma revelação ?

    A quem você pretende escutar católico ? A Igreja dos 2.000 anos ou a seita da esquina de tua rua ?

    Você católico que não estuda, ficará com a Santíssima Trindade que exalta Maria ou com aqueles que a desprezam e lhe imputam filhos que não teve ?

    Não admitimos ataques contra a honra e dignidade das pessoas. O debate religioso deve ser limitado as questões de fé e doutrina.

    Autor: V.De Carvalho com a colaboração de A.Silva – Livre divulgação mencionando-se o autor

    Curtir

  4. “O sinal mais infalível e indubitável para distinguir um herético, um homem de má doutrina, um réprobo de um predestinado, é que o herético e o réprobo não têm senão desprezo e indiferença pela Santíssima Virgem”.
    “Os hereges têm horror à Ave-Maria. Eles podem até aprender a recitar o Pai-Nosso, mas nunca a Ave-Maria: “Todos os hereges que são filhos do diabo…. prefeririam carregar sobre si uma serpente antes que um rosário”. São Luís Grignion de Montfort.

    “Há coisa que, em sua extrema ignorância, você nunca leu e, portanto, você negligenciou toda a imensidade da Escritura e usou sua maldade para ultrajar a Virgem.” A VIRGINDADE PERPÉTUA DE MARIA – Tratado de São Jerônimo contra Helvídio – http://espelhodejustica.blogspot.com.br/2012/06/virgindade-perpetua-de-maria-tratado-de.html

    LEIAM:
    http://espelhodejustica.blogspot.com.br/2012/06/os-ultimos-dias-da-virgem-maria-santo.html
    http://espelhodejustica.blogspot.com.br/2012/06/explicacao-da-ave-maria-por-sao-tomas.html
    http://espelhodejustica.blogspot.com.br/2012/05/homilia-de-sao-joao-damasceno-sobre.html
    http://espelhodejustica.blogspot.com.br/2012/05/sao-cirilo-de-alexandria-discurso.html

    “18. ¹Meu espírito é vítima destinada à Cruz, e esta é escândalo para os incrédulos; para nós, porém, salvação e vida eterna. Onde se encontra o sábio? Onde o pesquisador? Onde a fama dos assim chamados intelectuais? ²Pois nosso Deus, Jesus Cristo, tomou carne no seio de Maria segundo o plano de Deus, sendo de um lado descendente de Davi, provindo por outro do Espírito Santo. Nasceu, foi batizado, para purificar a água pela sua Paixão. 19. ¹Permaneceu oculta ao príncipe deste mundo à virgindade de Maria e seu parto, como igualmente a morte do Senhor: três mistérios de grande alcance que se processaram no silêncio de Deus.” – EPISTOLA DE SANTO INÁCIO DE ANTÍOQUIA AOS EFÉSIOS: http://espelhodejustica.blogspot.com.br/2012/03/epistola-de-santo-inacio-de-antioquia.html

    Curtir

  5. Luiz Carlos Denck disse:

    meus irmãos: paz e bem a todos. O problema a meu ver é que nossos irmãos evangélicos leem a passagem onde o povo fez a imagem do bezerro e o adoraram como um deus. nós católicos não adoramos a imagem de Maria ou de um santo como nosso deus, mas sim vemos na imagem alguém que com seu exemplo esteve e está mais próximo de Deus do que nós. Eu tenho a foto da minha mãe já falecida em casa, quando me dá muita saudade dela, olho para aquele retrato e me sinto bem fazendo isso. A imagem é como uma foto e além do mais nos ensinam a rezar, pois as imagens para os analfabetos são a única Bíblia que eles conseguem ler. Que Deus abençõe a todos . Luiz

    Curtir

    • Meu caro e como viver a carta aos romanos 10:17 e Hebreus 11:1 até 40 enque esses capítulos e versículos expressão a fé nAquele que não vimos, mas sabemos que Ele existe e estar nos céus junto a direita do Pai das luzes. Porém, Maria está junto com os demais irmãos lá de Hebreus e não junto ao Pai; Jesus Ressucitado é que está junto ao Pai e se temos fé em Deus não precisamos de IMAGENS para vermos a ninguém e pensarmos nos que já foram,mas aguardarmos em Cristo a Sua volta para nos encontrarmos com Ele nos ares. Alelúia. A paz abençoado…

      Curtir

  6. Irmão Alancar;

    Eu não estou a justificar….

    Estou apenas explicando a ti, que achas que uma imagem na Igreja é idolatria.

    Uma pergunta meu irmão.

    Porque só é considerado idolatria a Imagen de Jesus ,da Virgem MAria e dos Santos?

    E as imagens que temos em Casa? também não poder ser consideradas idolátria??

    A bíblia foi compilada pela Igreja Católica , a fé Católica tem 2000 anos.

    a fé protestante tem apenas 500 anos e é contraditória porque já nasceram quando já havia a bíblia escrita em portugues,Alemão,Inglês etc. e querem interpretar a bíblia usando uma versao do seculo XX da bíblia ,Nenhum protestante sabe como surgiu a sua biblia com 66 livros.
    Se a isso não sabem como vão conseguir interpretar….

    Deus não se engana, e a Igreja Católica não erra na sua interPretação,b porque a Igreja é sustentada e dirigida pelo Espirito Santo.

    Curtir

    • Alencar disse:

      Alegações semelhantes a estas foram dadas pelos sacerdotes da igreja em Israel, quando Jesus contestou-a, por conta da corrupção sofrida ao longo do tempo.

      A tradição, parceira do tempo e em comunhão com espíritos enganadores (demônios), vem corrompendo as igrejas, não só a Católica, mas também muitas Protestantes. Algumas Protestantes já nasceram corrompidas pela herança das antigas tradições de seus membros.

      Quando Moisés iniciou a igreja do povo Israelita, a partir dos Dez – Mandamentos, a Palavra de Deus era seguida a risca; mas vejam só o que Jesus encontrou; uma igreja errante. E não faltaram avisos. Todos os profetas alegaram o pecado de Israel quanto ao descaminho do seu povo no cumprimento da Palavra de Deus.

      Que o Espírito Santo (único Consolador deixado por Jesus aos homens) esteja convosco.

      Curtir

      • manueldacosta disse:

        Irmão Alencar para um bom debate seria bom voce se identificar ou seja dizer qual é a tua igreja. porque os protestantes ou os seguidores da Bíblia com 66 livros existem mais de 30.000. Cada uma com sua doutrina diferente.

        Curtir

        • Alencar disse:

          Eu nunca me expresso com base em doutrinas (doutrina é coisa de homem). Tudo que eu expresso é com base na Bíblia (Bíblia é Palavra de Deus). Tudo que eu expressei aqui está na Minha e na Sua Bíblia. Nenhum livro de qualquer Bíblia Cristã se contradiz entre si, nem mesmo na Bíblia Católica. A Bíblia Católica é legítima, os católicos é que insistem em desobedecê-la com suas doutrinas. Eu costumava citar o Livro/Capítulo/Versículo em cada comentário, mas isso demandava muito tempo pra compor um pequeno comentário. Quem lê a Bíblia não tem dificuldade de identificar mentalmente a veracidade de cada comentário.
          Sou Evangélico, mas protesto contra qualquer heresia sobre a Palavra de Deus, inclusive contra as heresias (que não são poucas) evangélicas.
          Você só tem duas alternativas: Ou luta pra corrigir a sua Igreja (não é fácil mais é possível) ou sai dela e segue o verdadeiro caminho da Palavra de Deus. A religião e a doutrina são de menor importância.

          Curtir

          • Helen disse:

            Caro Alencar,

            Ha alguns prolemas com seu pto de vista:

            1- Doutrina nao eh coisa de homem apenas. Doutrina significa algo ensinado; um ensinamento. Por exemplo: A doutrina da Sta Trindade.

            2-Esta correto dizer que a Biblia eh a palavra de Deus. AMEM! O que difere nao eh nem tanto a sua ou a minha Biblia, mas a sua e a minha interpretacao. Eu, enquanto catolica, NAO interpreto coisa alguma. Deixo isso para o Magisterio da Sta Igreja. De voces, nao catolicos, nao se pode dizer o mesmo. Cada um cre naquilo que julga correto, respaldando-se unicamente da sua propria boa intencao e discernimento. O que, infelizmente, nao os livra de erros!

            Paz de Cristo,
            Helen

            Curtir

            • Alencar disse:

              João 14:26 Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse.

              Eu retirei este versículo de outro comentário deste blog, mas veio em boa hora.
              Todos os homens são falíveis (todos), e eu não seria exceção. Mas veja o que diz este versículo. Jesus não nos orientou a procurarmos o magistério. Jesus é o próprio magistério através do seu Espírito Santo.

              Curtir

            • Helen, a santa paz do Senhor e Único intercessor entre Deus e os homens Jesus Cristo. …. Isto quer dizer que tudo quanto os magistrados católicos interpretam é veracidade total ? Então você concorda que as crianças devem ser batizadas mesmo não tendo pecados ? Que os “sacerdotes” podem perdoar pecados e não Jesus Cristo ? Nós evangélicos temos pessoas altamente qualificadas para ler e meditar as Santas escrituras tanto quanto qlqr psêudo “padre” que fez um curso de teologia. Seja mais coerente e afirme quem de fato você é em Cristo Jesus e lute a favor daqueles que o Senhor quer resgatar da lama da pobreza e dos vícios sejam de drogas ou prostituição.

              Curtir

              • Helen disse:

                Tributino,

                A paz do Senhor!

                Sim, Jesus é o unico intercessor entre Deus e o homem. Assim ensina a biblia bem como o catecismo da santa igreja católica.

                O Batismo lava amacula do pecado original. Se o sr não sabe o qie é pecado original, da uma olhada na Bíblia, pq está lá.

                Não há incoerência naquilo que ensina a Santa Igreja Católica, pois seus ensinamnetos vêm de cristo. Os bons católicos escutam e acatam o magisterio da Igreja, e não aos padres, que são nada mais que homens pecadores consagrados a Deus. Contudo, os bons padres escutam a Igreja e ensinam o que ela, pela autoridade ganha de Cristo, proclama ser Verdade, com V maiúsculo.

                Os “evangelicos” têm quem os ensine a Biblia? Que bom! Mas cuidado, em 500 anos de protestantismo o mundo ainda não vui sair de fora do seio da Igreja uma mente sequer como a De Tomas De Aquino, Agostinho, só pra citar alguns… Nem mesmo C.S. Lewis – anglicano – em toda sua piedade chegou perto de contribuir para o entendimento das Doutrinas do cristianismo como as mentes dos dois Doutores da Igreja acoma citados. Lembre-se, sao 2 mil anos de história, refutaçoes muito mais elaboradas e complexas que as que o sr aqui apresentou já foram não apenas respondidas mas derrubadas pelos estudiosos catolicos.Portanto, nao perca tempo com argumentos de jardim da infancia. Sugiro que dê uma olhada no blog, pois tenho certeza que encontrará luz para seus “questionamentos”

                Pax domini.

                Curtir

          • Manuel disse:

            O irmão é evangelico? de qual denominação?? por favor identifiquesse.

            O irmão foi enviado por Deus para combater heresias? já não é Lutero como dizem?

            O Magistério fez a bíblia ele é quem interpreta a bíblia para nos os Católicos.

            Lucas 10:16″Aquele que vos houve a mim houvem ,aqueles que vos rejeita a mim rejeita”.

            .

            Curtir

    • Alencar disse:

      Agora eu vou responder a pergunta sobre ter imagem de qualquer espécie:
      Imagine que você tenha dois bonecos de pau; um representando o super-herói BATMAN e outro representando a SANTA MARIA.
      Qual dos dois você colocaria em um andor e sairia desfilando em procissão, entoando cânticos, rezas, e agradecimentos por graças alcançadas?
      Responda a minha pergunta e terás encontrado resposta para a sua.
      O problema não está no objeto, mas sim em quem o manuseia. Uma faca de cozinha é uma excelente ferramenta para uma dona de casa, mas é uma arma letal nas mãos de um delinqüente.
      Deus nos deu o dom do discernimento, e nos deixou sua Palavra. Com esta mesma Palavra nós podemos encontrar a salvação ou a morte, eterna (segunda morte).

      Agora eu quero agradecer a nossa irmã em Cristo, Helen. Com imparcialidade, irmã Helen, tem permitido estas divulgações. Certamente o Espírito Santo tem dirigido seu entendimento. Que as bênçãos do Senhor sejam derramadas sobre ti.

      Curtir

    • em obras disse:

      Fé é um dom do Espírito Santoque nos capacita a crer, e não de uma “religião” e a bíblia é a voz de Deus para todos os povos e nações, não é católica e não é protestante, se pensar dessa maneira então a bíblia é da religião judaica, pois já estavam aqui muito antes dos católicos, e não existe fé católica, fé protestante, fé adventista tec…. só existe uma fé.
      Agora me respondam: prostrar-se perante uma imagem, rezar missas, novenas, carregar nos ombros com andor e atribuir a ela a gória que só é digno o Pai, o Filho e o Espírito Santo oque é então?!!!IDOLATRIA

      PRIMEIRO MANDAMENTO
      1 ENTÃO falou Deus todas estas palavras, dizendo:
      2 Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.
      3 Não terás outros deuses diante de mim.
      4 Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
      5 Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.

      Curtir

  7. Juliana oliveira disse:

    Os protestantes rejeitam maria e não sabem q maria é a mãe de todos nós…

    Curtir

    • Nilson disse:

      Quando adotamos uma Mãe, rejeitamos o Pai, porque não se serve a dois Senhores.
      Maria não é rejeitada pelos protestantes. Ela não pode ser adorada, assim como nenhum outro.

      Curtir

      • Helen disse:

        Nilson,
        O erro em seu comentario esta em presumir que Maria seja adorada pelos Catolicos. Alem disso, erra em crer que honrar a mae do Cristo salvador ofenda a Deus, o mesmo Deus que a escollheu entre todas as mulheres do mundo.
        No plano terreno, respeitar e amar aa mae nao implica desprezar o pai, correto/? Pois o mesmo ocorre no Cristianismo Catolico.

        Curtir

        • Nilson disse:

          Cara Helen:
          Não subestime a inteligência dos outros, quando afirma: “presumir que Maria seja adorada pelos Católicos”.
          Os Católicos não somente adoram Maria (espírito), mas também a imagem (maria), e de forma distinta, espírito e imagem.
          Quando a imagem de Aparecida foi quebrada, não se fizeram outra, e a colocaram no lugar da primeira. Com muito zelo refizeram-na, não poderia ser apenas uma representação simbólica, somente aquela imagem (especificamente) teria validade. Isso é a mais cristalina forma de idolatria e adoração.
          Perdoe-me pela celeuma e dureza nas palavras, mas meu coração clama por estas revelações.

          Curtir

          • Helen disse:

            Caro Nilson,

            Que a paz esteja consigo.

            O problema com a sua interpretacao eh que vc define idolatria equivocadamente. Ou seja, idolo eh tudo aquilo que ocupa o lugar devido a Deus e ele somente, na vida de uma pessoa. Como S. Paulo nos alerta, ate mesmo o dinheiro pode tornar-se um idolo. Aqueles, por exemplo, que confiam mais nos seus bens e posses materiais em detrimento de Deus, cometem o pecado da idolatria.

            O catolicismo condena categoricamente a idolatria, como prova o texto abaixo extraido do Catecismo da Igreja catolica:

            I. «Ao Senhor teu Deus adorarás, a Ele servirás»

            § 2084. Deus dá-Se a conhecer lembrando a sua acção omnipotente, benevolente e libertadora, na história daquele a quem se dirige: «Sou Eu […] que te tirei da terra do Egipto, dessa casa da escravidão» (Dt 5, 6). A primeira palavra encerra o primeiro mandamento da Lei: «Ao Senhor, teu Deus, adorarás, a Ele servirás […]. Não ireis atrás de outras divindades» (Dt 6, 13-14). O primeiro apelo e a justa exigência de Deus é que o homem O acolha e O adore.

            II. «Só a Ele prestarás culto»

            A ADORAÇÃO

            § 2096. A adoração é o primeiro acto da virtude da religião. Adorar a Deus é reconhecê-Lo como tal, Criador e Salvador, Senhor e Dono de tudo quanto existe, Amor infinito e misericordioso. «Ao Senhor teu Deus adorarás, só a Ele prestarás culto» (Lc 4, 8) – diz Jesus, citando o Deuteronómio (Dt 6, 13).

            III. «Não terás outros deuses perante Mim»

            § 2110. O primeiro mandamento proíbe honrar outros deuses, além do único Senhor que Se revelou ao seu povo: e proíbe a superstição e a irreligião. A superstição representa, de certo modo, um excesso perverso de religião; a irreligião é um vício oposto por defeito à virtude da religião.

            Sugiro que leia o artigo postado aqui neste blog sobre o tema: http://wp.me/p1bsdn-hH

            Espero que esta pequena explanacao seja suficiente para que conduzi-lo a nao mais condenar aos catolicos por um erro que nao cometem.

            Paz!

            Curtir

        • Nilson disse:

          Prezada Helen:
          Com satisfação retorno ao seu site para render congratulações.
          Percebe-se através de suas manifestações que em seu coração reside bondade, e seu entendimento possui clareza. Peço desculpas se em algum momento dei a entender qualquer resquício de condenação contra você ou os Católicos. Nossos reais acusadores são os anjos caídos.
          Minha missão é lançar a Semente (“conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” – João 8:32), e creio que isso foi feito. O Espírito Santo jamais volta vazio, portanto, tenho certeza que Ele já está operando uma grande obra em sua vida, assim como em toda sua casa.
          Eu gostaria de encerrar este tópico desejando a paz do Senhor a todos vós.

          Curtir

      • manuel disse:

        Querido Nilson;

        Para ti oque é idolatria?

        Curtir

        • Nilson disse:

          Idolatria:
          Levítico 26:1
          Deuteronômio 7:25-26 e 11:16
          Isaías 42:8
          Jeremias 10:3-5 e 16:18
          Êxodo 20:1-5
          Salmos 115:4-8
          Habacuque 2:18-20
          Ezequiel 14:1-11
          Gênesis 35:2

          Consequências:
          Mateus 5:18-19
          Apocalipse 22:18-19 e 22:14-15
          Deuteronômio 4:2 e 4:23-24 e 12:32
          Provérbios 30:6
          Ezequiel 18:4 e 18:21

          Nem mesmo os Anjos de DEUS podem ser adorados:
          Apocalipse 22:8-9

          Curtir

          • manuel disse:

            Nilson;

            Tens muito problema de definição, algo só e idolo quando ocupa o lugar de Deus na minha vida.

            A mulher também pode ser Idolo,caso voce coloca ele como centro da vida .

            Porque so irmão levar em pé da Letra o Exodo 20, o texto diz que nenhuma imagens sequer ,acontece que todos nós temos Imagens de pessoa etc.
            Neste caso todo mundo é idolatra,inclusive Deus que mandou a Moises fazer uma serpente de Bronze

            Curtir

            • Alencar disse:

              Manoel, companheiro de labuta:
              Eu já li e ouvi muitas explicações na tentativa de justificar a idolatria (praticadas por várias religiões), mas ainda não, sobre Deus ser idólatra. Dizem que a melhor defesa é o ataque.

              Meu caro:
              A desobediência foi o primeiro pecado do homem. Quando Adão comeu do fruto proibido, buscou justificativas para o fato, mas de nada adiantou. Aquele fruto foi-lhe bom aos olhos e ao paladar, e Deus sabia disso. Mas então, por que Deus o proibiu de comer? Pra comprovação da desobediência.
              Deus é onisciente e já sabia que Adão não resistiria, mas no dia do juízo, nenhuma acusação será válida, se não houver prova do fato. A idolatria é o fruto que deus nos proíbe. Ele (Deus) não está interessado em explicações, mas sim, em obediência.
              Não venhamos a cobiçar ídolos, assim como Adão cobiçou o fruto proibido. É só uma questão de obediência. As influências do mal (demônios) irão tentar convencê-lo do contrário, assim como fez com Adão.
              Se Deus proibiu, não questione ou coloque subterfúgios. Obedeça apenas. A palavra de Deus não está disponível pra revogações ou emendas. Jesus disse que não veio pra revogar, mas sim para cumprir as escrituras; assim como disse que os profetas e as profecias terminaram em João Batista. Qualquer coisa a mais ou a menos é anátema (maldito). As escritas dos Apóstolos são referências a Jesus e às escrituras do Antigo Testamento, e não escrituras de si próprios, como Novos-Mandamentos ou Profecias.

              Que o Espírito Santo (Consolador deixado por Jesus) esteja contigo.

              Curtir

      • CobraMil disse:

        Veja-se

        Curtir

      • anderson disse:

        Então diga para os pais da reforma, pelos quais você vive, que eles se enganaram. Você não deve ter lido o artigo acima ou fingiu que não entendeu. Ou não entendeu mesmo ?

        Curtir

Seja respeitoso. Não ataque o autor, debata sua idéia. Não use linguagem obscena, profana ou vulgar. Fique no tema do post. Comentários fora do tema original poderão ser excluídos.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s