Porque preservamos nossas tradições


Por que os católicos usam rituais?

Nossa percepção cotidiana de Deus vem a nós através de nossos sentidos: visão, audição, olfato, tato e paladar. Eles são os caminhos para as partes mais profundas da nossa imaginação e compreensão. Alguns rituais da Igreja remontam aos tempos em que poucas pessoas sabiam ler ou escrever, mas que podiam ser atraídas para Jesus usando os seus sentidos. Agora usamos a música sacra, sinos, incenso, orações poéticas, todas elas platam nossa profunda fé em nosso corpo e ossos enquanto os católicos. É importante ressaltar que muitos desses símbolos não são meramente invenções da Igreja Católica, mas se remetem à antigas práticas judaicas, como o uso do incenso, que é até hoje usado na Igreja Católica, por exemplo na incensação  da mesa sacrificial da Missa, o Altar, etc…

Além dessas há também as práticas essencialmente Cristãs que se perpetuaram na tradição Católica durante os séculos e refletem  reverência e nossa fé em Jesus Cristo, como por exemplo,  a procissão de entrada no início do Sacrifício da Santa Missa, que representa a caminhada de Nosso Senhor até o calvário, do mesmo modo que,  a aclamação e exibição do  Livro do Evangélio durante a Liturgia da Palavra sinaliza que serão lidas as palavras do nosso Salvador; ou então o toque do sino durante a celebração da Eucaristia, que por sua vez alerta o fiel para o mais importante e reverencioso momento da Missa, e assim por diante…

Essas são práticas com as quais  os primeiros cristãos, em  sua maioria de origem judaica, eram muito familiarizados. Elas persistem até os dias de hoje porque enriquecem nossa fé e atestam para a existência da Igreja Católica desde o princípio da Fé Cristã.

Leia também:

O que é Sagrada Tradição

“Entenda os ‘por quês’ dos Rituais Católicos Parte 1”

Anúncios

Sobre Hellen

Católica militante, expatriada, mãe e arquiteta e estudante de Direito. Quando há tempo, engajada na "missão" de defender a fé católica e evangelizar aos irmãos católicos, especialmente aqueles afastados da Santa Fé . I am an expat architect, law student and Catholic mommy who's taken on blogging. I've doing this for a few years now and I'm totally hooked up. All for the Glory of God!
Esse post foi publicado em Tradição Católica e marcado , . Guardar link permanente.

Seja respeitoso. Não ataque o autor, debata sua idéia. Não use linguagem obscena, profana ou vulgar. Fique no tema do post. Comentários fora do tema original poderão ser excluídos.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s