Carne às Sextas-feiras: Posso comer?


Identidade católica: Peixe às sextas-feiras, abstinência de carnes vermelhas.

Identidade católica: Peixe às sextas-feiras, abstinência de carnes vermelhas.

A maior parte dos Católicos acredita que o concílio Vaticano II aboliu o requerimento para a abstenção de carne à sextas-feira. A maioria acredita que essa ordenança seja válida apenas para a sexta-feira Santa ou Boa sexta-feira, bem como na quarta-feira de cinza, quando de fato, somos instruídos a praticar a abstinência de carne.

Eis o que o Código de 1983 de estados de Lei de Cânone:

Canon 1250. Os dias e os tempos da penitência da igreja universal são cada sexta-feira do ano inteiro e a estação da Quaresma.

Canon 1251. A abstinência da carne, ou de um pouco de outra comida como determinado pela Conferência episcopal, deve observar-se em todas as sextas-feiras, a menos que uma solenidade deva cair em uma sexta-feira. A abstinência e o jejum devem observar-se sobre a Cinza na quarta-feira e Boa sexta-feira.

Canon 1253. A Conferência episcopal pode determinar mais determinados caminhos dos quais jejuar e abstinência deve observar-se. No lugar de abstinência ou jejum dele pode substituir, no total ou em parte, outras formas da penitência, especialmente trabalhos da caridade e exercícios da piedade.

O jejum às sextas-feiras implica a abstinência de produtos de carne ou carne (isto é, animais quadrúpedes),aves domésticas e no caso dos ortodoxos, os produtos de leite (embora permitam o peixe). 

Portanto, a Lei Canônica ainda requer que todo católico abstenha-se de carne às sextas-feiras! Entretanto, como visto acima,  algumas Conferencias Episcopais permitem que, ao invés da abstinência de carne, o católico possa escolher oferecer um ato de penitência de sua preferência. Entretanto, quem lembra-se de oferecer outra penitência às sextas ao invés de abster-se de carne?

De qualquer modo, a ordenança ainda existe e continua mais válida do que nunca! Por esse motivo, alguns países discutem se tal determinação deve ser reforçada devido aos seus evidentes benefícios:

  • como expressão externa de catolicidade; e
  • em expiação a graves pecados do mundo moderno, como por exemplo, o aborto.
About these ads

5 thoughts on “Carne às Sextas-feiras: Posso comer?

  1. Pingback: Saiba o que diz a Igreja sobre jejum e penitência na Quaresma | Ecclesia Militans

    • Olá Marcos,

      Caro Marcos, muito bem observado! Eu havia, de fato, planejado postar este artigo na sexta, mas por acaso acabou saindo hoje… Além disso faltou uma pequena editação, que eu havia reparado quando li o esboço, mas na pressa acabei esquecendo de acrescentar que o jejum para os derivados do leite aplica-se apenas aos ortodoxos, que como nós também observam o jejum nas sextas.

      Obrigada pela observação!

      Pax Domini

        • Ola Manuel!
          Estou em férias e ainda não tive tempo de escrever sobre a Quaresma este ano. Infelizmente o Post que eu ia publicar na Quarta-feira de Cinzas teve um problema técnico e nunca foi ao “ar”… Fica aqui a promessa de que ainda esta semana escreverei sobre as razões teológicas sobre a abstinência de carne.

          Pax

Os comentários estão desativados.