Por que os Católicos fazem isto? Parte I


Missa Rorate de acolhimento ao Natal. “℣ Rorate coeli desuper et nubes pluant justum
(Destilai, ó céus, dessas alturas, e as nuvens chovam justiça)
℟ Aperiatur terra et germinet salvatorem”
(abra-se a terra e produza a salvação”).”

Por que os Católicos fazem isto? Parte II

Entenda os ‘por quês’ dos costumes Católicos –

A adoração católica é chamada Santa Missa e, ao contrário do que as pessoas possam pensar, não é o mesmo que a celbração da Palavra, como ocorre comumente nos meios não-católicos. Na verdade, a Missa católica não é apenas um culto, mas também um Sacrifício e uma Celebração de ação de Graças. No entanto,  antes mesmo que a Santa Missa comece, há  várias tradições que se vêem na igreja, como a bênção com água benta, o sinal da Cruz, etc, que à primeira vista podem parecer estranhas, mas podem ser facilmente explicadas, pois todas elas têm uma razão de ser e remontam-nos aos primórdios da Cristandade. Tenhamos em mente que o próprio Deus, em Sua pedagogia divina, Se utilizou de símbolos e sinais tangíveis para ensinar o homem sobre Si mesmo e sobre as coisas do Céu. Do mesmo modo, a mãe igreja fomentou e preservou muitos ‘sinais’ externos da piedade cristã; senão que com o intuito de catequizar e edificar o Povo de Deus.

Velas na Igreja – Simbolizam os ensinamentos de Cristo, ‘a luz do mundo “(João, 8:12). Elas também simbolizam a oração. Sempre que alguém não pode estar fisicamente ou permanecer na igreja para orar por um pedido especial, é comum que se acenda uma vela para simbolizar a oração que será feita em outro lugar, enquanto a vela se queima na Igreja, o templo de Deus.

Sinal da Cruz fora da igreja – Toda Igreja Católica possui um altar onde se encontra o tabernáculo (ou Sacrário). Semelhantemente à Arca da Aliança do Antigo Testamento, que guardava o Maná celestial e se encontrava no Lugar Sagrado do Templo Judeu, o tabernáculo Católico possui a presença perpétua de Nosso Senhor Jesus Cristo sacramentado. Como sinal de reverência à presença de Cristo no Altar, o Católico devoto faz o sinal da Cruz, em honra à Santíssima Trindade, ou a genuflexão do joelho direito, ao passar diante de uma igreja. Isso não  uma superstição, como alguns imaginam, mas uma demonstração de devoção e reverência ao Cristo Salvador no Santíssimo Sacramento.

Incenso – Usado como um símbolo de oração desde os tempos bíblicos. A fumaça flutua para cima, a Deus, e representa nossas orações (Apocalipse 5:8, 8:3-4). O incenso é usado igualmente como um símbolo de purificação, um costume cristão-judaico.

Estátuas, esculturas e imagens de santos – Esse costume remonta à Bíblia, quando Deus ordenou aos israelitas que preenchessem o local de culto com imagens de anjos (Êxodo 25:18-20, 1 Crônicas 28:18-19, Ezequiel 41 :17-20). Isso ocorre porque lugares sagrados simbolizam o céu e para nos lembrarmos de Deus. As imagens são, portanto, representações dos crentes habitantes do céu, no lugar de adoração na terra. Além disso, os cristãos antigos, antes da Bíblia ter sido compelida pela Igreja Católica, na sua maioria eram pessoas iliteradas ( analfabetas) e não sabiam ler. O uso de pinturas, estátuas e imagens representando cenas do Evangelho ou personagens bíblicos era uma maneira prática e eficaz de ensinar o Evangelho, transmiti-lo e manterem vivos os ensinamentos de Jesus.

O Tabernáculo ou Sacrário – É o lugar onde a Eucaristia é mantida para devoção dos fiéis. O Tabernáculo é como a Arca da Aliança Bíblica que detinha o maná que Deus enviou do céu para os israelitas comerem no deserto (Êxodo 16:4). Jesus na Eucaristia é o maná que Deus enviou do céu para os cristãos católicos (Jo 6:32,41). Desta forma, o Tabernáculo detém a Eucaristia, como a Arca da Aliança no Antigo Testamento. Os católicos acreditam que Jesus está realmente presente na Eucaristia, é por isso em sinal de respeito e reverência, elas genuflexionam brevemente quando passam na frente do tabernáculo, ou se benzem ao passar em frente a uma igreja.

As vestes Sacerdotais – Padres católicos não podem usar qualquer roupa durante a celebração eclesial – (Ex 28:4-42), sobretudo ao celebrarem o Santo Sacrifício da Missa. As vestes litúrgicas,  de maneira alguma,  se preservaram as mesmas desde a fundação da Igreja até os dias atuais. Não são tão grandes, entretanto, as diferenças entre as vestimentas usadas durante o Santo Sacrifício no período pré-Constantino, e mesmo nos séculos seguintes, e os agora hábitos usados nas celebrações da Igreja, entre o rito da Igreja primitiva, e nos tempos modernos. Os parâmentos litúrgicos do Rito Latino são: o amice, alva, cíngulo, manípulo, a estola, tunicle, dalmática, sobrepeliz, casula, enfrentar, sandálias, meias (ou coturnos), luvas de mitra, pálio succinctorium, Fanone.  Aos que fazem objeção e crítica ao uso de vestes especiais ( separadas e postas à parte) para a celebração católica, saibam que na presença de Deus é lícito é esperado que se apresentem todos de modo especial. O sacerdote e ministro da palavra não devem usar as mesmas roupas com que se vestem no dia-à-dia quando se apresentarem diante do altar de Deus para ministrarem a Ele, tanto quanto nós não iríamos à uma ocasião especial vestidos com a roupa de todo dia.

A bênção com água benta – Igrejas católicas têm, frequentemente, fontes de água benta, ou uma pia batismal, logo na entrada principal da igreja, onde os fiéis costumam molhar seus dedos ao entrarem na Igreja, benzendo-se ao fazerem o sinal da cruz. Os Judeus do Antigo Testamento lavavam-se com água antes de entrarem no recinto do Templo. Partindo de um ritual familiar aos judeus, João Batista utilizou-se da água para executar o ritual do batismo, que então representava o arrependimento dos pecados e purificação. Assim, quando nós bezemos com a água benta, fazendo o sinal da Cruz, lembramos essa tradição.  Essa prática se refere, portanto, ao nosso batismo, pois com água somos regenerados em Cristo e recebidos em Sua Igreja.

Por que os Católicos fazem isso? Parte II

Anúncios

Sobre Hellen

Católica militante, expatriada, mãe e arquiteta e estudante de Direito. Quando há tempo, engajada na "missão" de defender a fé católica e evangelizar aos irmãos católicos, especialmente aqueles afastados da Santa Fé . I am an expat architect, law student and Catholic mommy who's taken on blogging. I've doing this for a few years now and I'm totally hooked up. All for the Glory of God!
Esse post foi publicado em Santa Missa & Liturgia, Tradição Católica e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

5 respostas para Por que os Católicos fazem isto? Parte I

  1. Pingback: Entenda a Missa Católica – Parte I | Ecclesia Militans

  2. Antonio disse:

    Olá, Helen.
    Fiquei muito feliz em descobrir seu blog, pois me ajuda na fé.
    Poderia colocar seus textos em um programa multimídia apologético?
    Você pode colocar em áudio ou vídeo seus posts?

    Aguardo seu contato.
    Tudo por Jesus, nada sem Maria!

    Curtir

    • Helen disse:

      Caro Antonio,

      O objetivo deste humilde blog é contribuir para o esclarecimento da fé Católica aos Católicos, para que, uma vez informados sobre as Verdades Doutrinárias ensinadas pela Santa Igreja, não sejam seduzidos por falsos ensinamentos e seitas, que infelizmente, se proliferam exponencialmente no nosso país.

      À propósito do conteúdo em audio e video, trata-se de uma ambição que pretendo concretizar muito em breve, pois no momento ainda estou empenhada em traduzir o material que produzi no último ano para meu site em Inglês. Assim que possível serão produzidos post-casts no Ecclesia Militans.

      In Jesu
      Helen

      Curtir

  3. Pingback: Por que os Católicos fazem isso? Parte II | Ecclesia Militans

  4. Pingback: Porque preservamos nossas Tradições? | Igreja Militante

Seja respeitoso. Não ataque o autor, debata sua idéia. Não use linguagem obscena, profana ou vulgar. Fique no tema do post. Comentários fora do tema original poderão ser excluídos.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s